Olá pessoal!!
Estou estudando o PMBoK 3rd Edition pelo livro da série Head First. Esse livro ensina a calcular as datas de início/término mais cedo/mais tarde da seguinte forma:
-
O término mais cedo (EF) das atividade é EF = ES + duração -1 , onde ES é início mais cedo da própria atividade.
-
O início mais tarde da atividade (LS) é LS = LF - duração da atividade + 1, onde LF é o término mais tarde da própria atividade.
Estava tudo bem, até que fui olhar outro livro e essas equações estavam um pouco diferentes! O outro livro não subtrai/soma esse 1 nos cálculos, e isso causa uma grande diferença nos resultados. Já joguei no google e obtive uma quantidade de livros que segue o Head First e outra quantidade que segue o outro livro (http://books.google.com/books?id=bJ9Oo0uHD20C&pg=PR16&dq=pmbok+2004&hl=pt-BR#v=onepage&q=&f=false - página 8 ).
Ah, no livro Head First a primeira atividade inicia no dia 1, no outros livros eu não sei, mas já vi exemplos em que o projeto inicia no dia 0 (também não sei se o dia de início influencia).
Alguém pode me dizer qual seria o método correto, ou pelo menos o mais usado ?
Obrigada!