[Resolvido - PMBoK - Método do Caminho Crítico -Como calcular?

9 respostas
J

Olá pessoal!!
Estou estudando o PMBoK 3rd Edition pelo livro da série Head First. Esse livro ensina a calcular as datas de início/término mais cedo/mais tarde da seguinte forma:

• O término mais cedo (EF) das atividade é EF = ES + duração -1 , onde ES é início mais cedo da própria atividade.

• O início mais tarde da atividade (LS) é LS = LF - duração da atividade + 1, onde LF é o término mais tarde da própria atividade.

Estava tudo bem, até que fui olhar outro livro e essas equações estavam um pouco diferentes! O outro livro não subtrai/soma esse 1 nos cálculos, e isso causa uma grande diferença nos resultados. Já joguei no google e obtive uma quantidade de livros que segue o Head First e outra quantidade que segue o outro livro (http://books.google.com/books?id=bJ9Oo0uHD20C&pg=PR16&dq=pmbok+2004&hl=pt-BR#v=onepage&q=&f=false - página 8 ).

Ah, no livro Head First a primeira atividade inicia no dia 1, no outros livros eu não sei, mas já vi exemplos em que o projeto inicia no dia 0 (também não sei se o dia de início influencia).

Alguém pode me dizer qual seria o método correto, ou pelo menos o mais usado ?

Obrigada!

9 Respostas

A

Bem, J Christ, estou tendo em Engenharia de software este ano, e pelo uqe aprendi, o Início antecipado começa mesmo no dia primeiro.
Quanto ao outro algoritmo de termino tardio, também está correto…
Abraços…

J

andresmafra:
Bem, J Chist, estou tendo em Engenharia de software este ano, e pelo uqe aprendi, o Início antecipado começa mesmo no dia primeiro.
Abraços…

André, sim o início é sempre no primeiro dia, só que já vi exemplos em que o primeiro dia é o dia 0 e outros em que o primeiro dia é o dia 1. Não sei se isso afeta o modo de fazer as contas (o correto seria não afetar). A qual algoritmo de término tardio você se refere?

S

J-Chist:
andresmafra: