SAP Netweaver

18 respostas
M

Bom dia Pessoal.

Alguém já trabalhou com SAP Netweaver?

Vale a pena entrar na onda do SAP?
Tem alguma vantagem em se prender a uma ferramenta SAP?

Pergunto isso pq aqui na empresa vão começar a investir em SAP, e quero saber pra tomar uma decisão se entro na equipe ou não.

Valeu…

18 Respostas

R

O SAP é uma excelente ferramenta para o que se presta a fazer. Com o Netweaver, o aprendizado será mais fácil e mais popular. Hoje, o SAP só pode ser aprendido por quem tem $$ para pagar os cursos dos módulos e de ABAP (ARGGHH!!!).

Entre sim. Antes diria que não pois até há pouco tempo atrás o NetWeaver não era tão popular. Hoje pode significar um excelente requisito para seu currículo. E excelentes requisitos no currículo == $$$$$. :wink:

M

Eu diria que SAP é um segmento ERP extramente sofisticado e interessante curricularmente, ABAP é uma Linguagem de Programação igualzinha a Java com todas as suas semelhanças OO e etc…
Sobre investir em SAP, este Mundo Corporativo é GRANA+GRANA eu diria que empresas de Grande Porte tiria uma sintonia melhor, fora isso é necessário saber mesmo os objetivos financeiros da Empresa com melhor profundidade e razão.

M

Quanto ao investir no SAP, a empresa já está decidida, e já está fazendo os preparativos. Então quanto ao aprendizado, não vai ser problema, pois a empresa se encarrega disto.

A minha grande duvida era se realmente valeria investir “meu tempo” trabalhando com SAP. Pois provavelmente ficarei preso por um bom tempo nesta ferramenta.

obrigado pelas respostas.

Alguém tem mais comentários?

L

Marcio Duran:
Eu diria que SAP é um segmento ERP extramente sofisticado e interessante curricularmente, ABAP é uma Linguagem de Programação igualzinha a Java com todas as suas semelhanças OO e etc…

Nossa,

ABAP mudou muito então. Eu fiz um curso em 2005 e não tinha nada a ver com Java.

Mas fico feliz que a linguagem tenha evoluido então…

M

lavh:
Marcio Duran:

Nossa,

ABAP mudou muito então. Eu fiz um curso em 2005 e não tinha nada a ver com Java.

Mas fico feliz que a linguagem tenha evoluido então…

ABAP é uma linguagem de programação orientada a objetos e tem como características principais:

Está baseada na programação estruturada; É uma linguagem interpretada e não compilada, mesmo

podendo-se gerar versões compiladas;

É utilizada para desenvolver dois tipos de programas: os que

executam em modo reporting e os que executam em modo

diálogo; existem conjugações que permitem comutar entre os

dois modos;

Está dirigida por eventos;

Está integrada por completo no sistema SAP R/3;

Está preparada para que seja multi-idioma;

Incorpora elementos que permitam declarar dados, elementos de

controle interno, elementos operacionais e acesso a

base de dados

ABAP (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP.

O ABAP tem uma sintaxe semelhante ao COBOL. Em 1999, com a versão R/3 4.5, a SAP lançou uma versão de ABAP que suporta programação por objetos.

[size=18]A versão mais recente da plataforma de desenvolvimento da SAP, o NetWeaver, suporta programação em ABAP e em Java[/size]

F

Acho que vale a pena sim Marcos, visto que, a SAP esteve investindo muito alto em cima da plataforma Netweaver nos últimos anos. Já existem vagas para consultores Netweaver, mas acredite, esse mercado é bem fechado e se você está tendo a oportunidade entrar, ENTRE!

Na verdade você não estará se prendendo a uma ferramenta. As novas implementações serão feitas em Java, pense como se você fosse aprender conceitos de um novo framework e um novo servidor de aplicações. Nenhuma novidade para nós profissionais de TI.

O mundo NETWEAVER vai muito além de JAVA ou ABAP, acho que vale a pena.

[]s

L

$eu acho $que$ vale muito$ a pena$

W

A Sap tá tentando emplacar a idéia de java no sap (talvez com o objetivo de banir o abap), já que é uma mão de obra mais acessível e mais fácil de encontrar, e desta forma, a maioria dos novos projetos são feitos no netweaver + java (apesar de utilizar abap dentro do netweaver também).

O netweaver é um eclipse com recursos da SAP + uns plugins para criação de “forms” (telas do sistema).

Se utilizar netweaver pra fazer integração com sistemas anteriores (feitos em abap), a gente acaba usando o jConnector (que já é usado por alguns de nós), e no fim, não faz tanta diferença assim… a grande diferença mesmo vale para novas implementações, onde o java pode ser utilizado desde o começo, com os tais forms…

Mas no geral, é um negócio que dá muito dinheiro para quem o utiliza. (eu tô estudando ele ainda, pra tirar a certificação, hehehe).

Fiz um pedaço do curso da SAP, mas o mesmo acabou cancelado por que o professor não dominava o assunto… (brrrr).

Valeu gurizada.

A

Marcio Duran:
ABAP é uma Linguagem de Programação igualzinha a Java com todas as suas semelhanças OO e etc…

“Eu bebo sim / e vou vivendo…”

M

Adolfo Rodrigues:
Marcio Duran:
ABAP é uma Linguagem de Programação igualzinha a Java com todas as suas semelhanças OO e etc…

“Eu bebo sim / e vou vivendo…”

NÃO VAI SE ASSUSTAR HEIN !!!, MAS É A PURA VERDADE MESMO !!! UMA ESPECIFICAÇÃO BASICA NA FAIXA PARA VOCÊ…
OLHA LÁ HEIN, NÃO VAI MORRER , DE CIRROSE HEPÁTICA!!!

ABRAÇOSSS

com.sap.mw.jco
Class JCO.BasicRepository

java.lang.Object
extended bycom.sap.mw.jco.JCO.BasicRepository

All Implemented Interfaces:
IRepository

Direct Known Subclasses:
JCO.Repository

Enclosing class:
JCO

public abstract static class JCO.BasicRepository
extends Object
implements IRepository

The meta data repositories are needed to get the technical description of functions and parameters used for fullfiling of RFC calls. This class covers the implementation of basic repository functionality such as caching and persistence of meta datas. The BasicRepository serves as a base class for more elaborate repositories.
To fetch the meta datas at runtime from backend system use the JCO.Repository class. Note: Since a repository caches the meta datas, it is strongly recommended to create the instance of repository at global scope and use it if possible for all calls to the same SAP backend.
Keep in mind, that the functions and paramters definitions are always the same inside of one cluster of SAP application hosts, but can differ from other cluster. Note: Derived classes have to call super(name) in their constructors in order to initialize the superclass properly.

LINKS INTERESSANTES : https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/java

VEJA AI AS ESPECIFICAÇÕES DO NOVO SAP VEJA O FUTURO DO ABAP

http://help.sap.com/javadocs/NW04S/current/jc/index.html

A

Primeiro você fala que ABAP é uma linguagem de programação igualzinha a Java, com todas as semelhanças OO e etc. Depois justifica isso com um desenho indicando que um Application Server tem um client ABAP e outro Java? O quê estes clientes têm a ver com as linguagens? Prefiro morrer de cirrose a morrer como um Dr. Bacamarte.

“Pode me faltar o amor / disso até acho graça. / Só não quero que me falte / a danada da cachaça”

M

Adolfo Rodrigues:

Primeiro você fala que ABAP é uma linguagem de programação igualzinha a Java, com todas as semelhanças OO e etc. Depois justifica isso com um desenho indicando que um Application Server tem um client ABAP e outro Java? O quê estes clientes têm a ver com as linguagens? Prefiro morrer de cirrose a morrer como um Dr. Bacamarte.

“Pode me faltar o amor / disso até acho graça. / Só não quero que me falte / a danada da cachaça”

Verdade se não é semelhante ou igualzinha, posso afirmar que hoje ela não é procedural ao menos na Versão NetWare.

Sim ilustrei que você tem uma arquitetura que envolve um Middalware já com Abap e Java, Application Server Abap/JAVA.
No que você tinha em procedural em Abap hoje você tem algo já baseado em componentes.

[size=18][color=blue]Abaixo o link que mudou a cara do Abap [/color][/size]http://help.sap.com/javadocs/NW04S/current/jc/index.html

F

Na verdade os componentes são abstraídos e contruídos em cima da Stack Java. Para comunicar-se com um módulo ou uma function no R/3 chamadas são realizadas utilizando RFC(Remote Function Call) ou através do SAP Enterprise Connector(JCo).

Os programas em Abap continuam escritos da forma que sempre estavam.

Uma coisa garanto pra vc, num tem nada a ver com JAVA.

M

Na verdade os componentes são abstraídos e contruídos em cima da Stack Java. Para comunicar-se com um módulo ou uma function no R/3 chamadas são realizadas utilizando RFC(Remote Function Call) ou através do SAP Enterprise Connector(JCo).

Os programas em Abap continuam escritos da forma que sempre estavam.

Uma coisa garanto pra vc, num tem nada a ver com JAVA.

:?: Construido sobre Stack Java. Justamente onde é o estado de pilha, para onde vai a alocação de memória com as variáveis para qual area de objetos(heap). :!: , ainda o comportamento ao código Abap é o mesmo. :shock:

F

Marcio Duran:
fabeen:

No que você tinha em procedural em Abap hoje você tem algo já baseado em componentes.

Eles trabalham de forma independente, o processamento é distribuído. A Stack Java fica em um nó e a Stack Abap em outro. Fazendo uma comparação meio "tosca’, é como se você tivesse seus Sistemas em Java fazendo chamadas para uma Stored Procedure que possua lógica de negócio implementada. A parte Java é apenas uma casca para a maior parte da lógica de negócio contida no R/3.

M

Eles trabalham de forma independente, o processamento é distribuído. A Stack Java fica em um nó e a Stack Abap em outro. Fazendo uma comparação meio "tosca’, é como se você tivesse seus Sistemas em Java fazendo chamadas para uma Stored Procedure que possua lógica de negócio implementada. A parte Java é apenas uma casca para a maior parte da lógica de negócio contida no R/3.

Java componentes :thumbup:

O conector é emitido e executado com um Java Archive (JAR) arquivo. Ele gerencia o evento de entrega e eventos empresariais objeto pedido processos. A SAP RFC biblioteca é emitido e executado como um arquivo JAR também. Ele permite que programas externos para executar ABAP função módulos SAP dentro de um aplicativo.

Os componentes Java:

* Abra um RFC ligação à aplicação SAP utilizando o SAP RFC biblioteca e da SAP Gateway.
 * Handle pedidos da integração corretor e repassar os pedidos para uma ABAP componente do conector.
 * Poll a aplicação SAP para eventos.

ABAP componentes :thumbup:

A ABAP componentes do conector são função módulos, programas, dados e tabelas. Estes elementos manipular o evento de entrega e as empresas objeto pedido processos iniciados pela componente Java. A ABAP componentes são entregues no conector transporte arquivos a serem carregados em uma aplicação SAP; uma vez carregado, que correm como ABAP repositório de objectos.

Um view :idea:

L

Bah gurizada… seguinte estou fazendo academia SAP NetWeaver, e na turma existem inumeros carar ABAP e eles estão tomando um pau para aprender, justamente pela diferenca de linguagem, primeiro que para a comunicação com o NetWeaver ocorrer vão ter que passar tudo para OO, com conceitos de MVC para isso eles ja tomaram um pau.

Então acho meio dificil ser “igual” o ambiente e a linguagem.

Abraco!

E

Galera! Na empresa aonde trabalho tem essa grande ferramenta (SAP), e gostaria de saber se existe um crack dessa plataforma de IDE (Netweaver), na qual trabalhar com o ABAP e o JAVA.

Agradeço pela a ajuda!
Criado 31 de janeiro de 2008
Ultima resposta 20 de set. de 2008
Respostas 18
Participantes 10