Radon() do pacote Java

3 respostas Resolvido
java
M

Ola sou iniciante em java e não estou estou conseguindo resolver esta questão:

Crie um programa que, utilizando o método random() do pacote Math, faz a simulação de um

dado sendo lançado 80 vezes. Em seguida o programa deverá informar:

a) Quantas vezes ocorreram cada uma das faces do dado;

b) O percentual de ocorrências da face 6;

c) A quantidade de ocorrências de faces ímpares

Sou muito nob em java e gostaria de ajuda.Alguém poderia me dar uma dica de como fazer. Desde já agradeço.

3 Respostas

A

Fala!

Mesmo noob é importante que você escreva algum código para que o pessoal daqui possa te incentivar e direcionar de alguma maneira.

A API do Random é essa (https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/Random.html), mas eu mesmo tenho um problema com APIs, então eu sempre corro atrás de exemplos (http://www.javapractices.com/topic/TopicAction.do?Id=62) esse fala de como usar o Random.

Faz um loop de 0 a 80, chama o Random testa o valor para as suas 3 condições, quando o loop encerrar você imprime os resultados. Não tem mistério.

M
Solucao aceita
int impares = 0;
    int quantidadeNumeroSeis = 0;

for(int i = 0; i < 80; i++) {
        double valorRandom = Math.random()*6; //multiplicamos por 6 porque nao queremos valores entre 0 e 1
        int valorDado = (int) Math.ceil(valorRandom); //utilizamos Math.ceil para arredondar o valor pra cima, não queremos valor 0
        System.out.println(valorDado);

if(valorDado == 6) {
            quantidadeNumeroSeis++;
        }

if(valorDado % 2 != 0) {//Se o resto da divisão por 2 for diferente de 0, o numero é impar
            impares++;
        }
    }

System.out.println("Quantidade de números seis: " + quantidadeNumeroSeis);
    System.out.println("Quantidade de números ímpares: " + impares);

Segue um código muito básico pra você ter um início, caso tenha problemas para entender, sugiro que peça explicação para o seu professor, ele com certeza o ajudará.

Esqueci de botar quantas vezes ocorreram cada face do dado, mas isso é fácil para você acrescentar :wink:

M

Obrigado Cara, com a base de seu código conseguir concluir essa questão, perguntei ao professor e ele me esclareceu em relação ao Randon()… Abraços. :grinning:

Criado 13 de outubro de 2016
Ultima resposta 18 de out. de 2016
Respostas 3
Participantes 3