Reais Vantagens do Java

70 respostas
M

É o seguinte:
1- Estou começando a programar em Java agora.
2- Já programo em várias outras linguagens ha muito tempo (PHP, VB, C, Javascript, HTML, ASP, etc), várias delas utilizam o conceito de orientação a objetos (java não é a única), ou seja, já sou bem familiarizado com a orientação a objetos.
3- Já conheço várias linguagens interpretadas, ou seja, outras linguagens que também ‘rodam’ em vários sistemas operacionais.
4- Vamos esquecer toda a lavagem cerebral feita pela Sun, pela internet e por professores de faculdade.

A pergunta é esta:
Tirando a questão de programar para dispositivos móveis (celulares, etc), que realmente é algo extraordinário, QUAIS AS REAIS VANTAGENS DO JAVA para um programador desktop??? Porque pagam tanto pau pro Java? Será que as pessoas que falam bem do java, falam realmente porque entendem ou simplesmente porque seu professor disse ou porque leu em algum site que o ‘java era o melhor’?

Se eu tiver falado alguma besteira acima me corrijam mas…
Por favor, peloamordedeus alguém me convença!!!

70 Respostas

T

Olá Micox!

Java é multiplataforma. Esse é o fator principal. É orientado a Objeto e é possível realmente escrever códigos de altissima qualidade com ele. Isso não quer dizer que não seja possível fazer isso em outras linguagens.

Cara, a melhor forma de você se convencer experimentar. Entre no barco e vai em frente!

Afinal, só no GUJ são mais de 6000 usuários apostando no java. Será que todos eles se deixam enganar por marketins da SUN, IBM, ORACLE, BORLAND, BEA e etc…???

Abraços!

R

Pq, “pelamordedeus”, voce precisa ser convencido? isso soa como "facam eu engolir a tecnologia’. Ora, se chega nesse ponto, entao voce nao ve vantagem alguma ja, e vai ser muito dificil, somente com argumentos que venham a surgir aqui (ou em qualquer outro lugar) que voce passe a adotar Java.

O melhor argumento para voce mesmo eh: use java por 2 ou 3 meses, e conclua por si proprio se o mesmo adequa-se a suas necessidades.

Rafael

L

Olá

Dentre as linguagens que você citou, fora PHP4 (quase nada) e PHP5 (um pouco), qual delas tem alguma remota chance de ser orientada a objeto?

[]s
Luca

J

cara,
java é uma linguagem muito dificil e de curva de aprendizado alta.
so falam tanto dela pq ta na moda, daqui uns dias vai ser outra.
eu se soubesse programar bem em outra linguagem, ficaria com ela e não apostaria no java.
te convenci? :mrgreen:

[]'s

L

Micox, não considero Java uma linguagem perfeita, e também não conheço tantas outras linguagens...
Mas o que mais me encanta no Java é a quantidade de APIs que existem disponíveis por aí... existe API pra tudo!!!

Lucas
M

É pessoal, ainda nao obtive uma resposta satisfatória.
As que mais chegaram perto foi a do Thiago e a do jgbt.

Thiago Senna:
cara,
Java é multiplataforma. Esse é o fator principal

jgbt:
cara,
so falam tanto dela pq ta na moda, daqui uns dias vai ser outra.

Porém Thiago Senna , eu já estou dentro desse barco ha 5 meses, mas ainda não ví a real vantagem dele (só um monte de propaganda dizendo que é bom). Espero que algum dia eu veja. Até agora nada.

Rafael Steil:
cara,
Pq, “pelamordedeus”, voce precisa ser convencido? isso soa como "facam eu engolir a tecnologia’.
use java por 2 ou 3 meses, e conclua por si proprio se o mesmo adequa-se a suas necessidades

Bom Rafael, realmente eu estou tendo que ‘engolir’ esta tecnologia devido a meu professor de monografia exigir Java. (Já conversei com ele e as vantagens que ele fala são as mesmas de sempre.). Quanto as minhas necessidades, coisas que eu faria muito mais rápido em outras linguagens, demoram horas em java.

Luca:
cara,
Dentre as linguagens que você citou, fora PHP4 (quase nada) e PHP5 (um pouco), qual delas tem alguma remota chance de ser orientada a objeto?

Luca, para utilizar orientação a objetos eu não preciso obrigatóriamente ser uma linguagem orientada a objetos. Em outras linguagens como o VB, delphi, c++, PHP, Javascript eu posso sim criar instancias, heranças, classes como no java, porém isso é completamente OPCIONAL ao programador. Ou seja, só usa quem quer, o que eu acho uma vantagem muito boa.
O java te OBRIGA a usar a orientação a objetos. Na minha opinião isso nao é bom. O programador fica limitado, obrigado a orientação a objetos.
Orientação a objetos é um conjunto de conceitos.
*Lembre-se que nem o próprio Java utiliza todos os conceitos da orientação a objetos, portanto estude um pouco mais antes de falar.

Pois é pessoal, como o Thiago disse, não é possível que 6000 pessoas estejam erradas, por isso eu continuo aguardando aqui uma resposta satisfatória sobre os benefícios do java sobre outras linguagens.
Ele falou em multiplataforma, eu concordo com ele. isso é uma vantagem muito grande, mas por sí só nao basta para tanta propaganda que fazem.

L

Olá

Discordo. Para utilizar OO preciso de uma linguagem OO

a) C++ e Delphi que são OO não estavam entre as linguagens que citou antes. Você não respondeu minha pergunta e isto mostra o quanto está confuso em relação a OO.
b) É preciso saber diferenciar linguagem baseada em objetos que geralmente são mais fáceis de usar paras coisas pequenas e limitadas de linguagens OO que permitem abstrações mais ambiciosas

Uso Java desde 1997. Antes do Java usei: Fortran, PL/1, Assembler de mainframe e de micro, C, C++, Pascal, Delphi, Basic, VB e muitas outras desde que comecei em 1969.

Se em 5 meses de estudo de Java ainda não percebeu as vantagens de uma linguagem OO sugiro que altere suas fontes de consulta e compre novos livros. Uma dica: Meus melhores livros

[]s
Luca

R

Luca:

Uso Java desde 1997. Antes do Java usei: Fortran, PL/1, Assembler de mainframe e de micro, C, C++, Pascal, Delphi, Basic, VB e muitas outras desde que comecei em 1969.

Se em 5 meses de estudo de Java ainda não percebeu as vantagens de uma linguagem OO sugiro que altere suas fontes de consulta e compre novos livros. Uma dica: Meus melhores livros

[]s
Luca

… micox… pense antes de postar :stuck_out_tongue:

mundando de assunto…

eu acho que o que esta acontecendo com vc é o seguinte: vc não esta vendo nada de incrível na LINGUAGEM JAVA + básico
vc precisa ir além disso
voce pode usar Java praticamente em todos os lugares, desde no seu celular, passando para o seu computador e até um servidor de missão-críticas que roda uma aplicação java com milhões de usuários vorazes acessando…

Learn Once, Run Everywhere
segundo a wikipédia BR, alguma das vantagens são:

* Orientação a objetos - Baseado no modelo de Smalltalk e Simula67.
* Portabilidade - Independência de plataforma.
* Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP.
* Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução.
* Sintaxe similar a Linguagem C.
* Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode.
* Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do "ambiente" de execução (JVM).
* É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs).
* Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multi-thread (múltiplas linhas de execução num mesmo programa).
* Desalocação de memória automática por processo de garbage collector.
* Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.

eu acrescento:

• grande número de materiais gratuitos sobre Java podem ser encontrados na internet (compare na busca do google “java” com outras linguagens)
  • padronização na sua propriedade de ser multiplataforma: diferente de bagunça que é C\C++, java é um padrão, praticamente tudo em java é padronizado. ou seja, vc não vai ter problemas como em C\C++ de que até tipos primitivos tem valores diferentes dependendo do compilador\plataforma, bem como de bibliotecas só exisitirem em apenas um compilador\plataforma
  • existencia projetos e APIs livres de alta qualidade feitos em java que podem inclusive ser incorporados em seu projeto comercial fechado, pois muitos projetos usam licenças como LGPL e BSD
    e isso só para citar algumas…

mas tudo tem seu preço
a curva de aprendizado, como ja foi mencionado, é bem grande…
como meu professor que leciona asp e é usuário de técnologias asp\delphi\M$, o problema de java é que existem muitas “siglas” que devem ser decoradas
não raro confundem que ou está dando os primeiros passos na plataforma ou está dentro dela e quer se aprofundar

R

Micox:
eu já estou dentro desse barco ha 5 meses, mas ainda não ví a real vantagem dele (só um monte de propaganda dizendo que é bom). Espero que algum dia eu veja. Até agora nada.

Largue de mao entao. Use somente o tempo necessario para fazer os trabalhos da faculdade e, no final, abandone o Java.

Micox:
Quanto as minhas necessidades, coisas que eu faria muito mais rápido em outras linguagens, demoram horas em java.

Reforcando, conclua os trabalhos da faculdade e diga adeus a Java. Se voec nao se sente confortavel com a plataforma, pq continuar alem do necessario?

Rafael

M

Quando eu postei este tópico em um fórum de ‘javistas’ eu sabia que isso poderia criar um pouco de polêmica. Porém muitos não me entenderam. Me viram como um vilão que desafiava o java. Poucos tiveram a maturidade de entender minha pergunta.

Eu não vejo o java como uma desvantagem ainda, porém também ainda não vejo como uma vantagem. O que eu queria era uma resposta completa e sucinta que pudesse me ajudar a transformar o Java em uma vantagem.

Neste ponto eu agradeço ao microfilo. Junto com o Thiago, ele foi o único a dar uma resposta real e MADURA o suficiente. Não ficou dando rodeios sem falar nada e nem levou para o lado pessoal. Era só o que eu precisava: uma simples resposta das vantagens do java.

Rafael, por favor, não leve para o lado pessoal. Se for responder, responda coisas construtivas. Eu nao queria motivos para largar o java e sim para CONTINUAR com ele. Motivos para que valesse a pena a dificuldade do aprendizado. Se for pra me desencorajar, é melhor nem postar.

Luca, se vc já programou em VB também sabe que lá é possivel criar classes.
Ah, e respondendo à sua pergunta anterior:
Vb permite criação de classes e herança, Javascript também, e PHP também desde sua versão 3.0.
Eu falei que ALGUMAS das linguagens citadas UTILIZAM CONCEITOS da orientação a objetos (não falei que eram todas orientadas a objetos em momento algum). Leia novamente:

Bem… acho que o microfilo encerrou a questão. Porém aqui no guj a polêmica foi muito grande. Postei em outros fórums e não teve toda essa polêmica.

PS.:

Me desculpem microfilo e Luca, realmente fui um pouco precipitado.

R

Eu nao levei para o lado pessoal. Minha opiniao eh que, se depois desse tempo todo voce ainda nao se da bem com Java, pq insistir? Eu realmente nao acredito que qualquer argumento que seja dado lhe fara passar a gostar de Java ou sentir-se mais produtivo.

Java nao eh dificil. O que talvez esteja acontecendo eh a abordagem que voce esta aplicando para usa-lo, ja que, desde o primeiro post, parece ser a contra-gosto (por causa de comentarios como “o professor quer que eu uso e nao tem o faca-o mudar de ideia”)

Rafael

C

Cara

Rafael, por favor, não leve para o lado pessoal. Se for responder, responda coisas construtivas.
Quem nao foi gentil foi vc no modo de postar sua ideia a respeito da linguagem.Cara vc me mostrou um tom agrecivo no modo de escrever, talves indignado com seu professor.

Nao concordo com vc sobre a maturidade das pessoas deste forum e acho-as pessoas muito maduras e confictas do q querem.Nao vi agrecividade na postagem do Rafael Steil e ateh concordo com ele vc tem de sentir bem no q esta fazendo pq senao a coisa torna-se massante e desagradavel.E, sinceramente, depois de tantas explicaçoes vc nao identificou as vantagens e desvantagem da linguagem em questao te aconselharia o mesmo do Rafael Steil: large o trem de mao.

M

Voce acha mesmo? Veja a simplicidade e perfeição que o pessoal do javafree.com.br/forum me respondeu. Não fizeram polêmica nenhuma. Só me deram uma resposta satisfatória (como o microfilo e o Thiago).

Simples. Eu sou um iniciante em java. Eu nao sei quase nada. Eu só queria um incentivo para continuar subindo a ‘difícil curva do aprendizado java’.

Eu realmente estou (quase) sendo obrigado a usar o java (pelo meu professor). Porém quero fazer dessa obrigação, algo bom e útil para mim. Se eu realmente odiasse tanto o java não estaria aqui tentando começar, nem teria iniciado este tópico.

G

Java é uma linguagem com uma fácil síntaxe, claro, isso não impede que você tenha zilhões de métodos e funcionalidades diferentes.

É uma linguagem portavél, e considerando o seu intuito, ela é a mais portável existente hoje. Enquanto que C e C++ tentaram ter uma boa portabilidade, apenas fracasaram nesse quisito.

Eu acho Java uma linguagem fantástica, muito elegantes, gostosa de se trabalhar e divertida. Sinto muito mais prazer em programar em Java (mesmo algumas coisas dando mais trabalho) do que programar em VB, já que é outra linguagem que conheço.

A questão é, Java é a solução para tudo? Lógico que não Micox, e todos nós javeiros já sabemos disso, mas acho assim, o que lhe impede de aprender uma nova linguagem? Tente conhecer um pouco mais sobre a linguagem, estudar mais, pesquisar mais, talvez você passa a achar com seus próprios olhos, a funcinalidade do Java.

Java tem mais chance de dar certo do que muitas linguagens que estão por aí (indiretamente e diretamente ao .NET).

É uma linguague que atinge vários segmentos da computação e tecnologia. Tem uma ótima portabilidade, tem suporte pelas principais empresas do mundo, existem uma gama enorme de materiais, livros, sources espalhados por aí.

Você pode estudar Python, que é uma linguagem maravilhosa, e infelismente não tanto popular quanto o Java. Mas faça isso, estude um pouco mais de Java, talvez você achará a resposta que tanto deseja!

Abraços!

M

Valeu o incentivo Grinvon.

Realmente a portabilidade do Java (creio eu) que é a maior de todas as linguagens.

G

Micox:
Valeu o incentivo Grinvon.

Realmente a portabilidade do Java (creio eu) que é a maior de todas as linguagens.

Com certeza, e como já dizia o nosso amigo aqui do fórum, essa é uma das principais vantagens do Java.

Outra coisa importante a ser enfatizada. Existem várias tecnologias que se relacionam e usam Java, só para tu té idéia, existem atualmente mais de 30 servidores de aplicações em Java como o JBoss, o BEA WebLogic, o IBM WebSphere e o OC4J e iAS.

Então você terá várias soluções diferentes para os diversos gostos!

F

Olá,

Teu maior problema é saber uma pequena diferenca.

Linguagem Java != Plataforma Java.

Falando da Linguagem Java.

Ok, aqui o Java nao tem nada demais. Pra mim é uma boa linguagem, nada que outras linguagens nao tenham ou nao possam fazer igual. Estou falando referente a comandos, orientacao a objetos, ser interpretada, gerenciamento de memoria, etc, etc.

Plataforma Java.

Aqui o bixo pega. Nao vou ficar enumerando as vantagens pq a maioria do pessoal ja o fez e é muito facil encontrar locais falando sobre isso.

O problema deve ser que nao esta diferenciando os dois lados do Java e provavelmente até agora so conhece a parte da Linguagem Java e no maximo um pouquinho da Plataforma Java.
Nesse caso obvio tua impressao é que nao existe diferenca para o restante das linguagens, mas se tu fizer essa diferenciacao poderá ter uma visao mais nitida de real situacao.

Seria interessante que tu desse uma olhada nesse outro mundo do Java:

Ambientes móveis: celulares, pda, geladeiras,
Ambientes distribuidos: servidores de aplicacao, redes (rmi, sockets, http, etc)
Aplicacoes desktop: Swing, SWT, Interfaces feitas com XML como o Thinlet.
Aplicacoes Web: servlets, jsp, jsf, ejb, etc.

Fora outras API’s e aplicacoes de uso mais restrito.

Um pequeno parentese.

Tu falou que em outras linguagens que nao sao OO da pra se programar OO e com Java isso se torna uma obrigacao (o que na tua opniao seria uma desvantagem). Isso até pode ser verdade, mas convenhamos se no Java que ja existe essa “obrigacao” estamos cansados de ver e fazer sistemas que de OO nao tem nada, imagine em linguagens onde isso nao é obrigatorio e nem se estimula.

]['s

M

É fabgp2001 acho que vc acertou. Talvez meu problema seja mesmo este.
Não entendo nada da ‘plataforma java’ e só estou olhando a ‘linguagem java’ que não parece ser tão melhor que as outras.

Eu preciso conhecer melhor a ‘plataforma java’, que, pelos outros depoimentos, parece que é realmente a grande vantagem do java sobre os outros e não apenas a linguagem em sí.

Aí está a grande dificuldade. Aprender a linguagem em sí nem é tao difícil. O mais difícil é se familiarizar com o ambiente. Não sei nada de framework, API, etc… Estou ralando pra fazer uma lista de diretórios em um JTree (talvez até já esteja pronto, se alguem souber…). Não estou tendo problemas com a sintaxe, mas sim com o Javadoc, métodos do JTree, falta de exemplos, etc…

F

Micox:
É fabgp2001 acho que vc acertou. Talvez meu problema seja mesmo este.
Não entendo nada da ‘plataforma java’ e só estou olhando a ‘linguagem java’ que não parece ser tão melhor que as outras.

Eu preciso conhecer melhor a ‘plataforma java’, que, pelos outros depoimentos, parece que é realmente a grande vantagem do java sobre os outros e não apenas a linguagem em sí.

Aí está a grande dificuldade. Aprender a linguagem em sí nem é tao difícil. O mais difícil é se familiarizar com o ambiente. Não sei nada de framework, API, etc… Estou ralando pra fazer uma lista de diretórios em um JTree (talvez até já esteja pronto, se alguem souber…). Não estou tendo problemas com a sintaxe, mas sim com o Javadoc, métodos do JTree, falta de exemplos, etc…

Olá,

Cara, todos tem ou ja tiveram essa dificuldade. E é para isso que os foruns, comunidades, jugs, etc existem.
Tenta ser mais participativo nesse mundo. Nao precisa responder (se achar que deve, melhor), mas so em ler o post do pessoal mais experiente, acompanhar as noticias, ficar no meio da galera tu ja vai ver que as coisas irao comecar a melhorar, teu entendimento sobre o todo fica mais perceptivo, e assim tu vive mais feliz. :mrgreen:

]['s

T

Micox!

O poderoso hoje não é mais a linguagem, e sim a plataforma.

Pelo menos nos próximos 7 anos o bicho vai pegar na área de desenvolvimento de dispostivos móveis, aplicações corporativas e também na criação de aplicações que independam de linguagem, como por exemplo aplicações ja prontas em cobol se comunicando com uma aplicação java, ou dotNet se comunicando com JAVA.

Para ser uma carreira em TI, vc não precisa de JAVA. Pode ser Delphi, VB, PHP e etc… O que importa é vc ser bom no que faz e satisfazer seu cliente!

Mas como todos sabem, a tendência ou é JAVA, ou é DotNet. Já que você está iniciando, vc num tem muita escolha até surgir uma nova linguagem ou plataforma.

Aqui, nós gostamos de java (é claro) mas dotNet, apesar dos defeitos(hehehe) é uma opção. Procure pesquisar melhor o poder do Java.

A minha sugestão é a seguinte. Ao invés de se preocupar com a línguagem java, procure dar uma olhada em J2ME, J2EE, WebServices e XML. Daí sim vc vai entender por que o Java é o que é.

Depois, dê uma pesquisada para saber o que é MVC, e procure ver o que é Struts e WebWork.

Depois, veja o que é ORM, e veja o que é Hibernate.

Tem muito coisa rolando em volta do JAVA. A criatividade dos desenvolvedores java é inexplicável!

Se você gosta de aventuras e de estudar muito, JAVA é a plataforma para você! Caso contrário, opte por dotNet!

Abraços!
Thiago

T

Bom, o que escrevi em cima responderia sua pergunta, não é? A área de java já está bombando. Não é estória, nem contos de fada!

na verdade, não é java, sim TI que está bombando, e JAVA é por enquanto a linguagem mais qualificada para criar soluções em TI.

Micox, considere também as colocações do Rafael. Cada um aqui tem um jeito próprio de responder suas perguntas que as vezes passam impressões falsas sobre a pessoa. Aqui o pessoal é assim mesmo.

eu falei 3 mêses de java para vc se acostumar e ver no que ia dá né! Bom… vou ser sincero!

Eu precisei de 2 anos para ter certeza que estava no barco certo. Vc vai sentir o quanto o java é interessante quando vc for pelo menos um desenvolvedor que conheça bém OO, a sintaxe, Projetos OO, Análise OO, Collections (essencial) e UML(Importante também, em minha opinião!

Abraços
Thiago

S

Micox:
É o seguinte:
1- Estou começando a programar em Java agora.
2- Já programo em várias outras linguagens ha muito tempo (PHP, VB, C, Javascript, HTML, ASP, etc), várias delas utilizam o conceito de orientação a objetos (java não é a única), ou seja, já sou bem familiarizado com a orientação a objetos.
3- Já conheço várias linguagens interpretadas, ou seja, outras linguagens que também ‘rodam’ em vários sistemas operacionais.
4- Vamos esquecer toda a lavagem cerebral feita pela Sun, pela internet e por professores de faculdade.

A pergunta é esta:
Tirando a questão de programar para dispositivos móveis (celulares, etc), que realmente é algo extraordinário, QUAIS AS REAIS VANTAGENS DO JAVA para um programador desktop??? Porque pagam tanto pau pro Java? Será que as pessoas que falam bem do java, falam realmente porque entendem ou simplesmente porque seu professor disse ou porque leu em algum site que o ‘java era o melhor’?

Se eu tiver falado alguma besteira acima me corrijam mas…
Por favor, peloamordedeus alguém me convença!!!

Kra, eu sou um iniciante em java, mas eu acho q minha opinião vale tanto quanto a dos outros. Muitas coisas que vc pode fazer em java não são tão bem reproduzidas em outra linguagem. à vc cabe procurar. vc ja viu um MMO (Massively Multiplayer Online), que não fosse modo texto rodar direto da página??? Tu faz isso em C?? Em C++??? Eu acredito muito no futuro dos jogos p/java, tanto é q estou me esforçando pacas aki em prol dos jogadores do futuro. se vc quiser ver o jogo q eu falei, visita http://www.runescape.com/ e veja por si so. Vc pode até dizer que tá uma toskera, mas vale lembrar q java ainda não tem nada parecido com aquela bibioteca do C maravilhos pra jogos. Por agora.
É só.

J

cara, falando serio.
não sei quanto aos outros, mas eu trabalho com java mais pela grana.
claro que gosto da linguagem, é a linguagem que mais gostei de usar, mas o motivo maior é a grana.
aqui em Porto Alegre é uma das areas que melhor paga, se não for a melhor.
se amanhã eu identificar outra linguagem que va tomar conta do mercado como java, não vo exitar em aprende-la e largar o java na primeira oportunidade.
não sou purista, nem xiita, p/ mim a melhor linguagem é a que paga minhas contas.
ja não sou tão criança, então p/ mim vale mais a grana no bolso do qq outra coisa.

[]'s

T

jbgt:
não sou purista, nem xiita, p/ mim a melhor linguagem é a que paga minhas contas.
ja não sou tão criança, então p/ mim vale mais a grana no bolso do qq outra coisa.

Olha ai a voz da sabedoria. Você acabou de justificar por que se deve usa JAVA! Mas, uma vez o pessoal aqui no GUJ tava chorando por que eles não tava vendo o bendito dinheiro.

Eu sou manézin ainda, chega no final do mês só tenho 20 reais na conta! Para mim ainda essa vantagem não é uma realidade, mas ainda sim, o dinheiro é muito bom, junto com o reconhecimento, é claro!

Abraços!
Thiago

J

Thiago Senna:

Eu sou manézin ainda, chega no final do mês só tenho 20 reais na conta! Para mim ainda essa vantagem não é uma realidade, mas ainda sim, o dinheiro é muito bom, junto com o reconhecimento, é claro!

Abraços!
Thiago

sim, ninguem vai sair ganhando rios de dinheiro. no seu caso vc ainda ta na fase do investimento, mas daquia apouco vai começar a ganhar tmb.
mas se tem uma linguagem hj que tem mercado e paga bem(falando sempre em Porto Alegre), essa linguagem é java, e vai ficar ainda por um bom tempo.
então, se eu fosse começar hj, começaria por java.
esse seria meu principal motivo…

[]'s

F

Fala baixo Joao senao…:mrgreen:

L

Java costuma pagar bem, mas isso vai da sua capacidade de arrumar um emprego bom. O mercado brasileiro para linguagens mais baixo nível como C/C++, fortran ou assembly é minúsculo e estagnado; você precisa ser um proficional muito capacitado para entrar nele. Para as de alto nível, como VB, Delphi ou PHP pagasse muito pouco.

Mas vejo a situação de um amigo meu, cara brilhante, que trabalha com c++ e assembly programando microcontroladores; ganha menos que muito idiota de consultoria que não tem a menor idéia do que está fazendo.

Quanto as vantagens do java, por experiência própria, a linguagem não tem nada de exceptional, é razoavel. Mas o ambiente e a plataforma são ótimos.

Gerenciamento automático de memória, reflexão, introspecção, execução segura de código, ambiente “sandbox’ed” e tipagem forte; são uma mão na roda quando você quer o trabalho feito.

Além disso existe a plataforma, que é muito abrangente, existem bibliotecas, componentes e frameworks para quase tudo que você precisar.

Outra coisa é o fato que java é uma das poucas linguagens que eu conheço que consegue escalar em projetos grandes.

P

Galera, pra que todo esse barulho?

Micox se vc não vê vantagem nem desvantagem em programar em Java, pra que fazer todo esse barulho?

Programe nas outras diversas linguagens que vc conhece e boa, se tem como obrigação programar em java, faça como o Rrafael citou: Termine seus trabalhos e abandone Java.

Na vida a gente não faz tudo o que gosta!

Valeu! 8)

K

Qual a relacao direta da linguagem com essa questao?

Que outras linguagens poderiam fazer parte desse grupo de “poucas” que voce citou?

(nao tenho opiniao formada sobre o assunto e fiquei curioso)

Marcio Kuchma

L

kuchma:

Qual a relacao direta da linguagem com essa questao?

Que outras linguagens poderiam fazer parte desse grupo de “poucas” que voce citou?

(nao tenho opiniao formada sobre o assunto e fiquei curioso)

Marcio Kuchma

Java promove e permite um ambiente mais organizado. Desenvolver projetos grandes envolvem problemas relacionado ao fato de ter muita gente mexendo na mesma coisa.

Outras linguagens? Smalltalk, Ada (a linguagem neurótica), .NET provavelmente, em menor grau c/c++…

Linguagens como c/c++ são realmente um inferno em projetos grandes, coisas como gerenciamento de memoria e localização de bugs são pesadelos muito dificeis de serem resolvidos.

Veja o GCC, por exemplo, que foi obrigado a usar um garbage collector (lento e conservador -> devora memoria) e exigir que todo patch para ser incluso passe por um boostrap completo (compilar TUDO e executar todos testes 2x, isso leva entre 3 e 200 horas).

Linguagens como VB, Delphi e PHP levam ao modelo ad-hoc de desenvolvimento, seguindo a metodologia SFML (Sai Fazendo M.L.), e isso leva a uma espiral de erros no final do projeto, ou quando os requisitos mudam, que torna a maioria impossiveis de serem completos (todos requisitos + nenhum erro conhecido).

Não vou mencionar linguagens de script, como python, ruby ou perl por que nunca participei ou tive contato com projetos significativos feitos com alguma delas.

T

Eu sou igual ao thiago senna, apenas na fase de investimento, no final do mes me sobra -5,00 na minha conta e com os juros diminui mais ainda :lol: .

Eu gosto de java porque tudo que voce pensar em fazer voce faz em java. Nos SBCs da vida sempre cansam de mencionar onde se pode usar java, Computadores, celulares, geladeiras, aneis, liquidificadores :lol: etc… Para min isso tem uma gama de mercado assutadora, quem não gosta da comodidade, quem nao gosta de sobrar um tempinho para curtir a vida, se bem programado java facilita a vida de todo mundo.
Ah mas isso se faz em outras linguagens!!! Éh, dizem que se um problema nao pode ser resolvido em C em linguagem nenhuma pode ser resolvida, mas olhe pela facilidade …

Aplicações grandes… pow esse ano estou vendo na faculdade sistemas multiagentes que nem se quer precisao da interação humana, chega de objetos … Eles são capazes de perceber o ambiente tomar descisoes blablabla, e o que é melhor sem precisar de IA :).

Nunca pesquisei mas talvez exista java ate em nano robos …

Espero que tenha ampliado em algo …

L

Olá

Luca direto de um locutório em Santiago do Chile com um teclado hispanico só para dar 5 estrelinhas pro louds. Este menino vai loooonge… :lol:

[]s
Luca

D

Não sei quem iniciou essa discussão, mas vou dar minha opinião!

Tem pessoa que frequenta a faculdade e nos 4 anos não conseguem sequer o conceito de OO. Não é possível aprender ou entender a real importância de linguafens como JAVA, C#, e outras linguagens orientadas a objetos se não compreende OO.
A comparação feitas com as outras linguagens, Delphi, VB, etc., e a pergunta sobre qual a vantagem em usar uma linguagem OO por si só mostra a falta de conhecimento dessas pessoas.
Acontece que essas pesoas querem programas em java como se programa nas outras linguagens… Se for deste modo, concordo plenamente com os questionamente propostos.

Quem se propõe a aprender java, deve no mínimo, saber os conceitos sobre OO.

Essas pessoas deveriam perguntar ao pessoal da ORACLE e da IBM porque eles colocaram dentro de sues banco (e que bancos?, heim!) uma máquina virtual java.

Porque será que a ORACLE está migrando tanto suas ferramentas de administração do banco bem como as ferramentas de desenvolvimento para JAVA?

Estou no último período (8º período) em Ciência da Computação e estudo desde segundo ano. Nem eu nem ninguém da minha turma está com dificuldade em concluir os nossos projetos em Java.

abraços a todos,
Dutra.

J

dutra.junior:
Essas pessoas deveriam perguntar ao pessoal da ORACLE e da IBM porque eles colocaram dentro de sues banco (e que bancos?, heim!) uma máquina virtual java.

Porque será que a ORACLE está migrando tanto suas ferramentas de administração do banco bem como as ferramentas de desenvolvimento para JAVA?

Mercado. Esse é o motivo, dizer que o seu banco de dados inclui java e impressionar quem compra. (Alias, incluir java em um banco de dados é bizarro)

Ou você acredita mesmo que o que manda nos negócios é o que é melhor, bom e saudavel?

Só mais uma coisa, um dia você vai olhar para traz e ver que essa admiração pelo que a IBM e Oracle fazem foi garotice. Essa empresas são grandes elefantes branco. Bonitos de se ver, mas sem agilidade e muito lentas. São ótimas empresas de négocios, ela vendem o que todo mundo quer: responsabilidades. Ninguém é demitido comprando um projeto com IBM/Oracle, mesmo sendo caro e dando errado.

F

Boa Tarde,
vou apenas deixar uma opniao e lembrese q opiniao cada um tem a sua.

Eu ja trabalhei com VB e depois fui para Java, adoro o java por n fatores, um deles sao a quantidade de profissionais que existe criando soluções para o dia a dia.
trabalhei com C# para concluir um projeto para empresa e nao achei o mesmo tao produtivo qto java, pois java eu consigo deixar meu codigo limpo e em c# tbm mas nao tao qto java.

enfim acho que você deve primeiro gostar de uma linguagem e ferramenta de trabalho, pois eu adoro eclipse e sempre q posso uso ele, e a empresa ate deixa usar websphere q é outra exelente ferramenta, agora voce pode usar .net, php o que achar melhor, mas lembre-se vc esta competindo com o mercado de trabalho, cuidado para nao ficar fora dele, conselho escolha uma .net ou java.

Java: Apenas para quem se dedica, realmente tenha disposição em aprender, pois java nao é uma caixa preta, realmente precisa saber de usar apis etc.

Java: pode se desenvolver sistemas em tanta agilidade qto qualquer outra, hj participo de um projeto que o projetista usou as ferramentas adeguadas a ele que o andamento esta sendo fantastico, usando Spring, Struts e Hibernate, outras coisas para facilitar a vida de trabalhos repetidos como o ANT para deploy tanto para Homologacao qto para dev, XDoclet e annotations que é gerado o banco de dados automaticamente, as nossas xml de struts e spring tambem pois definimos isso apenas na annotations etc.

OBS: para esse projeto foi otimo, mas para um futuro precisamos talvez mudar.

entao primeiro conheca o java caso goste aprenda apis do mercado depois o projeto que vai fazer e escolha as ferramentas adeguadas, pois isso impacta muito no projeto.

enfim tome você as decissões.

[]'s

E

Micox:

Afe… humildade é tudo pra vc né? Java nao se garante por ser POO, senao Clipper 5.5 ou Smalltalk seriam TOP 10.
Java se garante por portabilidade, nao tem nda de lavagem cerebral, mas se vc nao curte Java q tal aprender .NET??? Parece ser mais sua praia… :twisted:

J

Uhmm… Se ele realmente sabe isso tudo, não é prepotência ou falta de humildade falar isso. Não achei o colega ai snobe.

Falta de humildade e saber e ficar fazendo cú doce na hora de fala, como se falar o que você sabe humilharia o outro que não sabe.

P

Falta de humildade é quando a pessoa comenta que sabe e quando chega no momento do aperto vaza.

D

(…)
Só mais uma coisa, um dia você vai olhar para traz e ver que essa admiração pelo que a IBM e Oracle fazem foi garotice. Essa empresas são grandes elefantes branco. Bonitos de se ver, mas sem agilidade e muito lentas. São ótimas empresas de négocios, ela vendem o que todo mundo quer: responsabilidades. Ninguém é demitido comprando um projeto com IBM/Oracle, mesmo sendo caro e dando errado.

Companheiro, você falar isto da Oracle eu até compreendo, porque as politicas da Oracle são clarissimas… mas em um mundo que a maior empresa de software é a Microsoft, questionar a qualidade técnica da IBM é chutar o pau da barra.

Você conhece algum sistema bem construido? Um que se possa citar como sendo o exemplo perfeito de especificação, de atender os “demandas” do usuários, que a implementação é incontestável da primeira até a última linha… certamente que não.

Com relação ao questionamento da linguagem Java e porque ela realmente vale a pena foi, eu poderia acrescentar algumas coisas, mas tem uma que é fabulosa em java.

A preocupação em ser e favorecer o microcódigo.

Os melhores programas em java são aqueles que conseguem ser modelados com os menores objetos possíveis.

Se você seguir os modelos (e não a sintaxe da linguagem), as metodologias recomendadas vocês estará certamente fazendo uso das boas práticas da OO (lembrando que existem más tb), obtendo alto coesão e baixo acoplamento do sistema.
Desta forma, o sistema se torna naturalmente fácil de sofrer manutenção pelos desenvolvedores ou por terceiros.

Com relação aos paradigmas, java pode ser considerada OO mas não atende todos os requisitos dos mais puristas…

Agora das linguagens que foram citadas, quais ou quantas tiveram uma curva de crescimento em utilização e de maturidade comparáveis com o Java?

Quais linguagens que você conhece que o código desenvolvido na versão 1 continua sendo utilizado sem nenhuma alteração 10 anos e muitas versões depois?

Com relação ao lixoNet, devemos lembrar que ele ficou quase dois anos sendo alvo de muita propaganda da MS e nada de efetivo valor e apenas depois que alguns caras foram contratados pela MS (como o ex-responsável pela VCL da Borland) é que a coisa começou a melhorar… quem sabe daqui uns 10 anos ele entre no pareo.

Por que usar java?

The Java programming language is a high-level language that can be characterized by all of the following buzzwords:
Simple
Object oriented
Distributed
Multithreaded
Dynamic
Architecture neutral
Portable
High performance
Robust
Secure

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/getStarted/intro/definition.html

talvez…

1. porque pensaram em ter internacionalização na Linguagem quando ninguem sabia definir o conceito…
  2. tratamento de erros de forma amigável
  3. extensa API, na maioria com código-fonte aberto e passivel de serem estendidas
  4. Utiliza os beneficios de ponteiro sem ter os problemas causados por eles.
  5. Robusto gerenciamento de memória
  6. VM inigualável para execução e otimização de código inline.

até.

:lol:

Ops: complementando… agora com a abertura da VM do java estou doido para ver quanto tempo levará para ter uma VM dentro do postgre… e quanto tempo levará para a camada de persistência ficar embutida no SGBD (hehehe).

D

Micox:
É o seguinte:
(…)

A pergunta é esta:

não pude deixar passar… você certamente não conhece boas instituições, né? professores fazendo lavagem cerebral… essa foi a melhor do ano.

J

:shock:

Talvez eu conheça (sim, eu conheço)… Não estou criticando o Java. Java hoje é a minha plataforma de trabalho numero 1. Gosto muito do java, por favor, você não precisa defender o java para mim.

Uma duzia… .bat do dos/windows é uma delas. E isso é uma coisa boa?
Eu acho um horror esse negocio de compatibilidade do java. Será que sou só eu que vê que isso trava a evolução da linguagem? Não estou falando de sair chutando o balde. Mas major version não deveriam ser totalmente compativeis entre si. Uma pequena atualização dos programas não iria matar ninguem. No pior dos casos você, para a aplicação especifica, teria que usar uma JVM na versão anterior.

O que de fato não é, para ilustrar: Joãozinho tinha um programa que tinha uma variavel chama enum, um belo dia ele resolveu usar o Java 5 e teve que fazer alguns correções no seu programa. Pois a compatibilidade tão alardada não funcionou… isso cortou o braço de Joãozinho? Matou ele? Não.

Não me contive e vou colocar outro exemplo, pois essa aconteceu comigo,

Zezinho tinha um mock de drive JDBC para testar seus programas, um belo dia ele resolveu testar o Java 6, que mudou toda a interface de Connection. o código de Zezinho não funcionara mais. Zezinho foi lá e fez algumas pequenas atualizações no seu connection e tudo voltou a ficar uma beleza.

Vou para por aqui… já entendi o tipo…

M

Cara, tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, por exemplo:

Vantagens:

1 - Disponibilidade de disversas APIs e Frameworks;

2 - Disponibilidade de materiais de suporte como apostilas, artigos, tutoriais, fóruns ;

3 - 90% das ferramentas e frameworks (as melhores) para se trabalhar com Java são Free;

4 - Java é padrão de ensino de programação na maioria das Faculdades;

5 - Quem domina java em qualquer plataforma tem um dos melhores salários no meio da programação;

.

.

Desvantagens:
1 - Curva de aprendizado muito grande;

Não podemos dizer que Java é moda, pois o mercado não segue moda e sim tedẽncias !!! Java não se domina em 1 ou 2 anos, pois é uma linguagem que te oferece varios mundos !!!

Agora, segundo os artigos que circulam por ai, se vc quer algo com baixa curva de aprndizado, pesquise por RubyOnRails, pq na minha opnião, é uma linguagem que vai concorrer diretamente com Java com a vantagem de ser fácil de aprender !!!

C

:shock:

Ufa, nao fui so eu que lembrou imediatamente da java.util.Calendar :mrgreen:

L

isso deve ajudar parceiro:

http://www.imasters.com.br/artigo/2610/java/por_que_java//imprimir

L

Programo em Java porque as mulheres adoram programadores Java, se for certificado então, pega até modelo.

:slight_smile:
:smiley:

L

uhuha… eh so se for!!

L

Olá

Luiz Aguiar:
Programo em Java porque as mulheres adoram programadores Java, se for certificado então, pega até modelo.

:D

Pera aí, mulher gosta de programas em Java, Paris e Nova York e não de programadores Java. :lol:

[]s
Luca

P

Luiz Aguiar:

hehehe imagina a situação:

Mulher de balada - O que você faz?

Programador java (estufando o peito) - SOU PROGRAMADOR JAVA

Mulher de balada- ah tá…

huehauiaheiuheauiheauiheauiheae

P
  • Ola
  • Oi… o que vc faz
  • Eu ganho 5 mil reais programando em java
  • Wow… eu amo vc.
C

hahaha

Micox… eae? ta convertido? ops… convencido?

N

Rapaz vcs estão tentando convencer esse tal de Micox há mais de um ano, eu acho que ele já terminou o bendito trabalho da universidade e hoje é um bom programador delphi. kkkkkkkkkkk

Cara gostei muito desse motivo:

:lol:

C

nilolima:
Cara gostei muito desse motivo:

Se fosse verdade, entao…

E

Eu podia mencionar experiências com IBM Global Services. Poderia mencionar as críticas de Dijkstra ao S/360. Poderia falar do pior app server java em existência, poderia falar das esquisitices de inúmeros produtos que eu conheço. Poderia falar do AIX, poderia falar do DB2 e de suas exóticas ferramentas. Poderia falar do exótico Websphere Content Discovery, poderia lembrar do Visual Age 3.5, poderia lembrar do websphere 3.0, poderia falar do MQ Series e sua simplicidade comovente.

Mas vou falar uma única coisa: PL/1

E

E poderia falar mais coisas ainda. Mas por contrato tenho que me calar :wink:

J

Poderiamos, mas seria anti-ético, deixa para daqui a alguns anos… Nós vamos escrever uma espécie de “Death March Projects” versão brazuca.

ps: Eu e o Eliziario participamos juntos do Q.A. no dito projeto.

E

Ok. Todo mundo sabe agora onde tem a polícia tem que bater se eu o peleteiro morrermos em circunstâncias esquisitas.
Epa… quem colocou essa cabeça de cavalo aqui na minha cama… Ei! quem são voc… argh! poff! rrrriiip! bang! bang! bang!
Tu Tu Tu Tu Tu Tu…
Click.
NO CARRIER…

E

Luiz Aguiar:

Eu, shoes e Gavin King numa boite do rio…
Gavin chegava pras mulheres e falava: “Hey, I am a famous java developer”.
Considerem que uma das coisas mais fáceis prum gringo na zona sul do rio é pegar mulher.
Gavin só pegou uma mulher, bem fraquinha, lá pro fim da noite.
Então, eu acho que na verdade, ser um programador java famoso atrapalhou e muito!
MAs, naturalmente, tudo depende do tipo de mulher que você quer pegar! huhuahuhauhauhauhauuahuhau

L

Pow cv, tem que pensar positivo… hehhe :smiley:

D

Falou moçada…
vocês me convenseram…
derrubaram o último mito que eu tinha (hehehhe).
Não defendo mais a IBM (hehehe), mas NÃO deixo de criticar a MS e seus ÓTIMOS programas.

e valeu pelo "já entendi o tipo… "

J

Dieval Guizelini:
Falou moçada…
vocês me convenseram…
derrubaram o último mito que eu tinha (hehehhe).
Não defendo mais a IBM (hehehe), mas NÃO deixo de criticar a MS e seus ÓTIMOS programas.

e valeu pelo "já entendi o tipo… "

Hehehe… normalmente eu não respondo um tópico desse tipo (resposta de uma reposta mal criada minha), mas você, diferente dos outros, não me xingou e nem saiu repetindo as mesma bobagem sem nem ao menos tentar aprender alguma coisa com isso. Parabéns.

Mas, criticar a MS é uma fase, eu um dia já fui assim… E não faz muito tempo não… A ultima bobagem que eu fiz foi ficar ofendido quando o TheServerSide.com lançou uma versão para .NET, eu me senti realmente muito ofendido pois o TheServerSide está traindo a “comunidade java”… Que besteira que eu fiz.

Bem, o .NET está no mercado, e especialmente hoje fiquei sabendo que uma empresa multinacional mega (uma pena que não posso falar o nome, você ficaria impressionado) está mudando de Java para .NET.

O .NET é fato, goste você ou não, e tirando a syntax do C# (que é um mistura de C++ / Java e Delphi) as semelhanças param por ai (sim, eu sei .NET). Têm muita coisa legal no .NET que você ficaria assustado. Annotations e WebServices fáceis por exemplo, é uma coisa que o Java “aprendeu” com o .NET.

Melhor do que Java? Em algumas coisas sim, em muitas outras não. Dependendo do projeto, .NET é mais aconselhado.
Aplicativo para desktop e pocketpc, o .NET é muito melhor do que Java. (Se multi-plataforma não existir para você), agora se for Web eu ainda gosto mais de Java. (Não que o ASP.NET seja ruim)

O fato que não podemos nos tornar “religiosos” de nenhuma plataforma, a não ser que sejamos contratados para ser evangelista de uma delas ;), por que ser evangelista de graça é ser um completo Zé.

Só para me retratar e não ficar uma imagem ruim (por causa do caso do TheServerSide, que de certa forma é recente), quando ouvi falar do Ruby on Rails a minha reação foi diferente. Pensei: “Será isso tudo? Inovação avista?” e fui estudar um pouco a coisa com muitas esperanças de ser algo novo e bom.

E

Bom gente, apesar de eu ser novinho em java (1 mes) e ter somente programado linguagens “procedurais” voltas mais para internet (asp, php). Sou do tipo que prefere ver se a nosso modo de linguagem se desenvolve na plataforma selecionada.
por exemplo entre php e asp eu sempre preferi asp, não é uma questão de ser mais facil ou mais dificil de programar, mais eu me adaptei melhor ao asp e portanto quanquer programação para internet eu construo em asp independente das novidades que surgem no mercado pois por mais dificil que seja e as vezes antiquado é no asp que consigo desenvolver as coisas.

Portanto, se você não está conseguindo se interar com o java e conseguir produzir ganhando tempo e praticidade, acho disperdício de tempo tentar além do necessário requerido pela facul.

Por que se vc for pragamar numa linguagem que vc não curte, vai programar mau humorado e isso reflete no resultado final e no tempo que vc vai levar para completar o trabalho.

E

edrain:
Bom gente, apesar de eu ser novinho em java (1 mes) e ter somente programado linguagens “procedurais” voltas mais para internet (asp, php). Sou do tipo que prefere ver se a nosso modo de linguagem se desenvolve na plataforma selecionada.
por exemplo entre php e asp eu sempre preferi asp, não é uma questão de ser mais facil ou mais dificil de programar, mais eu me adaptei melhor ao asp e portanto quanquer programação para internet eu construo em asp independente das novidades que surgem no mercado pois por mais dificil que seja e as vezes antiquado é no asp que consigo desenvolver as coisas.

Você já experimentou alguma linguagem dinâmica como Ruby ou Python? acho que você vai conseguir juntar o melhor de dois mundos: A facilidade de uma linguagem dinâmica como VB, e orientação à objetos de verdade, bem como a facilidade de desenvolver para múltiplas plataformas de java.
Ruby me parece mais elegante, mas Python tem um runtime mais rápido e mais presença no mercado (uma das maneiras mais fáceis de você trabalhar para o google seria justamente ser um hacker python).

G

Proteu Alcebidiano:
Luiz Aguiar:

hehehe imagina a situação:

Mulher de balada - O que você faz?

Programador java (estufando o peito) - SOU PROGRAMADOR JAVA

Mulher de balada- ah tá…

huehauiaheiuheauiheauiheauiheae

Só completando rubeiro =D

… pensei que você fosse um médico, um advogado, um juíz, coisa do tipo e tal…

Programador Java: É… bem, é… eu trabalho para eles. (sai envergonhado)

G

Veja hoje em dia, eu estou a alguns meses sem programar nada profissional em Java, pois aceitei participar de um projeto com apenas programas Oracle, então tudo que nós estamos usando é apenas Oracle e mais nada, desde o banco até o programa gráfico de interface com o usuário, tudo oracle.

E a cada dia sinto mais falta de trabalhar com Java, não que eu acho Oracle e suas ferramentas difíceis, muito pelo contrário, conseguem me dar menos trabalho, consigo quase sempre resolver de forma prática (argg, menos o PCL que ta me deixando meio doido), mas a vontade do Java me faz querer retornar para projetos Java daqui a alguns meses.

B

Java ainda oferece o melhor suporte a compatibilidade e portabilidade. Mas Java também é a linguagem da modinha, então, caso apareça outra linguagem Java poderá perder espaço.

Um de meus professores que é fascinado no Java jogou uma declaração bombástica dizendo que Java deixará de ser o que é daqui a 2 anos… que perderá seu espaço e outras linguagens aparecerão e serão ainda mais poderosos.

Concordo com o fato de que outras linguagens aparecerão e poderão concorrer em um mesmo degrau com o Java, e assim teremos uma aba de linguagens poderosas muito maior. Mas discordo quando ele fala que o Java perderá espaço. Se vocês não perceberam, ainda existem bancos que utilizam sistemas bastante antigos, e isso mostra o quanto a transição de sistemas é lenta. Então, para que outra linguagem venha a substituir o Java, ela teria que ser no mínimo melhor, para que fosse REALMENTE necessária a mudança.

Mas porque eu disse tudo isso se o tema é as Vantagens que traz o Java? Bem, diante de tudo que foi dito, podemos dizer que as grandes vantagens do java são:

*Linguagem da Moda (sim, isso faz diferença)
*Compatibilidade
*Portabilidade
e principalmente, independência de qualquer outra plataforma. Essa sim é a principal vantagem do Java. Não é o sistema Desktop, Mobile ou Web que faz a diferença, e sim todo o conjunto.

Isto acontece porque um sistema feito em alguma dessas plataformas pode ser facilmente migrado para outras, o que faz a linguagem atingir níveis de abstração bastante elevado. Um sistema que se iniciou para rodar em um Desktop pode ser passado para a WEB e futuramente para um Palm, PDA, Carro, etc.

Nenhuma outra linguagem oferece esse tipo independência.

“Ah, mas eu gostaria de utilizar apenas para Desktop”.
Trabalhe com Java para Desktop e você rapidamente verá a necessidade deste sistema ingressar na WEB. O que não será difícil fazer…
…mas seria se você estivesse trabalhando em outra linguagem…

P

Não comentando o resto, apenas um ponto interessante…

Facilmente? Como?

Java não é WORA sequer entre dispositivos Java ME, muito menos de SE/EE para ME.

Qualquer linguagem baseada em VM e muitas das interpretadas oferecem isso, a vantagem de Java é no seu desempenho, onipresença e relativa abertura.

B

Java é WORA em alguns pontos, e certamente a mudança entre plataformas Java não é um deles, mas com certeza a utilização de uma mesma linguagem para esta enorme quantidade de dispositivos que o Java suporta faz com que seja facil transplantar de um sistema para outro, não necessariamente sem fazer nenhuma mudança, mas a programação em camadas em Java com certeza possibilita uma mudança não indolor, mas com uma dor relativamente baixa comparada a outras linguagens.

Os dispositivos móveis são um capítulo a parte e podem sim ser utilizados com WORA (embora não seja fácil). Existem muitas APIs proprietárias que dificultam este tipo de prática, mas se você quer fazer um sistema com bastante compatibilidade, utilize versões de perfis e configurações mais antigas, como CLDC 1.0 e MIDP 1.0. E quanto a adequação de telas, utilize geração de telas dinamicas, que podem ser feitas em tempo de execução.

Tudo é uma questão do que se quer fazer. APIs proprietárias geram maior desempenho e os perfis e configuracoes altos aumentam as ferramentas do desenvolvedor, em contrapartida não se tem uma compatibilidade aceitável.

B

A parte de trazer um sistema SE/EE para ME não é complexa, visto que não irá ser passado todo o sistema SE/EE para o dispositivo móvel, e sim serão utilizados subsídios para que o dispositivo possa fornecer o mesmo que as outras plataformas oferecem. Um exemplo seria a utilização de um servlet que se comunique com o dispositivo móvel atravéz de protocolo HTTP. Com isto poderemos, com o dispositivo móvel, ter serviços que eram oferecidos em uma página, por exemplo.

P

Sei não. A linguagem é o de menos, o importante é a paltaforma e entre elas Java não é WORA.

Não sei qual a sua realidade mas para a minha e de quem eu conheço isso é mais lenda que ficção. Fazer aplicativos completamente portáveis em Java ME é perder todos os recursos que podem tornar uma aplicação interessante, basta ver coisas como Google Mail Mobile.

brunoluna85:

A parte de trazer um sistema SE/EE para ME não é complexa, visto que não irá ser passado todo o sistema SE/EE para o dispositivo móvel, e sim serão utilizados subsídios para que o dispositivo possa fornecer o mesmo que as outras plataformas oferecem.

Um exemplo seria a utilização de um servlet que se comunique com o dispositivo móvel atravéz de protocolo HTTP. Com isto poderemos, com o dispositivo móvel, ter serviços que eram oferecidos em uma página, por exemplo.

Se for assim não há porque utilizar Java, basta qualquer plataforma de desenvolvimento para dispositivos e qualquer uma corporativa, desde que se comuniquem.

Isso é possível em .Net, Ruby e até ASP.

O ponto é: WORA, baseado em VM, gerenciamento automático de memória deixaram de ser vantagens competitivas para o Java há alguns anos. Java é altamente competitiva, em outros aspectos.

M

Cara eu tb toh comecando a estudar java (sozinho). Desde qnd comecei a estudar programação tive vontade de aprender java, mas como os livros não eram mto baratos tive q ficar msm com pascal e delphi. Agora q toh trabalhando posso comprar meus proprios livros. Em mais ou menos 3 meses de estudo o q consigo afirmar ser vantagem do java em relação a outras linguagens:

Independente de plataforma (tdo bem q a ms copiou essa ideia da sun neh mas java ainda tem mais vantagens)

Vc não precisa conhecer a api do s.o onde o seu programa vai rodar. Em linguagens como c, pascal, c++ para programar vc precisa conhecer a api do sistema. Resumindo se vc tiver q criar programas para linux e windows vc terá q criar dois codigos. Em java vc somente precisa conhecer a api do java.

Java é puramente orientada a objetos: estou acostumado com linguagens procedurais. Aprender OO p mim não tah sendo facil mas toh conseguindo e vejo q isso tem sim suas vantagens.

Vc nao precisa reiventar a roda. Com a api do java da p aproveitar mta coisa!! Vc pode economizar no codigo.

Vale lembrar tb de uma coisa q esta na apostila da Caleum: java não foi desenvolvida para ser usada em pequenos programas. Se sua intenção ao aprender java é construir programas mais simples é recomendado continuar com vb ou com delphi.

Cara dicas de livros eu não posso dar mtas afinal eu soh tenho o java como programar, mas qnd eu fui comprar meu livro os caras me indicaram tb um livro chamado use a cabeça, use java (ou algo parecido), entao vc pode procurar por esses se for do interesse.

Cara se vc tah a 5 meses estudando java e ainda naum sabe qual vantagem pq nao parou?? Eu qnd terminei o primeiro capitulo ja tinha mtos motivos p continuar… Cara se vc viu q isso nao é p vc então sai dessa e vai fazer o q vc se sente a vontadee!!!

Criado 30 de abril de 2005
Ultima resposta 21 de jan. de 2007
Respostas 70
Participantes 34