Quero me mudar para São Paulo

11 respostas
D

Oi pessoal.

Moro atualmente no sul do Brasil mas gostaria de trabalhar em São Paulo. Sou formado no exterior, tenho experiencia nos Estados Unidos e falo inglês nativo. Tenho em torno de dois anos de experiencia Java no Brasil e uns quatro anos de experiencia de PHP nos Estados Unidos. As seguintes duvidas que estão me preocupando um pouco:

– Como se veste geralmente nas empresas de TI de São Paulo? Aqui as pessoas vestem calça jeans e camiseta no trabalho. Evidentemente se vai se visitar um cliente será necessário vestir algo mais formal, mas no dia a dia da empresa como é o costume?

– Preciso ter titulo de eleitor com zona de São Paulo? Sei que isto é uma pergunta um tanto técnica, mas realmente está me incomodando. Quando comecei a trabalhar aqui a empresa que me ofereceu emprego recusou-se a me contratar porque tinha titulo de eleitor com endereço de fora. Me disseram isto no começo do período antes de uma eleição e quase não consegui transferir o titulo dentro do prazo. Teria sido muito chato não poder trabalhar ate depois da eleição. Vi no website do tribunal de justiça que só posso transferir titulo apos três meses de residencia em São Paulo. Espero que não terei de ficar três meses sem trabalhar esperando por um papelzinho burocrático.

– É muito difícil alugar um quarto em São Paulo? Aqui onde moro muitas pessoas alugam quartos nas suas casas e fica bem mais em conta do que morar em um apartamento. Prefiro não assinar um contrato de locação antes de passar algum tempo aqui, seria muito chato não gostar da vida em São Paulo e ficar preso devido a um contrato.

– Vocês acham que pedir R$4.500 por mês CLT está dentro da realidade para alguém com meu perfil?

Muito obrigado a todos pela ajuda.

11 Respostas

A

Com TANTAS coisas importantes que você deveria se perguntar antes de tomar uma decisão dessas, você está se preocupando com o que vai vestir no trabalho??? Aiai… bom, aqui tem empresas de todos os tipos. A roupa que você vai usar depende da empresa, de mais nada.

São Paulo tem uma demanda muito grande por profissionais de todos os tipos, e pode ter certeza que ninguém vai te barrar num processo de seleção por causa do seu título de eleitor (a não ser que você não tenha título ou seja eleitor de outro país).

Bom, quanto a isso, esqueça. São Paulo é uma cidade muito grande, e normalmente ninguém aluga quartos em suas casas (que, por falar nisso, só existem na periferia, longe dos grandes centros comerciais). O mais próximo disso que você vai encontrar são quartos em repúblicas.

Sim, está dentro das faixas de valores empregadas por aqui.

[]'s

O

Alexandre, você quis dizer que está dentro da faixa de SP, mas ele merece mais ?

A

EDIT: Agora que eu ví que coloquei “Não” na resposta. Já arrumei lá :wink:

[]'s

O

Longe disso, quem sou eu,haha, sou iniciante… mas estou saindo do país também para me qualificar, como o autor do tópico fez, e voltarei no futuro para o Brasil; ou seja, esse tópico me interessa bastante, pois amanhã ou depois sou eu nessa situação… :stuck_out_tongue:

Mas no meu entendimento hoje, se tivesse o currículo do autor, não sei se aceitaria menos de ~6k, ainda mais em SP.

Eu CONHEÇO gente aqui na minha cidade (POA) que ganha essa pedida do autor e não tem a escolaridade, nem o tempo de indústria, nem a experiência internacional dele. Evidente, os caras são bons né :stuck_out_tongue: ganham pois merecem…

6 anos de indústria + experiência profissional internacional abroad + inglês fluente + SP eu teria um pouco mais ambição, mas vai de cada um…

Sem falar que o que pensamos/queremos é diferente da realidade né… :stuck_out_tongue:

A

Orocildo:
Longe disso, quem sou eu,haha, sou iniciante… mas estou saindo do país também para me qualificar, como o autor do tópico fez, e voltarei no futuro para o Brasil; ou seja, esse tópico me interessa bastante, pois amanhã ou depois sou eu nessa situação… :stuck_out_tongue:

Mas no meu entendimento hoje, se tivesse o currículo do autor, não sei se aceitaria menos de ~6k, ainda mais em SP.

Eu CONHEÇO gente aqui na minha cidade (POA) que ganha essa pedida do autor e não tem a escolaridade, nem o tempo de indústria, nem a experiência internacional dele. Evidente, os caras são bons né :stuck_out_tongue: ganham pois merecem…

6 anos de indústria + experiência profissional internacional abroad + inglês fluente + SP eu teria um pouco mais ambição, mas vai de cada um…

Sem falar que o que pensamos/queremos é diferente da realidade né… :stuck_out_tongue:

Bom, nisso se encaixa o texto que eu tinha escrito antes de dar EDIT: isso de salário, muitas vezes, é questão de sorte, também. Não adianta o cara ter experiência com Java e PHP se a empresa só precisa de Java, e não adianta o cara falar inglês se a empresa também não precisa disso.

Esse valor é mais ou menos o pago pra um cara com ~ 3 anos de Java , sem inglês mas com um diploma. Bom, pelo menos, é a média dos dev’s que conheço com mais ou menos esse perfil.

[]'s

O

Pois então :

3 anos de indústria + diploma no Brasil + sem inglês = ~R$4500

6 anos de indústria (sendo 4 fora) + diploma em US + inglês nativo = :stuck_out_tongue:

O ponto, como você falou Alexandre, é encontrar um emprego no perfil dele.

Mas resumindo, estamos concordando :smiley:

D

Pessoal, obrigado pela ajuda.

A razão que pergunto sobre a roupa é porque tive de usar camisa social e gravata durante meu tempo nos Estados Unidos e saía bem caro. Tinha a despesa de comprar a roupa, fazer lavagem a seco, e toda a confusão de transportar a roupa limpa. Se for possível evitar isto seria muito bom.

Ao Alexandre: Você mencionou morar em republicas. Isto é seguro? Já morei em tal tipo de lugar no exterior mas nunca no Brasil. Ha muito roubo, violência, etc. nesse tipo de lugar ou é geralmente tranquilo?

A

DoutorCatapora:
Pessoal, obrigado pela ajuda.

A razão que pergunto sobre a roupa é porque tive de usar camisa social e gravata durante meu tempo nos Estados Unidos e saía bem caro. Tinha a despesa de comprar a roupa, fazer lavagem a seco, e toda a confusão de transportar a roupa limpa. Se for possível evitar isto seria muito bom.

Ao Alexandre: Você mencionou morar em republicas. Isto é seguro? Já morei em tal tipo de lugar no exterior mas nunca no Brasil. Ha muito roubo, violência, etc. nesse tipo de lugar ou é geralmente tranquilo?

Não sei te dizer… nunca morei em uma, mas sei que geralmente é coisa para universitários - pessoas que frequentam a mesma universidade e tudo o mais, ou seja, onde existem relações de amizade. Ou seja, nesse tipo de ambiente, costuma ser mais tranquilo. O recomendado é você conversar com a empresa onde você vai trabalhar para ver se eles oferecem algo do tipo.

[]'s

J

Cara se pensa em vir para São Paulo já pense em gastar um pouco mais para morar perto do trabalho em um local seu. Republica dá muito trabalho, divisão de contas, paz para dormir durante a semana, limpeza do local e tudo mais que possa acontecer. Uma republica de pessoas que trabalham pode até ser, mas mesmo assim se gosta de paz e um canto só seu, esqueça a republica.

Alugue um studio ou uma kitchenette ou coisa do tipo.

Quanto a roupa que vai usar, provavelmente terá que usar pelo menos uma calça jeans, sapato e camisa social. Terno completo é beeeemm difícil, depende bastante do local também, tem lugares que o pessoal vai de bermuda e chinelo!

Acho que o valor CLT está na faixa sim, mas comece pedindo mais porque o costume de abaixar o seu valor é predominante!

N

Nesse site você encontrará bons quartos para alugar: http://www.easyquarto.com.br

J

Legal esse esquema de alugar quartos!!!

Criado 30 de dezembro de 2012
Ultima resposta 31 de dez. de 2012
Respostas 11
Participantes 5