[Resolvido - PMBoK - Método do Caminho Crítico -Como calcular?

9 respostas
J

Olá pessoal!!
Estou estudando o PMBoK 3rd Edition pelo livro da série Head First. Esse livro ensina a calcular as datas de início/término mais cedo/mais tarde da seguinte forma:

• O término mais cedo (EF) das atividade é EF = ES + duração -1 , onde ES é início mais cedo da própria atividade.

• O início mais tarde da atividade (LS) é LS = LF - duração da atividade + 1, onde LF é o término mais tarde da própria atividade.

Estava tudo bem, até que fui olhar outro livro e essas equações estavam um pouco diferentes! O outro livro não subtrai/soma esse 1 nos cálculos, e isso causa uma grande diferença nos resultados. Já joguei no google e obtive uma quantidade de livros que segue o Head First e outra quantidade que segue o outro livro (http://books.google.com/books?id=bJ9Oo0uHD20C&pg=PR16&dq=pmbok+2004&hl=pt-BR#v=onepage&q=&f=false - página 8 ).

Ah, no livro Head First a primeira atividade inicia no dia 1, no outros livros eu não sei, mas já vi exemplos em que o projeto inicia no dia 0 (também não sei se o dia de início influencia).

Alguém pode me dizer qual seria o método correto, ou pelo menos o mais usado ?

Obrigada!

9 Respostas

A

Bem, J Christ, estou tendo em Engenharia de software este ano, e pelo uqe aprendi, o Início antecipado começa mesmo no dia primeiro.
Quanto ao outro algoritmo de termino tardio, também está correto…
Abraços…

J

andresmafra:
Bem, J Chist, estou tendo em Engenharia de software este ano, e pelo uqe aprendi, o Início antecipado começa mesmo no dia primeiro.
Abraços…

André, sim o início é sempre no primeiro dia, só que já vi exemplos em que o primeiro dia é o dia 0 e outros em que o primeiro dia é o dia 1. Não sei se isso afeta o modo de fazer as contas (o correto seria não afetar). A qual algoritmo de término tardio você se refere?

S

J-Chist:
andresmafra:
Bem, J Chist, estou tendo em Engenharia de software este ano, e pelo uqe aprendi, o Início antecipado começa mesmo no dia primeiro.
Abraços…

André, sim o início é sempre no primeiro dia, só que já vi exemplos em que o primeiro dia é o dia 0 e outros em que o primeiro dia é o dia 1. Não sei se isso afeta o modo de fazer as contas (o correto seria não afetar). A qual algoritmo de término tardio você se refere?

Isso não afeta o resultado, mas afeta as formulas.

A

pura matemática
se começa no 0, não subtrai 1
se começa no 1, subtrai 1

J

sergiotaborda:
J-Chist:
andresmafra:
Abraços…

Então é como o alindre falou, se começa do dia 0 não precisa somar/subtrair 1?

A

Amigo, em anexo segue um exemplo sobre a contagem do caminho crítico!!

Espero que te ajude, qq duvida pode postar!!

aBçs

S

J-Chist:
sergiotaborda:
J-Chist:
andresmafra:
Abraços…

Então é como o alindre falou, se começa do dia 0 não precisa somar/subtrair 1?

Veja bem é simples matemática.

Se a tarefa começa no dia 5 e tem duração 3 quando ela irá terminar ?
Depende daquilo que vc chama de duração. 3 inclui o dia 5 ? inclui. Porque se a duração é 1 terminara no dia 5.
Então se demora 3 ela dura o dia 5 o 6 e o 7 ou seja dura até 5 + 3 -1 = 7

Esses +1 e -1 servem para acertar as formulas baseados no conceito por detrás do calculo.

Compare 5+3 -1 com EF = ES + duração -1

Agora pense que quer acabar no dia 9 e sabe que demora 3. qual é o dia mais tarde que pode começar ?
A solução da equação x + 3 - 1 = 9 ou seja : x = 9 - 3 + 1 = 5
compare com LS = LF - duração da atividade + 1

Na primeira formula vc está escolhendo o dia mais cedo e vendo quanto termina. na segunda está escolhendo quando termina e vendo quanto teria que começar.

Agora que vc entendeu isto, repita as mesmas contas não considerando o dia de começo como dia de trabalho.
Portanto se começa no dia 5 e demora 3 o trabalho será feito em 6, 7 e 8 , o ultimo dia será 8 e portanto a formula será apenas 5 + 3 (= 8 ) sem subtrair 1.
Se termina em 9 e demora 3 então os dias de trabalho seriam 9,8 e 7 e o dia de começo seria 6 a formula seria 9 - 3 (sem somar 1)

Entendeu a diferença ? A diferença está no conceito se o dia de partida é dia de trabalho ou não.
O que interessa é vc entender o conceito por detrás do calculo. A formula vc deduz fácilmente a partir dos conceitos. Em algumas empresas pode ser usado um conceito e em outras outro. Vc tem que saber deduzir a formula baseada no conceito de fim, inicio , duração e se o inicio está ou não incluso no intervalo.

J

Obrigada a todos pelas respostas.
Valeu o exemplo, andresmafra!

A

Precisando ,estamos ai!

Criado 12 de novembro de 2009
Ultima resposta 14 de nov. de 2009
Respostas 9
Participantes 4