Relatorios em java, o que usar?

20 respostas
M

Galera, quais as ferramentas para criacao e geracao de ralatorios em java hoje em dia?? Eu utilizo o Jasperreport(como a maioria) mais me dei conta que ele eh uma merda. Na realidade estou exagerando, mais ele deixa muito a desejar, amarra d+ as posibilidades de relatorios mais complexos. Uma das grandes falhas eh a incapacidade dele aceitar mais de um DataSource, ou mais de uma consulta por relatorio, a nao ser que seja por subrelatorio. Outra coisa é o fluxo de redenrização, eu tenho um sub relatorio que depende de um registro, mais eu quero q esse registro nao apareca no relatorio se caso um determinado valor for retornado pelo subrelatorio. Baixa documentacao. A jaspersoft vende documentacao, que grande merda isso. Em fim, to muito desgostoso com o jasper e gostaria de saber de outras possibilidades, agradeço desde já.

20 Respostas

T

Cara, eu só conheço a dupla jasperReports/iReports e o Eclipse Birt. Se não me engano o Crystal Reports (pago) oferece integração com java.

M

esse eclipse birt eh bom??

C

é uma boa alternativa…

quanto a documentação do JasperReports, também procuro uma decente faz tempo… do iReport já é mais facil achar.

D

Eu usei muito ireport, desde a versões mais recentes, confesso q não é a solução para todos os seus problemas, mas das ferramentas gratuitas acho q é uma das melhores…

A

pra ser sincero… jasperReports eh bem simples…
recebi um treinamento aqui na empresa… e vi q nao eh nenhum bixo de 7 cabeças…

dah pra fazer praticamente tudo q vc imaginar…
sim, sub-relatorios, mas e dai? fica muito bem feito sabendo utilizar…

P

Cara aqui onde eu trabalho a gente só usa o iReport para criação de relatorio ele não é lá aquelas coisas mas com o tempo você pega as manhas dele e acaba que ele vira uma grande ferramenta, eu recomendo a qualquer um usar ele.

I

Bom eu ja trabalhei com Jassper e com Eclipse/Birt cada uma dele tem suas qualidades e defeitos, se você quer uma solução completa eu recomento utilizar uma solução hibrida, onde você minimize os defeitos das duas ferramentas

L

Eu já trabalhei com o Jasper e com o iReport, e achei o Jasper mais flexível. É relativamente simples de usar, apesar de precisar de um pouco de prática até pegar o jeito, e funcionou bem para o que eu precisava. Já o iReport achei ele bem pouco produtivo e contra-intuitivo. Tem alguns pontos bem interessantes, mas no geral desses dois, eu ficaria com o Jasper.

C

lgmhorus:

Eu já trabalhei com o Jasper e com o iReport, e achei o Jasper mais flexível. É relativamente simples de usar, apesar de precisar de um pouco de prática até pegar o jeito, e funcionou bem para o que eu precisava. Já o iReport achei ele bem pouco produtivo e contra-intuitivo. Tem alguns pontos bem interessantes, mas no geral desses dois, eu ficaria com o Jasper.

iReport menos produtivo que o Jasper Reports? a propria JasperSoft adotou o iReport em 2005 justamente pela produtividade e facilidade em gerar os .jrxml de maneira fácil e intuitiva…

e não tem como ficar comparando os 2… Jasper Reports é como se fosse a JDK e o IReport é como se fosse uma IDE, tipo eclipse… não tem como vc comparar uma com a outra.

L

Ahm, acho que não fui claro, caduengenheiro. No projeto eu que eu trabalhei com relatórios, nós tinhamos a opção de utilizar o iReport integrado com o WCM, ou partir para uma solução separada com o Jasper, utilizando um outro framework interno. O meu ponto é que destas duas soluções, o Jasper foi mais produtivo devido a algumas restrições do iReport.

S

O problema não o JasperReport é o seu uso dele. Vc está tentando usar uma faca para comer sopa e depois culpa a faca e o fabricante da faca… :shock:

Simplifique os seus relatorios… ou faça na mão com HTML ou iText. Tlv seja mais facil.

C

certo, agora entendi…

mas que restrições o iReport possui? segundo a JasperSoft, todas as funcionalidades do Jasper Reports são possiveis de serem realizadas graficamente com o iReport…

L

É restrição na integração com o WCL (não WCM :P) que estavam usando, que era um pouco mais antigo, tinhamos restrições de filtros, pois poderíamos apenas ter os filtros já determinados pelo WCL. Por isso tivemos que utilizar outra solução sem o iReport

M

O problema não o JasperReport é o seu uso dele. Vc está tentando usar uma faca para comer sopa e depois culpa a faca e o fabricante da faca… :shock:

Simplifique os seus relatorios… ou faça na mão com HTML ou iText. Tlv seja mais facil.

Nao é essa a questao amigo, o que falo é sobre a limitação dele pra se fazer o que quer, nao o que seja possivel. De fato o que eu quero fazer é possivel de varias formas usando o jasper, porem a mais viavel nao estou conseguindo(veja que nao digo que é impossivel, e sim q esta me parecendo muito pouco simples de descobrir). Usar subrelatorios nao tem nada de elegante nem “simples”, vc criar varios arquivos para 1 unico relatorio é horrivel e anti elegante, dificulta principalmente futuras manutencoes, quando se tem milhares de relatorios que eh o meu caso. O Jasper deixa sim muito a desejar em varios pontos. Eu trabalhava com Reports do Oracle, e ele eh muito mais simples e menos amarrado que o Jasper, deixa a deixar somente na questao de componentes visuais.

M

alucardeck:
pra ser sincero… jasperReports eh bem simples…
recebi um treinamento aqui na empresa… e vi q nao eh nenhum bixo de 7 cabeças…

dah pra fazer praticamente tudo q vc imaginar…
sim, sub-relatorios, mas e dai? fica muito bem feito sabendo utilizar…

Sim amigo é simples, para coisas simples. Quando se precisa pensar em desempenho, elegancia e flexibilidade, vc vai ver como ele amarra. Eu tenho relatorios aqui cara que demora 1 semana para ser gerado, vc sabe o que eh isso? Eh vc mandar rodar hoje e ver o resultado semana q vem. Podendo melhorar o desempenho disso em 1 dia ja é uma enorme coisa. Me deparei aqui com situações que poderiam melhorar e muito o desempenho do relatorio se o jasper me desse suporte a uma coisa muitooooo simples, uma delas seria multiplas querys no mesmo relatorio, evitaria de ficar criando e chamando varios arquivos de subrelatorios, e outra seria o retorno do relatorio, eu nao consigo voltar em uma redenrizacao baseada no retorno de um relatorio se esse mesmo relatorio precisa do item redenrizado, para isso tive que fazer um join desnecessario no relatorio principal simplesmente para nao trazer os itens que nao tem relacionamento, quer dizer, perda de desempenho tremendamente desnecessaria. Ele deixa a desejar em varios pontos. Agora pra relatorios simples, realmente ele eh simples.

S

mizael86:
sergiotaborda:

Nao é essa a questao amigo, o que falo é sobre a limitação dele pra se fazer o que quer, nao o que seja possivel.

Não consigo entender o que vc quer dizer com isso.

Vc já pensou em alternativas como usar um JRDataSource customizado ?
Eu usei JRDataSource customizado para sub reports, funciona muito bem. Vc passa o datasource como parametro e puxa no subreport.
Pode passar quantos quiser. O que pode ser mais simples que isto ?

P.S. Têm até uma API para criar relatorios via codigo dinamicamente.

P

Cara,

Eu IReport / JasperReports sem nenhum problema…esse seu relatório que leva 1 semana deve ser muuuuuuito sinistro… :shock: será que não é aquele cuja resposta é 42? :smiley:

R

Puts, já tive sérios problemas para dar manutenção em relatórios HTML feitos na mão. Aquele monte de table aninhada, aquele monte de propriedades, monte de css inmanutenível! :shock:

Existem casos e casos, mas geralmente para relatório de verdade vale a pena usar uma engine de verdade do que fazer na mão.

G

kraka heim

relatoria de uma semana… ainda existe isso

pow estamos em uma era de integração de base de dados, consultas olap, DW, DM, sugere isso ai pro seu chefe kra, aki na empresa tinhamos relatorios assim, o kra pedia o relatorio a equipe de TI mandava executar e falava, daki dois dias tah pronto… hehehehe lokura neh… sabe como resolver o problema… compramos a ferramenta da business objects criamos varios data marts e pronto… o q demorava 2 dias hj leva menos de 15 segundos, e o melhor… o kra nao precisa se da ao trabalho de pedir pra ninguem gerar o relatorio pra ele, ele mesmo faz esse trabalho

quanto a ireport e jasper… utilize-o para coisas simples, consultas simples, se precisar de relatorios mais complexos e melhor pagar por uma ferramenta tipow… crystal…

vlws

G

Eu trabalhava com Reports do Oracle, e ele eh muito mais simples e menos amarrado que o Jasper

nem compare neh amigo, q fica até chato, sem falar que o povo vai cair matando aki no forum falando mil e uma maravilha do jasper… q ele eh isso q eh aquilo… q faz tudo e talz… pq é livre e nao sei o q… mais como vc mesmo citou quando se trata varias querys, ele deixa a desejar e fica mto atras de varios outros que tem no mercado.

mais como disse acima se for consultas simples pq não

vlws

Criado 2 de julho de 2008
Ultima resposta 3 de jul. de 2008
Respostas 20
Participantes 12