Restringir acesso a Web Service / Desktop Application

21 respostas
W

Estou desenvolvendo um sistema para que os representantes de venda da empresa onde faço estágio possam fazer os pedidos.
A aplicação está sendo feita com Java Web Start, ou seja, uma aplicação que roda na máquina do usuário.
O sistema precisa se conectar a uma base de dados única, via internet, já que os representantes estão espalhados por várias partes do país.

Pedindo por ajuda aqui no fórum e pesquisando na internet, vi que seria uma má ideia disponibilizar o banco de dados na internet, que o correto seria utilizar um web service para servir como intermediário na comunicação do banco de dados com a aplicação. Já que o web service rodaria no mesmo “local” que o banco de dados, eu não precisaria disponibilizar o banco de dados na internet.

Como não tenho experiência com web service, resolvi seguir um tutorial na internet, para entender o funcionamento do web service.
A aplicação de teste que fiz, funcionou normalmente, mas analisando a situação, percebi que há um problema grave:
QUALQUER UM que saiba a URL do meu Web Service pode executar os “métodos” do web service e receber/enviar informações ao banco de dados.

Se eu criar um método no web service para fazer um SELECT Nome FROM CLIENTES, por exemplo, qualquer um que saiba a URL do web service pode criar uma aplicação-cliente para que esse método seja usado e TCHARAM!, tem acesso ao nome de todos os clientes.

Visto que o sistema só será utilizado por pessoas previamente cadastradas, e que portanto não há o interesse de o Web Service ser algo público, há como eu restringir o acesso ao web service apenas para os usuários desejados?

Estou confuso.

21 Respostas

L

Vc pode usar autenticação no Web Service, usando a mesma senha dos usuários dos usuários cadastrados.

Qual servidos está usando para prover os serviços?(JBoss, Glassfishm, Spring WS, CXF, etc)

K