[Resolvido] Aplicação simples, Web ou Desktop?

61 respostas
M

Olá a todos!

Gostaria de opinões referente a um projeto que darei inicio.
Gostaria de deixar claro que é a primeira vez que irei fazer um projeto do ‘zero’ como freelancer.
Anteriormente só aqui na empresa mesmo.

É assim:

Uma pizzaria me pediu um sistema bem simples, onde ele só quer cadastrar dados do cliente que compra com eles.
Quando esse cliente fazer uma nova ligação, o atendente ao digitar o número do telefone no sistema, ela ja traga os dados do cliente.
Esses dados que devem retornar é só o endereço, anda de um relatório do tipo qual foi a ultima compra, valores, etc… Somente o endereço do cliente.
Será usado somente em 01 computador, nada de redes, acessos externos, etc…

Enfim, num é bem um sistema só uma aplicação para cadastrar os clientes e buscar.

Minha dúvida se faço ela em plataforma Web ou Desktop… ?
Tenha mais aptidão com Web, mas por ser um sistema simples, penso em fazer Desktop, pois estou tendo um ponto de vista de fazer um “programa”, não um sistema.
Nesse caso seria mais facil, pois não teria que me preocupar tanto com o Layout.
Pois essa é a parte mais trabalhosa de um sistema Web, ainda mais para deixa-lo totalmente crossbrowser e elegante.

O que acham?
A questão mesmo é do tipo: Fazer um sistema que atende o que o cliente quer e pronto (opção Desktop) ou fazer algo para que fique preparado para necessidades futuras do cliente (do tipo: o cliente cresça, terá mais atendentes, queira acessar o sistema via Mobile, etc.) ?

Agradeço a quem opniar. =)

61 Respostas

H

Se o cliente ñ determinou um requisito, faça como você acha mais fácil. Do modo ao qual você se sinta mais confortável. [=

N

se a internet cair a pizzaria para no caso do sistema web? :shock:

P

web!

U

Sistema WEB interno não precisa de internet.
Se ficasse à meu critério eu faria WEB. Bem mais simples.

J

Olá Mstanguine,

Eu acho que é melhor preparar o sistema para necessidades futuras como falou. Acredito que será mais prático para você em muitos aspectos como na manutenção do software, por exemplo.

D

++

M

Não não…
Mesmo sendo Web, ele não necessita da internet.
Web se refere a plataforma que ele sera executado apenas.
O que o matém on-line é um servidor de aplicação (Tomcat, Jetty, JBoss, etc…) independente da internet. =)

H

NickGaspar:
se a internet cair a pizzaria para no caso do sistema web? :shock:
Só colocar o servidor dentro da própria pizzaria. [=

L

Desktop+JDBC ,Rapidão

R

Eu acho que depende, se o prazo não for muito apertado pode ser a chance de você testar algum framework ou linguagem que te interessa.

Agora se quiser fazer rápido, por qualquer motivo que seja, concordo que você deve fazer com o que está acostumado, e com o que se sente confortável.

L

Cara acho que web neste caso seria uma péssima escolha, vai ter que instalar um servidor na própria maquina do cara, quanto recurso isto vai consumir? Só para usar o sistema pelo navegador… Faça desktop mesmo, pode fazer em C#, Java Swing ou se quiser fazer algo pequeno com uma produtividade bastante alta em um tempo curto faça em Flex com AIR com sqlite.

N

Mstanguine:

Não não…
O que o matém on-line é um servidor de aplicação (Tomcat, Jetty, JBoss, etc…) independente da internet. =)

LOL… Sério? E porque alguém faria isso ???

C

Discordo, afinal isso vai do hábito de cada um, e servidores são leves, a vantagem do web é a escalabilidade, portabilidade.

Eu no seu lugar, baseado no meu conhecimento e minha experiencia, faria web. Acho que desktop não é o forte do java.

H

NickGaspar:
Mstanguine:

Não não…

LOL… Sério? E porque alguém faria isso ???

Para se ter o conforto e facilidades que um servidor JEE pode lhe dar. [=

Conheço muita gente que faz isso. [=

R

++

e ainda, usando o Nimbus LF deixa o sistema mais bonitinho … usando um wrapper você coloca o programa em um .exe e o usuário nem vai notar diferença alguma com qualquer outro programa.

M

Agradeço a todos pelas respostas até o momento.

Ainda estou meio na dúvida.
Nesse caso, acho que vou conversar mais com o cliente, tentar pegar mais requisitos, do que ele tem em mente fora a funcionalidade que deve ter o sistema.
E também levantaram quesitos de prazo, o que realmente ainda não foi estipulado.
Obrigado.

=)

N

jakefrog:

Provavelmente, quem não conhece outra coisa.

M

NickGaspar:
jakefrog:

Já acho que é ao contrario… =)
Alguns servidores JEE fornecem controles tão bem aprimorados, que você só precisa configura-lo ao invés de ficar criando.
Um exemplo, aqui na minha emrpesa usamos o JBoss para criptografia de dados =).

N

cleciusjm:

Discordo, afinal isso vai do hábito de cada um, e servidores são leves, a vantagem do web é a escalabilidade, portabilidade.

Eu no seu lugar, baseado no meu conhecimento e minha experiencia, faria web. Acho que desktop não é o forte do java.

A única desvantagem da web é a mais importante, a interface com usuário é um lixo comparado com aplicativo desktop.

Eu faria algo em .NET, considerando que o cliente roda Windows.

N

Mstanguine:

Alguns servidores JEE fornecem controles tão bem aprimorados, que você só precisa configura-lo ao invés de ficar criando.

Vocês vendem pizza aí?

H

NickGaspar:
jakefrog:

Claro, ninguém com o vasto conhecer e experiência como você né? :wink:

M

NickGaspar:
Mstanguine:

Vocês vendem pizza aí?

Não. oO’

Empresa que eu digo é onde eu trabalho, nada a ver com o projeto que pedi opniões e talz.

J

Servidor nenhum é leve. Nem mesmo o jetty. A quantidade de recursos em uso depende do número de clientes usando-o.
Se for uma máquina que o cliente usa para outra coisa você mata o desempenho dela.

Coisa simples é como o luistiagos disse:
1) Um pequeno banco,
2) uma aplicação que nem precisa depender de frameworks jpa ou algo do gênero

E

NickGaspar:
cleciusjm:

A única desvantagem da web é a mais importante, a interface com usuário é um lixo comparado com aplicativo desktop.

Procure por Desginer, Web Desginer, essas coisas. Coloque um desenvolvedor trabalhando junto com um desses caras. 8)

P

Usa php e gtk e pronto haha

M

A máquina na verdade é um notebook também de uso pessoal dos donos.
Tem essa também…

[Não sei a configuração detalhada do note, mas pelo que o cliente me passou é um CPU i3 com 3GB de RAM].

C

Servidor nenhum é leve. Nem mesmo o jetty. A quantidade de recursos em uso depende do número de clientes usando-o.
Se for uma máquina que o cliente usa para outra coisa você mata o desempenho dela.

1) Um pequeno banco,

Bom tenho clientes usando meu sistema com Jboss AS 7, com a aplicação escrita em com EJB, JSF, CDI, JPA ( sim a mesma aplicação roda na nuvem para outros clientes) e não vi nenhum problema no que tange a desempenho, inclusive isso foi uma vantagem pois alguns surgiu o requisito de um novo terminal que foi suprido de forma banal pela arquitetura utilizada.

R

Ah para! Falar que web é uma má opção porque vai pesar o desempenho da máquina ou porque a interface fica um lixo? Que coisa mais ridicula ¬¬.
Faz com o que você tiver mais conhecimento e conseguir produzir melhores resultados…

N

ErickRAR:

Procure por Desginer, Web Desginer, essas coisas. Coloque um desenvolvedor trabalhando junto com um desses caras. 8)

A interface HTML é bem inferior ao desktop, e não estou me referindo a aparência, mas como funciona.

M

Essa de interface ser um ponto negativo para uma aplicação WEB, discordo.

É mais trabalhoso, ainda mais como citei em questão de deixar algo totalmente crossbrowser (citando o fato de não ficar enchendo de imagens).
Mas que fica bem melhor, na minha opnião, isso com certeza.
Sem contar, que você tem maior liberdade para fazer a ‘cara’ do sistema como quiser.

P

Sei la + eu faria web (mesmo que for intranet).
Um bom motivo seria expansão, hoje como você disse que um notbook o pc disponivel amanha pode ser q a pizzaria cresça e necessite de mais atendentes. com isso ficaria mais facil levaria a aplicação para um “servidorzinho” e rede neles…

N

Mstanguine:

É mais trabalhoso, ainda mais como citei em questão de deixar algo totalmente crossbrowser (citando o fato de não ficar enchendo de imagens).
Mas que fica bem melhor, na minha opnião, isso com certeza.
Sem contar, que você tem maior liberdade para fazer a ‘cara’ do sistema como quiser.

A cara do sistema conta muito pouco para a usabilidade da mesma.

R

Acontece que o usuário adora uma boa cara do sistema. 8)

J

EU faria Desktop com a bina ligada no sistema pra pegar o numero do cliente automaticamente e a atendente já atender dando boa noite e falando o nome do cliente.
Com o sistema Desktop ficaria mais legal de você ir implantando esse tipo de funcionalidade adicional e cobrando mais.

M

NickGaspar:
ErickRAR:

A interface HTML é bem inferior ao desktop, e não estou me referindo a aparência, mas como funciona.

Não entendi muito bem.

Mas penso assim, se você não se referir ao HTML propriamente dito como uma questão de aparência, o que ele implicaria na funcionalidade de um sistema?
Isso só ocorreria se você jogar valores em campos não editavies de um formulário, sei lá… oO’

M

jonathan Coelho:
EU faria Desktop com a bina ligada no sistema pra pegar o numero do cliente automaticamente e a atendente já atender dando boa noite e falando o nome do cliente.
Com o sistema Desktop ficaria mais legal de você ir implantando esse tipo de funcionalidade adicional e cobrando mais.

Poxa, obrigado pela dica. =)

R

Eu diria web, mas lembrem-se, a hospedagem java/web tem um custo.
Por outro lado, seu cliente possui este recurso disponível. e voce desenvolvedor já está familiarizado. vejo mais desenvolvedores web que desktop, assim, seu cliente fica livre para escolher outro programador se quizer, vai que voce fica milionário… e serve de propaganda. A priori, aconselho não colocar muitos frameworks, o sistema deve ser o mais simples possível.
Se o seu cliente dono da pizzaria ficar milionario, ele pode por a loja na internet onde os usuarios escolhem a pizza, assim, nao precisa pagar alguem para anotar pedidos.

D

sempre aquela história: “é um sistema super simples blabla”

não caia nessa amigo, se organize para lidar com o aumento consideravel de requisitos que vai encontrar…

1 - vai usar em um Pc só ? e se a pizzaria aumentar e decidirem 2 pcs ? como é que fica ?

2 - Quando o cliente compra uma pizza, e se ela for meio a meio ?

3 - Pelo que percebi ai, só a modelagem do banco ja tem várias tabelas: Cliente, Produto, Item,Venda.

4 - você vai terminar o sistema, daqui a pouco os olhos do pessoal vão brilhar e vão te pedir um monte de costumizações, (CUIDADO, É AI QUE COMEÇAM OS POGS DE UM PROJETO MAL PLANEJADO)

falei tudo isso pra você colocar a cabeça no lugar e pensar direito no projeto

agora em questão da técnologia: eu iria de php por ser muito simples…talves php com flex…muito leve…

D

Só por curiosidade!!!
Quanto deve se cobrar em média por um sistema desse tipo ??

D

douglas_arantes:
Só por curiosidade!!!

25 reais a hora

um sistema desse tipo leva em média 2 semanas = 10 * 8 * 25 = R$2.000

parcelado em 4 x R$500,00 :stuck_out_tongue:

J

douglaskd:
douglas_arantes:
Só por curiosidade!!!

25 reais a hora

parcelado em 4 x R$500,00 :P

EU faria em 2 dias e cobraria 150 a hora.

J

Pensando em evolução???
Desenvolva em camadas… usando POJOs… eu costumei a adotar esta estratégia… as vezes demora um pouco mais para nascer… mas fica muito mais simples depois evoluir, mudar etc…

Sendo assim, a interface virando uma simples view (embora em muitos sistemas 50% da complexidade esta na programação da view que acaba as vezes demandando 70% do tempo do projeto), neste caso começaria desktop…

Concordo quando se fala que desktop da um coro em Web na questão produtividade… Qualquer interface pesada com muito javascript sobe 200 Mb de ram no browser facil, diferente do desktop que as vezes consegue fazer a mesma coisa com 30 mb de ram (e não to falando nem da quantidade consumida pelo servidor). E dependendo do framework ou componente javascript que usar… a coisa só piora…
Em compensação se a interface for simples se consegue usabilidade nos 2 mundos, com a vantagem de web ficar mais bonito!

Se um dia precisar rodar em mais maquina e se tornar algo complexo, evolua para Web.

Uma pizzaria dificilmente aumentará a sua complexidade. Se isso acontecer é pq o negócio cresceu demais e valerá a pena investir em um novo sistema do zero muito mais complexo.

Não consigo enxergar complexidade em um sistema de uma pizzaria e eu dificilmente faria um para isto… compraria pronto que ta cheio no mercado!

R

Não esqueça de perguntar ao cliente o que ele quer.

D

Isso que é sensatez.
De fato, nada adianta fazer web se o cliente quer desktop ou vice versa.

C

drsmachado:

Isso que é sensatez.
De fato, nada adianta fazer web se o cliente quer desktop ou vice versa.

Exatamente.

Por outro lado, pode-se realmente pensar no futuro. Eu sou amante ferrenho de desktop (os grandes ERP’s do mundo, sistemas bancários, etc são, ainda, na sua maioria, desktop (se bem que oracle e m$ já estão desenvolvendo seus fw com interface web (mas isto são outros 500))), mas hoje a grande maioria dos usuários estão mais acostumados com web.
Mas perguntar ao cliente é sempre a melhor pedida.
De qualquer forma, avalie, também, a ferramenta com a qual voce é mais produtivo (se existe aí um prazo, etc).

Quanto à complexidade, modele e normalize muito bem suas tabelas para poder incrementar sem bagunçar tudo.
Pense em vários tipos de delivery. Considere a questão da ‘fidelização’ e ‘pontuação’ (cliente compra 1 pizza e ganha 1 ponto ; qdo tiver 20 pontos, ganha uma pizza, etc).

Em se tratando de web, eu vejo aí um TomCat com JSF 2.0 , Primefaces e JPA. Algo bem simples, espartano, mas com possibilidade de crescer.

E, mesmo existindo milhões de aplicativos semelhantes no mercado, jamais desista de desenvolver algo seu, se for convidado para isto. Cada banco tem seu próprio sistema, cada indústria utiliza um erp diferente, etc. Sempre desenvolva. Até mesmo para conhecer mais negócios diferentes.

Enfim, boa sorte.

G

NickGaspar:
cleciusjm:

até q enfim alguem lembrou do usuário.

coloca um web num PDV de posto revendedor de combustivel. será q rola?

G

Mstanguine:

eu não entendi.
quer dizer q vc montar uma tela de cadastro pra um desktop é mais complicado q pra um web?

V

Eu faria em desktop, pelos seguintes motivos:

a) É bem mais leve que rodar um servidor web;

b) A interface é mais utilizável, mais rápida de fazer, mais responsiva e não depende de navegador. Acho um absurdo gente dizer o contrário. Mesmo uma interface muito usável, com um bocado de AJAX, ainda está atrás de uma interface desktop;

c) É mais facilmente integrável com aparelhos como BINA, impressoras de rolo ou impressoras fiscais - usadas por muitas pizzarias. E esse sim, creio que seja um requisito relevante;

Se a pizzaria crescer, nada impede de ter um módulo web no futuro. Ou, se virar uma mega corporação de pizzarias, do cara largar o sistema e adquirir algum especificamente feito para isso. Mas projetar um sistema hoje levando em consideração esses requistos é como se você fosse colocar 5 metros de fundação abaixo do solo para construir uma casa de um andar.

Particularmente, eu me preocuparia mais em:

a) Manter o estado do sistema em caso de quedas de energia;

b) Prover uma interface fácil de controlar as mesas;

c) Prover uma forma de personalizar o pedido do cliente e envia-lo para uma impressora na cozinha;

d) Fornecer bons relatórios de debug;

e) Saber mais detalhes do que o cara quer.

PS: É completamente inútil perguntar ao cliente se ele quer desktop ou web local, nesse caso. É um detalhe técnico que cabe ao programador decidir. Não tentem delegar a responsabilidade disso ao cliente, pois ele sequer será capaz de entender as conseqüências dessa decisão.

A

ViniGodoy:

b) A interface é mais utilizável, mais rápida de fazer, mais responsiva e não depende de navegador. Acho um absurdo gente dizer o contrário. Mesmo uma interface muito usável, com um bocado de AJAX, ainda está atrás de uma interface desktop;

c) É mais facilmente integrável com aparelhos como BINA, impressoras de rolo ou impressoras fiscais - usadas por muitas pizzarias. E esse sim, creio que seja um requisito relevante;

Se a pizzaria crescer, nada impede de ter um módulo web no futuro. Ou, se virar uma mega corporação de pizzarias, do cara largar o sistema e adquirir algum especificamente feito para isso. Mas projetar um sistema hoje levando em consideração esses requistos é como se você fosse colocar 5 metros de fundação abaixo do solo para construir uma casa de um andar.

c) Prover uma forma de personalizar o pedido do cliente e envia-lo para uma impressora na cozinha;

PS: É completamente inútil perguntar ao cliente se ele quer desktop ou web local, nesse caso. É um detalhe técnico que cabe ao programador decidir. Não tentem delegar a responsabilidade disso ao cliente, pois ele sequer será capaz de entender as conseqüências dessa decisão.

+1

G

AUser:
ViniGodoy:

+1

Eu faria em Web por ter mais afinidade. Mas Desktop eh a solução mais adequada, acho que valeria a pena investir em aprendizagem para fazê-lo. Caso Web não seja o foco do programador.

[]'s

J

1) Um pequeno banco,

Bom tenho clientes usando meu sistema com Jboss AS 7, com a aplicação escrita em com EJB, JSF, CDI, JPA ( sim a mesma aplicação roda na nuvem para outros clientes) e não vi nenhum problema no que tange a desempenho, inclusive isso foi uma vantagem pois alguns surgiu o requisito de um novo terminal que foi suprido de forma banal pela arquitetura utilizada.

Sim, mas seu server não é também uma máquina pessoal. Eu não iria querer a minha máquina pessoal sendo servidora para 20 clientes.

P

pode usar o maker tbm, pra acelerara tudo haha

C

Meu, não fale isto nem de brincadeira.
Quando eu estiver com muito ódio de alguém, jamais vou xingar, mandar praquele lugar, desejar o mal, ou coisa parecida. Vou ser muito mais cruel : vou mandar usar Maker para desenvolver alguma coisa.

Maker só para o pior dos inimigos. E mesmo assim, acho que vou sentir pena.

Enfim…

R

jonathan Coelho:
douglaskd:
douglas_arantes:
Só por curiosidade!!!

25 reais a hora

EU faria em 2 dias e cobraria 150 a hora.

Voce pode cobrar dois mil do cliente e pedir para o jonathan Coelho fazer, assim voce vai direto como gerente de projeto utilizando mão de obra escrava.

M

Mais uma vez agradeço a todos pela coloboração!! =)
Só pra deixar claro, optei por fazer em Desktop mesmo.
Conversei com o cliente, e como ele num ajudou muito (ou resolveu de vez… rs), disse que num quer “frescuras” e talz, apenas digitar o telefone e vim o endereço, nada de corzinha, etc… Ai resolvi fazer Desktop mesmo, mais rápido. =)

GilsonNunes:
Mstanguine:

eu não entendi.
quer dizer q vc montar uma tela de cadastro pra um desktop é mais complicado q pra um web?

Respondendo ao quote acima,

Acho que isso de um ser mais complicado que o outro é relativo a afinidade que cada um tem no desenvolvimento.

Particularmente, eu acho muito mais fácil criar um formulário WEB do que um Desktop.
Principalmente na parte de mascaras de campos e talz. =)

A

douglaskd:
sempre aquela história: “é um sistema super simples blabla”

não caia nessa amigo, se organize para lidar com o aumento consideravel de requisitos que vai encontrar…

1 - vai usar em um Pc só ? e se a pizzaria aumentar e decidirem 2 pcs ? como é que fica ?

2 - Quando o cliente compra uma pizza, e se ela for meio a meio ?

3 - Pelo que percebi ai, só a modelagem do banco ja tem várias tabelas: Cliente, Produto, Item,Venda.

4 - você vai terminar o sistema, daqui a pouco os olhos do pessoal vão brilhar e vão te pedir um monte de costumizações, (CUIDADO, É AI QUE COMEÇAM OS POGS DE UM PROJETO MAL PLANEJADO)

falei tudo isso pra você colocar a cabeça no lugar e pensar direito no projeto

agora em questão da técnologia: eu iria de php por ser muito simples…talves php com flex…muito leve…

Parei de ler aqui… Ia responder exatamente isso…

Tem certeza que será só um Sisteminha ???

Você já abriu o Leque de possibilidades para teu futuro cliente que de repente ele pode abrir um esquema de pedidos de Pizza on-line ??? “Monte a sua própria Pizza em nosso Site”

Captar requisitos de negócio é só uma das nossas tarefas… Perceber necessidades e oferecer melhorias, eu vejo como uma obrigação, pois as vezes o cliente não está enxergando as possibilidades e você sim…

Eu iria de WEB… Hoje, Sistema para negócios, não penso 2 vezes em fazer WEB. No pior dos cenários basta convencer o cara a comprar uma máquina um pouquinho melhor…

Enfim, entenda o desafio que está a sua frente e explore as possibilidades…

Abs e sucesso[]

D

cara,
se vc ja decidiu, coloca resolvido no titulo…

li todos os posts, de todas as paginas, pra chegar aqui nos ultimos comentarios e descobrir que ja foi resolvido.
Meio foda né?

:frowning:

M

d34d_d3v1l:
cara,

li todos os posts, de todas as paginas, pra chegar aqui nos ultimos comentarios e descobrir que ja foi resolvido.
Meio foda né?

:(

Desculpa.

É que por mais que eu ja tenha decidido, o assunto em si não abrange somente minha questão, mas também de como cada um lida com aplicações dependendo de seu porte e talz.
Por isso não mudei para Resolvido antes.

Mas em todo caso…

L

++

também acho ideal.
Assim vc consegue fazer em um dia.
No máximo 2.

Se ele ampliar, já terá conquistado seu cliente. poderá pedir um przo maior pra proxima versão.
até lá, já terá maior experiência. Cara, vai rápido se não perde o cliente.

L

d34d_d3v1l:
cara,

Meio foda né?

:(

Kkkkk

Li o tópico rapidamente e nem vi o tamanho.
depois que postei acima que vi que já tinha sido resolvido. :lol:

L

douglaskd:
douglas_arantes:
Só por curiosidade!!!

25 reais a hora

cara, R$ 25,00 é quanto eu cobro a hora aula de matemática pra ensino médio.
Diz isso não, senão eu viro professor de vez e passo a programar só por hobby.

Criado 6 de julho de 2012
Ultima resposta 16 de jul. de 2012
Respostas 61
Participantes 29