Gostaria de saber se a idade conta muito na contratação na área de ti, pois tenho 33 anos e estou no útimo ano de C/C e fiz vários cursos na impacta e vou fazer alguns na Caelum, atualmente trabalho em uma emissora de tv, nada ligado a TI, eu fiz alguns estágios mas por pagar muito pouco resolvi voltar para área de televisão e terminar a faculdade e continuar estudando java para obter a certificação OCJP(SCJP) para melhorar o Curriculum e o sálario,a certificação ajuda mesmo?
Alguém com mais vivência no setor poderia dar umas dicas e alguns conselhos.
Muito obrigado.
[resolvido]A idade pesa na área de TI?
10 Respostas
Marcio, escrevi aqui algum tempo atrás com essa mesma dúvida sua e recebi muitos incentivos para lutar por meu objetivo.
Estou no mesmo barco que você, tenho 33 anos, estou terminando a faculdade agora sem nenhuma experiência na área de TI, com alguns cursos e conhecimentos de programação.
Estou estudando Java agora e logo pretendo obter a certificação Java também.
Agora vou lutar para conseguir meu objetivo, só vou saber se eu tentar. Não quero depois me arrepender por não ter tentado.
O que muitos me indicaram é que vale a pena tentar.
Tem empresas que olham mais para jovens saindo recentemente de universidades ou outros projetos. Mais a idade para a “entrada” na área de TI, eu acho que não pesa, o que vale é a determinação e sua dedicação, estude bastante, conheça pessoas de nome na área, participe de eventos e assim você chega lá.
Boa Sorte!
Gostaria de saber se a idade conta muito na contratação na área de ti, pois tenho 33 anos e estou no útimo ano de C/C e fiz vários cursos na impacta e vou fazer alguns na Caelum, atualmente trabalho em uma emissora de tv, nada ligado a TI, eu fiz alguns estágios mas por pagar muito pouco resolvi voltar para área de televisão e terminar a faculdade e continuar estudando java para obter a certificação OCJP(SCJP) para melhorar o Curriculum e o sálario,a certificação ajuda mesmo?
Alguém com mais vivência no setor poderia dar umas dicas e alguns conselhos.
Muito obrigado.
Acho que a idade pesa sim. Entre um cara inexperiente de 20 anos e um cara inexperiente com mais de 30, com esposa, filhos, e que optou por arriscar a mudar de área porque gosta da profissão, eu escolheria aquele que já sabe bem o que é responsabilidade e tem certeza do que está fazendo.
Não se preocupe com a idade, até porque 33 anos é muito pouco ainda, se preocupe em estudar porque você vai ter que trocar os anos em que esteve fora da área por conhecimento adquirido de outra forma. Livros, cursos, etc. Além do que você vai reparar que tem muita gente por aí com anos e anos de experiência, mas a simples experiência de passar anos e anos fazendo a mesmíssima coisa e se quiser só mudar de linguagem vira quase um estagiário.
O comecinho pode ser difícil por causa do salário, mas não é tão difícil não.
marciojesus,
O inicio é dificil sim, independente de idade, e principalmente quando temos mais responsabilidades com família.
Mas devo dizer a vc, tive a oportunidade de trabalhar com um colega que já havia passado dos 40 e era um membro muito importante do nosso time!
Apesar de ele estar começando, a vontade de trabalhar que ele tem é admirável, e acho que isso faz toda a diferença.
Também estou no inicio da minha carreira e se posso lhe dar um conselho, é pratique. Pratique em projetos pessoais e leia código dos programadores mais experientes, isso ajuda e muito no trabalho do dia a dia.
Boa Sorte!!!
Tenho dois amigos próximos que vieram de outra área para TI e hoje estão bem colocados em uma grande empresa. Ambos trocaram de área depois dos 30.
O que posso dizer da experiência deles, é que tudo passa por você mesmo. Foco e competência. Se você tiver foco, estudando e praticando muito, e for realmente bom, competente, certamente terá espaço no mercado. Esse é seu maior bem : sua competência, o quanto você agrega valor para os projetos, suas qualidades. Se realmente for bom, foque a coisa acontece, independente da idade.
Acredito que pesa muito menos do que em outras áreas, mas ainda assim pesa um pouco não adianta negar.
Com o tempo ganhamos experiência e se o empregador não sabe valorizar isso é melhor procurar outro empregador .
Pesa sim, mas não necessariamente de forma negativa.
Você só tem que ter humildade, afinal, reiniciar a carreira significa ganhar como alguém que seja 5 ou 6 anos mais novo que você.
Acho que só iria pesar negativamente se fosse bem mais velho, ao ponto da empresa ter medo de você se aposentar.
Como já li diversas vezes aqui no fórum, se você for bom, não faltarão vagas pra você, não se preocupe.
Só tenha certeza de que dessa vez realmente está fazendo algo que gosta. Isso é muito importante.
Uma das piores coisas é um programador preguiçoso na equipe, que está lá porque alguém a um tempo atrás disse pra ele que a área pagava bem. Se eu com 3 anos na área já vi isso, imagina o resto do pessoal aí no GUJ.
Mas pelo tanto que tenho visto você estudando por aqui, não acho que você terá problemas com isso.
Já ouvi boatos não ligados a TI mas a empresas como a Mercedes Benz que não está pegando molecada por causa que chegam tarde,baladas, fazem muitas coisas erradas dão atraso na empresa…ate concordo que idade não tem problema, mas tem empresa que quer ver seu trabalho bem feito.