Eae meus consagrados, estou tento um pouco de dificuldade nesta questão de uma certa lista de exercícios ae. Estou lendo tópicos sobre Arraylist e sobre a classe Math, mas ainda assim queria uma ajudinha de vocês para uma resolução prática da questão a seguir:
Crie uma classe java NumeroDecrescente que contenha um método que receba um número inteiro e imprima, em ordem decrescente, o valor do número até 0.
Isso não tem nada a ver com a classe Math nem ArrayList.
É só você fazer um laço que começa com o número informado e vai decrementando até chegar em zero.
C
confuso
Não entendi a relação com ArrayList e a classe Math. Isso é um algoritmo muito simples que dá pra implementar sem essas classes. A questão exige que use essas classes?
M
Martnght
não exige. mas achei q poderia tornar mais prático.
vale destacar que sou iniciante.
M
Martnght
poderia explicar melhor? ñ consigo resolver.
S
staroski
Consegue fazer um laço crescente de 0 à 9 por exemplo?
Decrescente é o contrário, de 9 à 0.
M
Martnght
Como por exemplo utilizando o While?
só pra deixar claro, estou programando em Java.
V
Solucao aceita
Viniciusog1 like
É muito simples, de uma olhada aqui:
import java.util.Scanner;
publicclassNumeroDecrescente{publicstaticvoidmain(String[]args){Scannerte=newScanner(System.in);//Peça para o usuário digitar um número inteiro qualquerSystem.out.println("Insira um número ");intnumero=te.nextInt();System.out.println("Ordem decrescente: ");System.out.println(" ");//Primeiramente temos o laço for, em i recebe o valor da variável inteira numero//Enquanto o valor i for maior ou igual a 0, diminua 1 do seu valorfor(inti=numero;i>=0;i--){//A cada vez que diminuir 1 do valor de i, imprima iSystem.out.println(i);}}}
S
staroski1 like
O que você já aprendeu de lógica de programação?
O que já tentou implementar?
Um contador é a primeira coisa que se faz quando se aprende laços de repetição.
Realmente é bem simples mesmo, e bem besta a resolução.
Avancei bastante nos estudos em algoritmos, mas pra quem é iniciante (assim como eu ainda sou) é super normal ter essa dúvida.
Ah, o código que fiz foi esse:
publicclassNumeroDecrescente{publicstaticvoidmain(String[]args){Scannersc=newScanner(System.in);System.out.print("Digite um número: ");intn=sc.nextInt();while(n>0){n--;System.out.println(n);if(n==0)break;}}}