Boa tarde, estou de volta para responder meu próprio tópico…kkkkkkkkkkkkk
Existe muito conteúdo sobre este assunto na internet e muitos tratam o assunto de forma genérica, vou tentar colocar de forma sucinta o que fiz para resolver este problema de forma que outras pessoas consigam realizar o mesmo.
Vamos entender a situação, ler um certificado digital em smart card. Para fazer a leitura dos certificados contidos nesses cartões é necessário utilizar a biblioteca compatível com a criptografia utilizada pelo mesmo, no meu caso PKCS#11.
Além disto é necessário utilizar uma dll que contém o métodos para acessar o certificado dentro do cartão, essa dll é a “aetcrss1.dll” ela vem no pacote de instalação do “SafeSign Standard” e um alerta básico para qualquer um quer tente utilizar essa biblioteca, não importa se o sistema é x64, NÃO VAI FUNCIONAR, em sistema x64 você deve utilizar a dll para sistemas x32 e só assim a leitura de certificados via código irá funcionar.
Demorei muito para chegar nesse ponto e finalmente consigo fazer a leitura dos certificados e assinar documentos com os mesmos e agora espero que este tópico ajude outras pessoas.