Estou pensando em criar uma rede social utilizando os recursos do JSF, em termos de desempenho e arquitetura, seria interessante investir nessa tecnologia? Se não, qual eu poderia usar?
Rede Social em JSF, é viável?
15 Respostas
Utlize a tecnologia que voce é mais produtivo e competente , JSF é o melhor na minha opinião para qualquer aplicação , visto diversos Frameworks como Primefaces e Richfaces para lhe auxiliar no desenvolvimento grafico , agora falar qual é a melhor é complicado … Grails , Rails , PHP (muita gente duvida do poder desta linguagem ) Saiba que o Facebook é feito em PHP , a unica vantagem que vejo em relação as outras linguagens são os frameworks que adotam convenção como desenvolvimento , mas se voce não tiver pratica com elas , nada mudara a sua produtividade … Veja qual é seu foco … Aprender uma nova Linguagem , Praticar Java sei la … o céu é o limite .
“Não existe nada impossível , se você não conseguir realiza-lo apenas não é capacitado para aquilo , então busque alternativas”
Opa, valeu pelo auxílio, mas como será uma Rede Social o meu banco poderá crescer muito, serão várias páginas views na sessions pra cada página aberta por usuário. Isso não pode afetar o desempenho do sistema?
Vlw
Acredito que não … Oque pode afetar o sistema é o modo como se programa , não em “que” se programa , acredito que qualquer destas linguagens que citei , dão conta do recado . É logico que a rede dando certo voce podera migrar para um banco pago Oracle ex, mas de começo um postreGreeSQL ou MYSQL da conta do recado
Saiba que o Facebook é feito em PHP*
Pelo que ja ouvi dizerem(se não me engano foi em um curso que estava participando na Caelum), foi feito em PHP e depois migrado para Java, porem conservaram as extensões (.php) apenas…
Eu não recomendaria para este caso específico não…
Você observou corretamente, o JSF é mesmo um pouco “pesado” devido à quantidade de objetos que precisam ser criados e/ou armazenados em memória.
Para sistemas isso não representa problema (pois se tem controle sobre o volume de utilização, no fim compensa devido à produtividade no desenvolvimento), já para sites pode dar dor de cabeça com o crescimento no número de acessos (e o que queremos é ver ele “bombar” né :))
É isso minha preocupação gomesrod , na verdade gostaria de criar pela facilidade no desenvolvimento, mas imagino ter dor de cabeça no futuro.
Até imaginei usar alguns componentes JSF para JSP, mas isso não vai dar certo porque não são todos que da pra adaptar.
Em Java qual seria a melhor solução? Imagino em usar Jquery, com algum framework em JAVA(a minha preferência) . Agora, qual framework seria uma boa?
Cara… tem uma pequeno exemplo na Devmedia.
dá uma olhada lá e faz um teste.
Recomendo dar uma estudada em alternativas de banco de dados, é possível, mas acho que bandos relacionais não são as melhores escolhas quando se pensando em redes sociais.
JSF serve pra tudo sim, o ponto é, o que seria preciso pra se conseguir uma performance aceitável e uma boa escalabilidade de sua aplicação usando JSF? Será que frameworks mais modernos e enxutos como VRaptor ou Play não seriam mais adequados? deixando o front end mais leve/controlável com JQuery+HTML+CSS?
Soluções genéricas servem para casos genéricos, vc tem um caso específico na mão, pesquise sobre ele.
[]s
Luia Aguiar,
Dei uma lida sobre VRaptor e Play, gostei do que eu vi… Só não sei qual eu vou usar, muito obrigado pela indicação!
Abraços!
Acredito que além de estudar a viabilidade do JSF, acredito que a modelagem do banco de dados, relacionamentos, etc, merece uma bela atenção.
Influencia e muito no desempenho.
Bom eu ainda acho que o codigo gerado pelo jsf para a view é muito sujo, para mim jsf é perfeito para intranet etc…
Já tive que desenvolver alguns sites que teriam bastante acesso… na epoca optei pelo VRaptor… mas uma framework MVP (GWT) é uma boa…
Recomendo dar uma estudada em alternativas de banco de dados, é possível, mas acho que bandos relacionais não são as melhores escolhas quando se pensando em redes sociais.JSF serve pra tudo sim, o ponto é, o que seria preciso pra se conseguir uma performance aceitável e uma boa escalabilidade de sua aplicação usando JSF? Será que frameworks mais modernos e enxutos como VRaptor ou Play não seriam mais adequados? deixando o front end mais leve/controlável com JQuery+HTML+CSS?
Soluções genéricas servem para casos genéricos, vc tem um caso específico na mão, pesquise sobre ele.
[]s
Concordo,apesar de gostar de JSF,mas para um caso desses que vai requerer customização de UI(como imagino q seja o seu caso)
trabalhar com JSF é um ‘parto’.
quote=raf4ever para um caso desses que vai requerer customização de UI(como imagino q seja o seu caso)
trabalhar com JSF é um ‘parto’.[/quote]
Esse é um ponto muito importante!
Para aplicações comerciais é ok utilizar gadgets padrão, já em algo como uma rede social a customização de UI é fundamental. Um design diferenciado e bem feito pode ser um diferencial para o sucesso.
Apenas o Front-End do Facebook é em PHP, vejam essa fonte: http://www.infoq.com/br/news/2011/08/facebook-maior-migracao
Se optares por uma opção JQuery+HTML+CSS, de uma olhada no backbone.js
http://documentcloud.github.com/backbone/
Parece bem interessante.