Há algum tempo tenho vontade de montar um protótipo de robô, controlado pelo computador. Algo bem simples, tipo ir pra frente ou para trás de acordo com comandos do PC. Alguém conhece algum tutorial de robótica com Java? Gostaria de alguma coisa bem básica pra começar, um tutorial para leigos mesmo, indicando que peças comprar, como conectar o protótipo no PC (porta serial, USB etc). Se alguém puder me indicar termos que eu possa procurar no google, já ajudaria. 
Robótica e Java
18 Respostas
Cara um tutorial dessa maneira que vc quer é meio dificil de encontrar na net. No entando se quer fazer algo com Java na robotica, estude API pra comunicação com USB, porta serial ou paralela.
Por exemplo, na faculdade na cadeira de Sistema de controle (Engenharia da Computação)eu fiz um controlador de Esteira automatizada, não é bem robotica, mas eu usava java com um controlador PIC 16F877A que controlava pela porta paralela, eu desenvolvi tambem um controlador de led em java, tambem usei a porta paralela.
Rapaz o negocio é vc inventar e pegar o recurso da linguagem e tentar fazer algo legal
Boa sorte
Uma vez participai da olimpiada do conhecimento, qunado fazia SENAI e faziamos robos de lego
muito bom esse kit
aí da pra programar nas linguagens dele ou em java
He pra começar é bom lego tambem, mas na minha opinião
lego é coisa de criança, ja tem tudo prontinho!!!
Não tem graça ne?
Um abraço!!!
Uma vez participai da olimpiada do conhecimento, qunado fazia SENAI e faziamos robos de legomuito bom esse kit
Mindstorms é sempre legal pra começar 
Concordo com vc, mas esse tipo de kit é pra uma pessoa que não tem nenhuma base de robotica e controle!
(Cinematica direta - inversar) a coisa da matematica, mas se vc ja tem uma esperiencia boa
rapa o mais legal da engenharia e fazer com suas proprias mãos.
Uma vez participai da olimpiada do conhecimento, qunado fazia SENAI e faziamos robos de legomuito bom esse kit
![]()
Eu achei mindstorms muito bom, vi uma vez no senai tambem. Achei super interessante!!
P.S.: Trabalhar que é bom nada né Eduardo…rs
se não for o seu caso, tem uns tutorial legal pra isso da lego, tem uns plugin da lego para Eclipse dai da pra vc
faze o download do firmware pra microcontrolador e outras coisa.
Boa sorte na pesquisa!!!
pow no mind storm da pra testar todos os conceitos tranquilamente, não acho que seja coisa de criança, mas se for, não é bom aprender brincando?
mesmo pros burros velhos
Mind storm da sim pra testar concordo com vc, o problema que a galera de hoje ta meio acomodado, 10 anos atraz não tinha isso e a robotica ainda continuar a não andar e sim a correr, o problema que os alunos estão cada vez mais acomodados pra fazer as coisa, por exemplo,
a galera não quer mais fazer um calculo matematico sem uma boa calculadora, estão perdendo o senso de criatividade raciocinio!!!
Estão querendo tudo prontinho!
Alem do mais vc vai ter que tirar do bolso uns $ 900 dolares pra comprar esse kit la nos EUA, enquanto que com 200 reais aqui no Brazil eu
faço um robozinho legal e vc pode publicar ater na revista mecatronica facil!!!
![]()
Eu achei mindstorms muito bom, vi uma vez no senai tambem. Achei super interessante!!
Meu TCC foi com o Lego 
PS: To trab Juliano e aí como tá? 
Mto bom mesmo o lego mindstorms, mas é meio slagadinho o preço…
Alem do mais vc vai ter que tirar do bolso uns $ 900 dolares pra comprar esse kit la nos EUA, enquanto que com 200 reais aqui no Brazil eu
faço um robozinho legal e vc pode publicar ater na revista mecatronica facil!!!
Esse kit eu vi que são 250 Dolares^^
E como você faz um robo com 200 reais?
Tendo em vista que a unica coisa que vi sobre robótica foi montar carrinhos, portões, empilhadeiras e etc. e programar com aquele programa da lego.
Tudo que envolva robotica eh caro… ainda mais com esse governo q temos… q nada ajuda… e olha q temos muita gente com potencial aki… se o governo ajudasse, o Brasil iria destruir na área de tecnologia…
Na área de robótica eu sou um lixo… o máximo que fiz, foi qse vencer um campeonato daquela API em java de tanques… n me lembro o nome… BatleTank, TankBatle, JavaBatle… sei la… algo assim… ^^
Alguem ai deve conhecer…
Fui !
Estou fazendo o meu TCC baseado no robo lego NXT mindStorm utilizando redes bluetooth e wi-fi, bom para iniciar, pois é facil e utiliza java para ser codificado, bom é bem interessante!
![]()
Meu TCC foi com o Lego
PS: To trab Juliano e aí como tá?
![]()
Opa, aqui ta a mesma coisa de sempre… nada pra fazer, e muito o que ler…rsss
E ai não pega mais o fretado da empresa… Achou um melhor pra vc?
Flw parceiro de fumódromo!! heheheheh
Lucifeler, como vai?
Estou com a mesma tarefa q vc, fazer o TCC baseado em robos. Porém eu não tenho conhecimento em Robótica, apenas em java.
Você poderia me dar algumas dicas de como vc elaborou o seu, tipo: Você comprou todas as peças e montou? Aonde vc comprou as peças? Utilizou java? Enfim…alguma informação para eu começar a pesquisar e verificar a viabilidade desse projeto e o tempo claro!
E o seu projeto como ficou?
Qualquer ajuda será muito útil 
abraços!
Pessoal,
Bom tarde!
para trabalhar com robótica, é interessante que tenham conhecimento, como o amigo citou no inicio do tópico, um conhecimento prévio de comunicação de dados através da das interfaceis disponíveis (USB, serial ou paralela). Ainda mais, seria interessante vocês passarem a conhecer um pouco mais de eletronica, como: dispositivos controladores de potencia para motores, servos, PWM, modulos de potencia para motores e no final estudarem um pouco sobre microcontroladores PIC. Os pics são na verdade as CPUs ambulantes de cada robo. Existem hoje diversos tipos de PIC no mercado, mas para começar aconselho a vcs... começarem com o PIC 16F84 ou 16F628 este ultimo é um pouco mais avançado, mas nada que o outro, como ROBÔ, não conseguirá fazer.
Estou querendo montar um grupo (forum) de Robotica, se vocês estiverem afim podemos conversar a respeito. email pra contato: [email removido]