[RESOLVIDO] Qual IDE e quais recursos para desenvolver interface gráfica: NetBeans ou Eclipse?

13 respostas
S

Bom pessoa, gostaria de uma opinião de vocês,
Qual IDE com qual plugin e/ou interface gráfica é mais usada hoje para desenvolvimento de Interface gráfica Desktop?
ou é melhor fazer tudo na mão?
Esta pergunta se dá ao fato das dificuldades encontradas ao usar o NetBeans. Obrigado

13 Respostas

V

Faço tudo na mão, Web ou Desktop Java

MigLayout é superior a todas IDEs que já vi para Java, minha opinião

http://www.miglayout.com/

M

ja usei os 2 IDE

netbeans

• leve
  • rapido
  • facil pra desenhar as telas
    usado atualmente

eclipse
nao tem um plugin - vc tem que baixar o visual editor - bem dificil de instalar e usar

• pesado
N

marcoscorso:
ja usei os 2 IDE

netbeans

• leve
  • rapido
  • facil pra desenhar as telas
    usado atualmente

eclipse
nao tem um plugin - vc tem que baixar o visual editor - bem dificil de instalar e usar

• pesado

Opa, marcoscorso!
Mesmo gostando bastante do Netbeans, eu sugiro fortemente que você use o Eclipse, juntamente com o Window Builder e o MigLayout (sim, o WB suporta o MigLayout!!!). Vale MUITO a pena testar!

Espero ter ajudado,
fique com Deus! :smiley:

P

Como integrar isso com o eclipse?

L

Opa Nicolas Fernandes !!

Vc usa o WB com o MigLayout ? Como está sendo?
Pra mim seria o melhor dos mundos!!

F

Utilizo o eclipse com windows builder, mas com o GridBagLayout.

Abraços.

Fiquem com DEUS.

M

ai agente tem que dividir tanto a pergunta quanto as respostas em duas partes: a primeira seria se vale mais a pena usar algum framework de drag and drop para swing ou não, se seria melhor codificar estas telas na mão, a segunda pergunta é qual ide é a melhor escolha para utilizar da forma que foi decidida pensando na resposta da pergunta anterior.

Quanto a primeira pergunta:

Eu acredito (tem gente experiente nesse forum que descorda de mim) que o framework para isso é mais produtivo do que codificar na mão, mas isso tem alguns poréns, primeiro que a chance de você fazer merda com o framework caso não saiba o básico de como fazer aquilo na mão é grande, é indicado de você saber alguns conceitos para poder trabalhar direito com a ferramenta, saber trabalhar com ela também (você poderá fazer customizações no seu layout que muitos acreditam não dar para fazer com ela), o segundo porém é que se você usar algum framework do tipo, utilize-o para dar manutenção também, isso é completamente possível e viável, a pior merda que você faz é criar os layouts com um framework do tipo, copiar o código e continuar dando manutenção depois neste código gerado.

Por outro lado quando você está codificando, você tem mais controle sobre cada coisa nessa tela.

Quanto a segunda pergunta, caso você tenha escolhido codificar, é estritamente pessoal, a resposta para isso costuma ser a IDE que você esteja mais habituado (normalmente neste caso o pessoal prefere o editor de código do eclipse). Caso você tenha escolhido usar algum framework… na verdade também considero meio pessoal, tem gente que prefere o matisse (do netbeans), tem gente que não gosta dele e usa algum como o VE (plug in do eclipse) por que o código gerado pelo VE é melhor e o código do matisse é meio incompreensível (eu acho esse argumento inválido por que como disse, se você vai fazer a o ambiente gráfico com o framework, o melhor é manter esse ambiente também com o framework depois). A maioria das vezes que ja vi alguém opinando neste forum disseram preferir o matisse, eu não poderia comparar por que eu nunca usei algum framework do tipo no eclipse como o VE por exemplo, por que o matisse sempre me satisfez.

bom… tentei mostrar um pouco das vantagens de cada de forma imparcial e também mostrar a minha opinião a respeito.

G

Aproveitando o embalo…

Qual vocês acham melhor, MigLayout ou GridBagLayout?

Digo, no desenvolvimento na “mão”.

F

guilherme.dio:
Aproveitando o embalo…

Eu gosto de usar o GrindBagLayout tanto na mão quanto com drag-and-drop, isso porque tenho mais facilidades com ele. agora não sei dizer se ele é melhor do que o MigLayout.

Abraços.

Fiquem com DEUS.

M

Fexx:
guilherme.dio:
Aproveitando o embalo…

Eu gosto de usar o GrindBagLayout tanto na mão quanto com drag-and-drop, isso porque tenho mais facilidades com ele. agora não sei dizer se ele é melhor do que o MigLayout.

Abraços.

Fiquem com DEUS.

Eu realmente não gosto dos layots padrão do swing, deles parece que o GridLayout e o GridBagLayout são os melhorzinhos e eu ainda não gosto deles… nunca usei o MigLayout, mas ja ouvi falar que com ele você consegue posicionar componentes usando x e y em um plano cartesiano como se estivesse usando layout null, isso me parece bem melhor do que os layouts que eu vi na época que estava estudando swing…

S

Bom pessoal já que tivemos muitas opiniões agora irei explicar minha situação.
Eu acho a interface do Eclipse, mais simples, mais amigável e melhor de se trabalhar do que o NetBeans, Porém instalei Windows Builder, e achei horrível o (arrastar e soltar) componentes para os formulários. Então resolvi usar o NetBeans, portanto, se conseguir instalar o MigLayout e for melhor que o Windows Builder. Irei usar o Eclipse definitivamente.

M

stuney:
Bom pessoal já que tivemos muitas opiniões agora irei explicar minha situação.
Eu acho a interface do Eclipse, mais simples, mais amigável e melhor de se trabalhar do que o NetBeans, Porém instalei Windows Builder, e achei horrível o (arrastar e soltar) componentes para os formulários. Então resolvi usar o NetBeans, portanto, se conseguir instalar o MigLayout e for melhor que o Windows Builder. Irei usar o Eclipse definitivamente.

miglayout não é um framework de drag and drop para construção de interface como o windows builder, é uma api de terceiros que prove um layout swing, tipo o gridbaglayout por exemplo…

N

luiz_renato:
Opa Nicolas Fernandes !!

Vc usa o WB com o MigLayout ? Como está sendo?
Pra mim seria o melhor dos mundos!!

Opa, luiz_renato!
Estou usando sim. A nova versão do WB já vem com o MigLayout habilitado.
Cara, é simplesmente fantástico! Você arrasta lá os componentes, coloca as constraints que quer nas propriedades e voilà!
Atualize o seu plugin pra última versão e faça o teste. Gostaria de saber sobre sua experiência com tal.

peresjuliao, instale o plugin do WindowBuilder. Você encontra ele aqui.

guilherme.dio:
Aproveitando o embalo…

guilherme.dio, eu vou de MigLayout, sempre. É MUITO simples desenvolver com MigLayout. Acesse o QuickStart e faça uns testes. Poste sua análise depois, seria legal comparar opiniões!

@stuney
Cara, você sabe desenvolver interfaces na mão? O que eu quero dizer é que só vale a pena ir para alguma ferramenta de interface gráfica quando você tiver plena consciência do que acontece por trás dela. E se você precisar dar uma manutenção no código? Você não vai saber o que se passa por trás, por exemplo. Eu aprendi a construir interfaces na mão, sempre. Quando começei a user o MigLayout, também construi MUITO na mão, até pegar o jeito dele. Só agora que entendo legal é que parti para uma ferramenta gráfica. Então conheça primeiro o terreno onde você está pisando para depois começar a usar as “armas” que ele oferece.

Grande abraço, pessoal,
fiquem com Deus! :smiley:

Criado 29 de março de 2012
Ultima resposta 29 de mar. de 2012
Respostas 13
Participantes 9