[Resolvido]ComboBox NetBeans?

4 respostas
netbeansjava
M

Sou novo na área de programação, estou criando um sistema de Ordem de Serviço, com isso tenho a opção de cadastrar clientes, e quero fazer uma escolha com o COMBOBOX(ou outra forma) onde teria as opções de escolha CPF e CNPJ, quando selecionado CPF iriam aparecer as os campos CPF, NOME, ETC… e se o usuário selecionar CNPJ iria aparecer os campos CPNJ, RAZÃO SOCIAL, NOME FANTASIA, ETC…
Poderiam me ajudar como faço isso?

Onde a tela estaria limpa, somente com o combobox e quando selecionado ele mostraria os campos indicados acima.

Espero que entendam! qualquer coisa explico direito!

4 Respostas

K

Olá, também sou nova nem programação, mas vou tentar ajudar.

Bom, você pode fazer isso de várias formas, aqui vão duas:
Pode fazer com o JCombobox mesmo e criar um Painel em Camadas (JjLayeredPane) onde você distribua seus componentes em 2 paineis e depois a partir da escolha no combobox ele traga o painel específico para a frente e vice-verso e, pode também, ao invés de utilizar o combobox, Utilizar um “Painel com Guias” (JTabbedPane) … ai você coloca 2 “abas” uma para cadastrar CPF e outra para CNPJ…é mais ou menos por ai… espero ter ajudado.

M

Muito Obrigado!
Muito boa as dicas, vou pesquisar como utilizar os dois e fazer testes e te digo qual vou utilizar!
Agradeço a resposta!

M

Consegui fazer!
Muito obrigado mesmo pela dica @katianeveszaccaro
segue abaixo o código.

public TelaCliente() {

initComponents();

PnClienteVazio.setVisible(true);

PnClienteCpf.setVisible(false);

PnClienteCnpj.setVisible(false);
}

private void btnClienteCpfActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                              
    // chama painel cpf
   PnClienteCpf.setVisible(true);
   PnClienteCnpj.setVisible(false);

}                                             

private void btnClienteCnpjActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                               
    // Chama painel Cnpj
   PnClienteCpf.setVisible(false);
   PnClienteCnpj.setVisible(true);

}
K

Muito bom, parabéns! :slight_smile:

Criado 6 de maio de 2017
Ultima resposta 7 de mai. de 2017
Respostas 4
Participantes 2