Que tipo de objeto é um array?

13 respostas
F

Estou achando o array muito estranho, quando imprimo o CanonicalName ele sempre mostra a classe que contém o array com “[]” na frente, tipo:

java.lang.String[]
br.com.meu.pacote.qualquer.MyClass[]

etc…

Acontece que essas classes não existem, vc não pode dar um import nelas, por exemplo. Aliás os caracteres [] não são permitidos na declaração da classe. Isso está parecendo um xunxo. Alguém poderia explicar melhor?

13 Respostas

V

Arrays são classes especiais criadas pela máquina virtual (logo elas existem sim, mas só em tempo de execução, não de compilação).

int[] -> Array de int.
java.lang.String[] -> Array de String.
br.com.meu.pacote.qualquer.MyClass[] -> Array de MyClass.
int[][] -> Array de array de int.
java.lang.String[][] -> Array de array de String.

Você dá import no tipo base do array. Imports só servem para dizer ao compilador o que os nomes curtos de classe significam. Desta forma, ao encontrar "Date" e tiver nos imports "java.util.Date", ele vai saber que o Date é uma abreviação de java.util.Date. Há também a classe java.sql.Date, mas se ela não estiver nos imports, o compilador saberá que se trata de java.util.Date.
É a mesma coisa que você dizer que há um João da Silva e chamá-lo simplesmente de João. Mas pode haver algum João Oliveira em outro lugar.

O array por si só, o compilador já sabe perfeitamente o que é por causa dos colchetes. Logo ele só precisa de ajuda (imports) para saber o significado do tipo base.

T

http://java.sun.com/docs/books/jls/third_edition/html/arrays.html

Um array é um objeto de uma classe gerada a partir da sua classe componente. Por exemplo, se o tipo do componente é java.lang.String, o tipo de um String[] é java.lang.String[], e se o tipo do componente é java.lang.String[], o tipo de um String[] é java.lang.String[][].

Todas as classes arrays definem os seguintes membros:

public final int length ; 
public Object clone();

Os métodos de java.lang.Object não são redefinidos, apenas herdados. Em particular, public String toString() retorna sempre algo como “[L/java/lang/String@123ab” ou coisa parecida, não uma representação do array, e public boolean equals (Object obj) sempre compara apenas as referências, não o conteúdo do array.

G

Analisar a saída do método abaixo:

public static void main(String[] args) { String[] s = new String[5]; System.out.println(s.getClass().getCanonicalName()); System.out.println(s.getClass().getComponentType().getCanonicalName()); }

Saída:

java.lang.String[] java.lang.String

T

Outra coisa estranha em arrays é que se T instanceof U, então T[] instanceof U[].

Por exemplo:

Object[] obj = new String[10]; // válido

Esse tipo de coisa foi abandonado na linguagem Scala, porque provoca mais problemas que os resolve.

T

Outra coisa: como você viu, você pode fazer

Class<?> klass = (new String[10]).getClass();

Mas não pode instanciar um array só com seu objeto java.lang.Class. Em vez disso, é necessário fazer isto aqui:

Class<?> klass = String.class; // por exemplo
String[] str = (String[]) java.lang.reflect.Array.newInstance (klass, 10);
A

até onde eu sei Arrays são estruturas de dados, assim como LinkedList e outros!!

flws

V

aeciovc:
até onde eu sei Arrays são estruturas de dados, assim como LinkedList e outros!!

flws

Não são. São bem diferentes. A máquina virtual faz tratamento especial para arrays (e bem especial). Já LinkedList não tem nenhum tipo de tratamento especial na JVM.

T

victorwss:
aeciovc:

flws

Não são. São bem diferentes. A máquina virtual faz tratamento especial para arrays (e bem especial). Já LinkedList não tem nenhum tipo de tratamento especial na JVM.

Só para ter uma idéia, a JVM, ao ver o seguinte código:

int[] x = new int[1000];
for (int i = 0; i < x.length; ++i) {
    x[i] = -1;
}

faz algumas otimizações violentas, do tipo "já que você quer percorrer o array inteiro, desde a posição 0 até a final, não preciso checar se vai estourar o array (“range check”) e “já que você quer preencher o array com um valor apenas, vou chamar uma instrução especializada do processador para fazer isso para você”.

Isso ele não faz, habitualmente, para um ArrayList.

F

Então o array é um caso a parte no universo java 8)

F
fausto:
Então o array é um caso a parte no universo java 8)
Sim, mas isso não é uma particularidade do Java.

Interessante que ninguém mencionou a tradução da palavra Array, que é Vetor.

Array é, nada mais nada menos, do que um vetor de n posições contendo dados do tipo especificado.

Ex:

String[] names = {"João", "Carlos"};
O vetor names é um vetor que, nesse caso, contém duas posições, dois nomes (tipo String).
int[] codes = new int[20];

codes[0] = 20;
codes[20] = 15;
O vetor codes é um vetor de 20 posições em que podem ser armazenados valores do tipo int.

Capiche?

:wink:

F

Bom dia!

Então, sabem uma forma de fazer um índice do array ser um final? Tipo (a sintaxe não funciona, é um exemplo)

int[] i = {final 1,2,3};

Ou seja que eu não consiga alterar uma posição (ou todas) de um array por ser final:

Tem como?

Obs.: é só curiosidade mesmo

V

fausto:
Bom dia!

Então, sabem uma forma de fazer um índice do array ser um final? Tipo (a sintaxe não funciona, é um exemplo)

int[] i = {final 1,2,3};

Ou seja que eu não consiga alterar uma posição (ou todas) de um array por ser final:

Tem como?

Obs.: é só curiosidade mesmo

Nunca vi isso.

Uma coisa que você pode usar é isso:Abacaxi[] a = ... List<Abacaxi> b = Collections.unmodifiableList(Arrays.asList(a));Usar List em lugar de array é bem melhor.

F

Em Java tudo o que é final (static ou não, tanto faz para o que direi, não confundam) é constante, mas isso está sujeito a algumas regras…

Se for variável primitiva, o valor determinado é fixo e imutável. Ex:

Esse número é 10 pra sempre (enquanto a instância da classe durar, claro).

Se for um objeto (incluindo array, String, Wrappers como Integer e Double… tudo o que não é variável primitiva em Java é objeto), a instância associada à variável final não pode ser trocada, mas os valores internos da instância podem. Ex:

Vejam a classe:

public class Pessoa{ public String nome; public int idade; public Pessoa(String nome, int idade){ this.nome = nome; this.idade = idade; } }
Vejam as variáveis finais:

private final Pessoa p = new Pessoa("Carlos", 21); private final Integer num = Integer.valueOf(10);
Ambos são objetos. o tipo Integer é uma classe Wrapper, que “empacota” / “embrulha” um valor primitivo int e ainda oferece métodos auxiliares para processamento do dado. Se eu quiser posso modificar os valores contidos nesses objetos. Instanciadas essas constantes, isso é legal:

Vejam que não mudei a instância, só o valor de um atributo.

Isso é ilegal:

Já que tenta mudar a instância de Pessoa associada à constante p.

Resumindo: mesmo um array constante como esse:

Pode ter os seus valores alterados, já que esse array é um vetor de dados do tipo int, portanto é um objeto.

Criado 20 de janeiro de 2009
Ultima resposta 21 de jan. de 2009
Respostas 13
Participantes 6