Responsabilidade de classes

7 respostas Resolvido
H

Um classe cliente pode ter um método “pedir()”? que pede um produto por exemplo ou só deve ter métodos que pertencem a classe?

7 Respostas

D
Solucao aceita

Basicamente falando, NÃO.

Como é que definimos isso?
Existe um conceito em Orientação a Objeto que cada classe deve possuir somente uma responsabilidade, uma unica, sem mais, então a classe de Cliente tem a responsabilidade UNICA, e a um classe Pedidos tem a responsabilidade de fazer pedidos, utilizando Cliente. Veja a lógica empregada é do dia a dia, e quando se faz isso o seu sistema fica preparado para que esse Cliente tenha vários pedidos, uma relação de Banco 1 Cliente pode ter vários Pedidos.

Veja tudo vai se encaixando se fizer o correto, então, não coloque responsabilidade aonde ela não é pertinente, e cada classe tem uma única responsabilidade.

F

Na minha opinião, seu texto não tem fundamentos necessários para que possamos julgar se esse tal “pedir()” faz parte da responsabilidade unica dessa classe ou não. Quem vai indicar isso é domínio da solução…

D

Cite situações aonde ele pode ter esse pedir dentro da classe Cliente?

F

Não tenho a minima idéia, mas em regra de analise, interpretação e abstração…tudo é possível, volátil e flexível de ser ou mudar, não existindo certo ou errado. Julgar responsabilidade unica sem contexto de negocio não da…é especulação.

D

é difícil fazer sistemas, nada impede fazer errado e nada impede fazer certo, é a escolha de como fazer, agora, eu nunca vou colocar pedir (que no caso é um pedido pelo contexto oferecido) dentro de Cliente, não é responsabilidade do Cliente fazer isso, o Cliente faz parte de pedido que também tem produtos, e outras particularidades. Veja, existem muita gente usando DDD errado, por causa disso mesmo. Esses dias eu vi um fato real de Cliente e E-mail.

Só quero deixar claro que respeito a sua opinião, mas, discordo, nesse pequeno contexto e se for grande também discordo, eu queria ver uma situação, mas, você disse que não tem a minima idéia.

F

Concordo com vc…mas para julgar o todo vc tem que ter o contexto. Não temos o contexto…Eu não consigo afirmar isso …se vc consegue ok! kkk
Relaxa brother…

D

Veja não é uma discussão, é um debate saudável.

Criado 1 de fevereiro de 2017
Ultima resposta 1 de fev. de 2017
Respostas 7
Participantes 3