Segurança no Linux

5 respostas
X

pessoal, eu sei que o linux é um sistema mais seguro que o windows por exemplo. mas qual seriam as desvantagens (se é que existem) do sistema em relação a segurança

5 Respostas

F

As pessoas se confiam demais na suposta segurança do Linux e descuidam de passos básicos.

Além disso, que eu lembre, não tem antivírus.

L

Um dos pontos que torna o linux mais seguro é a forma como o root (equivalente ao administrador do windows) é tratado no sistema. Toda ação que necessita de acesso power, o usuário precisa colocar a senha de root (que dá acesso super de forma temporária), nada é feito sem que essa senha seja informada, o que é diferente no windows onde aparece apenas uma tela de confirmação.

Porém, o linux não é livre de vírus, não é um sistema 100% seguro. Se o usuário fazer uso de algum software mal intencionado e informar a senha de root, por exemplo, o código será executado, causando danos ao sistema.

Recomendo a leitura desse texto: As verdades sobre o Linux: Afinal por que o sistema não pega vírus?

Respondendo a pergunta sobre citar uma desvantagem é que

o sistema Linux pode ser danificado por qualquer software malicioso como qualquer outro sistema

X

pelo que pesquisei, apesar do Linux ser um sistema mais seguro, ele não é invulnerável. porém gostaria de saber se há outras desvantagens além dessa. Irei dar uma lida no texto para dar uma conferida

X

eu acho que tem antivírus, não?

J

Sim, tem antivírus, mas não são nativos do OS, o Windows por exemplo já vem o Windows Defender na própria instalação.

Criado 13 de julho de 2021
Ultima resposta 13 de jul. de 2021
Respostas 5
Participantes 4