Boa tarde a todos!
Gostaria de levantar um debate aqui no forúm.
Procurei pela internet e aqui no GUJ também, mas não vi ninguém discutindo sobre isso.
Percebo que o JQuery UI vem ganhando bastante mercado no ambiente web, independente da linguagem utilizada.
Já o JSF está consolidado na linguagem Java, afinal de contas faz parte até da especificação JEE.
Mas indo direto ao assunto, vou desenvolver um projeto que será acessado por diversas empresas, ficando o projeto então
em alguma hospedagem locaweb da vida. O máximo de usuário que o mesmo terá será 5 mil no decorrer dos anos,
isso em um cenário perfeito, mas na média provavelmente serão uns 600 usuário. Outra questão é que o sistema
não será usado full time pelos usuários, será voltado mais para cadastros e consultas.
A minha preferência para a camada view é utilizar JSF + PrimeFaces, por vários motivos, entre eles a facilidade e grande
quantidade de componetes. Porém, como não estou tratando de uma intranet, fiquei preocupado com o consumo do trafego
de rede do servidor e com uma possível lentidão ao carregar ás páginas no computador do usuário.
Essa minha preocupação vem porque, reza a lenda, que o JSF gera muita “sujeira”, aumentando assim o tamanho das páginas,
e também o que se diz é que o JQuery UI não causa essas “sujeiras”.
Até certo ponto acredito que isso seja verdade (apenas acredito, não tenho certeza), mas não sei até que ponto isso pode
influênciar na minha decisão final.
Então peço a ajuda de vocês com seus conhecimentos técnicos, quanto a um projeto deste porte poder ou não ser prejudicial
utilizar JSF+Primefaces!