[RESOLVIDO] Ireport - cada folha uma linha de resultado do SQL

4 respostas
N

Olá , estou montando um relatório que é uma carta, cada carta tem o nome e endereço que vem do banco, mas quando coloco no design do ireport e visualizo ele es repete o nome e o endereço na mesma página e quando eu queria que eles ficassem em páginas separadas, como se cada página fosse uma carta separada, aonde estou errando? fui no site da http://jasperforge.org na parte de tutorias e todos os que eu vi só ensinam a fazer o relatório que eu não quero, que são varias linhas em um mesmo relatório. Por favor me ajudem

4 Respostas

L

Natasha, tem um elemento da paleta de objetos que é o ‘break’. Podes usar ele.

Agora me veio uma dúvida: tu vais mandar uma coleção de {nome, endereço}, como se fossem vários ‘clientes’ ou algo assim, e querer imprimir uma espécie de mala direta? Se for, tem um jeito melhor de fazer isso, inclusive rotacionando texto pra gerar uma carta “dobrável”.

Qualquer coisa, só postar. Abraço!

P

Olá… Eu resolvo este problema com um agrupamento no relatório…
Por exemplo, ao invés de inserir os elementos na banda detail, eu crio um novo agrupamento através do menu visualizar -> Agrupamentos do relatório… (isso pode variar de acordo com a versão do iReport).
Na tela que se abre, selecione “Novo”, na tela seguinte, informe um nome para o grupo “GrupoCarta”, por exemplo, marque a opção “Iniciar em uma nova Página” e no campo “expressão do grupo”, você tem que colocar um campo ou expressão única pra cada nova página. Por exemplo, se você tem nomes diferentes e quer que para cada nome diferente uma nova página seja criada, você pode colocar o nome como expressão desse grupo, basta selecionar o filed relacionado com o nome (confirme a operação). Depois disso, duas novas bandas aparecerão no seu relatório (GrupoCartaHeader e GrupoCartaFooter - eu utilizo sempre a header e escondo a footer)… Agora, vc insere no header pelo menos a expressão que definiu pro grupo (eu costumo colocar tudo no header, a não ser em casos especiais) e tá pronto.

Se alguma coisa ficou confusa, é só falar.
Espero que tenha ajudado!

Vlw!

T

A quebra de pagina conforme leoramos citou, funciona perfeitamente para o seu problema apresentado…

N

leoramos e Programadora, obrigada pela ajuda. Eu fiz das duas formas coloquei o grupo como a programadora informou sendo q ele acabava colocando 2 cartas na mesma página e por isso coloquei o Break que o leoramos comentou, deu certo.
Obrigada pela ajuda

Criado 13 de julho de 2011
Ultima resposta 13 de jul. de 2011
Respostas 4
Participantes 4