Vamos lá, vou considerar que vc começando a aprender o conceito do JPA seja em um curso ou na faculdade e esse código já estava semi pronto.
Primeiramente, o @OneToMany por padrão vem como fetch Lazy, isso quer dizer q qndo vc faz uma consulta no banco pelo seu objeto (vou considerar q ele se chama Pagamento) ele devolve os atributos, porém se vc ver o valor da lista resPagamentoParcelaList n vai ter nenhum valor nele a não ser se sua consulta no objeto Pagamento estiver explicitamente trazendo o dado do objeto ResPagamentoParcela.
Tendo isso em mente vc precisa entender o motivo do resPagamentoParcelaList estar na sua entidade de Pagamento, faça as perguntas, eu preciso dela? Para q eu preciso dela? Qndo eu n preciso dela? Qndo eu n preciso dela?
Parece ser perguntas idiotas mas elas realmente ajudam a entender a regra e nos guiar melhor. Dps de responder essas perguntas comece a entender o código busque entender o que cada método faz, comece pelos seus controllers e vai descendo. No começo é dificil msmo, tdo acaba parecendo grego mas sempre q encontrar algo q n conheça busque na internet e até o momento q vc vai encontrar onde está sendo feito a persistência dos dados, isso vai te facilitar mto n só a alterar isso mas entender o q está acontecendo e qndo tiver outro problema estar mais fácil onde ajustar.
Não faz mto tempo q eu comecei a desenvolver por isso entendo um pouco as dores de qm está começando, sei q talvez n consegui te ajudar a resolver esse problema em especifico, mas espero q tenha dado uma clareada no conceito.