Reprodução de áudio em C

11 respostas
S

Olá pessoal! Alguém poderia me orientar sobre como executar áudio em C?

Estou construindo um projeto de game usando OpenGL e eu quero colocar efeitos sonoros no jogo. Podem me ajudar? Estava tentando usar OpenAL. Obrigado!

11 Respostas

R

First: Aqui é um fórum sobre somente e nada mais que Java…

Second: Mais abaixo existe uma sessão que aborda outras linguagens, aguarde que um moderador move seu tópico pra lá!

:wink:

S

Com todo respeito, olhe abaixo o nome e descrição do fórum:

[color=darkblue]Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia[/color]
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. Política, pirataria, piadas e outros assuntos serão removidos sem aviso.

R

Sansalone:
Com todo respeito, olhe abaixo o nome e descrição do fórum:

[color=darkblue]Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia[/color]
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. Política, pirataria, piadas e outros assuntos serão removidos sem aviso.

Realmente, está ocorrendo uma redundância em relação à outra área do fórum.

É que antes essa área daqui tinha outra descrição, um pouco mais voltada ao off-topic. Mudaram e ficou muito parecida com a outra área abaixo…

But, vamos aguardar a moderação nos orientar ou corrigir a descrição da área…

S

Ok

V

Ruttmann:
First: Aqui é um fórum sobre somente e nada mais que Java…

Second: Mais abaixo existe uma sessão que aborda outras linguagens, aguarde que um moderador move seu tópico pra lá!

Esse fórum é de qualquer assunto relacionado a tecnologia, seja de Java ou não. O próprio GUJ tem áreas para outras linguagens, como JavaScript e Ruby.
Mas aqui pode-se postar notícias de qualquer área e qualquer linguagem. Pode-se postar tópicos relacionados a tablets e outros devices também. Ou até questões pertinentes a profissão de informática.

Use a SDL. Tutoriais de como usa-la com OpenGL:
http://pontov.com.br/site/opengl

Procure pelo pacote SDL_Mixer, que é o responsável por tocar sons. Entre os formatos suportados de música estão ogg, mp3, mid e mod. Para sons, ogg e wav.
Há um tutorial do mixer aqui:

S

Muito obrigado!!!

Vou estudar estes tutoriais e se tiver mais dúvidas eu volto a postar! Obrigado!

V

A OpenAL é interessante se você quiser som tridimensional, controle de canais 5.1, etc… mas é bem mais complexa.

Me diz uma coisa, sua aplicação em OpenGL usa o pipeline fixo ou o programável?

Os tutoriais do ponto v ainda estão no fixo, estou planejando uma série no programável, mas ainda estou na dúvida se sigo com OpenGL ou faço em XNA.

S

Estou usando o fixo

S

Como que eu faço pra integrar o audio da SDL_mixer com a OpenGL? Eu vou ter que ter uma janela da SDL pra poder usar o audio?

S

Alguém já ouviu falar da OpenAL? Será que é melhor do que a SDL pra integrar som com a OpenGL?

V

Eu já ouvi e até te respondi sobre isso.

Melhor ela é sim, pois é bem mais completa. Mas é muito mais difícil de usar também.

Criado 24 de setembro de 2012
Ultima resposta 25 de set. de 2012
Respostas 11
Participantes 3