Que caractere é este? «

17 respostas
A

Olá Amigos,

Eu estava estudando com o livro da certificação e derrepente me deparo com este caractere em um sysout: «
Realmente não entendi do que se trata :?: :?:

Abraços

17 Respostas

F

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/nutsandbolts/operators.html

T

Creio que esse caracter seja para manipulação de bits.
Se for, dá uma olhada aqui:
http://java.sun.com/docs/books/jls/second_edition/html/expressions.doc.html#5228

A

O pior é que não é o operador de bits…

Vejam o anexo…
Escaneei o código

S

dohko:
Olá Amigos,

Eu estava estudando com o livro da certificação e derrepente me deparo com este caractere em um sysout: «
Realmente não entendi do que se trata :?: :?:

sysout ? vc está falando de C ou de Java ?
O caracter « é uma aspa.

’ : plica
" : dupla-plica, aka aspa
« : aspa

É usado em citações, por exemplo

Mas em java esse caracter não é usado. O que é usado são dois sinais de menor <<
Isso é um operador de manipulação de bits ( shift operator) que desliza os bits para a esquerda.

Em C, não tenho a certeza, mas é usado << também. Só que ai além de ser um oeprador e bit é tambem um operador de injeção para o Stream e é equivalente a print()

F

Já tentou compilar e rodar?

T

Ah, é que o tradutor deve estar usando o Microsoft Word (que tem o recurso das “smart quotes”, ou aspas automáticas - ele converte a aspa simples, cujo código ASCII é 34 ("), por aspas que abrem e fecham (no teclado, digite Alt+0171 para obter a aspa que abre - « - e Alt+ 0187 para obter a aspa que fecha - » ). Essas aspas que abrem e fecham são usadas em livros, mas o Java só entende a aspa do teclado cujo código é 34 (").

S

dohko:
O pior é que não é o operador de bits…

Vejam o anexo…
Escaneei o código

Ah! bom, isso é para confundir quem vem do C. É uma peqgadinha.
Esse caracter não é válido em Java. A resposta é “O codigo não compila”

F

Aspa? Eu achei que ele tava falando de dois sinais de menor <<.

A

A resposta é D

T

Voltando ao assunto dos nomes para os caracteres, vamos enumerar os nomes que já ouvi para o caracter ’ (ASCII 39).
Já ouvi falar de “plica” (acho que é um nome carioca), “aspa simples” (embora não seja o nome correto, eu o uso para facilitar a compreensão), e “apóstrofo” (como a gente chamava nas aulas de gramática).
Que outros nomes esse caracter tem?

F

thingol:
Voltando ao assunto dos nomes para os caracteres, vamos enumerar os nomes que já ouvi para o caracter ’ (ASCII 39).
Já ouvi falar de “plica” (acho que é um nome carioca), “aspa simples” (embora não seja o nome correto, eu o uso para facilitar a compreensão), e “apóstrofo” (como a gente chamava nas aulas de gramática).
Que outros nomes esse caracter tem?

ahuhauahuauh eu aprendi, na faculdade, no que diz respeito a linguagem de programação, como plic, ou plique. Sei lá como se escreveria.

S

Não, não é. Pegue o codigo , digite e tente compilar. Não funciona.
Ou o enunciado está errado, ou a resposta está errada. Em suma, essa pergunta não faz sentido.

F

isso é pegadinha da prova

F
D
H

fiaux,
muito bom esse teu avatar hein!
Acho que vou bolar um desses na roda da minha caminhonete também.
hehehe

Abraços.

T

Na prova não existe tal tipo de pegadinha, já que a prova é no computador e não aparecem esses caracteres especiais nas provas. Só os ASCII de 32 a 126.

Criado 29 de maio de 2008
Ultima resposta 29 de mai. de 2008
Respostas 17
Participantes 8