zerokelvin:
O meu caso é o primeiro, as resquisições são leves, mas qdo tenho muitas em sequencia, a demora d uma se soma a outra… estou tentando agrupar tudo em menos comandos.
Mas há algo, nesse caso, que se possa fazer para melhorar o desempenho?
Se você pode alterar o protocolo, reduzir o número de requisições e confirmações é, certamente, o primeiro passo para melhorar o tempo de resposta.
Se for possível para você agrupar requisições e fazer com que o servidor só confirme o pacote todo uma única vez, melhor.
Outras soluções para disfarçar lags geralmente são dependentes do perfil da aplicação em si.
Coisas comuns incluem usar UDP e um protocolo com menos confirmação (geralmente, quando pode-se dar ao luxo de perder pacotes e você tem a aplicação cliente mais em tempo real), ou mesmo, permitir que o cliente tome decisões que o servidor normalmente tormaria, já dê o feedback ao usuário, e depois só se sincronize com o servidor, mesmo que ele tenha que se corrigir se necessário. Mas não creio que nenhuma das duas hipóteses se adapte a uma aplicação comum.
Finalmente, fazer caches no cliente pode ser uma boa opção. Se ele pode mostrar uma informação antiga, antes de exibir uma nova, sem qualquer tipo de requisição do servidor, melhor. Talvez essa informação já sirva para seu usuário, e ele nem sequer precise esperar a navegação dos pacotes.
Enfim, disfarçar lag exige calma e analisar caso-a-caso. E nem sempre será possível. Aí não tem escapatória, a não ser contratar um serviço de rede melhor.