Result Set na ComboBox

15 respostas
K

Pessoal, encotrei esse código para adicionar dados na ComboBox através de uma consulta.

while (rs.next()) {  
              cmbTeste.addItem(rs.getString("nm_teste"));  
          }

Agora será que num facilitaria, através desse ResultSet eu pegar o ID na minha consulta?

Por exemplo eu passo ai o campo “nm_teste”, pra pegar o ID agora deve esta mais fácil.

Deve ter uma forma com certeza, mas eu não sei qual é.

Será que alguem têm idéia ai?

Vlw pessoal!

15 Respostas

J

vc vai ter que executar um comando de seleção SQL no seu resultSet
tipo assim

SELECT * FROM TABELA WHERE CAMPO = 'minha pesquisa';
A

khaue_viana_@hotmail.com:
Pessoal, encotrei esse código para adicionar dados na ComboBox através de uma consulta.

while (rs.next()) {  
          }

Agora será que num facilitaria, através desse ResultSet eu pegar o ID na minha consulta?

Por exemplo eu passo ai o campo “nm_teste”, pra pegar o ID agora deve esta mais fácil.

Vlw pessoal!

Não sei se entendi bem… veja se é isso: você dá um select no banco, pega o valor do campo nm_teste e vai populando o combobox. O resultado final é que seu combobox mostra uma lista com os nomes dos objetos que estão na tabela do banco, mas você queria que nesse combobox estivesse o ID dos objetos, é isso?

K

Isso, eu populo os nm_teste, pra mostrar isso pro usuário. Mas na verdade o que me interessa é o ID.

O que pensei é como estou trabalhando com o ResultSet nesse caso, ficaria mais fácil de pegar o ID.

A

Passei por caso semelhante esses dias e resolvi assim:

1º tenho uma classe que representa o registro armazenado na tabela. Ela é um pojo simples, tem os atributos para ID e descrição e os getters e setters. Mas tem a cerejinha do bolo: um método toString que retorna só a descrição, escrito assim:

public String toString(){
      return this.descricao;
   }

2º quando estou percorrendo o resultset que traz os registros do banco, crio um objeto para cada linha retornada e guardo-os num Vector:

...
   Vector<MeuPojo> lista = new Vector<MeuPojo>();
   while(rst.next()){
      rst.next();
      MeuPojo objeto = new MeuPojo();
      objeto.setID(rst.getInt(1));
      objeto.setDescricao(rst.getString(2));
      lista.addElement(objeto);
   }

3º agora que tenho a lista de objetos na mão, fácil passá-la para o combobox:

JComboBox meuCombo = new JComboBox(lista);

4º aqui o combo já exibe a descrição de cada registro lido. Se eu quiser o ID do item que o usuário selecionou faço:

((MeuPojo) meuCombo.getSelectedItem()).getId();
K

Certo, mas o problema é que num crio a comboBox na mão. Mas muito interessante esse código. Será que mais alguem tem outra alternativa?

A

eu também não crio a combobox na mão… uso NetBeans. Coloquei esse exemplo simplificado só pra te mostrar

L

khaue_viana_@hotmail.com:

while (rs.next()) {  
          }

Vlw pessoal!

Olá,

Bem pelo que eu entendi vc tem uma consulta que retornará o código e a descrição. Bem ai no seu jsp no comboBox vc pega a lista retornada da pesquisa e usa o for each do jstl para exibir no combo.

Segue exemplo:

<html:select property="xxx" styleId="xxx" styleClass="campoc">

<html:option value=""></html:option>

<c:forEach var="item" items="${nomedoForm.lista}">
       <html:option value="${item.id}"><c:out value="${item.descricao}"/></html:option>

</c:forEach>										
</html:select>

Bem espero que eu tenha entendido direito o que vc deseja. :slight_smile:

K

Mas não utilizo JSP :confused:

K

MAis alguem tem alguna alternativa? Nossa esse problema ta me assustando ao um bom tempo… :cry:

A

bem… não é JSP, então é swing? se for e estiver usando netbeans respondo fácil essa rsrsrs

K

Isso msm, swing e netbeans!

A

Cara, desculpe não ter sido mais direto antes…

Bem, uso aqui netbeans 6.9.1, mas acho que isso é um recurso de versões anteriores já…

seguinte: abra lá seu frame no netbeans e dê um botâo direito do mouse no combobox que vai receber o conteúdo e no menu que aparecer clique em “personalizar código”.
Você terá acesso ao código que o netbeans cria, podendo então alterá-lo. Logo na primeira linha, onde o objeto do seu combo é instanciado, deve estar algo assim:

seuCombo = new javax.swing.JComboBox()

à esquerda desse código, mude a seleção para “criação personalizada”. Você poderá alterar o código que está lá, passando o Vector que foi preenchido com os registros que obteve da consulta do banco, ficando assim:

seuCombo = new javax.swing.JComboBox(seuVector)

Bem… tudo isso vai acontecer pela chamada do initComponents() que é aquele método que o netbeans cria para “montar” a janela e os componentes, certo? Tudo o que você tem que fazer é ter aquele seuVector já preenchido antes da chamada desse método.

Se ainda ficar alguma dúvida eu tento te explicar melhor…

K

Blz kra, vou tentar aqui com mais calma, vlw pela força brother e até mais

K

Num deu certo aki kra, primeiramente a comboBox não exibiu os valores quando passei o Vector, mas adicionei os elementos através do result set e depois não deixou converter a combo pra minha POJO.

while (rs.next()) {
              Teste teste = new Teste();
              teste.setId(rs.getInt("id_teste"));
              lista.addElement(teste);
            }

((Teste) cmbTeste.getSelectedItem()).getId();

Erro: java.lang.ClassCastException: java.lang.String cannot be cast to testebancodedados.Teste

Abraços

R

estou fazendo assim:
no meu caso quero q a pessoa va digitando e va listando

private void jComboBoxIn_CidadeActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { try { Conectar.rs = Conectar.stam.executeQuery("select cidade from tabcli " + "where cidade like'" + jComboBoxIn_Cidade.getSelectedItem().toString() + "%'"); while (Conectar.rs.next()) { jComboBoxIn_Cidade.addItem(Conectar.rs.getString("cliente")); } jComboBoxIn_Cidade.showPopup(); } catch (SQLException ex) { System.out.println(ex.getLocalizedMessage()); } }

mais não está pegando Performade e nem KeyPressed
:?

Criado 13 de janeiro de 2011
Ultima resposta 7 de jun. de 2011
Respostas 15
Participantes 5