Thiago,
Por partes…acho que voce está se atrapalhando com coisas bem básicas…Recomendo fortemente voce olhar alguns tutorias e apostilas (sugiro as do GUJ e da Caelum), porque sinto que voce ta se atrapalhando com questões que deveriam estar mais claras em sua cabeça.
Agora com relação a sua dúvida…
Pra voce recuperar algum atributo no seu jsp, voce tem que setar o mesmo no server em algum momento (em algum escopo) e depois resgatá-lo.
Vamos ao seu código:
RequestDispatcher requestDispatcher = request.getRequestDispatcher("/ListarClienteServlet");
requestDispatcher.forward(request, response);
Quando voce fez isso, voce “disse” pro Container:
"Conteiner, voce vai pegar todo o conteúdo que ta no meu request, e irá dar um forward pra o “ListarClienteServlet” () ao meu ver, sem olhar o código desse carinha acho que está equivocado pois, acho que voce teria que redirecionar pro jsp de visualização.
Até ai, tudo bem mas olhando o jsp:
<c:if test="${clientes != null}">
e em:
<c:forEach var="cliente" items="${clientes}" >
Nesse jsp, ele vai procurar um objeto no request chamado “clientes”, que voce precisa setar no servlet, por isso…falei pra voce adicionar no request o “cliente”, ficando assim:
request.setParameter("clientes", cliente);
RequestDispatcher requestDispatcher = request.getRequestDispatcher("/ListarClienteServlet");
requestDispatcher.forward(request, response);
Fui claro … ?
Abs