Olá , estou montando um relatório que é uma carta, cada carta tem o nome e endereço que vem do banco, mas quando coloco no design do ireport e visualizo ele es repete o nome e o endereço na mesma página e quando eu queria que eles ficassem em páginas separadas, como se cada página fosse uma carta separada, aonde estou errando? fui no site da http://jasperforge.org na parte de tutorias e todos os que eu vi só ensinam a fazer o relatório que eu não quero, que são varias linhas em um mesmo relatório. Por favor me ajudem
[RESOLVIDO] Ireport - cada folha uma linha de resultado do SQL
4 Respostas
Natasha, tem um elemento da paleta de objetos que é o ‘break’. Podes usar ele.
Agora me veio uma dúvida: tu vais mandar uma coleção de {nome, endereço}, como se fossem vários ‘clientes’ ou algo assim, e querer imprimir uma espécie de mala direta? Se for, tem um jeito melhor de fazer isso, inclusive rotacionando texto pra gerar uma carta “dobrável”.
Qualquer coisa, só postar. Abraço!
Olá… Eu resolvo este problema com um agrupamento no relatório…
Por exemplo, ao invés de inserir os elementos na banda detail, eu crio um novo agrupamento através do menu visualizar -> Agrupamentos do relatório… (isso pode variar de acordo com a versão do iReport).
Na tela que se abre, selecione “Novo”, na tela seguinte, informe um nome para o grupo “GrupoCarta”, por exemplo, marque a opção “Iniciar em uma nova Página” e no campo “expressão do grupo”, você tem que colocar um campo ou expressão única pra cada nova página. Por exemplo, se você tem nomes diferentes e quer que para cada nome diferente uma nova página seja criada, você pode colocar o nome como expressão desse grupo, basta selecionar o filed relacionado com o nome (confirme a operação). Depois disso, duas novas bandas aparecerão no seu relatório (GrupoCartaHeader e GrupoCartaFooter - eu utilizo sempre a header e escondo a footer)… Agora, vc insere no header pelo menos a expressão que definiu pro grupo (eu costumo colocar tudo no header, a não ser em casos especiais) e tá pronto.
Se alguma coisa ficou confusa, é só falar.
Espero que tenha ajudado!
Vlw!
A quebra de pagina conforme leoramos citou, funciona perfeitamente para o seu problema apresentado…
leoramos e Programadora, obrigada pela ajuda. Eu fiz das duas formas coloquei o grupo como a programadora informou sendo q ele acabava colocando 2 cartas na mesma página e por isso coloquei o Break que o leoramos comentou, deu certo.
Obrigada pela ajuda