[RESOLVIDO] Acentuação, cedilha, aspas dduplas, aspas simples com problemas
16 respostas
L
left.brasil
Pessoal,
estou tendo problemas usando Netbeans 6.1 em ingles + Ubuntu 8.04 em ingles para colocar aspas duplas:
1 - não gostaria de ter que apertar alt + shift + aspas para poder usar as aspas duplas
2 - TODOS os outros programas que não rodam JVM estão funcionando muito bem com esses caracteres
3 - Não adianta mudar a codificaçao do projeto, continua a mesma coisa.
acho que o problema é na JVM mas n tenho certeza. Alguem tem alguma ideia de como solucionar este defeito?
Você pode mudar para a versão 6.0 update 10, última versão beta que está no site? Parece que eles andaram corrigindo alguns desses problemas, se não todos.
Você pode mudar para a versão 6.0 update 10, última versão beta que está no site? Parece que eles andaram corrigindo alguns desses problemas, se não todos.
Você esta com o suporte a idiomas do ubuntu instalado?
L
left.brasil
wmontoza > Opa, tem um traço no idioma portugues, mas o porque que as outras aplicações funcionam ok?
thingol > Sim, para todas as apps java (quer dizer, testei só com iReports).
Att,
Vinicius
L
left.brasil
Nenhuma ideia a mais??
e se eu foçar a JVM a usar o locale pt_BR? dá pra fazer isso? alguem sabe como?
Att,
Vinicius
L
left.brasil
Resolvi…
olha que besteira:
bastou executar o netbeans com “gksudo” (sudo gráfico do gnome)…
Att,
Vinicius
L
luciano.coan
Pessoal também tenho este problema no WindowsXP. Como resolver no XP?
Obrigado!
L
left.brasil
luciano.coan:
Pessoal também tenho este problema no WindowsXP. Como resolver no XP?
Obrigado!
Iniciar -> painel de controle -> Opções regionais -> Aba lingua -> clicar em details, insira o seu correspondente teclado e remova todos os outros. -> clicar em ok e pronto!
L
luciano.coan
Acho que me expressei mal.
Meu problema ocorre quando abro o netbeans. Qualquer caractere especial que por ventura haja no arquivo aparece como abaixo:
"Cabeçalho: " fica
"Cabeçalho: "
Então eu acerto ítem por ítem. Salvo o arquivo, fecho o Netbeans e ao abrí-lo o problema aparece novamente.
Alguém saberia porque isso ocorre?
R
ramilani12
Verifique qual enconding o NetBeans esta usando para editar o arquivo.
L
left.brasil
luciano.coan:
Acho que me expressei mal.
Meu problema ocorre quando abro o netbeans. Qualquer caractere especial que por ventura haja no arquivo aparece como abaixo:
"Cabeçalho: " fica
"Cabeçalho: "
Então eu acerto ítem por ítem. Salvo o arquivo, fecho o Netbeans e ao abrí-lo o problema aparece novamente.
Alguém saberia porque isso ocorre?
No seu projeto, clique com o botão direito em cima do seu projeto e em ‘encoding’ selecione o encodig que desejar, no meu caso tá UTF-8 e coloco acentuação normalmente.
PS: O netbeans no windows é muiiiiiiiiiiiiiitooooooo lento, no linux abro 5 vezes mais rápido.
L
luciano.coan
Realmente pra abrir é um saco…
O meu Netbeans já tá usando UTF-8 como encoding.
Reparei que o problema só ocorre caso eu abra o netbeans com os arquivos sendo exibidos nas abas. Caso eu feche as abas, salve o projeto, fechar e abrir o netbeans, e abrir as abas com os códigos fonte, o problema não ocorre. Os caracteres especiais não são substituídos por esses códigos doidos…
deve ser um bug do netbeans…
L
left.brasil
luciano.coan:
Realmente pra abrir é um saco…
O meu Netbeans já tá usando UTF-8 como encoding.
Reparei que o problema só ocorre caso eu abra o netbeans com os arquivos sendo exibidos nas abas. Caso eu feche as abas, salve o projeto, fechar e abrir o netbeans, e abrir as abas com os códigos fonte, o problema não ocorre. Os caracteres especiais não são substituídos por esses códigos doidos…
deve ser um bug do netbeans…
Provalvelmente os arquivos fontes foram escritos em outro encoding ou no eclipse…