Realmente falta mão de obra?

82 respostas
F

Olá, não postei esse tópico na parte de notícia, pois não é minha intenção passar isto como uma.

Estava lendo este artigo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/falta-de-mao-de-obra-qualificada-preocupa-ti-15052010-8.shl

Ao acabar de ler tive minhas dúvidas.
Num futuro próximo irá ter falta de mão de obra?
Isso irá valorizar cada vez mais a área d TI?
Realmente grande parte dos candidatos a vagas não são qualificados? Ou a culpa é da empresa por impor pré-requisitos “absurdos” que muitos nem irão necessitá-los para o cargo almejado?
O aumento de salário iria “camuflar” esse déficit?

Obs.: Na minha opinião a inclusão digital não iria aumentar significativamente o interesse de mais pessoas para nossa área mesmo o número de computadores dobrando até 2014 (Segundo a estimativa mostrada no artigo).

Flw galera.

82 Respostas

A

Esse história de falta de mão de obra me parece mais marketing das empresas que realidade. Se eu tivesse uma empresa também divulgaria tal noticia.

F

É bem por aí Artesão. A revista INFO a cada duas edições lança uma matéria dessas. Falta mão de obra qualificada BARATA. Eles sempre fingem esquecer de colocar esse adjetivo no final da frase.

T

kkk é bem por ai …

tem alguém ai colecionando boas propostas (realmente boas propostas ) ?

L

Na minha opnião mão de obra tem muita, porem grande parte não tem conhecimento o suficiente e quer ocupar altos cargos.
Eu mesmo conheço um cara que mal entrou na faculdade chamei ele para estagiar ele disse que só queria se Emprego e o salário que ele pediu era maior que o meu.
Isso um cara que nem aprendeu orientação a objeto ainda.

T

Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.

W

Exigencias absurdas ( acontece muito). Os profissionais que saem das universidades não estão, e não estarão, preparados para o mercado de trabalho ( meu caso). Eles ficam criando falsas expectativas em relação ao mercado de TI. Esta situação só irá agravar porque com essas notícias, vem aumentando gradativamente a quantidade de instituições que oferecem cursos superiores de TI sem um mínimo de estrutura. Fico imaginando daqui a uns 5 ou 10 anos, época em que haverá um monte de " profissionais de TI diplomados" sem sequer ao menos saber trabalhar.

F

Thomaz Diogo:
Se estiver sobrando estou aqui, aceito doações sem problemas. Dependendo da proposta você leva o primeiro salário. :stuck_out_tongue:

Toda hora vejo isto, também mas na hora de procurar um estágio, não consigo encontrar -.-, estou tendo que me especializar de uma forma bem rápida para poder fazer o estágio, e logo logo poderei tirar minha certificações.

Realmente é estranho haver a notícia falando que não há mão de obra qualifica e muitas empresas não querem capacitar seus estagiários e juniors.
Fiquei bastante tempo procurando estágio, quando eu consegui a empresa compreendeu minha inexperiência e estou aprendendo muito, respeitam meus horários minhas épocas de prova e etc, vejo que conseguir o 1º estágio/emprego não é uma questão apenas de certificações (Que na minha opinião ajudam muito nesse 1º passo - Apesar de não possuir nenhuma ainda) mas também depende de sorte (Tanto para conseguir a vaga quanto para um lugar que lhe passe uma experiência profissional construtiva).

Boa sorte na sua busca Thomaz Diogo.

Vlw

D

Isto seria culpa do fato das faculdades exijirem muita teoria e pouca prática?

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.

Thomaz Diogo:

Estou na mesma situação. Não encontro estágio, as empresas querem que apareça um prficional “em uma bandeija de prata” e que saiba de tudo. Não querem pegar um iniciante como eu e capacita-lo, ai que falta empregos mesmo.

F

DarthVictor:

Na faculdade, prova de java é teórica, ou seja. O decoreba é mais importante que saber programar.

Eu usava vários conceitos de OO sem saber nada na teoria e depois de ler, vi que em tal momento, usava encapsulamento, em outros, polimorfismo, herança, etc.

Não se pode medir as habilidades de utilizar uma ferramenta em uma prova teórica, muita gente(que conheço) mal sabe o que é herança e utiliza este conceito.

Sinceramente, este modelo de teoria, teoria e teoria não serve para selecionar os que sabem programar.

Uma prova prática evita os “decorebas” e permite ver se o aluno esta preparado para programar para uma empresa, infelizmente apesar de odiar alguns tipos de testes devido a grande ineficiencia, tenho de conseguir uma boa nota porque é melhor.

Desculpe discordar de sua generalização mas nem todas as faculdades são só teoria / decoreba, tá certo que não é 100 % da nota (Onde eu estudo) mas as atividades práticas foram 40% da nota (Desenvolvemos applets, trabalhamos com thread, hashtable entre outras coisas).

Vlw

R

Eu acho que a faculdade tem que oferecer a base, mas cada pessoa precisa correr atrás de novos conhecimentos, além disso a empresa também não pode exigir que o profissional em seu primeiro estágio saiba tudo.

R

eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…

M

ceb10n:
eu discordo completamente que faculdade tem que preparar o profissional para o mercado de trabalho!
é por isso que está cheio de instituições que por imcompetencia do governo estão oferecendo cursos bizarros em troca de diploma.

uma faculdade precisa fornecer uma ótima base teórica sim senhor! em diversos assuntos, e o mais importante! ensinar o aluno a se virar sozinho!
agora propagandinha de faça faculdade e saia com X certificações, entre na faculdade X e faça 2 cursos no tempo de 1 só… pelamordedels!!

e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java? wow, estão preparando o cara pro mercado de trabalho! ele conhece a api e diversos frameworks! nossa, a faculdade é ótima! ai vc pega um zé desses, apresenta qlqr coisa fora do escopo do curso e ele não vai saber nem por onde começar…

o importante é aprender a pensar durante a faculdade, e não aprender Java, ganhar certificação e ter um nome bonitinho como ensino superior no diploma…

Concordo que a faculdade tem que ensinar o aluno a pensar, mas acho que as empresas tb têm que investir. E o que ocorre é a falta de empresas interessadas em investir no desenvolvimento de um estagiário ou alguém recém formado. Quem está fazendo faculdade na área de informática, principalmente desenvolvimento, tem que se virar como pode (por isto agradeço este fórum), pois na maioria das faculdades o que é passado é muita teoria e pouca pratica e se o aluno não correr atrás o resultado e este, empresas reclamando de profissionais despreparados ou a falta deles.

G

De preferência, escrava.

F

ceb10n:

Devido ao meu comentário acima SUPONHO que você tenha feito uma indireta para mim. Não discordo de maneira nehuma de sua opinião porém minha faculdade não oferece nenhuma certificação e com relação a Java é o instrumento usado para programar OO, o foco desses 6 meses de disciplina é aprender a Orientação a Objeto e não o Java em si tanto que são feitas comparações com outras linguagens para os alunos saberem que elas existem. Porém pelo jeito que eu tenha falado pode ter parecido outra coisa, mas não é a mensagem que queria passar. E com relação a trabalhos práticos acho sim necessário no entanto não do jeito que você falou:

“e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java?”
Java não, mas uma linguagem qualquer para aprender OO, estruturada, seja lá oque, sim pois é necessário por em prática o conhecimento adquirido (pelo meno na minha opinião).

Vlw

D

Frantic Avenger:
DarthVictor:

Desculpe discordar de sua generalização mas nem todas as faculdades são só teoria / decoreba, tá certo que não é 100 % da nota (Onde eu estudo) mas as atividades práticas foram 40% da nota (Desenvolvemos applets, trabalhamos com thread, hashtable entre outras coisas).

Vlw

Foi mal mesmo a generalisação, mais no geral, o decoreba rende mais nota que o estudo.

M

Eu pelo menos procuro algo em torno dos R$ 700,00 ou R$900,00 + o V. Transporte, entretanto não se esqueça de que tudo é negociável e se a vaga for promissora ou seja, possibilite ao estagiário a possibilidade de aprendizado, crescimento e desenvolvimento dentro da empresa e na vida pessoal, podemos sentar e conversar. Agora se a vaga for para um “escraviario” em que a empresa esteja procurando alguém para “Tirar o couro” ai e sacanagem né.

M

Também concordo. Um aluno com uma boa base teórica tem muito mais facilidade de se tornar um bom profissional quando adquirir experiência prática. E os que possuem a maior base teórica são os que mais facilmente conseguem aprender novas tecnologias quando o mercado muda. Testemunhei isso do Clipper pro VB/Delphi e desses pro Java/.NET.

Sobre a falta de mão de obra, até uns anos atrás era fácil achar gente especializada procurando emprego ou trabalhando por pouco, hoje ficou mais difícil, o que mostra que o mercado melhorou. Mas o país é desigual, tem lugares faltando gente até pros bons salários, outros está sobrando. E o brasileiro pela própria cultura é mais resistente em mudar de cidade e “correr atrás” de salários. E os já empregados também são resistentes em arriscar “trocar o certo pelo duvidoso”. O pessoal se apega demais onde está trabalhando, mesmo que seja explorado.

L

Em que terra esta faltando mão de obra? na terra do nunca? no pais das maravilhas? se alguem souber o caminho me diga que vou pra la… pois na minha terra o que tem e falta de emprego e muita mão de obra…

S

Primeiro é preciso tomar atenção ao que está sendo dito. Concordo que o problema são os adjetivos “barato” e “qualificada” mão de obra para qualificar tem se sobra. O problema é de dois gumes. As empresas não querem investir porque isso é caro, elas preferem “comprar pronto”. É uma simples questão de economia. Do outro lado as pessoas acham que a sua evolução é responsabilidade das empresas. O que é um erro. a responsabilidade é de cada um. Existe um mito de que a carreira profissional acontece numa unica empresa. E isso não se aplica apenas ao ramo do software.

O sonho de muito devsenvolvedor é ser gerente, ou seja :ganhar muito e não fazer nada. Este é o modelo atual que leva a que a pessoa procura um cargo, não uma profissão. A pessoa não procura aprender uma arte e afinar seus skills, ela quer ludibriar todos até chegar num cargo. Como um programador reles vira gerente ? puxando o saco da pessoas certas. Não tem nada que ver com tecnica.
Enquanto esse modelo persistir ninguem irá procurar pessoas que entendem realmente das coisas.

A culpa é parcialmente das escolhas porque os professores ensinam um modelo falido. Alguem aprende scrum na escola de gerencia e administração ? Não. Mas fordismo , aka linha de montagem, todo o mundo entende. Falta uma educação de software e ela falta porque falta uma cultura de software.
E a culpa dela não existir é nossa. Sempre que não impomos padrões, sempre que recuamos face a um “não” da gerencia tradicional estamos matando o nosso futuro. É mais ou menos como aquele negocio de que uma fada morre sempre que alguem diz que não acredita. “diz” e não “acredita”. O problema é moral. As pessoas preferem sacrificar a sua moral e o que aprenderam (será que aprenderam mesmo?) no ambiente da familia para “sobrevivier”. Básicamente as pessoas colocam um preço na sua moral, e ele é bem baixo (estagiários a colocam de parte por menos de mil reais)

A comunidade de desenvolvimento de software -qq plataforma- precisa entender que o mundo do desenvolvimento é dificil por nossa própria responsabilidade. Existem diretivas a vários niveis sobre o que dá certo e o que dá errado. Não apenas em codigo, mas em práticas administrativas, etc… Porque não seguimos isto ? simples falta de cultura.

Mas mesmo que essa cultura fosse ensinada nas faculdades, valeria de alguma coisa no mundo real ? Não. O mundo real é desleal e desonesto. QI é mais relevante que experiencia e tempo de casa é mais importante que resultados. O exemplo dos caras do google ilustra bem isto. O cara sai da faculdade com uma ideia , mas o mundo real não a aceita. Nem todas as pessoas com ideias boas, conseguem criar suas próprias empresas.

finalmente a maior culpa é dos empresários do ramo do software que ainda pensam como nos anos 50 e seguem o modelo da IBM ( o qual ela mesma abandonou faz tempo). Acrescente-se a isso uma falha no entendimento e implantação de metodologias como RUP e scrum e temos um cenário apocalipstico.

Se alguma estudante está querendo entrar neste mundo é bom que saiba no que se vai meter. A politica da coisa é muito complexa. ainda vivemos num sistema feudal no que diz respeito a desenvolvimento de software.

D

marcosalex:
ceb10n:

Também concordo. Um aluno com uma boa base teórica tem muito mais facilidade de se tornar um bom profissional quando adquirir experiência prática. E os que possuem a maior base teórica são os que mais facilmente conseguem aprender novas tecnologias quando o mercado muda. Testemunhei isso do Clipper pro VB/Delphi e desses pro Java/.NET.

Verdade. Talvez esteja equivocado com a teoria. Mais se esquece da teoria quando ela não é botada na prática.

O proficional realmente tem de der uma boa base torica mais tem de saber aplicar seus conhecimentos.

marcosalex:
ceb10n:

Sobre a falta de mão de obra, até uns anos atrás era fácil achar gente especializada procurando emprego ou trabalhando por pouco, hoje ficou mais difícil, o que mostra que o mercado melhorou. Mas o país é desigual, tem lugares faltando gente até pros bons salários, outros está sobrando. E o brasileiro pela própria cultura é mais resistente em mudar de cidade e “correr atrás” de salários. E os já empregados também são resistentes em arriscar “trocar o certo pelo duvidoso”. O pessoal se apega demais onde está trabalhando, mesmo que seja explorado.

É verdade, as pessoas onde falta emprego se apegam onde moram e não saem da cidade. Tomara que continue assim, ai a região de curitiba continuará com muita vaga para pouco proficional.

Frantic Avenger:

Verdade, deve ensinar as pessoas a ser virarem, pois comessou com a moda de assemply, ai veio a moda do C e agora do java. Se o cara não sabe se virar, basta surgir uma linguagem mais usada que java e java “falir”(não estou dizendo que isto ocorrerá) que o cara fica desempregado. Estava errado e admito.

Frantic Avenger:
ceb10n:

Devido ao meu comentário acima SUPONHO que você tenha feito uma indireta para mim. Não discordo de maneira nehuma de sua opinião porém minha faculdade não oferece nenhuma certificação e com relação a Java é o instrumento usado para programar OO, o foco desses 6 meses de disciplina é aprender a Orientação a Objeto e não o Java em si tanto que são feitas comparações com outras linguagens para os alunos saberem que elas existem. Porém pelo jeito que eu tenha falado pode ter parecido outra coisa, mas não é a mensagem que queria passar. E com relação a trabalhos práticos acho sim necessário no entanto não do jeito que você falou:

“e qnto a ensinar a programar na prática… que que adianta ensinar na faculdade Java?”
Java não, mas uma linguagem qualquer para aprender OO, estruturada, seja lá oque, sim pois é necessário por em prática o conhecimento adquirido (pelo meno na minha opinião).

Vlw

Concordo. O modo mais fácil de aprender teoria é na prática, lógico que é importante a faculdade preparar os alunos para se virarem fora do escropo do curso, mais convenhamos que a prática desperta mais interesse da turma e facilita a memorisação.

L

sergiotaborda:
Primeiro é preciso tomar atenção ao que está sendo dito. Concordo que o problema são os adjetivos “barato” e “qualificada” mão de obra para qualificar tem se sobra. O problema é de dois gumes. As empresas não querem investir porque isso é caro, elas preferem “comprar pronto”. É uma simples questão de economia. Do outro lado as pessoas acham que a sua evolução é responsabilidade das empresas. O que é um erro. a responsabilidade é de cada um. Existe um mito de que a carreira profissional acontece numa unica empresa. E isso não se aplica apenas ao ramo do software.

O sonho de muito devsenvolvedor é ser gerente, ou seja :ganhar muito e não fazer nada. Este é o modelo atual que leva a que a pessoa procura um cargo, não uma profissão. A pessoa não procura aprender uma arte e afinar seus skills, ela quer ludibriar todos até chegar num cargo. Como um programador reles vira gerente ? puxando o saco da pessoas certas. Não tem nada que ver com tecnica.
Enquanto esse modelo persistir ninguem irá procurar pessoas que entendem realmente das coisas.

A culpa é parcialmente das escolhas porque os professores ensinam um modelo falido. Alguem aprende scrum na escola de gerencia e administração ? Não. Mas fordismo , aka linha de montagem, todo o mundo entende. Falta uma educação de software e ela falta porque falta uma cultura de software.
E a culpa dela não existir é nossa. Sempre que não impomos padrões, sempre que recuamos face a um “não” da gerencia tradicional estamos matando o nosso futuro. É mais ou menos como aquele negocio de que uma fada morre sempre que alguem diz que não acredita. “diz” e não “acredita”. O problema é moral. As pessoas preferem sacrificar a sua moral e o que aprenderam (será que aprenderam mesmo?) no ambiente da familia para “sobrevivier”. Básicamente as pessoas colocam um preço na sua moral, e ele é bem baixo (estagiários a colocam de parte por menos de mil reais)

A comunidade de desenvolvimento de software -qq plataforma- precisa entender que o mundo do desenvolvimento é dificil por nossa própria responsabilidade. Existem diretivas a vários niveis sobre o que dá certo e o que dá errado. Não apenas em codigo, mas em práticas administrativas, etc… Porque não seguimos isto ? simples falta de cultura.

Mas mesmo que essa cultura fosse ensinada nas faculdades, valeria de alguma coisa no mundo real ? Não. O mundo real é desleal e desonesto. QI é mais relevante que experiencia e tempo de casa é mais importante que resultados. O exemplo dos caras do google ilustra bem isto. O cara sai da faculdade com uma ideia , mas o mundo real não a aceita. Nem todas as pessoas com ideias boas, conseguem criar suas próprias empresas.

finalmente a maior culpa é dos empresários do ramo do software que ainda pensam como nos anos 50 e seguem o modelo da IBM ( o qual ela mesma abandonou faz tempo). Acrescente-se a isso uma falha no entendimento e implantação de metodologias como RUP e scrum e temos um cenário apocalipstico.

Se alguma estudante está querendo entrar neste mundo é bom que saiba no que se vai meter. A politica da coisa é muito complexa. ainda vivemos num sistema feudal no que diz respeito a desenvolvimento de software.

Falou tudo…
meus pais sempre diziam: estude moleque para poder ser alguem na vida…
mas qdo vc ve a vida aprende que a unica maneira de ser “alguem” na vida e puxando o saco da pessoa certa… e sendo seu amiguinho…
este e o tipo de cultura lixo que tem este pais lixo… se for ver… em paises de verdade como o japão por exemplo esta ideia estupida não existem… as pessoas realmente estudam para prover melhor qualidade… tanto que os avanços cientificos e tecnologicos vem destes paises onde a cultura do trabalhar duro para ganhar seu pão prevalece invez da cultura brasileira que se resume em puxar o saco de certas pessoas para obter regalias… infelizmente falta vergonha na cara deste povo de merda…

J

Deixa eu passar a visão de quem está contratando: Falta mão de obra qualificada sim. Ao menos aqui em uberlandia.

Tem casos de abuso? Claro que tem. Mas também vejo empresas criando cursos pra formar programadores pra ter quem contratar. Já trabalhei em lugares assim. Eu mesmo já fui responsável por cursos desse tipo.

O que vejo aqui ans entrevistas que faço é muita gente se achando. O cara sai da faculdade, sem nenhuma experiencia, dizendo que faz e acontece. Mas na hora que vamos testar ele… tsc… fiasco. Vejo muito junior cobrando alto (para o padrão de uberlandia).

Quem é bom, está contratado. E não fica desempregado. Quem quer aprender, arruma trabalho logo. Mas tem que entender que se começa de baixo. Não adianta se formar na faculdade e chegar na empresa querendo ser gerente. A galerinha de hoje é muito apressada. Quer 3, 4 promoções por ano. Agora, pergunta se querem fazer por onde?

Vejo muita conversinha de “a empresa tah explorando”, “a empresa exige demais”… Mas quando você olha nas empresas, o que vê é POG, profissionais sem embasamento técnico, com qualidades não-técnicas pouco desenvolvidas, muita pressa e pouco esforço. Há exceções? Claro que há. Mas a maioria está seguindo por esse caminho.

Lembrem-se que gente qualificada não se trata apenas de bom conhecimento técnico. Outras qualidades são importantes. O melhor técnico do mundo ganha pouco se não souber negociar.

Falta gente pra trabalhar? Me desculpem a franqueza, mas no momento, até gente sem qualificação tá faltando.

W

Thomaz Diogo:

Estou na mesma situação. Não encontro estágio, as empresas querem que apareça um prficional “em uma bandeija de prata” e que saiba de tudo. Não querem pegar um iniciante como eu e capacita-lo, ai que falta empregos mesmo.

Onde moro os estágios são um sonho distante. Estou no 7º Período de Ciencia da Computação e até agora não estagiei uma vez sequer. Isso muita me preocupa pq vejo que estou saindo da faculdade sem “bagagem”.

J

Norte e Nordeste são complicados mesmo.

Saí da Bahia por causa disso.

Já sudeste, tem vagas sobrando

W

josenaldo:
Norte e Nordeste são complicados mesmo.

Saí da Bahia por causa disso.

Já sudeste, tem vagas sobrando

éh, moro no Tocantins. Faltam vagas aqui. :roll:

T

Falou tudo!

T

josenaldo:
Deixa eu passar a visão de quem está contratando: Falta mão de obra qualificada sim. Ao menos aqui em uberlandia.

Tem casos de abuso? Claro que tem. Mas também vejo empresas criando cursos pra formar programadores pra ter quem contratar. Já trabalhei em lugares assim. Eu mesmo já fui responsável por cursos desse tipo.

O que vejo aqui ans entrevistas que faço é muita gente se achando. O cara sai da faculdade, sem nenhuma experiencia, dizendo que faz e acontece. Mas na hora que vamos testar ele… tsc… fiasco. Vejo muito junior cobrando alto (para o padrão de uberlandia).

Quem é bom, está contratado. E não fica desempregado. Quem quer aprender, arruma trabalho logo. Mas tem que entender que se começa de baixo. Não adianta se formar na faculdade e chegar na empresa querendo ser gerente. A galerinha de hoje é muito apressada. Quer 3, 4 promoções por ano. Agora, pergunta se querem fazer por onde?

Vejo muita conversinha de “a empresa tah explorando”, “a empresa exige demais”… Mas quando você olha nas empresas, o que vê é POG, profissionais sem embasamento técnico, com qualidades não-técnicas pouco desenvolvidas, muita pressa e pouco esforço. Há exceções? Claro que há. Mas a maioria está seguindo por esse caminho.

Lembrem-se que gente qualificada não se trata apenas de bom conhecimento técnico. Outras qualidades são importantes. O melhor técnico do mundo ganha pouco se não souber negociar.

Falta gente pra trabalhar? Me desculpem a franqueza, mas no momento, até gente sem qualificação tá faltando.

Cara concordo plenamente. Mas sei de casos que o cara fala que faz acontecer e não fica muito tempo na área. Rápido é mandado embora e tem que se contentar com empresas que não pagam bem.

D

Falou tudo!

Pior que é verdade. Os cursos de TI estão cada vez mais frequêntes nas “uni qualquer esquina” em que a única obrigação do aluno é pagar a mensalidade…

Faculdade de programação com 2 alunos por máquina, não da para levar isto a sério e isto que o PC é um “lentium” que leva 10 horas para compilar uma calculadora.

No futuro, os proficionais de TI devido a isto, podem ficar mal vistos pelo mercado.

J

Falou tudo!

Pior que é verdade. Os cursos de TI estão cada vez mais frequêntes nas “uni qualquer esquina” em que a única obrigação do aluno é pagar a mensalidade…

Faculdade de programação com 2 alunos por máquina, não da para levar isto a sério e isto que o PC é um “lentium” que leva 10 horas para compilar uma calculadora.

No futuro, os proficionais de TI devido a isto, podem ficar mal vistos pelo mercado.

Podem? Eles já SÃO!

W

Falou tudo!

Podem? Eles já SÃO!

Já estão. Hoje em dia se preocuopa-se muito com a quantidade e esquecem do quesito “qualidade”. Onde estudo posso afirmar com certeza noi máximo 40% (sendo otimista) dos que sobraram vão sair com alguma bagagem, porém todos receberão o mesmo título. :x

N

Em TI só precisa ter diploma para dizer que tem…mas tem que ter…

O que conta mais é o conhecimento e experiência, e não necessariamente você adquire o conhecimento da faculdade.

L

Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…

J

LucasAdri07:
Sobre as faculdades, o pessoal que trabalha aqui comigo, fala que as faculdades são mais para você tirar diploma.

A diferença entre faculdades Publicas e Particular, é que na publica só passa quem aprendeu, (na verdade, quem apreendeu o básico, ja passa), e na particular passa todo mundo…

A faculdade ensina o aluno a correr atrás e estudar sozinho, nenhum professor vai passar nada mastigadinho pra você.

E sobre as “uni qualquer esquina”, Temos que apreender, a faculdade tem que oferecer uma material bom, professor e a sala de aula, o resto depende do aluno, claro que existem faculdades ridiculas, que nem professores tem direito, e o material é péssimo…

Também não é assim.

A faculdade te abre um monte de portas. Só que você só passa se quiser.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.

L

josenaldo:
LucasAdri07:

Também não é assim.

Tem muita facudlade boa, muito professor bom por aí. E bons alunos que, sem estar numa faculdade, passariam 10 anos pra chegar onde chegaram em 4, apenas pela falta de um direcionamento.

A galera tem mania de desprezar o valor de um ensino superior. Depois não sabem porque não ganham aquilo que acham que perece.

Ela é essencial para nosso trabalho? Não. É util? Sim. O quanto é útil? Depende de você.

Concordo que há muitas faculdades boas, professores que querem ver seus alunos grandes profissionais, professores que vão atrás, que mudão a dinamica, mais basicamente, o aluno sempre tem que correr atrás e estudar sozinho, correto?

A

LucasAdri07:

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s

J

LucasAdri07:
josenaldo:
LucasAdri07:

Também não é assim.

Concordo que há muitas faculdades boas, professores que querem ver seus alunos grandes profissionais, professores que vão atrás, que mudão a dinamica, mais basicamente, o aluno sempre tem que correr atrás e estudar sozinho, correto?

Não. O aluno faz a parte dele. Mas isso não quer dizer que ele está sozinho. Até os gênios têm seus mestres e suas panelinhas. Mesmo quem não cursou uma faculdade, aprende algo com alguém, seja aquele coelga mais experiente, ou o cara que fez as video aulas que ele comprou ou pirateou.

Qualquer um que acha que pode aprender qualquer coisa absolutamente sozinho, é no mínimo arrogante.

L

asaudate:
LucasAdri07:

Só discordo de você no ponto do “quem aprendeu o básico, já passa”. Na verdade, é muuuuuuito difícil passar em uma universidade pública, por isso temos um número tão grande de universidades particulares. Mas, sim, o propósito da faculdade é dar a base teórica e ensinar o aluno a correr atrás da parte prática. A diferença entre uma universidade pública e uma particular é que a pública é extremamente exigente com essa parte teórica, e particular, não.

[]´s

É pode até ser que a publica só passa quem aprendeu mesmo, mais as duas deixaram os alunos, correr atrás, buscar informações, isso faz o aluno se tornar uma pessoa que não depende somente dos outros para apreender. É o que os cursos deveriam fazer, pois muitas pessoas, tem preguiça de correr atrás e preferem fazer cursos, pois acham que o professor vai passar tudo mastigadinho, mamão com açucar…

Mas também não é assim, “sou autididata, posso fazer tudo sozinho, sem ninguem”. Estudar sozinho ajuda? Sim e muito, porém uma orientação, uma base, uma ajuda, uma idéia diferente ajuda muito também…

L

josenaldo:

Não. O aluno faz a parte dele. Mas isso não quer dizer que ele está sozinho. Até os gênios têm seus mestres e suas panelinhas. Mesmo quem não cursou uma faculdade, aprende algo com alguém, seja aquele coelga mais experiente, ou o cara que fez as video aulas que ele comprou ou pirateou.

Qualquer um que acha que pode aprender qualquer coisa absolutamente sozinho, é no mínimo arrogante.

Rs, acabei de dizer isso acima, estudar sozinho, ajuda muito, mais ter uma idéia diferente, uma instrução, ter uma informação de uma pessoa mais experiente, trocar idéias, isso ajuda muito também…

A

LucasAdri07:
asaudate:
LucasAdri07:

[]´s

É pode até ser que a publica só passa quem aprendeu mesmo, mais as duas deixaram os alunos, correr atrás, buscar informações, isso faz o aluno se tornar uma pessoa que não depende somente dos outros para apreender. É o que os cursos deveriam fazer, pois muitas pessoas, tem preguiça de correr atrás e preferem fazer cursos, pois acham que o professor vai passar tudo mastigadinho, mamão com açucar…

Mas também não é assim, “sou autididata, posso fazer tudo sozinho, sem ninguem”. Estudar sozinho ajuda? Sim e muito, porém uma orientação, uma base, uma ajuda, uma idéia diferente ajuda muito também…

Pois é, mas o que acontece é que alguém que recebe tudo mastigado tem grande tendência a se tornar péssimo profissional, por não saber aprender sozinho.

[]´s

L

asaudate:
LucasAdri07:
asaudate:
LucasAdri07:

[]´s

Pois é, mas o que acontece é que alguém que recebe tudo mastigado tem grande tendência a se tornar péssimo profissional, por não saber aprender sozinho.

[]´s

Sim, sim, era isso que eu queria dizer, a pessoa fica totalmente acomodada, e não corre atrás de nada, espera tudo cair do céu…

D

LucasAdri07:
josenaldo:

Rs, acabei de dizer isso acima, estudar sozinho, ajuda muito, mais ter uma idéia diferente, uma instrução, ter uma informação de uma pessoa mais experiente, trocar idéias, isso ajuda muito também…

É verdade, ninguém aprende sozinho, mais a instituição deveria nos ensinar a procurar vídeo aulas e bons materiais, pesquisar, etc.

josenaldo:
LucasAdri07:

Também não é assim.

Não onde estudo.

Em algumas disciplinas, a média da turma é 5.3…

Só estou numa particular por 4 vagas…

M

Aqui em Uberlandia a falta de profissional está crítica mesmo. Por um lado é bom, melhorou muito o salário, mas por outro lado muitas empresas estão deixando de crescer o tanto que podiam porque não encontram gente. Tem muitas empresas contratando mão-de-obra terceirizada de outras cidades pra suprir a demanda.

O que tem sobrando é gente que sabe o básico do básico e já quer ganhar 4 mil de cara ou então quer que a empresa banque todo o custo de capacitação deles. hehehehe O pior é que são geralmente esses que ficam reclamando que não há vagas no mercado.

T

josenaldo:
LucasAdri07:

Também não é assim.

Assino em baixo tudo que você disse.

Vi pessoas que dispararam por que aproveitaram oportunidades mínimas no curso e dispertaram o interesse de muitos orientadores… daí surgem projetos de pesquisa, iniciações científicas, estágio em empresas de grande porte e/ou centros de pesquisa respeitados… tá vendo como a faculdade abriu um mundo gigantesco pro sujeito?

Em contra partida vi muito mais gente que simplesmente “terminou” a faculdade e ficou por isso mesmo, com um diploma de baixo do braço que não significa absolutamente NADA. No máximo estão em algum emprego comum ganhando um salário comum e sem muitas perspectivas.

Note que nos dois cenários os atores estavam sujeitos ao mesmo ambiente, mas cada um teve uma perspectiva diferente.

Agora sobre a faculdade não preparar lógico que tem muita uni-shopping por ai, isso não podemos negar, mas na maioria dos casos o cara se joga la dentro e espera que o conhecimento vá até ele e esquece que o interesse de aprender e absorver conhecimento é dele.
Um professor uma vez me disse: “a faculdade forma pesquisadores!”
Isso se torna bastante evidente em academias públicas.
Se você quer um conhecimento técnico a faculdade pode ser um meio de você saber por onde ir e como ir, mas não onde necessariamente você vai receber isso.

No mercado falta profissionais qualificados? Com certeza, falta bons programadores/analistas, arquitetos, gente com feeling pro negócio, compreendem?
A impressão que tenho quando vejo alguns programadores é que o cara não faz idéia do que ta fazendo, tem uma visão muito limitada do que é o trabalho dele, como se compreendesse apenas aquele caso, aquele cenário, quando muito.
As pessoas estão completamente, absolutamente cegas, não tem noção de que o mundo é muito mais do que o quarteirão de casa e que diploma de baixo do braço não é ascensão social imediata, mas que pode ser um MEIO desde que saiba como aproveita-lo.

Resumindo: sobram “profissionais” medíocres e consultorias igualmente medíocres.

Diferencie-se, não se contente com um “menos medíocre”, seja bom no que faz, notem o mundo ao seu redor e lembrem-se: “em terra de cego quem tem um olho é rei”.

G

Acredito que não falte mão-de-obra não, o que falta é uma mudança no paradigma das empresas, que PRECISAM investir em treinamento de mão-de-obra. Elas reclamam que faltam profissionais, mas daonde elas esperam que vão sair, CAIR DO CÉU??? E não só isso, esperam que caiam SENIORES QUE TRABALHEM POR SALÁRIO DE ESTAGIÁRIO, podem apostar…

Você me responde: e as faculdades? 99% da área de TI só passam uma conhecimento bastante genérico, que está MUITO, muito longe do que as empresas exigem atualmente. Bom, isso não é novidade pra ninguém.

Olha meu caso: sou estudante de TI em Curitiba. Aqui a mídia sempre está positiva quanto ao mercado de trabalho, sempre vem com ótimas notícias. Mas sei o quanto na realidade está péssimo, pois não tem vagas para iniciantes, vejo 1 vaga de estágio para cada 10 de profissionais, sendo então os estágios muito concorridos, só permitindo a entrada de “pseudo-profissionais” nas vagas de estágio. Chegou a tal ponto que hoje vejo vagas pra programador java com bolsa de R$ 300,00. E as vagas para profissionais, como esperado, permanecem vazias…

E o restante dos estudantes de TI, como ficam?

O resultado disso é uma cambada de diplomado de TI na mão partindo pra outras áreas pela falta de oportunidades, apesar de, ironicamente, haver lá fora 20.000 vagas de TI abertas. Até parece uma sátira do ARNALDO JABOR hehe.

Pena que os repórteres não estudem mais a fundo sobre a TENDÊNCIA que todos aqui discutem. Ia dar uma boa matéria e revelar a verdade.

T

GustavoB:
Acredito que não falte mão-de-obra não, o que falta é uma mudança no paradigma das empresas, que PRECISAM investir em treinamento de mão-de-obra. Elas reclamam que faltam profissionais, mas daonde elas esperam que vão sair, CAIR DO CÉU??? E não só isso, esperam que caiam SENIORES QUE TRABALHEM POR SALÁRIO DE ESTAGIÁRIO, podem apostar…

Você me responde: e as faculdades? 99% da área de TI só passam uma conhecimento bastante genérico, que está MUITO, muito longe do que as empresas exigem atualmente. Bom, isso não é novidade pra ninguém.

Olha meu caso: sou estudante de TI em Curitiba. Aqui a mídia sempre está positiva quanto ao mercado de trabalho, sempre vem com ótimas notícias. Mas sei o quanto na realidade está péssimo, pois não tem vagas para iniciantes, vejo 1 vaga de estágio para cada 10 de profissionais, sendo então os estágios muito concorridos, só permitindo a entrada de “pseudo-profissionais” nas vagas de estágio. Chegou a tal ponto que hoje vejo vagas pra programador java com bolsa de R$ 300,00. E as vagas para profissionais, como esperado, permanecem vazias…

E o restante dos estudantes de TI, como ficam?

O resultado disso é uma cambada de diplomado de TI na mão partindo pra outras áreas pela falta de oportunidades, apesar de, ironicamente, haver lá fora 20.000 vagas de TI abertas. Até parece uma sátira do ARNALDO JABOR hehe.

Pena que os repórteres não estudem mais a fundo sobre a TENDÊNCIA que todos aqui discutem. Ia dar uma boa matéria e revelar a verdade.

Discordo de uma série de coisas.

• Primeiro: falta mão de obra sim, especializada.
  • Segundo: as empresas não tem obrigação de qualificar a mão de obra, a sua ausência no mercado é por conseqüência do despreparo do país todo, que não investiu em tecnologia, ensino desde o sistema básico, etc e tal…

Quando as empresas fazem treinamento de qualificação total de um profissional geralmente é por puro desespero já que há uma necessidade tremenda e não há previsões pra que surjam bons caras. Pode ter certeza que falta de mão de obra especializada é um fator decisivo de empresas em investirem ou não no Brasil. Mais um motivo que leva muitas empresas a se instalarem em volta de grandes universidades públicas e treina-las desde o ínicio, vide o caça talentos da softex, em Campinas, eles recrutam uma cambada de gente, dão um treinamento de 6 meses ou 1 ano e depois estagiam esse pessoal nas empresas que compõem a softex. O cara sai de lá com 1 ano de treinamento e mais um bom tempo de estágio, antes mesmo de terminar a faculdade.
O que quero apontar nisso é o despreparo do país para atender essa necessidade de mão de obra especializada. Isso sem dúvida nenhuma é um entrave ao desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Quanto a sua reclamação de estagiário, passei pelo mesmo perrengue: não dava pra disputar uma vaga CLT pq ainda não tinha experiência nenhuma e não conseguia estágio de jeito nenhum, dei azar de monte, quebrei a cabeça um tempão até eu conseguir um estágio. Depois de mais algumas entrevistas e trabalhar um tempo descobri que eu não era nada bom nas entrevistas, passava muita insegurança (justamente por conta da inexperiência) o que acabava me barrando.
Felizmente já superei essa fase. Mas fazer o que, alguns se dão melhor, outros levam um pouco de mais tempo.

M

Muita gente tem a cultura que a empresa é que deve capacitar o profissional e pagar o salário considerado “digno” por ele, mas em qualquer país desenvolvido é o profissional que tem de correr atrás e é ele que tem de convencer as empresas do quanto vale, senão muda de empresa.

Tem uns anos fizeram uma pesquisa sobre o que a população acha que é o papel principal de uma empresa e a grande maioria respondeu “gerar emprego”. O lucro ficou em quarto lugar nas respostas, isso é crítico. Não sei se é por causa das correntes de esquerda no país, ou o que acontece, as pessoas tendem a ficar dependendo do governo, da empresa, das instituições, dos forums na internet, de tudo menos delas mesmas.

T

marcosalex:
Muita gente tem a cultura que a empresa é que deve capacitar o profissional e pagar o salário considerado “digno” por ele, mas em qualquer país desenvolvido é o profissional que tem de correr atrás e é ele que tem de convencer as empresas do quanto vale, senão muda de empresa.

Tem uns anos fizeram uma pesquisa sobre o que a população acha que é o papel principal de uma empresa e a grande maioria respondeu “gerar emprego”. O lucro ficou em quarto lugar nas respostas, isso é crítico. Não sei se é por causa das correntes de esquerda no país, ou o que acontece, as pessoas tendem a ficar dependendo do governo, da empresa, das instituições, dos forums na internet, de tudo menos delas mesmas.

Acho que deve ser assim cada um tem a sua “obrigação” se a empresa quer muita qualificação para seus profissionais, ela pode fornecer a capacitação necessária pagando um salário menor, ou ela exija que o profissional busque a sua capitação desde que ela forneça condições financeiras para ele buscar a qualificação necessária.

Não andianta os dois querem sair ganhando. Os dois lados tem que ceder. No final das contas todos saem bem na situação.

D

É verdade.

Noto que poucas pessoas “correm atraz” das oportunidades. Eu por exemplo, estudo, estudo pesquiso e tento me tornar útil.

É simples, se não sou bom, me torno bom. Se sou bom, ficarei melhor.

Um amigo meu vive querendo estágio, porêm não estuda, não corre atraz de estágio, fica com seus video games direto…

Tem bastante gente que vive no mundo da fantasia mesmo…

…Só falta eles quererem trabalhar com elfos e aprender a usar magia…

Se for o propósito de si mesma, é obvio que seria o $$$$$$$$$$$$. Se o propósito da empresa fosse gerar emprego, não iria ter tanta coisa automatizada.

Nenhuma empresa esta ai para caridade.

Elas geram desenvolvimento, empregos entre outros, mais o propósito dela é lucro e crescimento. No livro “o princepe de nicolal maquiavel”(não literalmente, “maskarar” que as empresas tem este propósito deixa o povo com mais vontade de trabalhar e faz o povo se apegar a seu local de trabalho. Ele diz (não litaralmente) para deixa-los na sua “terra encantada”.

É do ser humano.

Ninguém consegue o sucesso sozinho.

Por mais que você tenha inteligência e potêncial, você como desenvolvedor depende de:

1 Da sua familia ou quem cuide de você pelo menos até aprender a “se virar”

2 De quem faça o seu material de estudo

3 De quem faça o seu hardware

4 De quel faça o compilador, IDE, etc, etc, etc.

5 Do seu cliente. Do que adianta um software que ninguém usa?? Quem te pagará para você viver??

6 De quem produza, venda, alugue a sua casa, meio de transporte, agua, luz, internet, etc, etc, etc.

D

Não acho que falte profissionais. Mas faltam profissionais que atendam às exigências das empresas, sendo que o salário de algumas das vagas oferecidas não condizem com o know-how que o profissional tem.

Alguém ai disse que profissionais bons arrumam empregos bons e com remuneração igualmente boa. Nem sempre. Na sala que me formei havia um aluno que foi um dos top 10 melhores alunos da universidade. Programava muuuuuuuuuuuito, muuuuuuuuuuuito bem. Tinha raciocínio lógico fora do comum. Com certeza um exemplo a ser seguido porque o cara era muito bom mesmo. Sempre tirava as melhores notas etc etc etc.

Sabem o que ele faz hoje? Trabalha em um banco, porque as vagas que são oferecidas a ele na área de TI querem pagar uma micharia somente porque ele é recém formado.

Agora como eu disse, quanto a atender às exigências das empresas, digo que eu fui contratado dias atrás simplesmente porque atendi um requisito muito importante para o preenchimento da vaga, que era inglês fluente. Nem mesmo meu colega super-herói seria páreo para mim com todo o conhecimento e notas boas dele.

Algumas coisas aprendi nesses dias(loongos dias) que fiquei procurando emprego. Pode até demorar, mas a hora chega para todo mundo. O importante é:

1)não desistir - NUNCA!!!
2)se qualificar - mesmo que seja difícil/caro e demore um bom tempo
3)aprender inglês - e outras línguas se puder; MAS DEFINITIVAMENTE, APRENDA INGLÊS!!! - foi o que me salvou
4)tenha seus contatos - isso mesmo, QI é muuuuuito importante, às vezes essencial
5)tente se especializar em algo - mas ao mesmo tempo aprenda tudo, digo TUUUUDDOOOOO que aparecer na sua frente pois nem sempre aquela especialização servirá para o seu primeiro emprego. - Foi também o que aconteceu comigo. Java não servirá para nada, pelo menos por enquanto.

Com certeza tem muitas outras coisas importantes que o pessoal daqui do forum pode adicionar à esta lista, mas certamente com esses atributos acho impossível alguém não encontrar seu lugar ao sol (ou à sombra rsrs).

M

Conhecimento técnico (teórico e/ou prático) não é tudo. A pessoa precisa ter marketing pessoal também e saber vender seu peixe. Não posso falar de quem não conheço, mas talvez o seu conhecido não consiga sair bem em entrevistas ou em relacionamento pessoal. Conheci gente que era ótimo técnico, mas péssimo pra trabalhar em equipe.

D

Exato. Há casos e casos. Este não é o dele, pois ele já foi até promovido no banco onde trabalha. Sinal de que deve ser um bom profissional.

Mas como disse antes, algumas empresas não querem pagar pelos talentos que os profissionais têm, alegando falta de experiência e diversas outros motivos e certamente muitos não tem sequer oportunidade de entrar na área de TI e mostrar se são bons ou não.

Se as empresas de TI alegam tanto que falta mão de obra, o futuro delas parece sombrio. Tenho certeza que qualquer montadora de automóveis que vislumbrasse um futuro tão tenebroso tomaria a iniciativa de não deixar faltar profissionais bons no mercado, abrindo mais oportunidades de estágio e trainee e auxiliando a capacitação de seus futuros profissionais. Mas é obvio, somente empresas boas fazem isso. Empresas de “cultura fundo de quintal” não fazem isso.

G

Concordo plenamente com os dois ultimos comentários.

Tem cara que é MUITO bom tecnicamente mas que não consegue nem falar.
Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.

L

em breve o brasil vai virar a nova india… dai vcs codificaram por mero pratos de comida…

B

Gabriel:

Conheci 3 desses na empresa que trabalhei anteriormente. Os caras eram absurdamente bons, viravam noite, ficavam até tarde, realmente davam o sangue e mais um pouco. Um dia acidentalmente eu descobri o salário de um deles. E era tipo…30% menor que o meu, sendo que já fazia 5 anos que o cara trabalhava lá e eu tinha acabado de entrar(e minha experiência na área é de 3 anos).

É complicado…ou o cara se contenta com pouco, ou não sabe pedir mais ou não tem noção de quanto ele vale.

Eu particularmente sei me vender bem, e consigo coisas que muitos “melhores” do que eu não conseguem. Não adianta só ser bom.

Sobre a parte do “não tem noção do quanto ele vale”, por acaso você falou dessa situação e deu uma noção para ele?

L

Bruno Laturner:
Gabriel:

Sobre a parte do “não tem noção do quanto ele vale”, por acaso você falou dessa situação e deu uma noção para ele?

concordo… seria uma atitude nobre de sua parte se fizer isto…

G

Bruno Laturner:
Gabriel:

Então, eu tentei falar com ele sobre isso fingindo não saber o quanto ele ganhava.
Perguntei quanto tempo ele tinha de experiência, disse que provavelmente ele ganhava menos do que merecia porque a empresa pagava mal…mas ele não me deu muita atenção, disse que gostava de lá.

Bom, às vezes o cara tem noção já mas se acomodou na empresa né?
Não sei, só sei que não dá pra ajudar quem não quer ser ajudado.

M

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…

L

Eu vejo justamente o contrário: gradualmente as empresas estão melhorando a oferta e com a falta de profissionais os desenvolvedores têm mais força pra negociar salário e condições de trabalho.

Só que o país é desigual, tem áreas que ainda está ruim. Daí ou a pessoa muda de lugar ou muda de área ou então se conforma mesmo…

Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…
a falta da regulamentação da profissão esta ferrando com o mercado de TI… e logo todos nos vamos programar por um prato de comida… antigamente se ganhava bem
na area… agora vc ganha pouco… e a tendencia no futuro com a prostituição da area será tranformar o brasil na nova india… na india foi assim… agora e a vez de nos brasileiros…

M

Acho que já te respondi isso em pelo menos três tópicos, mas vamos lá: onde trabalho e trabalhei, sempre falta profissionais e a média de salário na minha cidade e nas cidades onde prestei serviço a média salarial está aumentando. Não que alguém esteje ficando rico e ganhando bem, mas vem subindo gradualmente, já que muitas empresas não conseguem contratar profissional pelo preço que pagavam.

E, como já disse em outras vezes pra você, se na sua cidade não estão pagando bem, mude de cidade, de área ou encontre um nicho que seja mais valorizado na sua região.

L

marcosalex:
luistiagos:

Em que pais vc mora? pois pelo q vc diz o brasil que não e… pois neste pais em qualquer esquina vc acha milhoes de programadores… se vc balançar uma arvore cai milhares de programadores… cientistas e engenheiros tem muito pouco… porem programadores esta cheio… e pq as empresas vão pagar um cientista ou um engenheiro se podem pegar um qualquer ai na esquina e pagar 10% do valor? isto que esta fodendo com nos cientistas e engenheiros…

Acho que já te respondi isso em pelo menos três tópicos, mas vamos lá: onde trabalho e trabalhei, sempre falta profissionais e a média de salário na minha cidade e nas cidades onde prestei serviço a média salarial está aumentando. Não que alguém esteje ficando rico e ganhando bem, mas vem subindo gradualmente, já que muitas empresas não conseguem contratar profissional pelo preço que pagavam.

E, como já disse em outras vezes pra você, se na sua cidade não estão pagando bem, mude de cidade, de área ou encontre um nicho que seja mais valorizado na sua região.

Como ja disse pra vc… o brasil nao se resume a SP… se quer ver como esta a area tem que pegar todo o pais e todas as empresas e profissionais (ou uma boa amostra)
e analisar… se fizer esta analise vc vai ver que a coisa ta feia… em sentido nacional… não e pq vc ganha bem e esta em uma ótima situação de vida e sua empresa precisa de profissionais que esta regra se aplica em sentido nacional… se sua empresa não acha profissionais qualificados ai em SP que olhe para fora de SP… pois como ja disse como muitos aqui pensam o Brasil não é São Paulo… SP só é um estado nos inumeros estados brasileiros… e a coisa não ta mil maravilhas ai em SP… conheço desenvolvedor desempregado que mora ai em SP… se pra vc a coisa é ótima que bom… fico feliz por vc… mas isto não significa que a coisa esta ótima para todos…
e mesmo que o salario dai seja 10x o daqui não se pode esquecer o fato que o custo de vida ai é tmb 10x o daqui sem falar em transito caótico, falta de segurança e poluição… para mim 20min de transito acabam com o meu dia… imagina então 2hrs de transito… :evil:

L

luistiagos:

e mesmo que o salario dai seja 10x o daqui não se pode esquecer o fato que o custo de vida ai é tmb 10x o daqui sem falar em transito caótico, falta de segurança e poluição… para mim 20min de transito acabam com o meu dia… imagina então 2hrs de transito… :evil:

Ué, nada mais normal cara. Se você quer morar numa cidade perfeita, sem crime, poluição, grande e barata, vai ficar só na vontade, porque todas as cidades tem prós e contras, inclusive as melhores do mundo.

L

Leozin:
luistiagos:

Ué, nada mais normal cara. Se você quer morar numa cidade perfeita, sem crime, poluição, grande e barata, vai ficar só na vontade, porque todas as cidades tem prós e contras, inclusive as melhores do mundo.

Talvez… mas bem menos do que as cidades aqui do brasil…

J

O pessoal gosta de vir aqui pra ficar chorando por causa do salário, do mercado de trabalho, da área, da vida, etc…

Mas o que estão fazendo pra mudar isso?

O salário tá ruim? Você tem qualificação? Procura outro emprego.
Ah, mas na sua cidade pagam mal? Procura em outra cidade próxima.
Ah, mas no seu estado pagam mal? Muda de estado!
É óbvio que não é fácil mudar assim, mas fazer o que se o destino quis assim.

Algumas regiões pagam menos mesmo. Mas e os profissionais de outras áreas, que também residem nessa região? Provavelmente também ganham menos, comparando com os grandes centros.
E como alguns dizem, em SP o salário é alto, mas o custo de vida também é alto. Então, o “líquido” no final do mês não é tão superior.

Trabalho em SP(capital), mas moro no interior, e perco 1h e meia por dia no fretado, pra chegar no trabalho. E mais 1h e meia pra voltar.
Tinha um emprego estável na minha cidade, há 10min de casa. Mas, queria algo melhor pra minha carreira.
Claro que não gosto dessa vida, mas vivemos numa cultura capitalista, e abro mão de um pouco de qualidade de vida por um salário melhor.

É preciso correr mais atrás das coisas. Sem um pouco de sacrifício, não se consegue nada.

F

Vamos admitir… isto que ele disse faz sentido.

flws

M

jdeveloper:

O salário tá ruim? Você tem qualificação? Procura outro emprego.
Ah, mas na sua cidade pagam mal? Procura em outra cidade próxima.
Ah, mas no seu estado pagam mal? Muda de estado!
É óbvio que não é fácil mudar assim, mas fazer o que se o destino quis assim.
É preciso correr mais atrás das coisas. Sem um pouco de sacrifício, não se consegue nada.

hehe
Concordo.

E eu não moro em São Paulo, moro em Minas Gerais, mas trabalhei em uma empresa que prestava serviço pra vários estados, inclusive região Norte e Nordeste, que são historicamente precárias. E em vários estados a opinião das empresas E dos desenvolvedores bate com a minha, apesar de ter excessões (Vitória - ES é uma que o salário na nossa área está ruim e piorando).

Sobre você, já te disse o mesmo que o jdeveloper está dizendo, não vou repetir. hehehehehe

D

a falta da regulamentação da profissão esta ferrando com o mercado de TI… e logo todos nos vamos programar por um prato de comida… antigamente se ganhava bem
na area… agora vc ganha pouco… e a tendencia no futuro com a prostituição da area será tranformar o brasil na nova india… na india foi assim… agora e a vez de nos brasileiros…

Eu ainda sou estudante, mais o Brasil pelo que conheço não esta assim…

A concorrencia dos vestibulares de engenharia e a quantidade de faculdades que fornecem estes cursos são maiores.

Um amigo meu já trabalhou na área de enfermagem e agora trabalha em TI.

Se acha difícil achar um emprego na área de TI, segundo meu amigo seria 10X mais em enfermagem…

E se no Brasil, estiver nestas condições, me mudo para qualquer lugar(obvio que melhor), dane-se se a cultura seia completamente outra, estarei fazendo um favor a humanidade fazendo isto.

Na Alemanha por exemplo, eles contratam estrangeiros e te dão cursos de alemão para você ir para, outros países também tem muita vaga para pouco proficional.

D

marcosalex:
luistiagos:

Na minha cidade, que fica bem longe da sua pelo visto, está acontecendo exatamente a mesma coisa. O salário não é dos melhores, mas está subindo. E aqui tambem, falta muita mão de obra.

L

A concorrencia dos vestibulares de engenharia e a quantidade de faculdades que fornecem estes cursos são maiores.

Se acha difícil achar um emprego na área de TI, segundo meu amigo seria 10X mais em enfermagem…

E se no Brasil, estiver nestas condições, me mudo para qualquer lugar(obvio que melhor), dane-se se a cultura seia completamente outra, estarei fazendo um favor a humanidade fazendo isto.

Na Alemanha por exemplo, eles contratam estrangeiros e te dão cursos de alemão para você ir para, outros países também tem muita vaga para pouco proficional.

Se você pegar um onibus lotado, vamos supor 40 passageiros, vai ter 4 programadores ali…

M

LucasAdri07:
DarthVictor:

Se você pegar um onibus lotado, vamos supor 40 passageiros, vai ter 4 programadores ali…

E provavelmente os quatro estão empregados. E dependendo da cidade que você pegar o ônibus, se forem entrevistados vão dizer que mudaram de serviço pra um que pagasse um pouco melhor devido à falta de profissional.

T

Ola pessoal da uma lida neste post…

http://infoblogs.com.br/frame/goframe.action?contentId=213617

L

Bem,

Eu moro em salvador, sou desenvolvedor java profissionalmente a um ano e meio, estava trabalhando em uma empresa onde iniciei no programa de estagio, fui contratado fiquei lá quase um ano como JR e estava ganhando bem abaixo do mercado, no momento em que achei que devia ganhar mais fiz uma entrevista em outra empresa e sai ganhando 40% a mais. Eu acho que cada caso é um caso, aqui em salvador o mercado não é tão bom, mas comparando com o resto do nordeste os salários são consideraveis. Eu pessoalmente me mudo para qualquer estado se for rentavel pra mim.

M

luciano@@:
Bem,

Eu moro em salvador, sou desenvolvedor java profissionalmente a um ano e meio, estava trabalhando em uma empresa onde iniciei no programa de estagio, fui contratado fiquei lá quase um ano como JR e estava ganhando bem abaixo do mercado, no momento em que achei que devia ganhar mais fiz uma entrevista em outra empresa e sai ganhando 40% a mais. Eu acho que cada caso é um caso, aqui em salvador o mercado não é tão bom, mas comparando com o resto do nordeste os salários são consideraveis. Eu pessoalmente me mudo para qualquer estado se for rentavel pra mim.

Você agiu certo e é assim que se valoriza profissionalmente.

L

Uma opção pra quem acha que o mercado esta ruim é montar a própria empresa, não acho que a única alternativa de trabalho com TI seja trabalhar “pros outros”, afinal, quem trabalha pra ele mesmo geralmente ganha mais.

[]s

L

Eu já pensei em montar empresa, mas não tenho muito feeling com o negócio de adm em si, portanto acho que eu ia me dar mal em gerenciar os recursos.

Então vou aguardar um pouco mais até encontrar parceiros que tenham mais interesse nas areas adm/jurídico/contabil

L

isto e bem facil de ver… acessem www.netcarreiras.com
e façam uma pesquisa salarial digitando java nos filtros e colocando o salario acima de 4k… vcs vão ver qtos aparecem… qse nenhum…

depois façam o mesmo no infojobs e na catho… verão a mesma coisa… mesmo em SP q tem os maiores salarios do brasil a coisa ta feia… a coisa so nao ta feia pra meia duzia deste forum que custumam falar que a coisa esta boa… que bom que a coisa esta boa para eles…
mas pro resto ou a maioria… a realidade e bem diferente…

L

Luiz Aguiar:
Uma opção pra quem acha que o mercado esta ruim é montar a própria empresa, não acho que a única alternativa de trabalho com TI seja trabalhar “pros outros”, afinal, quem trabalha pra ele mesmo geralmente ganha mais.

[]s

concordo… mas para grande maioria a 2 coisas complexas nisto… a primeira e ter grana para isto… a segunda e ter jogo de cintura em vender seu produto e arrumar clientes… (geralmente quem trabalha com TI não é muito experiente em vendas…)

L

Cara

aqui em salvador tem salários horriveis comparado a outros estados e mesmo assim eu já vi vaga para dba pagando 6k, então como eu disse é só procurar. Eu ainda não tenho nenhuma certificação o que eu ganho estou achando compativel com meu conhecimento. Agora se você tem certificação você tem mais é que se negar a trabalhar pelo que esses caras pagam.

R

luciano@@:
Cara

aqui em salvador tem salários horriveis comparado a outros estados e mesmo assim eu já vi vaga para dba pagando 6k, então como eu disse é só procurar. Eu ainda não tenho nenhuma certificação o que eu ganho estou achando compativel com meu conhecimento. Agora se você tem certificação você tem mais é que se negar a trabalhar pelo que esses caras pagam.

Na teoria porque na prática certificação não aumenta salário de ninguém.

L

Só conheço 3 certificados

2 SCJP - 1 empregado e outro desempregado
1 SCEA - SCJP - SCWCD - CFPS - Empregado e ganhando muito acima do mercado

L

luciano@@:
Cara

Pra Salvador esse valor é alto?

Só reforçando, o muito acima do mercado é para Salvador certo?

Ps.: O que é CFPS?

L

O muito acima do mercado é compativel com Rio e Sampa

N

Leozin:
luciano@@:
Cara

Pra Salvador esse valor é alto?

Só reforçando, o muito acima do mercado é para Salvador certo?

Ps.: O que é CFPS?

Certificado em métrica utilizando pontos de função.

http://www.bfpug.com.br/CertificacaoCFPS.htm

Criado 18 de maio de 2010
Ultima resposta 31 de mai. de 2010
Respostas 82
Participantes 31