Pessoal, ando meio desanimado com a profissão. Estava estudando para a certificação, entrei em uma empresa de desenvolvimento de software e até agora não vi um desenvolvedor que ganhasse um salário legal.
Gostaria de saber de voces, qual a média de salario?
Cara, média de salário vai depender muito da região onde você trabalha…
Mas uma dica: na minha opnião, você deveria dar uma estudada em metodologias de maturidade de software. A minha visão é de que isso vai ter uma influência grande com relação a salários…
[]'s.
F
furutani
Olá
GustavoLaguna:
Pessoal, ando meio desanimado com a profissão. Estava estudando para a certificação, entrei em uma empresa de desenvolvimento de software e até agora não vi um desenvolvedor que ganhasse um salário legal.
Gostaria de saber de voces, qual a média de salario?
Tudo depende.
No interior geralmente os salários são mais baixos, porém o custo de vida é menor e a qualidade de vida é maior.
Outra coisa fundamental para ganhar mais, além do conhecimento é a experiência.
Talvez sua expectativa estava muito alta quanto o salário.
B
Bruno_Laturner
2 anos de experiência é o divisor de águas. Abaixo disso pagam muito mal, então engula por enquanto.
G
GustavoLaguna
Se não for uma situação chata, voces poderiam falar qto ganham?
Eu por exemplo, ganho R$700,00 mas não me importo porque sou inexperiente ainda, estou aprendendo e estudo pra caramba. Agora ficar estudando sem conseguir ver uma luz no fim do túnel é que está me desanimando. Vejo pessoas que sabem muito de programação, com certificações e tudo mais e ganham 1.500,00.
B
Bruno_Laturner
Também conheço pessoas que sabem muito de programação, com certificações e tudo mais e ganham 55 por hora. Faça as contas.
O negócio é procurar nas cidades grandes. QI + sorte.
P
petter
Realmente a área de TI é complicada quanto a salários, pois existem muitos “sobrinhos” que fazem “sisteminhas” bem baratinho, então porque vou contratar um desenvolvedor profissional cobrando mais caro. O cliente não quer entender a diferença entre um produto de qualidade e um produto qualquer, software é algo intangível para a maioria dos empresários.
Mas na média, grandes centros + alta qualificação + QI + sorte = bons salários e empregos.
L
leosouzabh
isso eh bem relativo,
conheço gente tambem que mal sabe programar e ganha bem, exp e bom ter mais saber negociar e não aceitar qualquer coisa é o que mais importa…
Vagas para programador jr e pl existem bastante mais quase todas pagando muito mal, isso porque existem muitos programadores que se “prostituem” e acabam aceitando valores baixos. Ai se torna um padrão salarial.
Minha opinião, se contenha por enquanto, estude bastante e tente se manter o mais atualizado possível, quando ja estiver em um patamar legal comece a procurar algo que realmente lhe interesse e que não seja meia boca…
L
Leozin
petter:
Realmente a área de TI é complicada quanto a salários, pois existem muitos “sobrinhos” que fazem “sisteminhas” bem baratinho, então porque vou contratar um desenvolvedor profissional cobrando mais caro. O cliente não quer entender a diferença entre um produto de qualidade e um produto qualquer, software é algo intangível para a maioria dos empresários.
Mas na média, grandes centros + alta qualificação + QI + sorte = bons salários e empregos.
É verdade… mas se os “sobrinhos” manjam mais do que os profissionais formados e blabla, por que pegar os profissionais?
pra mim quem reclama disso é quem não confia no próprio taco, sei lá
R
rmala_ti
Ai eu descordo totalmente de você.
Maldito estágio?
Na minha opinião, existem vagas e que pagam bem sim.
Como tudo na vida, depende!
Conheço muitas empresas que pagam mais de R$1200,00 na bolsa estágio na região de Campinas.
Consulte o site www.apinfo.com lá sempre tem pesquisas salariais e diversas vagas, tire sua conclusão.
Agora culpar nós estagiários que alguns ganham mal é no mínimo ser muito simplista.
É só minha opinião.
P
pyro
Quando eu disse profissionais não quis dizer pessoas formadas, um bom profissional pode ou não ser formado, me referi como profissional para aquela pessoal qualificada, que se preocupa em entregar um produto funcional, estável e seguro. É aquele desenvolvedor que sabe o que faz e por que faz.
Não é igual aquele sobrinho que faz sisteminhas para comprar bala na padaria e entrega uma grande porcaria para o cliente, que depois do resultado desastroso fica falando mal da classe como um todo.
L
Leozin
por que você generaliza como se todo sobrinho fizesse porcaria ou comprasse bala?! você está agindo exatamente da forma que você criticou as pessoas que criticam “da classe como um todo”
T
Tobarinha
Eu estou pesquisando em alguns sites sobre faixa salarial, etc…
Constatei que a média inicial é de 2k ~ 3k(TETO) para Programador Jr.
Agora, para ser pleno voce tem que dominar algumas tecnologias a mais, principalmente integração com banco de dados.
Sorte e preparação são muito importantes… Q.I é relativo, mas se for um pica grossa da área sempre ajuda, mas isso vale para toda área.
O importante é que se voce gosta de programar, tem vontade de aprender e garra não faltam vagas para adiquirir experiência e nem material disponível para isso.
Querer ganhar mais de 3k com menos de 2 anos de experiência e sem mudar de emprego, ou dar sorte de principiante é irreal.
Estou certo nas minhas conclusões?!
B
bluewizard
Eu não estou desanimado. Pelo contrario, estou muito animado e estudando cada dia mais. Sou analista junior 3. Estou na empresa a pouco mais de 2 anos e com salário de 3.250,00.
A questão é que neste período já veio mais de 30 pessoas fazer a prova para entrar na empresa e simplesmente não conseguem. E a prova é simples deamais. Fazer um pequeno sistema com Inclusão, alteração e consulta. E muitos desistem, ou termina-se as 2 horas da prova e não fizeram nada. Assim é dificil querer ter salário descente. Existe muito “programador” que copia e cola. Na hora que mostrar que é programador não consegue.
Agora mesmo, estou respondendo este tópico porque quero conhecer e me aprofundar neste tecnologia(JAVA) pois sou programador C# e é sempre bom adquirir conhecimento.
[]´s a todos
R
rodrigoallemand
Sua empresa é um ponto fora da curva… vc está com um salário (creio ser CLT) bom para um nivel de conhecimento mediano como vc mesmo diz… eu, particularmente, procuro esquecer essa nomeação de cargos… pouco importa se meu cargo é Desenvolvedor MFT (i.e Mega Fuckin’ Throller) ou se é Architect ‘Aspira’… O que vale é dindin no fim do mês…
E sobre valores, há uma ética e um medo na comunidade… poucos falam de valores e os que falam raramente falam a verdade… Procure os meios digitais para isso, como ApInfo, Carreira, Catho, etc…
T
Tobarinha
Hahahaha blue, me fala aonde é sua empresa!!!
Isso eu posso fazer em C rs … não em java, afinal eu começo minha vida no Java nesse sábado!!!
Estou empolgado pra aprender tambem… vou “forçar” umas férias aqui no estágio e vou me jogar nisso!!!
Vou dar o meu relato, eu já fiz 3 cursos entre colégio,técnico e agora , faculdade. Posso falar pelos colegas de classe, em uma prova na semana passada de C++, prova essa com consulta a um livro, detalhe a maior parte da prova era tirada do livro, a media da sala foi 4,0 numa escala de zero a dez.
Eu faço faculdade de Engenharia numa faculdade de nome aqui em SP. Não vou falar qual faculdade é porque fica chato. CHUUUPA FEI!!! rs
O que isso prova?!
Que a maioria não sabe nem copiar e colar, apenas decora sintaxe.
BOA SORTE A NÓS
B
bluewizard
Sua empresa é um ponto fora da curva… vc está com um salário (creio ser CLT) bom para um nivel de conhecimento mediano como vc mesmo diz… eu, particularmente, procuro esquecer essa nomeação de cargos… pouco importa se meu cargo é Desenvolvedor MFT (i.e Mega Fuckin’ Throller) ou se é Architect ‘Aspira’… O que vale é dindin no fim do mês…
E sobre valores, há uma ética e um medo na comunidade… poucos falam de valores e os que falam raramente falam a verdade… Procure os meios digitais para isso, como ApInfo, Carreira, Catho, etc…
Acredito que meu salário está de acordo com meu nível de conhecimento em C# sim. Quanto ao nome do cargo, dou importância sim pois é questão de carreira. Trabalho em CLT e no final das contas o salário é até maior do que este porque tem as horas extra (o que a empresa paga fielmente). Claro que me importa o dindin no final do mês, mas importa também as “regalias” conquistadas e a equipe que estou inserido. Hoje, analisaria muito uma troca de empresa mesmo por um salário maior. Afirmo que não trocaria a empresa de hoje por um salário com 500,00… 1.000 a mais.
Acho esse assunto legal porque realmente tem muitos colegas que tem medo do mercado porque algumas empresas não valorizam o conhecimento.
Estes dias fui pesquisar e vi uma tabela de valores na InfoEXAME que achei legal.
[]´s
P
pyro
por que você generaliza como se todo sobrinho fizesse porcaria ou comprasse bala?! você está agindo exatamente da forma que você criticou as pessoas que criticam “da classe como um todo”
Cara, não estou generalizando, na verdade estou taxando todo mal desenvolvedor que se vende por pouco de “sobrinho”. Não falei que precisa ser formado ou certificado, existem muitos autodidatas que fazem um excelente trabalho e não estou chamando ele de “sobrinhos”.
Pensando com lógica, o requisito fundamental para ser sobrinho é programar mal, logo todo mal programador é sobrinho e é sobrinho porque programa mal… Viu, é um loop infinito. :lol:
B
bluewizard
Tobarinha:
Hahahaha blue, me fala aonde é sua empresa!!!
Isso eu posso fazer em C rs … não em java, afinal eu começo minha vida no Java nesse sábado!!!
Estou empolgado pra aprender tambem… vou “forçar” umas férias aqui no estágio e vou me jogar nisso!!!
Vou dar o meu relato, eu já fiz 3 cursos entre colégio,técnico e agora , faculdade. Posso falar pelos colegas de classe, em uma prova na semana passada de C++, prova essa com consulta a um livro, detalhe a maior parte da prova era tirada do livro, a media da sala foi 4,0 numa escala de zero a dez.
Eu faço faculdade de Engenharia numa faculdade de nome aqui em SP. Não vou falar qual faculdade é porque fica chato. CHUUUPA FEI!!! rs
O que isso prova?!
Que a maioria não sabe nem copiar e colar, apenas decora sintaxe.
BOA SORTE A NÓS
A empresa que eu trabalho é conhecida, mas prefiro não comentar. Na minha turma na faculdade, 95% não sabe diferenciar um quadro de uma listagem de código…
Repito que a galera tem que levar mais a sério e estudar mais, tem várias empresas buscando profissionais qualificados mas não encontra…
[]´s
E
efcjunior
Galera, a realidade do Brasil é essa…Querem um emprego bom, estude para um concurso !
B
bluewizard
Cara, não estou generalizando, na verdade estou taxando todo mal desenvolvedor que se vende por pouco de “sobrinho”. Não falei que precisa ser formado ou certificado, existem muitos autodidatas que fazem um excelente trabalho e não estou chamando ele de “sobrinhos”.
Pensando com lógica, o requisito fundamental para ser sobrinho é programar mal, logo todo mal programador é sobrinho e é sobrinho porque programa mal… Viu, é um loop infinito. :lol:
Agree…
Aprendi a linguagem que trabalho hoje sozinho e com ajuda de amigos e foruns… me recuso a pagar 6k… 7k em um curso que muitos se descepcionam.
Quando comecei a trabalhar, cheguei a pensar em mudar de ramo justamente por isso, eu não me valorizava. Mesmo auto didatas tem investimentos de aprendizado. Internet, livros, tempo, etc…
Só um detalhe: Atire a primeira pedra quem nunca copiou e colou
Só acho que temos que procurar aprender o que precisamos copiar e colar. Na vida aprendemos todos os dias e o maior aprendizado é aprender a aprender.
[]´s
F
fenemeth
Galera, o programador mais foda do mundo, na empresa mais ferrada, não ganhará mais que 6k / mes, oque não é um salário ruim. Aqui na universidade tenho um professor muito foda, sempre diz que somos a macacada de programação, o que também é verdade. Programador é o peão da industria de software, se desejam ganhar bom salário é preciso conhecer metodologias como ITIL, COBIT, PMBOK, ai que mora a grana, você vai gerenciar a criação dos softwares. Quando se é um programador alguem já criou todo o sistema, e sua função só é transformar aquilo para linguagem de máquina, seja ela qual for. Se pretende tirar uma certificação de java e achar que vai ficar rico tire o cavalinho da chuva. E não se esqueçam do ingles, que faz toda diferença.
Estou estudando para certificação java, pois sei que para início tem que saber a parte técnica, depois pretendo migrar para as áreas de gerencia de projeto, que salários correm por volta de 30k. Bem, pelo menos é um sonho neh rsrs…
Por enquanto sou estagiário de programação java e ganho 200 conto por mês que gasto com coxinha + a facu rsrs…
Bem, oque importa eh a diversão, abraço a todos.
R
raf4ever
deus me livre…
F
fabiozoroastro
Na minha opinião?
“Valorize o conhecimento”. O salário é uma consequência. Abraço.
L
luistiagos
fenemeth:
Quando se é um programador alguem já criou todo o sistema, e sua função só é transformar aquilo para linguagem de máquina, seja ela qual for…
discordo totalmente com vc… quem faz o sistema são os programadores… e não os gerentes pmp ou seja la oq for… estes mais atrapalham do que ajudam… so servem pra ficar "chicoteando’ os programadores… infelizmente essas empresas de 3 letrinhas acham q programadores são peões mas na verdade cerca de 90% dos que não são programadores nas empresas de 3 letrinhas não servem pra nada… e a hierarquia que colocam é um absurdo… um analista não é acima do programador… ele esta no mesmo nivel que o programador… por éstas hierarquias absurdas e estes pensamentos infames que estas empresas são caoticas…
I
insonix
Esta questão varia muito (e como) da região que você está atuando.
Aqui em SC por exemplo, em Blumenau (polo de software), empresas como a Senior sistemas, não paga mais de R$ 1500,00 para um programador junior.
Na t-systems tem amigo meu ganhando R$: 2200,00 como programador junior.
Porém o mercado está com grandes oportunidades, é só correr atraz.
Eu pela ética não vou falar onde trabalho e quanto ganho, mas posso afirmar que é mais que R$ 2500,00.
Não terminei a faculdade ainda e não tenho certificação. Isto em empresas como a Senior conta bastante (mesmo se o cara tem isso pagam mal) porém eles ficam exigindo isto, ai os programadores estão se certificando para ganhar aumento de R$ 100,00. Vale a pena?
Eu ao inves de estudar para me certificar SCJP, estou indo direto ao SCEA, vou demorar pra fazer a certificação, mas hoje para mim vale mais a pena.
Mas a dica que tenho a deixar é, estudem o que o mercado ta procurando (JAVA, ajax, web, oracle, RIA, flex, j2ee, etc…).
Não se preocupem muito com SCJP, conta mais pro seu currículo ter experiência nestes itens que citei acima do que ter SCJP, e o cara não entender nada de J2EE, não saber fazer nada em AJAX, não conhecer nem a sigla RIA, e por ai vai.
Tem gente que tem SCJP e não sabe nem dizer pro gerente de projeto oque ta fazendo, vocês acham que uma empresa quer alguem assim trabalhando? Pode ter todas certificações, não adianta nada…
Estudem o mercado amigos.
Enviem currículos, o mercado vos procura!
J
josenaldo
Como diria Jack, o Estripador, Vamos por partes:
COnheço programadores que já receberam propostas de 11k. E alguns que trabalham por 800 reais.
Salário depende muito de região. MAs não adianta o sujeio sair da faculdade ou do cursinho técnico, empinar o narizinho se achand a última bolacha do pacote não. Tem que estudar muito e ser bom. E é assim em qualquer profissão. Na nossa até que os ruins ainda ganham bem.
Se alguém quiser agredir esse professor, pode bater. Vão considerar legítima defesa… rsrssrrs
CARACA, Esse foi o maior absurdo que ouvi nos últimos anos! MACACACA? Caralho, vocês estudam pra que? Pra que tantas horas perdidas, livros lidos, pesquisa, programas compilados… Pra ser tratado como se fosse um trabalhador braçal sem a mínima instrução? Pelo que você me disse, aí em sua cidade/faculdade/empresa até os cachorros são melhores tratados que os programadores.
Eu já tive um chefe assim, e sabe o que fiz? DEI UMA BANANA PRA ELE… rsrssrrssr
Simplesmente fui pra outra empresa, ganhar 6 vezes mais o q ele me pagava e pra ser bem tratado.
Se você aceitar isso, então é assim que vai ser, meu caro.
fenemeth:
Quando se é um programador alguem já criou todo o sistema, e sua função só é transformar aquilo para linguagem de máquina, seja ela qual for.
.
É… Empresas de 3 letrinhas adoram dizer isso… E sabe por que? Pra tentar nos pagar menos e no sfazer aceitar isso. A verdade é que analistas, engenheiros, gerentes, programadores, testadores… Todos somos partes do mesmo time. Então, pára de dizer que outra pessoa está fazendo seu trabalho. Um analista apena programa em alto nível. Ou pode-se dizer também que um programador modela em baixo nível… rrsrssr
Nisso você está certo, mas o cara quer o que? Estuda 3 meses e fica rico? Dá um tempo! Até pra er político e roubar do povo você leva tempo e dá trabalho… rssrrsrssr
Quer moleza filho, senta no pudim!
Agora, se quer ganhar dinheiro, vai estudar. Tira não uma, mas VÁRIAS certificações, faça graduação e pós, cursos, trabalhe, leia, aprenda outras linguas, várias tecnologias, habilidades interpessoais, faça seu networking e lembre-se de cuidar também da sua família, seus amigos, vida amorosa… UFA, ganhar dinheiro dá trabalho, hein?
Salário de gerente de projetos? Sonha mesmo filho… Aqui no Brasil, poucos executivos chegam a isso! rssrrsrsrs
Independente do que você for fazer, faça apenas algo que você goste. Se dedique com paixão ao seu trabalho e dinheíro é consequencia.
Abraços e boa sorte
E
eclipso
Eu me formei em Ciência da Computação no início do ano…Estou ganhando R$ 1600,00
D
DaviPiala
Povão!
No nivel JR em java existe uma verdadeira prostituição, principalmente em algumas empresas de TRES letrinhas. Para você começar a ganhar dinheiro demora um pouco.
Certificações te ajudam nesse processo de chegar ao nivel pleno e senior. Uma certificação não é mágica do tipo “Tirei agora ganho R$ 60,00 por hora”. Tudo é questão de tempo e esforço.
Os fatos são informática tem falta de profissionais, até mesmo nos niveis jr e pleno. Mas acontece que várias pessoas nesses niveis não sabem quanto vale o trabalho que elas produzem. Eu vou falar sem brincandeira. As consultorias estão nadando no dinheiro por causa de muito programador jr.
Amigos, uma consultoria chega a ganhar mais de 100 reais por hora e muitas vezes pra fazer bodyshopping. Procure na internet tem consultorias crescendo 60% ao ano, isso não é brincadeira e acredite não é pagando bem os funcionários.
Por isso não fique recioso em pedir um pouco mais de salario, 5K 6K e até 10k de salário não é uma fortuna e sim um simples salario basta pensar que 5k só são 12 salários minimos. Se vc é casado e tem filhos vc vai perceber que mal dá pra pagar as contas.
Sejam maduros e parem com choradeira, se te pagam procurem saber o porque, q vc está ganhando mal, com certeza só havera duas respostas consultoria pão-dura ou falta de conhecimento, resolva um do dois e pronto.
Por isso tenham maturidade em uma negociação de salário não saiam se vendendo por preço de pão! Se vc quer ganhar 25 peça uns 27 com certeza eles vão concordar, já vive várias situações assim!
Deus abençoe a todos!
Aperto forte de mão!
W
windsofhell
Acho que nem se trata disso, quem esta buscando uma posicao JR, de duas uma, ou nao tem experiencia nenhum ou fez um estagio e esta louco pra arrumar um emprego e eh dificil, entao no final essas pessoas acabam aceitando qualquer salario pra pelo menos ter uma oportunidade, uma porta de entrada.
Quando eu fiz meu estagio, quase todo mundo na minha facul ganhava mais, meu primeiro emprego tb, eu aceitei essa condicao porque sabia que eu nem manjava muito, estava aprendendo e queria entrar no mercado
Acho que eh isso que acaba acontecendo na maioria dos casos.
Eu queria saber quem me pode fala quanto eu posso ganha quando termina tudo…Eu moro no exterior do brasill
falo espanhol e ingles…fiz colegial tenico nisso
e agora estou terminando a faculdade.
alguem me pode fala quanto posso ganha quando volta para o brasil
brigado
L
luistiagos
sujestão… se esta ai fora fique ai fora que é muito melhor que aqui no brasil… e os salarios e condições de vida são melhores que aqui… não troque ouro por lebre…
D
dahenz
eu ganho uma carteira de Carlton…
G
Grinvon
Não estou sendo pessimista, apenas realista.
Mas todas pessoas que foram ou estão bem sucedidas na área de duas uma:
:arrow: ou são concursados em uma boa repartição pública.
:arrow: ou são empresários com TI e semelhantes.
Não há outro meio, para se conseguir estabilidade não se consegue trabalhando para os outros.
Talvez trabalhando lá fora, pode-se achar boas oportunidades e ter um padrão de vida bom (nada rico, mas bom). Mas a realidade é essa.
A única forma de tentar melhorar a situação por aqui no Brasil é tentar se valorizar da forma de se qualificar cada vez mais, criar um portifólio com uma boa variedade de conhecimentos e com alguma especialização, fora que área de TI quem tem medo de outros idiomas estará fadado ao fracasso.
Agora vejo muita gente desqualificada ou que apenas terminou a faculdade (e sem experiência anterior) e já querem ganhar mais de 3k, aí também eu estaria no lado dos empresários numa situação dessas. O bom senso é sempre importante.
L
leandroramos
Grinvon
Isto que eu quero fazer…me especializa o maximo que posso aqui para depois tenta alguma coisa ai no brasil…
Porque no pais que estou tambem ta dificil para empregos que paga bem o razuavel.
luistiagos…
No pais que eu vivo as condição tambem não é boa…e me falaro que ai no brasil na area de informatica…ganha um boa salario so que não tem vida,muito trabalho
L
LPJava
eu acho que o problema é outro! Poucas pessoas sabem negociar! O mercado precisa de profissionais nao tem profissional de T.I sobrando nao os melhores e mais remunerados estao presos nas empresas… e os grandes empreendedores sabem o quanto cada um vale!
Agora vc tem que ser justo na negociacao de colocar tudo na mesa sua experiencia + seu conhecimento… e fazer uma analise!!! E nao aceitar a primeira proposta… e antes de ir para uma entrevista de emprego… se preparar para negociacao e nao para parte tecnica…
O problema que vejo muitos profissionais de T.I sao bons na area tecnica e peca na parte de negocio… acha que isso nao tem valor e estar totalmente enganado… há gente q nem sabe vender um software… ou seja, nao sabe dizer quanto vale seu trabalho… imagine se o tio Bill nao soubesse nada de negocio… ele conseguiria ter uma marca tao forte… ? Não.
Tenho dois anos trabalho em sistema para area comecial, tenho contato com Diretores comerciais, faço negocios, aprendo com Diretor comercial que o cara é muito bom e ainda me dar aula… e como nao sou experts nessa area ouço mais do que falo, que assim consigo aprender… e hoje sou uma pessoa diferente do que era a 2 anos atras quando nunca tinha entrado no mundo dos negocios…
Outro fato importante numero no salario nao quer dizer que ganha bem por exemplo para que ganhar 3mil se o custo de vida é 2 mil, nesse caso vc trabalha por mil e ainda por cima tem mais custo pq quanto maior salario mais custo é na modalidade CLT. Entao assim o salario no interior realmente eh menor que as capitais, porem o custo é bem menor, eu mesmo moro no interior(cidade com 140 mil habitantes) ganho 1.300,00 e meu custo é bem menor vou para o trabalho a pé, ao medico, a praia gasto 2,00(ida) faço curso de ingles particular onde vou a pé, faço facul onde dar para ir a pé tb porem eh uma “patadas grandes” porem dar para ir… alguel mais barato, secretaria (empregada domestica) mais barato… entao sobra 45% do meu salario todo mes… entao to no lucro pq to investindo e ganhando um salario que me sobra e que nao to nem no cartao amarelo é verde todo mes…
Agora eu vou para salvador para ganhar 2 mil? nao vou… o custo de vida la eh maior, como qualquer outra capital… tudo tenho que pegar transporte… e la nao tem metro. Alem da alimentacao ser mais cara, secretaria tb e o curso de ingles é mais caro tb por ser capital. e hoje no interior vc encontra todas essas escolas de nomes e conceituadas, ja que nas capitais as brigas estao grandes… entre as empresas… muitas delas procuraram o interior com populacao maior que 100 mil e tem um faturamento maior com um custo menor ja que um aluguel é mais barato que uma sala no shopping Salvador etc…
Bom pessoal! essa é minha opiniao! Nao sei se estou mais, ate hoje vem dando certo comigo!! achei o interior uma forma mais barata e rapida e poder estudar com a mesma qualidade que estudaria em uma capital… isso ate o nivel bacharelado, pena que ainda as pos esta chegando aos poucos… e um dia o mestrado… mais isso é detalhe… depois do bacharelado cabe a cada um correr atras do que quer realmente…
G
Grinvon
Leandro,
Qual país?
L
leandroramos
Republica Dominicana
L
luistiagos
vai pra Inglaterra ou pros EUAs ja que manja bem de ingles que la vc se da bem…
L
leandroramos
isso que to querendo fazer…
termina a faculdade aki
e fazer um pos graduacao la
no Estados Unidos… e dificil a vida la …mais acho que vai vale a pena
L
LPJava
aproveitando olha que materia:
Calculadora da graduação: Veja se vale a pena se formar em TI
No momento de decidir por um curso de graduação, o futuro profissional deve avaliar diversas questões. Uma delas é o retorno financeiro
Mais pretendo volta para o brasiil
e fazer minha vida la
L
leandroramos
mais…
quando uma pessoa tem conhecimentos na area
pode ganha um salario bom???
L
LPJava
leandroramos:
mais…
quando uma pessoa tem conhecimentos na area
pode ganha um salario bom???
nao adianta ter conhecimento e estar no lugar errado e nao saber negociar… qualquer empresario vai buscar custo X beneficio se ele ti faz uma ofertas de 2mil como programador pleno… e vc aceitar o problema eh seu… mais ele sabe que o valor esta abaixo, porem ele jogou o “barro na parede” se grudar… ja era… e isso todo mundo faz… quando eu vou em uma loja nunca quero comprar o produto com o preço do mercado e sim com um valor menor nem que seja -50,00 mais eu quero esse desconto… no processo de contracao nao eh diferente… o segredo está na negociação… se vc nao valorizar e nao poe na balança o seu conhecimento… vc acha quem ti contrata vai colocar ? claro que nao… ele vai querer contratar pessoas capacitadas com o menor salario… eh tanto que as vagas sao: “favor mencionar pretenção salarial” vc acha que isso é para que? as empresas no minimo ai fizeram uma pesquisa e viram que existe uma parcela X de profissionais que nao sabem negociar, nao dizer quanto vale seu trabalho e acredito que de 10 pessoas que vao… 8 sempre dar um salario menor do que eles pretendiam pagar… aconteceu semana passada com um amigo meu… ele foi trabalhar com java e cara perguntou a ele qdo seria? ele nao sabia nem dizer… e confessou para me: “sou pessimo para negociar” e simplesmente fechou por 1.500 o cara nao pensou duas vezes fechou na hora… no minimo a empresa estaria disposta a pagar mais… como ele pediu a menos entao o cara fechou na hora… para nao dar tempo dele pesquisar e voltar atras. heeh!
Eu sempre peço acima do mercado ai o cara reclama… ai entramos na parte mais interessante na briga de negociação… até chegar onde eu quero… para aquele momento da minha vida e de acordo com o nivel de conhecimento que tenho para aquela vaga.
L
leandroramos
tem que saber negociar
L
luistiagos
não existe isso de tem que saber negociar… se vc não quer tem outro que quer a vaga…
A
alucardeck
verdade, mas…
em muitos casos, quando a empresa pede a pretensão salarial…
vc tem q saber dar o devido valor…
o problema é q vc não sabe qto eles estão dispostos a pagar… entao muitas vezes para não perder a oportunidade vc não pede um preço “abusivo”…
supondo q vc aceite por 2 mil/mes… eles falam tudo bem e fecham o acordo…
mas se vc falasse 2,5mil/mes … eles poderiam ter aceitado, e quem saiu perdendo foi vc…
acontece muito isso… em qualquer area, não somente em TI =)
S
securitynews
Estou no segundo ano de Ciencia da Computação e tenho 19 anos.
Meu salario até que não é tão ruim!
ganho 1.800,00.
S
securitynews
Só pra adicionar algumas coisas que ajudam a ter um salario melhorzinho.
O Perfil do candidato sempre é importante.
Comunicação.
Trabalhos de pesquisa Cientifica.
Trabalhos voluntarios.
conhecimento e confiança.
A
alucardeck
securitynews:
Comunicação.
Trabalhos voluntarios.
apenas reforçando:
Trabalhos voluntarios.
muitas empresas adoram isso…
C
carlosass
Salve !
Bem quero dizer que não há uma fórmula mágica para se seguir, sinto muito !
O que se tem que ter em mente é em buscar o melhor que puder para se qualificar, não adianta ser só programador porque as grandes empresas nem querem isso.
Deve-se estudar, se qualificar, botar a faca no dente e correr atrás e nem preciso dizer nada sobre idiomas, pois isso já deve estar na veia !
Tem que estar apto as oportunidades seja aqui no país ou lá fora. E não vamos comparar custo de vida aqui e lá fora porque são coisas bem diferentes !!
[]'s
P
Popeye12345
securitynews:
Comunicação.
Trabalhos voluntarios.
Pesquisa científica? Trabalhei com isso como bolsista desde os 14 anos , ganhei uma porrada de coisas e consegui resultados interessantes (sim, eu era nerd) e não conta porra nenhuma isso no curriculum. O cara ve que euera bom e levava jeito pelo curriculum, que eu tenho um bom conhecimento em algumas coisas e fala “Apesar de sua experiencia nao ser tão boa…” . Não é tão boa pra trabalhar com BD nem comercial. Mas tem muita coisa que mataria a pau só por causa dos problemas antigos.
Mas eu prefiro assim, melhor que ganhar R$850,00 de bolsa cientifica. Dinheiro é o que manda. Eu perdi todas as esperanças em ciência (era o que queria fazer por muito tempo) por causa disso.
Pesquisa científica só tem valor em automação industrial ou no proprio mundo academico. Gerente de TI que programa pra banco não está nem aí…
W
Weslley
[color=blue]É… é aquilo que eu costumo dizer…
hoje em dia o pião tem que ser o melhor possível… mostrar na prática que tem potencial…
e nunca dizer que não sabe resolver tal problema, porque mercado não quer ter problema, e sim solução…
Eu, particularmente, tenho 2 anos apenas com java…
mas desenvolvo em Struts, Hibernate, um pouco de JSF e JPA e ainda acho que não sei nada…
Na cidade onde moro não tem quase ninguém que tenha o mesmo conhecimento que o meu…
aqui eu posso dizer que o povo é pão duro…
Mas… Só se dá bem aquele que é o mais perfeito…
Espero ter refletido em algo…
Sds…[/color]
A
albssm
Tudo bem pesoal?!
Seguinte! :shock: Voces não acham, sequer desconfiam, que o salario não depende da região ou da PJ ou de coisa nenhuma? a não ser da realidade do mercado de software e valorização da área(profissional) em cada região(o que pagam pelo produto!!!)?! Se uma empresa não investe ou não valoriza numa região, não tem como pagar bem ou receber melhor para tanto! NÓS É QUE NOS DAMOS O VALOR!! E IMPOMOS O MERCADO PELA NOSSA VALORIZAÇÃO!!
Explico! se um médico, por exemplo, estabelece seu valor, sua profissão e sua ética, nunca se discutirá o valor da consulta ou de uma cirurgia, não é?! (voce discute? todos se “nivelam”.
Nós desenvolvedores, analistas, programadores, ou qualquer titulo não definido legalmente que exista, vende “a mãe”(me desculpem"!) para se colocar ou “ser experto” e ganhar mais que os outros.
Na verdade somos “gênios” de conhecimento e capacidade mas não nos damos valor da forma certa, basta entrar nestes foruns e perceber isso. Acho que deveriamos ter uma entidade de classe ou conselho NACIONAL para defender nossa ética e nosso valor frente ao mercado de trabalho e as profissões existentes(nem sequer profissão reconhecida é a de programador, analista , desenvolvedor, etc…), todo mundo inventa, mas não sustenata!!!
Gostaria de ver um dia nossa profissão equiparada com outras que a muitos e muitos anos se mantém com a devida ética, o devido respeito, consideração e valorização que merecem, pelo conhecimento e capacidade adquirido. excluindo os que não se qualificam!!
Interesse de quem ou de quantos é o de manter nossa classe desunida e muito competitiva!!!???
abraço a todos :lol:
L
lavh
albssm:
Tudo bem pesoal?!
Seguinte! :shock: Voces não acham, sequer desconfiam, que o salario não depende da região ou da PJ ou de coisa nenhuma? a não ser da realidade do mercado de software e valorização da área(profissional) em cada região(o que pagam pelo produto!!!)?! Se uma empresa não investe ou não valoriza numa região, não tem como pagar bem ou receber melhor para tanto! NÓS É QUE NOS DAMOS O VALOR!! E IMPOMOS O MERCADO PELA NOSSA VALORIZAÇÃO!!
Explico! se um médico, por exemplo, estabelece seu valor, sua profissão e sua ética, nunca se discutirá o valor da consulta ou de uma cirurgia, não é?! (voce discute? todos se “nivelam”.
Nós desenvolvedores, analistas, programadores, ou qualquer titulo não definido legalmente que exista, vende “a mãe”(me desculpem"!) para se colocar ou “ser experto” e ganhar mais que os outros.
Na verdade somos “gênios” de conhecimento e capacidade mas não nos damos valor da forma certa, basta entrar nestes foruns e perceber isso. Acho que deveriamos ter uma entidade de classe ou conselho NACIONAL para defender nossa ética e nosso valor frente ao mercado de trabalho e as profissões existentes(nem sequer profissão reconhecida é a de programador, analista , desenvolvedor, etc…), todo mundo inventa, mas não sustenata!!!
Gostaria de ver um dia nossa profissão equiparada com outras que a muitos e muitos anos se mantém com a devida ética, o devido respeito, consideração e valorização que merecem, pelo conhecimento e capacidade adquirido. excluindo os que não se qualificam!!
Interesse de quem ou de quantos é o de manter nossa classe desunida e muito competitiva!!!???
Cara, de boa, isso já foi discutido aqui no forum umas 500 vezes e nunca se chegou em um consenso, apenas brigas, brigas e mais brigas. Melhor
esquecer essa história, ou tentar discutir em outro forum, aqui, você não vai chegar a lugar nenhum. Se quer saber a opinião do pessoal daqui,
procure sobre regulamentação da profissão aqui na busca do forum.
M
Marcio_Nogueira
Isso varia de acordo com a experiência e a região do país onde você reside.
A
albssm
lavh:
albssm:
Tudo bem pesoal?!
Cara, de boa, isso já foi discutido aqui no forum umas 500 vezes e nunca se chegou em um consenso, apenas brigas, brigas e mais brigas. Melhor
esquecer essa história, ou tentar discutir em outro forum, aqui, você não vai chegar a lugar nenhum. Se quer saber a opinião do pessoal daqui,
procure sobre regulamentação da profissão aqui na busca do forum.
[/quote]
legal, obrigado pela dica amigo, vou cuidar da minha vida mesmo, mudar meu pensamento…jamais!..bom futuro a todos!![/quote]
J
JuniorBR2010
Eu acho que o mercado tem variado muito por causa das pessoas que realmente se prostituem e se submetem a salários baixos. Foi a mesma coisa com a área de Hardware e manutenção de computadores, hoje qualquer um que lê um tutorial de auto denomina técnico de informática. Acho que todos nós programadores temos que nos valorizar, pois entendemos coisas dificeis, passamos anos estudando para aprender tudo isso. O que dá dinheiro é saber cobrar o seu conhecimento. Falar: Eu sei fazer e é tanto! não quer ?Entao, pau no vosso…c#. Também acho que quem reclama de salário tá um pouco desatualizado do mercado, até mesmo para programador vb.net estao pagando bem hoje em dia…logicamente, nao vao pagar pra pessoas que não passarem nos testes…quer ser um grande programador e passar em todos os teste?..ABRE O BLOCO DE NOTAS E COMEÇA…quando souber e tiver confiaça utilize as IDE’s disponiveis…Abraço e não pergunte quanto vale seus serviços…Quem manda é vc. :evil:
L
luismr
Pessoal
O problema dos baixos salários é o seguinte:
Empresas não querem pagar bem pois não enxergam vantagem nisso: o resultado é sempre o mesmo na maioria dos casos
Programadores querem ganhar bem sempre: Java, Ruby, PHP por sí só não agregam nada ao negócio da empresa.
Dica:
Programadores:
invistam em inovação, coisas novas e que possam dar dinheiro ou melhorar a vida dos outros … isso sim dá dinheiro e é valorizado
MAS
procurem empresas que dão valor à inciativas de inovação e que possuam políticas claras de cargos e salários.
ENTAO
Eu sei que é muito difícil, mas NÃO É IMPOSSÍVEL.
Att
F
fabim
Fico me perguntando ate quando pessoas inocentes vao ficar chateadas pq nao ganham o que “merecem”…
Acorda minha gente, a conta é simples:
“Ganho X. Quero 50% de aumento chefe.”
“Tem alguem querendo pagar mais por vc?”
“Sim chefe. Ja tenho proposta.”
–> chefe faz as contas… se esse cara SAIR, perderei dinheiro? ou posso substitui-lo sem perdas?
—> posso: “Blz amigao vai com Deus”.
—> nao posso por enqto: “Ok, aumento fechado”
Agora nao caia no erro de BLEFAR.
E quando combinar algo, seja na propria empresa, ou indo pra outra, estabeleça PERIODOS pras negociacoes (Ex: esse salario é pra 1 ano… nao vou mandar CV nem nada)
Vencendo esse periodo negocio de novo.
Seu nome no mercado vale mais de que uns reais a mais. Ninguem gosta de “leiloeiros” que pede aumento a cada 2 meses pq recebeu outra proposta.
L
luismr
Boa!
Isto reflete muito a maturidade e caráter do profissional.
Seja sincero consigo mesmo … se coloque no lugar do seu chefe e pergunte se vc merece mesmo. Se a resposta for sim com 3 argumentos irrebatíveis pode ir na coragem …
Agora caso seu chefe seja um “mala” ou a empresa for um “atraso” procure outro lugar pra trabalhar.
At+
C
CaioIncau
Desde 2008 já é a quarta vez que revivem o tópico .
Citaram que nao importa região para salário , claro que importa , SP/rj tem que ganhar mais pq o custo de vida é bem maior.
K
knowledgebr
Bom, de certa forma as metodologias e fábricas de software foram o grande diferencial para mercantilizar e tabelar os preços de quanto vale um peão Java ou C#, por aí vai, é a desvalorização do profissional, não quer, tem 10 na fila que querem, com os métodos ágeis e procedimentos padrões, o programador criativo que cria códigos mirabolantes e bem elaborados foi abortado, querem apenas coders regulares que cumpram o prazo, e o Java é a linguagem perfeita pra isso, disciplina e disciplina, quer ganhar mais? chamo o outro, custa menos e vai produzir o mesmo resultado.
A
acazsouza
É claro que ganham salário baixo, o cara não tem nada de destaque, como dizem na lista de .Net Architects, tem 10 anos de experiência mas até hoje só sabe fazer CRUD que qualquer estagiário também faz. Vamo estudar galera, vamos nós diferenciar em relação ao resto, não é só saber Java não.
T
thiagocastanhari
Se você pagar bananas, só vai conseguir contratar macacos." (John Maxwell)
Tão falando ai de salários de 700 reais, só se for pra estagiário, caso contrário é preferivel ficar em casa estudando enquanto procura algo melhor.
W
wolmirGarbin
Cara não pode ser apenas um bom programador, precisa ser um bom funcionário e ser esperto… precisa estar sempre atento as tendencias e estar sempre preparado…
Porém nem sempre pode esperar, isso em qualquer profissão, que a sorte bata a sua porta…
Hoje ganho bem… pelo menos considero isso… porém nunca conte soamente com a sorte…
Vou deixar alguns links interessantes… para que possa tirar suas proprias conclusões…
Caros amigos.
Na minha humilde opinião é que temos profissionais que aceitam a fazer qualquer serviço de free lance cobrando muito baixo. Sempre encontro este tipo de programadores no meu caminho. Pouca experiência, pouca valorização do próprio trabalho. Cabe a nós mesmos mudar este cenário. Além do mais todos acham que programam. Veja um exemplo: Certo dia um prefeito de uma cidade do interior de Minas me procurou por indicação para desenvolvesse um site. Eu disse não desenvolvia sites e sem programas corporativos. Para minha surpresa ele disse: Então meu filho de 8 anos faz igual! Desta forma fica difícil. “Todos programam!”
Abraços.
E
Elizeu_Santos
Minha opinião é a seguinte:
Programador Junior no RJ tem salario médio entre 1100 - 1800 reais. Isso por que, programador não é um cargo de nível superior, é cargo de nivekl técnico.
Você faz o curso técnico de informática e pode trabalhar com manutenção, programação… as empresas exigem para o cargo de programador que você esteja CURSANDO o ensino superior, não requer formação.
Cargo de nível superior é ANALISTA de sistemas. que peloq ue vejo recebe entre 3200 a 4500 em nível júnior, o que mostra que esta na mesma faixa de outras profissões.
agora… você quer viver o resto da vida como analista? como programador?? por que não estuda pra virar um arquiteto? ou um consultor?
tenho amigos que são consultores e cobram 80 reais a hora. um deles recebeu convite de uma multinacional oferecendo pagar a ele 28 mil reais para trabalhar na empresa dele. Contrato fixado de 5 anos.
Agora… quer ser programador (cargo de nivel técnico), não pode reclamar muito de salário.
V
victorcosta
Mas quando vc fala de analista de sistemas está falando está falando de gente que levanta requisitos, escreve documentos? Alguns como eu não gostam dessa área e discordo da sua opinião de que programador tem que ganhar pouco, existe uma diferença absurda entre alguém que faz um curso técnico e alguém com curso superior ou com anos de experiência
Pra mim programar é uma área tão nobre quanto análise, desvalorizar a área resulta no que você tanto vê por aí: código mal feito. Acredito que tem muita gente ganhando bem fora do país programando
E
Elizeu_Santos
victorcosta:
Mas quando vc fala de analista de sistemas está falando está falando de gente que levanta requisitos, escreve documentos? Alguns como eu não gostam dessa área e discordo da sua opinião de que programador tem que ganhar pouco, existe uma diferença absurda entre alguém que faz um curso técnico e alguém com curso superior ou com anos de experiência
Pra mim programar é uma área tão nobre quanto análise, desvalorizar a área resulta no que você tanto vê por aí: código mal feito. Acredito que tem muita gente ganhando bem fora do país programando
cara, médicos e enfermeiros tem o mesmo salario?
E
Elizeu_Santos
e sim, nos estados unidos programador ganhando media de 66k anuais, e analistas ganhando 110k anuais.
ganha bem? sim, ganha! ganhar a mesma coisa? jamais.
o eletricista tem o mesmo salario que o engenheiro eletricista?
o engenheiro eletricista faz as ligações ou ele especifica como e onde elas devem ser feitas?
jaja você vai querer que faxineiro receba o mesmo que um cara formado em engenharia nuclear ¬¬.
você é programador hoje, se quiser pode virar analista e ganhar mais, ou pode ficar como programador ganhando o que ganha.
V
victorcosta
Elizeu_Santos:
e sim, nos estados unidos programador ganhando media de 66k anuais, e analistas ganhando 110k anuais.
o engenheiro eletricista faz as ligações ou ele especifica como e onde elas devem ser feitas?
jaja você vai querer que faxineiro receba o mesmo que um cara formado em engenharia nuclear ¬¬.
você é programador hoje, se quiser pode virar analista e ganhar mais, ou pode ficar como programador ganhando o que ganha.
Vejo diferença nenhuma nos salários aqui pra programador/analista, aliás nem distinção tem
E você tá viajando nisso de que programador é cargo pra nivel técnico e analista nível superior, como isso se não tem regulamentação nenhuma?
E
Elizeu_Santos
victorcosta:
Elizeu_Santos:
Vejo diferença nenhuma nos salários aqui pra programador/analista, aliás nem distinção tem
E você tá viajando nisso de que programador é cargo pra nivel técnico e analista nível superior, como isso se não tem regulamentação nenhuma?
simples, programação é matéria que é dada na faculdade ou vc aprende isso no técnico?
e outra… vc leu direito o link que vc deu???
todos falam do mesmo profissional analista programador.
tem diferença, tem diferença salarial.
todo engenheiro eletricista sabe ligar os fios, mas isso se aprende num cursinho técnico e é isso que o eletricista faz.
sobre regulamentação… nosso sindicato se chama “sindicato dos profissionais de processamento de dados”, nem o nome do nosso sindicato foi regulamentado kkkk (zoa).
cara, a real é essa que te mandei, sinto muito destruir seus sonhos. me responde uma ultima pergunta? Você trabalha em uma fabrica de softwares? se sim, sabe muito bem como funciona.
preciso ir agora, tenho que aprender o maldito asp.net
P
paulofafism
Quanto ao salário isso vai depender de cada região, há lugares que pagam um salário e meio, dois e até três para quem está começando. Dificilmente irá encontrar alguma empresa que pague quatro ou mais salários para júnior, como eu disse, isso depende de cada região. A empresa não sabe o que você fez ou que sabe.
Caso você seja um bom profissional, concerteza o seu salário será valorizado, tempo de experiência conta e muito. Devemos nos atualizar a todo momento, conhecer novas tecnologias, metodologias entre outras coisas afins, ou seja devemos sempre continuar estudando e nunca parar no tempo, se não, nunca o salário irá aumentar de acordo.
E como muitos já falaram uma boa dose de QI + sorte ajuda também.
J
johnny_g3p
em sorocaba a média para junior esté na faixa de R$1700
já em são paulo a média gira em torno de R$2000,00
M
mistico
Verdade lastimável…
Um profissional formado em TI começa ganhando 700 reais, 8h ou mais de trabalho diário, às vezes tem de ter experiência.
Um engenheiro recém formado começa ganhando 4 mil por 6 horas de trabalho diário, sem experiência.
Por isso que falta profissionais de ti no mercado, só idiotas se submetem a uma área tão nitidamente despromissora e degradante…
Só burro ou mal informado (como foi meu caso) opta por TI…
R
RiQuInHo_
[quote=mistico]
Bruno Laturner:
tbm acho cara!!! 8)
C
Caikeke
Verdade lastimável…
Um profissional formado em TI começa ganhando 700 reais, 8h ou mais de trabalho diário, às vezes tem de ter experiência.
Um engenheiro recém formado começa ganhando 4 mil por 6 horas de trabalho diário, sem experiência.
Por isso que falta profissionais de ti no mercado, só idiotas se submetem a uma área tão nitidamente despromissora e degradante…
Eu não sou formado(estou no primeiro semestre aliás), não tenho nenhum curso ou certificação e trabalho 4 horas por dia ganhando 700 reais por mês. E todos os empregos que me candidatei antes desse pagam na mesma faixa.
Agora me diz, quantos engenheiro sem nenhuma formação e experiência vão ganhar isso no primeiro semestre? NENHUM.
Não culpe o setor se você não sabe administrar sua carreira.
L
luyz
A grama do vizinho é sempre mais verde né?
Em todas as areas tem que ganha bem e quem ganha mal, conheço engenheiro formado que trabalha 8 hrs no minimo e nao sai dos R$1700,00.
Não da pra generalizar, quem nao gosta doque faz, vai fazer mal feito e consequentemente vai ganhar pouco e ficar revoltado com a carreira e culpar a area no geral, se nao gosta parte pra outra área, nenhum conhecimento é em vão, oque voce aprende numa área pode ser usado em outra.
O salario ta ruim? e voce esta fazendo oque pra mudar?
L
luistiagos
Elizeu_Santos:
victorcosta:
Elizeu_Santos:
simples, programação é matéria que é dada na faculdade ou vc aprende isso no técnico?
todo engenheiro eletricista sabe ligar os fios, mas isso se aprende num cursinho técnico e é isso que o eletricista faz.
sobre regulamentação… nosso sindicato se chama “sindicato dos profissionais de processamento de dados”, nem o nome do nosso sindicato foi regulamentado kkkk (zoa).
cara, a real é essa que te mandei, sinto muito destruir seus sonhos. me responde uma ultima pergunta? Você trabalha em uma fabrica de softwares? se sim, sabe muito bem como funciona.
Errado! programação de verdade vc não aprende em curso tecnico e sim em superior… qdo me refiro a programação de verdade não é fazer crudizinhos toscos…
vc não aprende compiladores, engenharia de SO, automatos, grafos, estruturas de dados, etc em um cursinho… vc aprende só a arrastar e soltar componentes e fazer crudizinhos toscos… Me desculpe mas isto não é programador nem aqui nem na China!
R
Rodrigo_Sasaki
luistiagos:
Errado! programação de verdade vc não aprende em curso tecnico e sim em superior… qdo me refiro a programação de verdade não é fazer crudizinhos toscos…
vc não aprende compiladores, engenharia de SO, automatos, grafos, estruturas de dados, etc em um cursinho… vc aprende só a arrastar e soltar componentes e fazer crudizinhos toscos… Me desculpe mas isto não é programador nem aqui nem na China!
Agora eu gostei! hehehehe
EDIT:
eu particularmente acho que não dá pra comparar
Técnico/Eletricista e Engenheiro Elétrico
Enfermeiro e Médico
com
Programador e Analista…
Acho que é bem diferente…
R
RiQuInHo_
na moral vão pra merda com essas comparações de emprego com o seu!!!
se não ta feliz sai fora meu!!!
M
moacirjava
Pessoal essas comparações com Programador e Analista existe sim! Principalmente na hora de contratar.
E outra coisa, os únicos lugares onde se pagam melhor para o programador, analista ou outro cargo qualquer é em SP, RJ e no Sul tirando esses estados os demais sempre pagam uma porcaria. Eu as vezes me pego pensando na época em que entrei na faculdade, achava que quando saísse de lá iria arrumar um emprego legal, logo compraria um carro 0km, alugaria um ap massa e teria dinheiro para gastar com cursos, viagens, baladas… hum… doce ilusão… hoje ganho menos de 2k líquido pago minhas contas e sobra uns R$200 pra gastar.
Isso é frustrante. E olha que tenho me empenhado pra caramba na empresa.
Gente isso é fato, se for para trabalhar com tecnologia vá para SP, RJ ou Sul senão sai fora enquanto é tempo porque o que tem de nego tirando vaga de gente formada não é brincadeira, na empresa onde trabalho o carinha da TI que dá suporte a rede não tem formação nem técnica nem superior em nenhuma área e tá lá ganhando seus R$700,00 além de estar tirando a vaga de alguém formado está desvalorizando o salário da classe. Esse é só um exemplo ainda tem outros da área de desenvolvimento que fazem a mesma coisa…
M
mistico
Realmente, estão tirando as vagas merecidas para o pessoa formado.
Meus deus! fazer uma faculdade, se matar de estudar para receber… 700 míseros e insignificantes reais que não dá nem para comer.
Não é atoa que a vazão dos cursos de TI é de 80% … Quem é burro o suficiente de continuar num curso no qual o salário é menor do que a própria mensalidade da faculdade…
R
Rodrigo_Sasaki
moacirjava:
Pessoal essas comparações com Programador e Analista existe sim! Principalmente na hora de contratar.
E outra coisa, os únicos lugares onde se pagam melhor para o programador, analista ou outro cargo qualquer é em SP, RJ e no Sul tirando esses estados os demais sempre pagam uma porcaria. Eu as vezes me pego pensando na época em que entrei na faculdade, achava que quando saísse de lá iria arrumar um emprego legal, logo compraria um carro 0km, alugaria um ap massa e teria dinheiro para gastar com cursos, viagens, baladas… hum… doce ilusão… hoje ganho menos de 2k líquido pago minhas contas e sobra uns R$200 pra gastar.
Gente isso é fato, se for para trabalhar com tecnologia vá para SP, RJ ou Sul senão sai fora enquanto é tempo porque o que tem de nego tirando vaga de gente formada não é brincadeira, na empresa onde trabalho o carinha da TI que dá suporte a rede não tem formação nem técnica nem superior em nenhuma área e tá lá ganhando seus R$700,00 além de estar tirando a vaga de alguém formado está desvalorizando o salário da classe. Esse é só um exemplo ainda tem outros da área de desenvolvimento que fazem a mesma coisa…
Com certeza existe diferença… eu só quis ressaltar que a diferença que existe entre um enfermeiro e um médico, não é a mesma que existe entre um programador e um analista
E
Elizeu_Santos
luistiagos:
Elizeu_Santos:
victorcosta:
Elizeu_Santos:
eletricista de verdade se aprende no superior, não estou falando de ligar fiozinhos!
kkkk
cara, tudo é nivelado por baixo, analise se aprende no superior, programação no técnico. alguns aprendem a programar no superior por que não tiveram tecnico, mas isso pouco importa.
e programar de verdade… se aprende em casa, no onibus, no trampo, na cama da namorada usando o notebook dela! menos na faculdade. Mas a base é de curso técnico então… me desculpe novamente destruir um sonho. Prove o contrario se puder.
Também adoro programar! abro meu Netbeans e quando começo a debugar vejo uma magica que me fascina, mas sei que em um momento quasndo eu for gerente, lider de equipe, isso sera reduzido a zero ou quase isso. E ai vou investir em meus projetos pessoais.
bom, é isso.
E
Elizeu_Santos
moacirjava:
eu tambem tinha essa doce ilusão… e nem era tão grande! só queria reformar a casa, comprar um honda fit e viajar nas ferias.
Hoje estava montando um celta no site da chevrolet e estava pensando “cara***, ja ta em 30 mil e nem coloquei ar-condicionado :(, vou ter que optar pela versão 2 portas!!!”
como diz um grande amigo meu… PRA GANHAR MUITO DINHEIRO EU TERIA DE NASCER DE NOVO E VIRAR CIRURGIÃO PLÁSTICO!
E
Elizeu_Santos
Realmente, estão tirando as vagas merecidas para o pessoa formado.
Meus deus! fazer uma faculdade, se matar de estudar para receber… 700 míseros e insignificantes reais que não dá nem para comer.
Não é atoa que a vazão dos cursos de TI é de 80% … Quem é burro o suficiente de continuar num curso no qual o salário é menor do que a própria mensalidade da faculdade…
suporte só exige curso técnico cara, ja fui suporte. analista de redes que requer superior.
C
Caikeke
Mas você quer, depois de formado, fazer um trabalho que um carinha sem formação nenhuma consegue fazer e quer ganhar bem ainda?
ahh por favor né, vamos ser mais realistas pessoal.
E
Elizeu_Santos
Mas você quer, depois de formado, fazer um trabalho que um carinha sem formação nenhuma consegue fazer e quer ganhar bem ainda?
Vocês tão viajando, no meu curso de Ciência de Computação eu aprendi muito mais de programação do que análise, das disciplinas não eletivas só me lembro de ter tido uma de análise que era Engenharia de Software, já programação tive no mínimo 3. Aliás análise é uma área que nem é tão incomum você achar gente de outras áreas exercendo a função…
E se programação é cargo de nível técnico por que que a maioria das vagas exigem nível superior? Respondam isso. Vou só mostrar as 3 primeiras vagas que vi hoje pra desenvolvedor, todas elas exigem curso superior em informática
P
perdeu
[quote=victorcosta]Vocês tão viajando, no meu curso de Ciência de Computação eu aprendi muito mais de programação do que análise, das disciplinas não eletivas só me lembro de ter tido uma de análise que era Engenharia de Software, já programação tive no mínimo 3. Aliás análise é uma área que nem é tão incomum você achar gente de outras áreas exercendo a função…
E se programação é cargo de nível técnico por que que a maioria das vagas exigem nível superior? Respondam isso. Vou só mostrar as 3 primeiras vagas que vi hoje pra desenvolvedor, todas elas exigem curso superior em informática
praxe, a empresa pode se gabar q todos os empregados tem nivel superior/pos/certificação, se o cara tem experiencia e não tem faculdade é contratado do mesmo jeito…
V
victorcosta
[quote=perdeu]
victorcosta:
Vocês tão viajando, no meu curso de Ciência de Computação eu aprendi muito mais de programação do que análise, das disciplinas não eletivas só me lembro de ter tido uma de análise que era Engenharia de Software, já programação tive no mínimo 3. Aliás análise é uma área que nem é tão incomum você achar gente de outras áreas exercendo a função…
praxe, a empresa pode se gabar q todos os empregados tem nivel superior/pos/certificação, se o cara tem experiencia e não tem faculdade é contratado do mesmo jeito…
E se o cara é de outra área mas tem experiência em análise é contratado do mesmo jeito, e aí?
E uma dessas vagas é salário de 8.000 CLT, isso é salário de técnico por acaso?
P
perdeu
[quote=victorcosta]
perdeu:
victorcosta:
E se o cara é de outra área mas tem experiência em análise é contratado do mesmo jeito, e aí?
E uma dessas vagas é salário de 8.000 CLT, isso é salário de técnico por acaso?
eu acredito(posso estar errado) q o salario é definido pela experiencia, o q importa para empresa q vai pagar esse salario é se o candidato tem todo esse conhecimento para excutar as atividades pedidas na vaga e não se ele tem faculdade ou se nota da faculdade no enade foi 3,4,5 como alguns professores adoram falar…
M
moacirjava
Veja bem, não quero fazer o trabalho do carinha da TI. Isso foi só um exemplo. Existem outros exemplos de pessoas que não tem formação ocuparem vagas de programadores e analistas ou outro cargo qualquer.