Olá, eu estou estudando recursividade e gostaria de discutir sobre o assunto, trazendo pontos que eu quero saber de vocês se estou correto ou errei no raciocínio.
- O primeiro raciocínio (e único) foi um programa utilizando uma função recursiva para descobrir o número x da sequência Fibonacci no seguinte trecho de código (meio portugol):
função Fibonacci( inteiro x)
{
se x = 1 ou x = 0
retorne x
senão
retorne Fibonacci(x-1) + Fibonacci(x-2)
}
O meu ponto é nas ramificações que isso gera, eu entendi recursividade de maneira conceitual, consigo em python ou em C escrever um algoritmo que calcule fatorial de qualquer número, porém quando me deparei com a questão de fibonacci simplesmente não saí do lugar. Até ver o algoritmo acima.
Vou deixar um PDF com as ramificações que eu fiz para que vocês entendam melhor sobre o que eu estou falando.
Fibonacci.pdf (582,2,KB)
Está correto este raciocínio?
Com o que eu acho que entendi de funções acho que sim. Foi realmente um divisor de águas pra mim, eu seguia antes uma linha de recursões sem ramificações. A abstração ao imaginar um número grande na sequência fibonacci é algo que é difícil para eu assimilar mesmo entendendo o conceito. Alguém teria uma ideia de como eu posso descrever essas ramificações matemáticamente?
Se puderem deixar sugestões de outras aplicações de recursividade, outras abstrações com este método, eu agradeceria.
Obrigado.