Olá pessoal! Alguém poderia me orientar sobre como executar áudio em C?
Estou construindo um projeto de game usando OpenGL e eu quero colocar efeitos sonoros no jogo. Podem me ajudar? Estava tentando usar OpenAL. Obrigado!
Olá pessoal! Alguém poderia me orientar sobre como executar áudio em C?
Estou construindo um projeto de game usando OpenGL e eu quero colocar efeitos sonoros no jogo. Podem me ajudar? Estava tentando usar OpenAL. Obrigado!
First: Aqui é um fórum sobre somente e nada mais que Java…
Second: Mais abaixo existe uma sessão que aborda outras linguagens, aguarde que um moderador move seu tópico pra lá!

Com todo respeito, olhe abaixo o nome e descrição do fórum:
[color=darkblue]Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia[/color]
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. Política, pirataria, piadas e outros assuntos serão removidos sem aviso.
Com todo respeito, olhe abaixo o nome e descrição do fórum:[color=darkblue]Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia[/color]
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. Política, pirataria, piadas e outros assuntos serão removidos sem aviso.
Realmente, está ocorrendo uma redundância em relação à outra área do fórum.
É que antes essa área daqui tinha outra descrição, um pouco mais voltada ao off-topic. Mudaram e ficou muito parecida com a outra área abaixo…
But, vamos aguardar a moderação nos orientar ou corrigir a descrição da área…

Ok

First: Aqui é um fórum sobre somente e nada mais que Java…Second: Mais abaixo existe uma sessão que aborda outras linguagens, aguarde que um moderador move seu tópico pra lá!
Esse fórum é de qualquer assunto relacionado a tecnologia, seja de Java ou não. O próprio GUJ tem áreas para outras linguagens, como JavaScript e Ruby.
Mas aqui pode-se postar notícias de qualquer área e qualquer linguagem. Pode-se postar tópicos relacionados a tablets e outros devices também. Ou até questões pertinentes a profissão de informática.
Use a SDL. Tutoriais de como usa-la com OpenGL:
http://pontov.com.br/site/opengl
Procure pelo pacote SDL_Mixer, que é o responsável por tocar sons. Entre os formatos suportados de música estão ogg, mp3, mid e mod. Para sons, ogg e wav.
Há um tutorial do mixer aqui:
Muito obrigado!!!
Vou estudar estes tutoriais e se tiver mais dúvidas eu volto a postar! Obrigado!
A OpenAL é interessante se você quiser som tridimensional, controle de canais 5.1, etc… mas é bem mais complexa.
Me diz uma coisa, sua aplicação em OpenGL usa o pipeline fixo ou o programável?
Os tutoriais do ponto v ainda estão no fixo, estou planejando uma série no programável, mas ainda estou na dúvida se sigo com OpenGL ou faço em XNA.
Estou usando o fixo
Como que eu faço pra integrar o audio da SDL_mixer com a OpenGL? Eu vou ter que ter uma janela da SDL pra poder usar o audio?
Alguém já ouviu falar da OpenAL? Será que é melhor do que a SDL pra integrar som com a OpenGL?
Eu já ouvi e até te respondi sobre isso.
Melhor ela é sim, pois é bem mais completa. Mas é muito mais difícil de usar também.