Já vi algumas vagas pra trabalho remoto em empresas de gringo pagando até mais do que você deseja receber, tendo como pré-requisito indispensável inglês fluente (salário em dólar). Se eu estivesse no seu lugar certamente eu investiria nesse tipo de vaga, aproveitando o bom inglês e conhecimento que você diz ter. Sem contar a vantagem de poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter acesso à internet, sem precisar ficar trancado dentro de uma sala com pessoas que talvez você não vá com a cara. Também aconselho que você não pare no Java. Procure investir tempo pra aprender Ruby, .NET, etc.
Um bom programador merece ganhar a partir de 5K com certeza, mas infelizmente aqui no Brasil a realidade é outra. Nossa profissão é pouco valorizada, não há regulamentação, as empresas pagam o que der na telha, exigem uma lista de 30 km de pré-requisitos, sem contar que é um trabalho complexo e estressante na maioria dos casos. Não digo que seja impossível encontrar esse salário e até mais, porém sem dúvidas é uma tarefa difícil. Geralmente quem contrata e quem cobra as tarefas são pessoas que não sabem sequer o que é uma estrutura de repetição. Fazem orçamento de horas totalmente equivocados e o programador precisa de virar nos 30. É complicado, as vezes tenho vontade de mudar de área, largar a informática. Por enquanto é o que me sustenta, mas não vejo muita perspectiva em relação a salário.
Boa sorte. Espero que consiga encontrar a vaga e salário que deseja.