Acabei de ver o seu tópico e dei uma olhada no relatório e subrelatório que vc criou…
eu obsevei que as duas queries são identicas… eu sugiro que tente dividir elas…com a query do relatório trazendo informações que serão exibidas no relatório e query do subrelatório trazendo informações que serão exibidas no subrelatório…e acho que vc deve fazer um “join” usando no seu caso acho que a coluna codProfessor.
vou tentar demonstrar abaixo com suas queries a idéia…(não é a solução eh apenas um idéia teórica de como seria)
abaixo query do relatório
SELECT p.cdprofessor, nmprofessor, nmcurso
FROM tbprofessor p, tbcurso c, tbrestricao r, tbhora h, tbdia d
WHERE status = 'true'
AND p.cdcurso = c.cdcurso
AND r.diasemana = d.cddia
AND r.horario = h.cdhora
AND p.cdprofessor = r.cdprofessor
ORDER BY nmprofessor, nmdia, dshora
agora usando o ireport, dentro do relatório click com o botão direito no subrelatório e click em properties vá até a guia Subreport(other) e click no botão add, na janelinha que abre coloque no primeiro campo o seguinte parametro_cdprofessor e no segundo campo o nome do campo cdProfessor (pode mudar dependendo da sua necessidade) que no caso eh $F{cdprofessor}.
no subrelatório vc deve criar o parametro_cdprofessor (ele receberá o código do professor para executar a query do subrelatório).
no subrelatório a query ficaria parecida com a query abaixo
SELECT status, sgcurso, motivo, date_format(dshora, '%h:%i'), nmdia
FROM tbprofessor p, tbcurso c, tbrestricao r, tbhora h, tbdia d
WHERE
p.cdprofessor = $P{parametro_cdprofessor}
AND status = 'true'
AND p.cdcurso = c.cdcurso
AND r.diasemana = d.cddia
AND r.horario = h.cdhora
AND p.cdprofessor = r.cdprofessor
ORDER BY nmprofessor, nmdia, dshora
Acabou ficando um descrição um pouco longa e como eu não conheço a base de dados fica um pouco dificil para eu descrever melhor.
Minha intenção era trazer uma idéia de como seria, eu trabalho com o ireport a pouco tempo, abaixo vou deixar um link onde vc poderá baixar videos aulas que são as mesmas que eu usei para aprender…
http://boesing.blogspot.com/2009/09/video-aulas-jasperreportsireport.html
espero ter podido ajudar de alguma forma espero que o rdmardegam ou algum outro membro possam ajudar ainda mais