[Resolvido!] Como limitar tentativas de acesso inválido no login em um sistema Java Web?

11 respostas
K

Olá pessoal, bom dia.

Alguém tem alguma experiência prática em como limitar tentativas de acesso inválido no login de um sistema java web?
Agradeço a colaboração.

11 Respostas

G

Olá,

Tem um exemplo utilizando Struts 2 ou VRaptor, na apostila fj21 da caelum, se não me falha a memória.

[]'s

A

[b]Brother, já tem você tem q criar um loop para checar no banco se existe o devido usuário, você pode criar uma simples variável e na hora do loop você pode incrementa-lá. Ai quando chegar a um simples contagem, por exmplo 3 tentativas, ai você vai setar outra mensagem dizendo que o mesmo não pode mais efetuar login pelo número de tentativas e depois encerrar a operação.

Isso é coisa simples, mas funciona.

Existe várias formas de fazer esse requisito.

Bom desenvolvimento…

Abraço.[/b]

K

getAdicted:
Olá,

Tem um exemplo utilizando Struts 2 ou VRaptor, na apostila fj21 da caelum, se não me falha a memória.

[]'s

Olá bom dia.

Tem sim, mas é o básico do básico.

Mesmo assim, obrigado por responder. Encontrei alguma coisa que está me dando um rumo muito bom no link abaixo:

http://www.guj.com.br/java/231063-limitar-tentativas-de-acesso-no-login/1

Vamos ver se eu consigo concluir aqui.

Valeu.

K

alberthy:
[b]Brother, já tem você tem q criar um loop para checar no banco se existe o devido usuário, você pode criar uma simples variável e na hora do loop você pode incrementa-lá. Ai quando chegar a um simples contagem, por exmplo 3 tentativas, ai você vai setar outra mensagem dizendo que o mesmo não pode mais efetuar login pelo número de tentativas e depois encerrar a operação.

Isso é coisa simples, mas funciona.

Existe várias formas de fazer esse requisito.

Bom desenvolvimento…

Abraço.[/b]

Brother, bom dia.
Realmente, a idéia é simples. A questão toda é desenvolver as lógicas para, por exemplo, setar o usuário como inativo (boolean false), enviar um email para o proprietario do login, informando as tentativas e o cadastro de uma nova senha, e por ae vai.

Mas obrigado por contribuir.
Abs.

S

getAdicted:
Olá,

[]'s

nâo sei se estou errado ou certo, mas eu sou do tipo que primeiro tento criar ou achar uma forma de fazer as coisas sozinho, e se não der certo ai procuro ajuda, .
isso é questão de logica para fazer isso, é só parar e pensar, e depois tentar codificar,
porque senão é passar a vida a procurar formulas feitas para tudo que for necessario

R

Você pode usar um Filter, cada vez que o cara tentar acessar você incrementa um campo integer no banco. Você pode usar Session ou Cookies tbm.

K

sulito:
getAdicted:
Olá,

[]'s

nâo sei se estou errado ou certo, mas eu sou do tipo que primeiro tento criar ou achar uma forma de fazer as coisas sozinho, e se não der certo ai procuro ajuda, .
isso é questão de logica para fazer isso, é só parar e pensar, e depois tentar codificar,
porque senão é passar a vida a procurar formulas feitas para tudo que for necessario

É isso mesmo!

Até porque, o exemplo que ele citou do livro da caelum é um norteador muito básico. Se você olhar, não tem praticamente nada, a não ser como você desenvolver os métodos básicos para inicialização do processo.

O que se tem que ter firme é a idéia da lógica de como vai funcionar.

Abs.

G

Kleber-rr:
sulito:
getAdicted:
Olá,

[]'s

É isso mesmo!

Até porque, o exemplo que ele citou do livro da caelum é um norteador muito básico. Se você olhar, não tem praticamente nada, a não ser como você desenvolver os métodos básicos para inicialização do processo.

Abs.

Eu citei a apostila por que eu já a utilizei como objeto de estudo, comentei sobre a mesma mais como uma forma de gratidão, e se vocês são tão bons, não deveriam ter aberto uma conta no GUJ, deveriam ter feito um fórum para vocês. :smiley:

Amém irmãos!

[]'s

K

getAdicted:
Kleber-rr:
sulito:
getAdicted:
Olá,

[]'s

É isso mesmo!

Abs.

Eu citei a apostila por que eu já a utilizei como objeto de estudo, comentei sobre a mesma mais como uma forma de gratidão, e se vocês são tão bons, não deveriam ter aberto uma conta no GUJ, deveriam ter feito um fórum para vocês. :smiley:

Amém irmãos!

[]'s

Boa noite, getAdicted, td bem?

Todos nós começamos o estudo através de alguma fonte de pesquisa. Ninguem começa a desenvolver do nada. Não foi minha intenção te ofender ou menosprezar o seu comentario sobre o exemplo que você postou: como eu disse, ele é um norteador muito básico, mas um norteador.

Se eu soubesse de tudo, estaria no fórum do mesmo jeito para compartilhar informações e resolução de problemas, como eu tenho feito nesses quase 2 anos de participação do GUJ, afinal, é para isso que estamos aqui: para aprender e compartilhar conhecimento.

Mas como eu sou iniciante em Java e não sei de quase nada, vou sempre que possível recorrer aos colegas do fórum para discutir sobre os métodos e sobre as melhores formas de desenvolvê-los.

Mais uma vez, mil desculpas se meu comentário te constrangeu. Não foi minha intenção.

Amém irmão.

Jesus é o Senhor!

G

É nóis Clebão,

Desculpe minha imprudência, não tiro a razão de vocês.

Citei a apostila por que foi de grande valia para esse que vos escreve. Essas discussões mais enérgicas acontecem mesmo, afinal, o que seria dos Stones se todos gostassem dos Beatles, hehe

Paz e saúde, de coração.

Abraço!

K

Resolvido pessoal. Usei o for dentro dos if’s para pegar o id do usuario existente e bloqueá-lo depois de algumas tentativas.

Agora, vou conversar com os responsáveis pelo pedido de bloqueio de senha com 5 tentativas, para mudar-mos a regra de negócio para facilitar a vida do usuário, fazendo com que ele receba a senha em seu email.

Valeu pessoal.

Abs.

Criado 28 de janeiro de 2011
Ultima resposta 31 de jan. de 2011
Respostas 11
Participantes 5