[RESOLVIDO] Trabalhando como CLT

22 respostas
J

Olá pessoal,
Antes de abrir este tópico procurei bastante, achei muitas respostas sobre PJ e CLT, mas não achei a resposta para minha questão.

Sempre trabalhei como PJ e agora estou como CLT, o que faço ?
Algumas pessoas me disseram que devo notificar meu contador que não vou emitir mais notas e só devo me preocupar com a declaração de imposto de renda PJ daqui por diante.

É simples assim ? Gostaria de me informar melhor como devo procede

Obrigado

22 Respostas

L

fecha sua empresa… senao tera de pagar impostos sem utiliza-la…

T

Eu aconselho você a colocar a empresa como inativa

Eu trabalhei 1 ano como PJ e agora sou CLT
Conversei com o meu contador e coloquei minha empresa como inativa( Sem movimentação ). Sendo assim não pago nenhum imposto, somente o contador 1 vez por ano.

O Custo para fechar a empresa é muito alto e caso você precise emitir uma NF por fora ou simplesmente voltar a trabalhar como PJ você teria que abrir a empresa novamente.

D

so uma duvida sobre o assunto

qual a diferença de CLT e PJ e suas definições

obrigado.

M

Vc vai ter que ver o que compensa mais. A empresa sem movimentação não paga nehum tipo de imposto (ai depende da constituição da usa empresa, a minha é ltda com lucro presumido). O unico gasto que vc terá será o contador, e a declaração PJ (se o contador cobrar algo a mais pra fazer, senão será só o custo do contador mesmo).

Pra fechar a empresa, se prepare pra desenbolsar uma boa grana, a minha pra fechar ia sair uns 3000 mais ou menos, e o processo só se acaba após 5 anos que vc “fechou” a empresa, devido a certidões negativas e tal.

Particularmente, eu deixei a minha aberta, sem movimentação, com um contador de confiança e que cobre mais barato para empresas sem movimentação. Vc tem que pensar no futuro, se depois vc quiser voltar a ser PJ, ou usar essa empresa pra abrir um negócio, o trampo é bem maior.

Mas, avalie bem antes. convese com algum contador amigo seu pra se informar bem como seria o processo de fechemanto e tals, e qual seria o melhor para o seu caso.

T

Para ver o que compensa mais
Acesse a planilha do Apinfo que efetua comparaçoes de PJ e CLT
É muito boa

www.apinfo.com/sal.xls

D

A minha duvida é em relaçao a definiçao

clt é registrado e pj não como funciona?

R

PJ é um prestador de serviços… vc abre uma empresa (com CNPJ e tudo) e trabalha praquela empresa com contrato, emitindo notas fiscais pelo q vc fizer… paga imposto e não tem os mesmo direitos q CLT (13, ferias…), mas o salario e maior.

S

thiagow1:
Eu aconselho você a colocar a empresa como inativa

Eu trabalhei 1 ano como PJ e agora sou CLT
Conversei com o meu contador e coloquei minha empresa como inativa( Sem movimentação ). Sendo assim não pago nenhum imposto, somente o contador 1 vez por ano.

O Custo para fechar a empresa é muito alto e caso você precise emitir uma NF por fora ou simplesmente voltar a trabalhar como PJ você teria que abrir a empresa novamente.

Exactamente. Concordo em genero, numero e grau.
Fechar a empresa é péssima opção.
Eu sei, aconteceu comigo.

J

Muito obrigado pelas respostas.

Minha intenção é esta mesmo, NAO fechar a empresa, só que acabei ficando confuso com pessoas que me disseram que eu deveria fechar.

Bom eu vou fazer isto mesmo vou inativar.

Deixa eu ver se eu entendi, vou fazer mais algumas perguntas para confirmar

• Digo ao contador que quero inativar a empresa e apartir disso devo paga-lo uma vez por ano, esta correto ?
  • Esse pagamento por ano é somente para fazer a declaração de imposto de renda PJ ou alguma declaracao de inatividade ?
  • Para inativar é cobrado algo ou já faz parte do serviço que o contador deve prestar com a mensalidade que ja foi paga ?

Abraços

D

thanks.

M

Diabo Loiro:

CLT é registrado em carteira como manda a lei. PJ é Pessoa Juridica. Vc abre uma empresa(sua), e trabalha para a empresa(empregadora) como se fosse um consultor, emitindo nota fiscal no final do mês. é um modo que as empresas utilizam para pagar menos impostos, já que o custo de um funcionário CLT é cerca de 110% o seu salário. Como PJ vc geralmente ganha mais, e paga menos impostos. Mas não tem direito a férias, 13º, aviso prévio, licença maternidade, auxilio do inss, fundo de garantia, seguro desemprego e outras coisas que vc teria direito sendo CLT.

Qual compensa mais? cada caso é um caso, acada pessoa é cada pessoa. Não vamos discutir a legalidade disso aqui, para não mudar (de novo) o assunto inicial do post.

M

jvlouvem:
Muito obrigado pelas respostas.

Minha intenção é esta mesmo, NAO fechar a empresa, só que acabei ficando confuso com pessoas que me disseram que eu deveria fechar.

Bom eu vou fazer isto mesmo vou inativar.

Deixa eu ver se eu entendi, vou fazer mais algumas perguntas para confirmar

• Digo ao contador que quero inativar a empresa e apartir disso devo paga-lo uma vez por ano, esta correto ?
  • Esse pagamento por ano é somente para fazer a declaração de imposto de renda PJ ou alguma declaracao de inatividade ?
  • Para inativar é cobrado algo ou já faz parte do serviço que o contador deve prestar com a mensalidade que ja foi paga ?

Abraços

1). Sim, vc fala que não vai mais emitir nota, e quer inativar a empresa. Quanto vc vai pagar, e quantas vezes por ano muda de contador pra contador. se não estiver satisfeito com o seu, mude.
2). toda empresa, mesmo que em inatividade tem obrigações legais. o contador vai ficar mandando pro inss uma delcaração de não movimentação a cada 3 meses se não me engano, por exemplo. o custo que vc paga, é pra manter esses trabalhos esporádicos, e a emissão da declaração PJ também.
3). Creio que não. no meu caso, simplesmente falei com o contador e ta tudo certo, já que não há nada (pelo menos que eu me lembre) que precise ser feito imediatamente pela parte da sua empresa.

S

Diabo Loiro:

PJ = Pessoa Juridica. A empresa não o contrata a si, ele contrata a sua empresa. Por isso vc precisa ter uma empresa. Vc precisa ser uma empresa. Em outros lugares isto se chama “empresário em nome individual”.

Como empresa vc precisa pagar impostos. ISS, IR, PIS/Cofins etc…

A diferença é que vc só tem os beneficios que a sua empresa -vc mesmo - lhe der. Ou seja, o seu vale refeição sai do bolso da sua empresa (do seu bolso). o mesmo para vale transporte, férias etc…

Quando vc assina contrato com a empresa cliente vc assina como empresa. Ou seja, vc é o zé e sua empresa é a XPTO. A empresa cliente H contratou a XPTO e o zé foi destacado pela XPTO para trabalhar na H. A vantagem é que a empresa XPTO pode mandar o jão em vez do zé para trabalhar na H. (*) mas isso significa que a XPTO precisa pagar salário para o joão, ou ele ser sócio da empresa.

(*) Cuidado. Pela lei esta substituição tem que ser possivel. Se não for, por contrato ou na prática, isso caracteriza vinculo empregatício. Aliás , na prática as empresas cliente acham que estão contrantando vc nas mesmas regras que CLT. Erro deles. Como empresa vc tem direitos e deveres diferentes. Um deles, por exemplo, é não poder haver controle de horário.

J

Qual a diferenca de salario ideal para contratacao de uma ou de outra!?

Ou qual a diferenca aceitavel digamos entre uma e outra… ja falando em valores?

Por exemplo… se um clt ganha 1,600… qual valor ele deveria ganha por uma proposta da mesma empresa se fosse como PJ?

E qual o valor pj menor que deve ser aceitavel?

Valeus…

D

é entendi caras mais ate hoje eu sempre trabalhei como CLT e quando eu via PJ acha que era = Programador Java uahuahuahuahuhauah

Sabia que tinha ums esquemas de trampa por contrato mais não sabia que funcionava assim vlw XD

R

Diabo Loiro:
é entendi caras mais ate hoje eu sempre trabalhei como CLT e quando eu via PJ acha que era = Programador Java uahuahuahuahuhauah

Sabia que tinha ums esquemas de trampa por contrato mais não sabia que funcionava assim vlw XD

uhahuauh

eu ri!! ahuahuahu

PJ = Pessoa Juridica :smiley:

J

Diabo Loiro:

Eu ja pensei tbm
eauheuauhea

J

Obrigado mario.fts, pra mim ta tudo esclarecido agora.
Obrigado a todos também que me ajudaram

Abraço e bom natal pra voces :wink:

J

Obrigado mario.fts, pra mim ta tudo esclarecido agora.
Obrigado a todos também que me ajudaram

Abraço e bom natal pra voces :wink:

T

Algumas empresas acabam podendo oferecer algum tipo de benefício para PJ, mas não sendo uma regra…como bonificações, participação em lucros, etc

T

como o amigo ae em cima disse, no site do apinfo da para fazer uma boa comparãção entre PJ e CLT

V

Jonatan… isso depende muito… depende dos impostos que você vai pagar… logo… do tipo de empresa que abriu… da cidade que vai prestar o servico… se vai recolher impostos ou n… enfim… a planilha da apinfo eh muito boa… qdo passei aqui de CLT pra PJ eu utilizei ela para definir meu salario…

A grande vantagem que vejo como PJ eh se vc souber o que fazer com seu dinheiro para render mais ao inves de ficar parado la como FGTS… eu pego meu valor de FGTS e invisto na bolsa… Bem mais lucrativo… Mas olha la… cuidado… vc pode perder tbm. hehehe… ai vai do seu perfil…

Criado 22 de dezembro de 2009
Ultima resposta 22 de dez. de 2009
Respostas 22
Participantes 10