Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

114 respostas
T

Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

Trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) estão prestes a paralisar as atividades, caso a classe patronal não ofereça acordo que atenda às reivindicações da campanha salarial deste ano.

“Se não houver acordo adequado para os trabalhadores, coerente com o faturamento das empresas do setor, nós seremos obrigados a fazer o primeiro apagão da tecnologia do Estado de São Paulo e do Brasil. O sindicato patronal precisa saber que estamos caminhando rumo à paralisação”, afirma o presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação), Antonio Neto.

Ontem, durante o período da manhã, o sindicato realizou manifestação em frente ao sindicato patronal - com a presença de cerca de 500 trabalhadores - no mesmo momento em que os empresários se reuniam em assembleia para definir posicionamento diante das reivindicações dos trabalhadores e um possível dissídio coletivo.

NA REGIÃO - Uma equipe do sindicato esteve, inclusive, na HP/EDS, situada no bairro Taboão, em São Bernardo, onde distribuiu material informativo sobre a negociação salarial e conversou com trabalhadores da empresa, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões.

REIVINDICAÇÕES - Com data-base em 1º de janeiro, a categoria aguarda desfecho das negociações, que até o momento estão, praticamente, estagnadas. O Sindpd solicita 11,9% de aumento salarial, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), auxílio-refeição de R$ 15 por dia e ampliação de pisos.
Enquanto que o sindicato patronal oferece 6,47% de reajuste, que é apenas a reposição da inflação, e refuta todas as outras exigências.

“Esperamos que as manifestações que estamos realizando colaborem para que os empresários proponham acordo que supra as necessidades dos trabalhadores. O que tudo indica é que teremos novidades na próxima semana. Estamos abertos para dialogar com a classe patronal, a qualquer momento”, enfatiza o presidente do Sindpd.

BASE - A decisão atinge cerca de 90 mil profissionais no Estado de São Paulo, nas mais de 7.800 empresas, que concentra quase metade da categoria no Brasil.

O Grande ABC corresponde a 15% do total, aproximadamente, o que representa 13,5 mil trabalhadores. Desse total, cerca de 3.500 funcionários são contratados pela HP/EDS.

Fonte: por Tauana Marin, publicado no jornal Diário do Grande ABC

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=784

114 Respostas

P

Resolvi aprovar a noticia, mas nao acho que ela diga algo a respeito da maior parte dos desenvolvedores. O sindprod é realmente muito distante da vida de todos daqui do forum, pelo que acompanho nos topicos. Nao conheco um unico desenvolvedor que saiba sobre isso de paralizacao.

J

Noticia interessante.
Espero que tenha alguma solução.

M

Eu sou vinculado ao sindipp do RS, e também estamos na campanha de melhores reajustes salariais.

http://www.sindppd-rs.org.br/destaques/1530-destaque-1

ats

T

Nosssssa… apoio total… até q enfim o povo ta acordando…

L

IMHO, nunca vi o sindicato do RJ fazer nada de bom por mim.
E também não conheço ninguém que diga o contrário.

Abraços.

V

Realmente aqui no Rio, o sindicato só aparece pra receber. Nunca vi ação nenhuma.

E digo mais, não precisa de uma greve extensa. Basta cada Desenvolvedor, Analista, entre outros de TI parar por apenas 1 hora que vocês irão ver o caos no Brasil.
O problema que a galera de TI não tem ainda consciência de sua importância no mercado.

Hoje praticamente tudo é informatizado.

Mas isso é utópico acontecer.

K

viniciuseduardo.rj:
Realmente aqui no Rio, o sindicato só aparece pra receber. Nunca vi ação nenhuma.

E digo mais, não precisa de uma greve extensa. Basta cada Desenvolvedor, Analista, entre outros de TI parar por apenas 1 hora que vocês irão ver o caos no Brasil.
O problema que a galera de TI não tem ainda consciência de sua importância no mercado.

Hoje praticamente tudo é informatizado.

Mas isso é utópico acontecer.

Eu topo. Hehehe

W

eu fiquei sabendo hj de manha pq meu amigo contou que onde ele trampa tava rolando esse assunto…

mas o meu sindicato é o do comercio

K

Reclamamos tanto das questões lagais da nossa profissão. Mas não fazemos nada.
Eu, particularmente nem sei como fazer. Quais meios usar.
Se eu pudesse contar com um sindicato ou qq coisa parecida eu provavelmente faria algo.

L

A única vez que tive contado direto com o Sindpd foi quando tive que ser registrado por uma consultoria para trabalhar na BR, pelo que já tinha visto naquela época (2006), todo ano tem esse tipo de reivindicação, algo em torno dos 10% e acaba ficando nos 4%, as vezes menos.

Como sabemos esse número poderia ser muito maior de “sindicalizados”, mas acredito por pura amostra, os trabalhadores de TI com registro (consequentemente vinculados ao sindicato) deve ser no máximo uns 40% ou 50% do mercado de São Paulo.

Outro “problema” que tenho certeza que todos já viram, é que nessas “grandes” empresas, os salários são realmente baixos para a grande maioria dos registrados, e se tem aquela “cultura” do medo, não ta bom, sai por que tem 5 dúzias de caras lá fora que querem trabalhar aqui.

Agora, uma paralisação dos profissionais de TI de São Paulo seria muito pior que um apagão, meio período com uma grande adesão e a tarde ta todo mundo ganhando 20k fácil com 3 meses de férias por ano rs.

Se tivéssemos um sindicato paternalista/protecionistas (certo ou errado) como é a CUT, que briga e não baixa a guarda facilmente, que se organiza e tem uma adesão esmagadora da categoria, as empresas teriam uma outra visão sobre os profissionais de TI, isso eu tenho certeza.

[]s

V

Concordo plenamente com o que o Luiz disse.

Acho que a não temos um sindicato forte, porque nossa profissão não é “regularizada”, como médico, engenheiro, … quem além de sindicato, tem um conselho(CREA, CRM).

Infelizmente nós somos as “prostitutas” do nível superior. Onde para termos um salário que valha todo nosso suor, temos que para meios “ilicitos”(PJ), visto que a forma que as empresas contratam PJs é ilegal.

Mas fazer o que??? O mundo é capitalista e como sempre dizem aqui é Brasil.

Infelizmente é assim.

D

Acho que bem menos. Muita gente de TI é vinculado ao sindicato do ramo da empresa em que está a TI.

Assim como o wescleyfcosta, meu sindicato é do comércio (que é ruim também)

Particularmente, não levo o sindpd a sério.

A

Acho que bem menos. Muita gente de TI é vinculado ao sindicato do ramo da empresa em que está a TI.

Assim como o wescleyfcosta, meu sindicato é do comércio (que é ruim também)

Particularmente, não levo o sindpd a sério.
No meu caso o sindicato também não é da área. Nunca fez nada de bom e só aparece para cobrar taxas. :?

J

Sinceramente, eu não confio em nenhum sindicato.

Nem mesmo no CREA, que regula todas as engenharias.
Inclusive a Engenharia da Computação.

Uma vez foi um engenheiro do CREA dar uma palestra no auditório
da faculdade, sendo que tinha uns 80 engenheiros de computação sentados,
e simplesmente o engenheiro representante do CREA disse que
software não tem nada a ver com engenharia.

Não preciso nem dizer a revolta que todos no auditório ficaram ao ouvir
um senhor de idade, engenheiro mecânico e representando o CREA dizer
essas palavras infelizes. Realmente aquele senhor não sabia nada sobre software,
e o pior, aquele senhor sem capacitação nenhuma representava todas as engenharias
do Brasil, e não tinha o mínimo de conhecimento sobre as outras engenharias que não fosse a
engenharia mecânica.

A partir dali todos os engenheiros da computação no auditório viram que se dependessem de algum
orgão regulador, estaríamos mortos.

D

Bom na empresa sempre tem panfletos do sindpd fico na esperança realmente 11% de aumento seria bom.

J

johnny quest:
…e simplesmente o engenheiro representante do CREA disse que
software não tem nada a ver com engenharia…

Não sei se entendi certo, mas pra mim ele falou muito bem.

A

Um dos grandes problemas dos sindicatos é a descrença neles. (Não sei se justificada ou não).

Mas como o Luiz Aguiar disse, o impacto de uma greve de TI seria destruidor.

Enquanto a parte de desenvolvimento TALVEZ suportasse um dia ou dois de atraso, suporte seria impossível.

Se TI parar, boa parte da empresa (se não toda) pára…e aí vão negociar salário com certeza.

Acho engraçado que isso realmente ainda acontece muito. Acho que pouca gente se tocou que ao sair de uma empresa, provavelmente você encontrará emprego mais rápido do que irão por outra pessoa no seu lugar.

E pior: geralmente a pessoa que entra é mais cara do que você, pois via de regra você já tá recebendo menos do que vale para a empresa.

No dia que TI se tocar da própria importância a nossa vida vai realmente melhorar muito.

E

nosso sindicato é uma M****. desculpem a sinceridade.

V

as pessoas não tem noção do poder que o pessoal de tecnologia tem nas mãos… acho que nem o próprio pessoal de TI tem noção do poder que eles tem nas mãos…
hoje em dia, o que que não está armazenado em servidores? hoje em dia o que que não depende de tecnologia?
TUDO que é vital para uma empresa ou governo tem dependência com tecnologia, e se isso parasse? o que seria do estado de São Paulo se a maior parte da internet parasse de responder por apenas 12 hrs?

complicado enh…

A

Nem precisa a gente parar …lembra-se quando o speed da telefonica fcou paralizado …SP entrou em caos … mês de março somos obrigados a pagar 1 dia de serviço para o sindicato …como somos da TI até o ano passado no meu caso como pagava um anuidade para o sindicato dos tecnologos de SP …a empresa aceitava e não descontava 1 dia de trampo …este ano sem chance …o RH aqui flw que não aceita , porque nossa profissão não regulamentada … portanto galera …não se iludam com nada disto …lá em Brasilia tem um projeto …para regulamentação de nossa profissão … porém já viu né …
Então a regra é simples …esta descontente com o seu $$$$ …busque um melhor …acredite vc vai encontrar …abçs …

Lekão

T

Acho q a galera tem q parar mesmo e reinvindicar… e por que não parar e pedir a regulamentação da profissão de uma vez por todas …

E

ja deveria ter por muito tempo.
se houver no RJ eu participo. sou da area de TI apesar de não estar atuando como programador.

A

johnny quest, eu entendo a revolta do pessoal, mas também acho (com ressalvas) que as disciplinas de engenharia no Brasil realmente estão distantes da área de software. Os conselhos regulatórios começaram para as outras engenharias, onde há regulamentação e regras muito rígidas (imagina você como engenheiro de software ter que carimbar seu número do CREA em cada diagrama de casos de uso que escrever). Atualmente, até a utilização do termo “Engenharia de Software” está em discussão, sendo que as correntes mais atuais estão chegando à conclusão que desenvolvimento de software é mais uma atividade científica e empírica do que uma atividade de engenharia. Bom mas isto é discussão pra outro post.

Também concordo que se os profissionais de TI tivessem um sindicato mais forte, e que se as empresas contratassem mais legalmente a situação seria bem melhor. E quem pode mudar isso são somente nós, os profissionais de TI ! Não aceitando sermos contratados como PJ e exigindo as coisas dos sindicatos (conheço muita gente que paga há muitos anos e nem sabe que existe). Eu sei que tem toda a situação econômica do país e tal, mas sem uma atitude gradativa dos profissionais nada vai mudar.

C

Sou do Paraná, e meu sindicado é:

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento,
Perícias, Informações, Pesquisas, e em Empresas Prestadoras de Serviços do Estado do Paraná

Poxa, não entendo bem como funciona isso de sindicato pra TANTA coisa diferente. Mas enfim…

D

quando Profissionais de TI realizarem algo como isso:

http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=18706

pode ser que haja esperança

M

Sindicato é que nem essas escola de treinamento que certificam profissional em qualquer coisa, o mercado de TI é pura prostituição.

A

Olá, amigos.

Também tenho acompanhado essas movimentações do sindicato aqui em Sao Paulo (SINDPD) e estou achando interessante. Mas…infelizmente, não creio que haverá uma adesão forte. A leitura dos posts de vários colegas aqui, com todo o respeito, reforça minha interpretação.

Trabalho em uma empresa de software, e conversando sobre o assunto com um rapaz do Suporte daqui, ele disse “essa empresa é como um hospital, não pode parar”. Achei isso o cúmulo. Com todo o respeito novamente, mas é esse tipo de mentalidade que permite aos patrões fazerem o que querem conosco, inventarem CLT Flex, CLT Cotas, CLT-sei-lá-o-que, e a cultura do medo do brasileiro permite tudo.

Também não sou vinculado ao SINDPD (levo ao sindicato todo ano minha carta de não-filiação), mas ao contrário dos colegas, acho que o sindicato conseguiu sim muitas coisas boas para a categoria. Isso é algo que muitas vezes os funcionários perdem de vista, que o sindicato representa a categoria e não os funcionários da empresa X.

Por exemplo, o SINDPD foi o único que conseguiu com que a carga horária semanal dos trabalhadores fosse de 40hs. As empresas de TI são obrigadas a pagar auxilio-creche. Os digitadores tem horário de descanso, ao contrário dos digitadores que trabalham em bancos. E comparem o nosso dissídio com o de outras categorias. O piso de auxilio-refeição da nossa categoria, aprovado ano passado, foi de R$8,00, uma lástima sem dúvida. No entanto, minha esposa recebe R$6,00 no trabalho dela… O Dieese diz que a Convenção Coletiva dos trabalhadores de TI em SP é a quarta melhor do Brasil. Por essa mesma convenção, as empresas de TI são OBRIGADAS a ajudar com o custeio de faculdade dos funcionarios, se for relacionada à atividade da empresa. Entre outros itens…Com todo o respeito a todos os colegas, mas os srs. sabiam disso?

A pauta desse ano é muito boa, achei. Em especial o ponto da PLR que o sindicato quer aprovar. Ano passado a convenção aprovada pelo SINDPD e pelo SEPROSP determinava que as empresas entregassem ao Sindicato um plano de PLR até julho/2010. Voces acham que alguma empresa enviou isso? O sindicato foi frouxo, ou essas empresas canalhas, que alegam ser bons lugares pra trabalhar, que pouco se interessam com os funcionários?

Não sou sindicalizado pois acho o Sindicato muito fraco em questões como CLT-Flex, Cotas, PJ, etc. Mas não por isso vou deixar de apoiar as revindicações que, afinal, são para o meu benefício. Muitos reclamam, mas na hora da ação, quantos estão dispostos a cruzar os braços ao invés de apenas reclamar da vida no Twitter ou Facebook?

G

Sindicato pra mim não é nada! Quando eu não estou contente com a minha remuneração, eu procuro ofertas no mercado e se tiver alguma interessante eu simplesmente exponho isso para meu superior e reivindico aumento. Senão houver negociação, eu caio fora. Simples!

É assim que tem que ser, o produto que vendo é meu conhecimento e minhas habilidades. Se sinto que tem alguém ganhando exacerbadamente em cima do que eu faço, eu vou querer mais!

O trabalhador tem que se comportar como se fosse sua própria empresa.

L

Ainda bem que não temos sindicato!

G

Outra coisa é esses politicos de merda que temos! A carga tributaria em torno do funcionário é muito alta!

Por isso dou sempre preferência por PJ, pois fica mais fácil se desvincular.

M

giulianocosta:
Sindicato pra mim não é nada! Quando eu não estou contente com a minha remuneração, eu procuro ofertas no mercado e se tiver alguma interessante eu simplesmente exponho isso para meu superior e reivindico aumento. Senão houver negociação, eu caio fora. Simples!

É assim que tem que ser, o produto que vendo é meu conhecimento e minhas habilidades. Se sinto que tem alguém ganhando exacerbadamente em cima do que eu faço, eu vou querer mais!

Não discordo do que você tá observando, mas política existe e precisamos de todos os mecanismo de vantagens para controlar essa Máfia que vem ganhando vantagem encima do Analista de Sistema, essa porra de PJ JR, PL, Sr é uma hierarquia encima mesmo de treinamento do que qualquer outra coisa, salário na nossa área tem que começar com um piso mínimo de 4.000 reais , o resto é mera demagogia, estamos vivendo em um estado onde não se tem direção ou carreira, é tudo as cegas.

F

Essa questão é muito complicada, gostaria de compreender melhor o que de fato acontece, pois o que eu percebo (estando eu numa gigante de IT Services) é que a seleção Go Horse feita por pessoas que são ineptas (para não dizer outra coisa) dos candidatos, impacta diretamente nisso, ou seja, contrata-se um cem número de Júniores para resolver problemas que um Sênior toca sozinho, porém, como um cara bom não aceita qualquer merreca, a contratação Go Horse impera, pois quando estourar o problema ( o júnior não vai dar conta do recado…) o gerente Horser simplesmente demite e diz aos seus superiores que já ‘cuidou para que isso não volte a ocorrer’…
Esse ciclo insano é o que deteriora a categoria (em todos os sentidos).
Citando meu caso, tive que abrir mão de um salário maior na negociação e vislumbrar um plano de carreira mais interessante e benefícios que vão complementar minha renda, tudo isso porque a empresa coloca um patamar de salários baixo para não ter problemas futuros quando tiver que fazer uma equiparação com novos contratados, ou seja, o arroxo (ou arrocho?) salarial é um instrumento mundialmente difundido e que deve ser negociado pelos sindicatos (essa é a função dos mesmos, fazer o contra-ponto na correlação de forças que há entre o empregado x empregador).
Já fui PJ, mas hoje eu não quero mais seguir nesse rumo, principalmente pelo aspecto de eu me sentir ‘amparado pelo Estado’, não em sua conotação negativa, mas nos mecanismos que o Estado oferece (conforme a CLT/Constitutição) para promover um estado de bem estar social, sem contar as inúmeras facilidades de quem está registrado (aqui poderíamos citar a parte de financiamento público e privado, enfim, o crédito de maneira geral).
Enfim, só pra resumir onde quero chegar, os sindicatos são um instrumento democrático para ajudar nas negociações.
Agora, se o indivíduo tem uma visão unitaleral (normalmente construída pelos ‘formadores de opinião’ que estão justamente do outro lado: os patrões) ele está impedindo uma visão conjuntural mais ampla que pode ajudá-lo a ter uma melhora salarial e de suas condições de trabalho.

F

Achei o seu comentário muito bom!
Esse trecho em especial me chamou a atenção. O medo não é privilégio dos brasileiros, na realidade é o instrumento de dominação mais poderoso que existe.

Uma outra questão é o que o sindicato faz pelo sindicalizado, não há uma identificação, não há conhecimento do que é feito. Isso sem dúvida é um desafio do sindicato: mostrar o que está sendo feito e ficar mais perto dos trabalhadores; não é fácil, mas o caminho é esse.

V
V

E detalhe… muitos engenheiros estão desempregados, simplesmente pq não podem ser contratados por empresas menores. Outra opção são os engenheiros que estão assinando papéis, para outros técnicos de menor valor fazerem o trabalho deles. E, finalmente, os diversos engenheiros contratados como Analistas de Sistemas.

Não existe “piso mínimo” estipulado pelo governo se não existirem empresas capazes de pagar esse piso. E não estou falando de uma ou outra empresa grande, mas de uma grande massa de empresas.

Se querem melhor salário, o primeiro passo seria lutar por uma economia mais flexível e livre de impostos, onde seríamos facilmente contratáveis. Aí seu patrão seria obrigado a te segurar com base em boas condições de trabalho. E, o melhor, ele provavelmente poderia oferecer.

Uma coisa que definitivamente nunca resolveu problemas são burocratas assinando leis de piso salarial. Só colocar uma lei dizendo que você deve receber mais não deixará sua empresa mais rica e capaz de te pagar mais.

V

Aliás, esse assunto é tão recorrente no fórum, que fiz um post inteiro sobre ele no meu blog:

Z

Olá,

Com todo respeito eu não acredito nem um pouco em sindicatos. Não acredito nem um pouco em CUT e acho que são um bando de safados. Não vi eles fazendo 1 só protesto decente na era Lula (Não estou falando de política, estou apenas expondo meu ponto de vista do sindicatos), então está tudo bem?? E esse mínimo ai?..rss
Vi um dos comentários que nossa área é uma prostituição e é bem isso mesmo.
Vi em outro comentário que se você não estiver contente procure outro e eu acredito nisso também.

“Tem que fazer os corre tipo pacman”

abss

G

Marcelo Lauter:
giulianocosta:

Não discordo do que você tá observando, mas política existe e precisamos de todos os mecanismo de vantagens para controlar essa Máfia que vem ganhando vantagem encima do Analista de Sistema, essa porra de PJ JR, PL, Sr é uma hierarquia encima mesmo de treinamento do que qualquer outra coisa, salário na nossa área tem que começar com um piso mínimo de 4.000 reais , o resto é mera demagogia, estamos vivendo em um estado onde não se tem direção ou carreira, é tudo as cegas.

O individuo que se valoriza, valoriza o grupo automaticamente. Cada um tem que ser responsável pelo seu nariz. Agremiações, só tem um fim no meu ponto de vista, organizar paralizações.

V

E detalhe… muitos engenheiros estão desempregados, simplesmente pq não podem ser contratados por empresas menores. Outra opção são os engenheiros que estão assinando papéis, para outros técnicos de menor valor fazerem o trabalho deles. E, finalmente, os diversos engenheiros contratados como Analistas de Sistemas.

Se querem melhor salário, o primeiro passo seria lutar por uma economia mais flexível e livre de impostos, onde seríamos facilmente contratáveis. Aí seu patrão seria obrigado a te segurar com base em boas condições de trabalho. E, o melhor, ele provavelmente poderia oferecer.

Vou fazer algumas considerações mas não gostaria que gerasse flame, são só opniões baseadas em um ponto de vista:

1. Engenheiro Desempregado - não acredito nisso, existe até uma cogitação de trazer profissionais de fora e incentivo do governo para formação de profissionais por falta de mão de obra no brasil.
    http://www.creasp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=607:comeca-em-brasilia-o-6o-encontro-de-liderancas-do-sistema&catid=34:crea-news-destaques.

2. Engenheiros assinando papéis para outros técnicos de menor valor fazer o trabalho - isso também acontece com TI.

3. Empresas pequenas não podem pagar alto - mas as grandes, que podem, muitas vezes pagam menos que as pequenas e médias.

4. Lei não resolve problemas e existe muita sacanagem em leis, sindicatos, etc - é verdade, uma pena, e acho que será muito dificil isso ter uma solução

F

giulianocosta:

O individuo que se valoriza, valoriza o grupo automaticamente. Cada um tem que ser responsável pelo seu nariz. Agremiações, só tem um fim no meu ponto de vista, organizar paralizações.

O cerne da questão não é o indivíduo, veja, estamos falando da relação Capital x Trabalho, e não de Freud, Jung ou Lacan, ok?

F

Eu discordo frontalmente disso…

G

felipeguerra:
giulianocosta:

O cerne da questão não é o indivíduo, veja, estamos falando da relação Capital x Trabalho, e não de Freud, Jung ou Lacan, ok?

Compreendo, mas o capitalismo é baseado em que? Simples, Capital!

Por exemplo, eu não preciso de auxilio creche, auxilio transporte, auxilio refeição, auxilio médico, auxilio isso, auxilio aquilo.
Eu tendo dinheiro o bastante que me garanta as minhas necessidades é o que importa.

A empresa que eu presto serviços não tem que se preocupar com a minha vida, a minha vida gerencio eu. Pra mim seria muito mais simples se todos fossemos PJ! Cada um pensando como empresa, afinal todos vendemos um produto. Cabe ao individuo saber valorizar esse produto.

É explorado aquele se deixa ser…

F

giulianocosta:
felipeguerra:
giulianocosta:

Compreendo, mas o capitalismo é baseado em que? Simples, Capital!

Simplismo[1] (o principal elemento do capitalismo é o trabalho…)

giulianocosta:

Por exemplo, eu não preciso de auxilio creche, auxilio transporte, auxilio refeição, auxilio médico, auxilio isso, auxilio aquilo.
Eu tendo dinheiro o bastante que me garanta as minhas necessidades é o que importa.

A empresa que eu presto serviços não tem que se preocupar com a minha vida, a minha vida gerencio eu.

Simplismo[2]

giulianocosta:

Pra mim seria muito mais simples se todos fossemos PJ! Cada um pensando como empresa, afinal todos vendemos um produto. Cabe ao individuo saber valorizar esse produto.

Isso é uma crença que vc tem, não necessariamente corresponde à realidade.
Na prática, se todo mundo fosse PJ favoreceria muito mais à empresa Go Horse que te contrata. Fiquei muitos anos assim…

G

Amigo, eu discordo. O intuíto das minhas mensagens não dizer o que é certo ou errado ou o que é regra ou que não é. Acho que tu estas certo ao dizer que estou sendo simplista. E é exatamente o que estou querendo ser. Me diga alguma agremiação de classe que conseguiu êxito nessas reinvindicações? Eu particularmente não conheço nenhuma.

Trabalho em um órgão publico e estou acompanhando de perto uma reinvindicação de plano de carreira e reajuste salarial. Estou a mais de ano aqui e não vi, uma vitória sequer, desse movimento. Enquanto vejo, quase que diariamente, noticias de equiparações salariais de deputados, reajustes de senadores, vale isso e vale aquilo de desembargadores, etc, etc, etc…

Pra mim o Capitalismo é igual a Capital. Se a base do Capitalismo fosse o trabalho, este se chamaria Trabalhismo.

Raramente neste sistema, alguém trabalha pelo amor ao que faz, quem o faz ou acaba sendo explorado ou sobrevive como dá.
Pergunte alguém que trabalha por o amor, o que o ele faria se cortassem seu salário e ele tivesse que trabalhar de graça… Garanto, que rapidinho o “amor” acabaria… :smiley:

Acho que o individuo deve ser emancipado! Por isso falei que cada individuo deveria ser sua própria “empresa”. É lógico que não adiantaria eu ser a minha empresa, se eu for um incompetente como tal… :smiley:

K

Olha vou dar a minha opínião, essa greve pode fracassar por causa da computação em nuvem de grandes corporações, acaba sendo irrelevante, e o poderoso Maker ou Genexus que vem crescendo a adoção e matando numa paulada só vários desenvolvedores Java e .NET na mão de analista de negócios, a própria TI se cabanaliza.

Knowledgebr.

V

knowledgebr:
Olha vou dar a minha opínião, essa greve pode fracassar por causa da computação em nuvem de grandes corporações, acaba sendo irrelevante, e o poderoso Maker ou Genexus que vem crescendo a adoção e matando numa paulada só vários desenvolvedores Java e .NET na mão de analista de negócios, a própria TI se cabanaliza.

Knowledgebr.

Quem é o primeiro a dizer: corram para as montanhas?

K

Pessoal,
não querendo desanimar mas todos os anos o SINDPD faz todo este reboliço com as revindicações para os profissionais de TI e infelizmente essas revindicações nunca é concretizadas,
e não será desta vez. Nos profissionais de TI merecemos reconhecimento e valorização da nossa classe a maioria das consultorias só visam os lucros. Na minha opinião aqui no Brasil os sindicatos são apenas cabines de emprego e que desconta todos os anos 1 dia no mês de maio.

Gostaria muito que este ano fosse diferente… mas estamos no Brasil… não preciso dizer mais nada.

R

vinicius-serpa:
knowledgebr:

Knowledgebr.

Quem é o primeiro a dizer: corram para as montanhas?

já estou correndo
teclando do meu iphone 3g

abraços

D

A nossa “profissão” é muito desorganizada. Se é que posso chamar de profissão, mesmo porque não se exige diploma, curso ou algo do gênero. Esa é uma discussão sem fim, mas enfim.
A empresa que presto serviço era filiada ao SINDPD. Eles haviam aprovado a redução de 44 para 40 horas semanais. Sabem o que aconteceu? A empresa mudou de sindicato.
Uma pena que os funcioonários se calaram.

A

Kanin Dragon:
Pessoal,
não querendo desanimar mas todos os anos o SINDPD faz todo este reboliço com as revindicações para os profissionais de TI e infelizmente essas revindicações nunca é concretizadas,
e não será desta vez. Nos profissionais de TI merecemos reconhecimento e valorização da nossa classe a maioria das consultorias só visam os lucros. Na minha opinião aqui no Brasil os sindicatos são apenas cabines de emprego e que desconta todos os anos 1 dia no mês de maio.

Gostaria muito que este ano fosse diferente… mas estamos no Brasil… não preciso dizer mais nada.

Com todo o respeito a opiniao do colega…mas é isso. Enquanto tivermos esse tipo de opinião, o Brasil sempre vai ser Brasil. Novamente, com todo o respeito, mas pergunto… o que o sr sabe a respeito das coisas que o SINDPD trouxe para a categoria?

F

danieldestro:
A nossa “profissão” é muito desorganizada. Se é que posso chamar de profissão, mesmo porque não se exige diploma, curso ou algo do gênero. Esa é uma discussão sem fim, mas enfim.
A empresa que presto serviço era filiada ao SINDPD. Eles haviam aprovado a redução de 44 para 40 horas semanais. Sabem o que aconteceu? A empresa mudou de sindicato.
Uma pena que os funcioonários se calaram.

Caraca…
Mas eu não criticaria, por mais que o profissional seja bom, como eu sei que é o caso, ele ainda tem medo de se indispor com o patrão.

K

Os patrões estão comprando Maker e Genexus, e a infra estão jogando pro Google cuidar, daqui a pouco aporta aqui os Indianos e chineses.

D

eh verdade tem os indianos… eles vao dominar o mundo! claro junto com o Google e o Maker…

K

alias:
Kanin Dragon:
Pessoal,

Com todo o respeito a opiniao do colega…mas é isso. Enquanto tivermos esse tipo de opinião, o Brasil sempre vai ser Brasil. Novamente, com todo o respeito, mas pergunto… o que o sr sabe a respeito das coisas que o SINDPD trouxe para a categoria?

Caro colega,
Realmente Brasil vai ser sempre Brasil e creio que isso vai durar por um longo período… Um belo exemplo disso é o nosso ilustrissimo Deputado Federal Tiririca… Enquanto o povo brasileiro não levar a politica a sério e o famoso jeitinho brasileiro continuar… sempre seremos Brasil… Digo isso por experiência e felizmente tive a oportunidade de morar em outros países… E tive ótima impressão quanto a organização e a seriedade dos europeus…

Quando ao SINDPD todos os anos fazem diversas reinvidicações um belo exemplo é PLR… E o ano passado PLR foi uma das reinvidicações… Você teve PLR este ano?

sem mais

G

Kanin Dragon:
alias:
Kanin Dragon:
Pessoal,

Caro colega,
Realmente Brasil vai ser sempre Brasil e creio que isso vai durar por um longo período… Um belo exemplo disso é o nosso ilustrissimo Deputado Federal Tiririca… Enquanto o povo brasileiro não levar a politica a sério e o famoso jeitinho brasileiro continuar… sempre seremos Brasil… Digo isso por experiência e felizmente tive a oportunidade de morar em outros países… E tive ótima impressão quanto a organização e a seriedade dos europeus…

Quando ao SINDPD todos os anos fazem diversas reinvidicações um belo exemplo é PLR… E o ano passado PLR foi uma das reinvidicações… Você teve PLR este ano?

sem mais

Concordo com o Kanin, e os 13% de dissídio do ano passado ?

O Alias deve ser empresario, por isso ficou bravo rsrs

M

Pros sindicatos conseguirem poder de negociação, existe a reforma sindical, que está parada no congresso.

Agora, sempre achei ilusão falar que se simplificar os direitos trabalhistas a coisa ia mudar. Quem trabalha PJ tem os direitos trabalhistas mais simples: nenhum. E mesmo assim não é valorizado.

Falar que é o governo que atrapalha também não cola, quem já morou no interior do nordeste e região norte, ninguém respeita lei nenhuma e não adiantou nada, só piorou.

O pior dos nossos políticos é que nós que colocamos essa corja lá: maluf, tiririca, Eduardo Azeredo, Aluisio Nunes, Sarney, Renan Calheiros, Collor, FHC, Lula…todos foram votados, e bem votados. E se canditarem, ganham de novo.

D

Pessoal, só pra deixar algumas coisas claras,

• o dissídio coletivo afeta todos os profissionais da área de TI mesmo que a empresa seja de outra área.
  • o ano passado o dissídio foi de 6% porque houve redução na carga horário passando de 44 horas semanais para 40 semanais, sendo assim a moeda de troca do sindpd pra redução foi um dissídio menor.

já peço desculpas se o que vou falar vai ofender alguém, mas antes de criticar e falar que este sindicato não faz nada não era melhor reconhecer que pelo menos estão tentando lutar por algo pra todos, ate por pessoas que fazem pouco caso do trabalho deles? Eu tambem não sou filiado ao sindpd de SP, mas pelo menos reconheço que estão se esforçando em fazer algo para todos. Realmente o sindicato tem muito pra melhorar, mas o que cada um ta fazendo pra melhora-lo?
Por isso que minha vó sempre falava: Não ta satisfeito? quer bem feito? Faz vc mesmo!!!

Desculpe se ofendi alguem…
Atenciosamente

H

Como o papo esta seguindo a linha da necessidade de um sindicato, eu queria só complementar com uma coisa. Por que tem que ser pago ?

Por causa dos custos de manter uma entidade, claro.

Mas será que o propósito de agrupar uma categoria de indivíduos para um objetivo comum não deveria ser direcionado mais por simpatia do que por obrigação ?

Eu sugiro uma troca de modelo. Se o objetivo é o de unir uma quantidade de pessoas para ter poder de barganha, qualquer forum já tem esse poder. E o fato de manter uma estrutura ativa e funcional pode ser muito bem suprido com um outro modelo de negocio (propaganda, produtos com a marca, etc). Quem quiser contribuir financeiramente que contribua. Isso é totalmente viável para um sindicato voltado a área de tecnologia.

O sindicato teria um número muito maior de adesão se o serviço não for pago. E com certeza quem aderiu o fez porque acredita na entidade e teria uma outra forma de relação com a mesma (quem aqui nunca comprou uma caneca/camisa do Java ou do Linux ?).

Bem, acho legal estarmos sempre questionando se uma coisa é feita da melhor forma ou é feita da unica forma que se conhece.

My two cents

H

O problema da area de TI, e que muita gente não admite, é que somos muito individualistas. Não nos importamos com os outros, não pagamos sindicatos para nos ajudar ou ajudar os outros, temos a cultura q somente nos mesmo podemos no ajudar…

Espero q com essa noticia, mesmo não rolando greve, a gente abre o olho e unimos a categoria!!!

Abraços,

V

Isso é verdade. Ao invés de aprendermos com os mais velhos, sempre tentamos fazer as coisas à nossa maneira.

A

Kanin Dragon:
alias:
Kanin Dragon:
Pessoal,

Caro colega,

sem mais

Justamente, nobre colega, não tive PLR ano passado, nem no anterior, nem no anterior…mas e se o sindicato disser ao patronal, “sem PLR a categoria vai fazer greve”, pelo jeito, não contaremos com o sr… O sindicato só vai conseguir mais vantagens com maior mobilização do setor/trabalhadores, senão não tem jeito.

Alguns colegas citaram os sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos…não é fato que essas categorias são organizadas e promovem greves a cada negociação?

Sobre o dissidio que na area de TI geralmente fica em 6,7%…concordo que é pouco…MAS SE INFORMEM SOBRE OS VALORES OFERECIDOS PELOS PATROES.

Fico chateado quando ouço pessoas que não se informam sobre essas negociacoes dizer que o sindicato não faz “nada”. Esse ano, quando fui ao sindicato levar a carta de não filiação, vi pessoas com camisetas das empresas (Stefanini, Totvs, Accenture e outras), entrando dentro do sindicato dos trabalhadores…se estes acham que é melhor defender o patrão, que assim seja.

V

alias:
Kanin Dragon:
alias:
Kanin Dragon:
Pessoal,

Caro colega,

sem mais

Justamente, nobre colega, não tive PLR ano passado, nem no anterior, nem no anterior…mas e se o sindicato disser ao patronal, “sem PLR a categoria vai fazer greve”, pelo jeito, não contaremos com o sr… O sindicato só vai conseguir mais vantagens com maior mobilização do setor/trabalhadores, senão não tem jeito.

Alguns colegas citaram os sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos…não é fato que essas categorias são organizadas e promovem greves a cada negociação?

Sobre o dissidio que na area de TI geralmente fica em 6,7%…concordo que é pouco…MAS SE INFORMEM SOBRE OS VALORES OFERECIDOS PELOS PATROES.

Fico chateado quando ouço pessoas que não se informam sobre essas negociacoes dizer que o sindicato não faz “nada”. Esse ano, quando fui ao sindicato levar a carta de não filiação, vi pessoas com camisetas das empresas (Stefanini, Totvs, Accenture e outras), entrando dentro do sindicato dos trabalhadores…se estes acham que é melhor defender o patrão, que assim seja.

********************************************************** ;).

G

Vai contra o empregador que vc vai pra rua no outro dia, isso é tudo uma mafia, empresas mantem ($$$) o sindicato justamente pra evitar maiores dissidios, plr, etc.

K

Isso dependente do sindicato, se tiver pelegos lá infiltrado, é isso mesmo que pode acontecer, traidores da categoria, como o colega anterior disse, o povo falar, que nada o mercado que regula e somos nós que fazemos o nosso ganho, até parece, quem tem mais força é quem está com a grana na mão, faz é leilão para ver quanto vale o seu trabalho, lucros altos das empresas de TI não são repassados aos funcionários, e se cada ficar pensando que é melhor que outro, vai ficar isso mesmo, eu até me filiaria num sindicato se ver que é sério e tem metas para ajudar a categoria, mas tem que ser um sindicato com um estatuto bem feito e não viciar os colegas que nunca mais querem sair de sindicato, isso sim é prejudicial.

M

Quanta gente mau informada, o SINDPD briga todo ano pelo meu e pelos seus direitos(trabalhadores do estado de São Paulo), nunca tinha comentado no fórum, mais li tanta besteira neste post que decidi comentar, procurem se informar antes de trazer opiniões LEVIANAS para os demais leitores, e não fiquem comparando um sindicato com o outro, isso é no mínimo falta de ética, são situações completamente diferentes.

O SILÊNCIO É A LÍNGUA DO SÁBIO.

G

Sindprod ? SINDPD !! Sindicato Processamento de Dados.

Não conhece um desenvolvedor que saiba disso ? prazer sou o primeiro e espero que mais pessoas entrem nessa batalha, a Caelum todo mundo conhece ne ? ao ver vcs pensando em aprovar um topico desse penso que deveria mudar o forum para GUC, grupo usuarios Caelum.

K

Calma Jovem,

O guj tá longe de ser a democracia brasileira… mas também não precisar chutar o balde. Infelizmente tem muitos usuários do guj que gostam de idolatrar o pessoal da caelum.

M

Também não curto as declarações melosas de amor à Caelum que existem no forum, geralmente quando está no assunto, nem entro no tópico.

Sobre o sidicato, também nem sabia que existia e está muito longe da minha realidade. Aliás, sempre achei os sindicatos da forma que existe hoje no país, não valem a contribuição que sou obrigado a pagar. Se pudesse, me desfiliaria.

T

Fala ae galera,
parece que o sindicato patronal não quiz renegociar, e vamos ter um Apagão de TI

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=798
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=797
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=796

o banner da pagina principal foi o mais legal xD

M

As negociações de sindicatos costumam ser assim:

1 - “Companheiros, vamos reinvindicar nossos direitos, queremos 120% de amento, participação no lucro, cesta básica, plano de saúde, 36 horas semanais, etc, etc
Esses exploradores querem dar apenas 3%, não vamos ceder”.

dias depois:
2 - “As negociações estão duras, não vamos recuar, queremos os 90% de aumento e participação no lucro, estamos dispostos a ir até o fim!”

depois:
3 - “Eles melhoraram a oferta, pra 3,2%, vamos endurecer e trabalhar por nossos direitos, não vamos aceitar negociar por menos de 40%”

finalmente
4- "Graças à nossa luta, conseguimos chegar a um acordo, 3,21%. Mas não vamos desistir, vamos continuar lutando o ano que vem!!

P

Pois é. Faco o mesmo quando um tópico não me agrada. A galera também não é obrigada a entrar nem mesmo no GUJ.

A

Amigos, na semana que vem, pós carnaval, o SINDPD - São Paulo vão realizar assembleia com a categoria para discutir as negociacoes e a eventual deflagração da greve.

Estou tomando a liberdade de divulgar o link para o edital, com o devido respeito a adm. do fórum. Espero que não desagrade ninguem. :lol:

http://www.sindpd.org.br/images/conteudo/noticias/2802_anuncioEdital.pdf

Vamos lá, amigos.

D

Sindprod ? SINDPD !! Sindicato Processamento de Dados.

Não conhece um desenvolvedor que saiba disso ? prazer sou o primeiro e espero que mais pessoas entrem nessa batalha, a Caelum todo mundo conhece ne ? ao ver vcs pensando em aprovar um topico desse penso que deveria mudar o forum para GUC, grupo usuarios Caelum.

Creio que uma coisa não esta bem clara pra algumas pessoas. Todas as decisões tomadas nas negociação com o Seprosp afetam todo trabalhador na area de TI. O dissídio, diminuição de carga horaria, PRL e outras coisas. Voce sabendo ou não da existencia do sindicato, colaborando ou não com assembléias, paralisação, e outras coisas, os acordos te afetaram. Pelo que estava lendo, vai haver aumento dos pisos tbm. Como profissional liberal, professor, empregado ou qualquer outro caso, acho que é interessante pelo menos ter o conhecimento de que algo esta acontecendo, lógico que opinião cada um tem a sua, mas o conhecimento deveria ser geral.

Tem muitas coisas que são distantes da realidade de muitas pessoas, mas estando distante ou não, não tira a sua importância ou a necessidade da propagação desta informação para a comunidade.

Agora, falando da paralisação. Eu pessoalmente não irei parar de trabalhar. Na minha visão existem outras formas de voce conseguir melhorias trabalhistas. Parar o seu trabalho deixando a empresa em que trabalha na mão, não é o melhor deles.

N

No entanto, o fato de não conhecerem não quer dizer que não devam conhecer, livre arbitriu pro que é ou não do interesse dos desenvolvedores é muito importante :wink:

M

Também concordo. Nunca gostei de greve.

Alguém pretende aderir?

A

Alguém pretende aderir à greve?

Eu com certeza irei aderir. Acredito que é uma forma democrática de expressão e garantida por lei. E ao contrario do colega Danfael, com todo o respeito, acho a melhor forma de pressionar o patrão.

“Deixar a empresa em que trabalha na mão”, com todo o respeito, é algo que discordo totalmente. Se for assim, a empresa pode tratar um funcionário com o chicote, e se este ousar reclamar, estará “deixando a empresa na mão”. Oras…

Sempre tentei ter uma posição comercial e profissional com as empresas que trabalhei, o que significa “Trabalho por Dinheiro”. Aplicando esse principio no caso em questão, acho que a reivindicação do sindicato é justa e o sindicato patronal não mostra nenhum respeito pela categoria, com sua intransigencia. É claro que o sindicato patronal não representa apenas empresas gigantescas (Procwork, Accenture, etc) que lucram bilhoes e bilhoes, mas tambem empresas menores de informática. Mas alegar que:

. Não há condições de pagar mais de oito reais de vale refeição
. NENHUMA (essa foi a palavra usada pelo sindicato patronal) empresa de TI tem condições adequadas de pagar a PLR

Alegar essas coisas é falta de respeito das empresas.

Desabafo a parte, se a categoria votar pela greve, vou aderir com toda certeza.

P

sem dúvida. Foi exatamente por esse motivo que aprovamos a notícia. Eu disse desconhecer por completo o assunto, e que queria ver o que a comunidade falaria, para poder entender mais.

D

Creio que não me fiz entender bem, estamos falando sobre a reivindicação de um dissídio de 11,9%, PRL e vale alimentação.

• Dissídio: Valor criado para reajustar o salário do empregado segundo a inflação. Ate onde lembro, a inflação foi de 6,47% assim como declarado pelo próprio sindpd. A justificativa de pedir um valor quase 100% maior é que os empresários da área de TI tiveram um lucro, segundo o próprio sindpd, estratosférico, mas neste ponto pergunto: se no ano que vem os empresários tiverem prejuízo, alguém aqui aceitara que seu salário seja diminuído? Por este motivo não acho certo o dissídio tão alto assim.
  • PRL: Isso sim eu acho interessante, se a empresa lucrar vc lucra, se não lucrar ai não tem nada pra vc, isso faz com que a motivação aumente.
  • Vale-Alimentação: Acho legal tbm, isso seria uma ajuda bem vinda, ta cada vez mais caro almoçar, e como não da tempo de ir pra casa, acho justo a empresa ajudar com isso.

Vamos lembrar de uma coisa, ninguém aqui tá falando de condições sub-humanas de trabalho, então menos. Acho que se alguem quer melhores condições de trabalho, acumule responsabilidades, faça cursos de especialização, agregue certificações ao seu currículo, mostre que você é útil pra empresa, e não tenho vergonha de pedir aumento ou promoção. Agora se a empresa não te valoriza, vá procurar um lugar melhor. Por estas coisas não acho certo aumento coletivo, você que se mata de trabalhar acaba tendo o mesmo aumento que o nego que não faz p… nenhuma.

Queria saber do pessoal que ta a favor da greve, qntos ja tentaram conversar com seu chefes? Quem ja tentou negociar para não paralisar o trabalho e prejudicar a empresa em que trabalha. Responsabilidade e comprometimento também é muito importante para uma carreira bem sucedida.

Atenciosamente

A

Up…

A greve foi aprovada, amigos. Acompanhem.

http://www.sindpd.org.br/

D

Bem, parece que agora ja ta descidido, o pessoal votou por greve no Sabado (14).
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=816

O que eu acho meio complicado é nivelar todas as empresas como se tivessem a mesma arrecadação, tem empresas que realmente não podem pagar o que esta se pedindo.
mas tem empresas que poderiam apgar até muito mais. A proposta, na minha opnião, deveria ser segundo o porte da empresa. Quero ver se tudo isso for aprovado e as empresas começarem a despedir funcionarios pois a folha de pagamento vai pesar de mais, ai sim quero ver o que o sindicato vai fazer pelo povo desempregado.

[]s
EDIT:
bom como sou totalmente ignorante sobre assuntos juridicos, acabei de ler que é vetado que o salario da pessoa seja cortado em qnto tal faz greve…
to vendo que vai ter muita gente encarando a greve como umas ferias… queria ver se o salario fosse congelado enquanto a pessoa esta de greve, ou entao ela tivesse que fazer algo como ir a assmbleias e tudo mais no periodo da greve, sera que muia gente fazria greve?

M

Congelar salário é proibido, porque se a pessoa ganha pouco não vai poder entrar em greve, mesmo que tenha motivos. Concordo com você, isso dá margem pra abusos, um dos motivos que hoje em dia o sentido da greve desvirtuou demais. Trabalhei em escola pública e os professores já contavam com a greve pra tirar folga e não trabalhar, não estavam nem aí pro movimento.

A sugestão de condicionar o pagamento à participação em assembléias é muito boa, só que o interesse é invertido, teria conflitos: quem paga o salário é a empresa, não o sindicato. E a assembléia é referente ao sindicato, dificilmente eles conseguiriam esse tipo de acordo.

L

Olá

Concordo que a notícia deveria ser aprovada e que no GUJ devemos discutir assuntos pertinentes a nossa categoria. Mas tenho uma curiosidade:

Alguém em algum momento da vida já viu algum sindicato fazer alguma outra coisa em prol da categoria além de greve que justifique a contribuição para sua exi$tência e dê palanque e oportunidade de no futuro alguém se eleger para alguma coisa?

Nos meus mais de 40 anos de vida profissional ainda não tive esta oportunidade. Estou realmente curioso para saber se alguém foi mais afortunado do que eu.

Em tempo: também nunca vi nada de bom feito pelo órgão regulador que contribui por mais de 35 anos (CREA)

[]s
Luca

D

Bem, não concordo com algumas afirmações que são colocadas aqui, “o sindicato não faz nada por nós”, “o sindicato nunca me ajudou”, etc…
Primeiramente vamos lembrar que o sindicato é o representante da categoria, porem quando existem mobilizações e assmebreias são poucos assossiados que participam.
É obvio que a força de um sindicato vem da união da classe e da adesão dos sindicalizados, muitos nem se dão ao trabalho de ir atraz do que o sindicato já fez ou o que esta fazendo.
No ano passado, o sindicato conseguiu a redução da carga horária de 44 pra 40 horas semanais. Dissídio todo mundo questiona o valor, mas acho melhor o que vem do que nada…

Minha opnião sobre as formas que o sindicato encontra pra conseguir melhorias é bem clara: sou contra e acho que poderia ser feito mais. Só que uma coisa tenho em mente, não vou atraz em assembleias cobrando por melhorias, não me envolvo, desta forma tambem acho justo não ficar levantando a bandeira e criticando a torto e direito como o sindicato age e as coisas que ele vem conseguindo.

Esta é a minha opnião, não estou dizendo que estou certo, mas tento me posicionar com bom senso.

[]s

A

Bom dia aos colegas,

Como já tinha dito antes sou a favor da greve como forma de pressionar o sindicato patronal. A representação das empresas (Seprosp) demonstrou clara falta de respeito com a categoria a se recusar prontamente a negociar os pontos.

Estive na assembleia no sabado e uma das diretoras disse algo emblematico, algo do tipo “nós sabemos que empresas menores tem menos condições de dar reajustes, plr, etc…mas a convenção coletiva prevê que as empresas procurem o sindicato para negociar individualmente os reajustes. E nenhuma empresa nos procurou. Então, essas empresas menores vao ter que pagar tudo tambem” :lol: . Em ultima instancia é isso, as empresas menores se encostam no poder de negociação das maiores, e as gigantescas usam as pequenas para dizer que “o setor não tem condições de reajuste”, como disse o presidente do Seprosp. É falta de ética e de respeito. Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve.

Com todo o respeito as opinioes dos colegas, é claro.

T

É GALERA…

" Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve. "

T

Trabalho na CPM e uns dias atrás eles estiveram aqui com carro de som e entregando uns panfletos falando da greve. Aqui pelo que sei de ninguém que vai aderir.

Esse sindicato anunciou ano passado que conseguiu junto com a CPM o direito a participação nos lucros para os funcionários, só que também ninguém viu isso até hoje.

Ano passado a CPM descontou uma grana do meu salário e quando fui ver era contribuição para este sindicato, um dinheiro meu que considero totalmente jogado fora, pois ainda não tive benefício nenhum desta porcaria de sindicato. Aliás, com a grana que eles arrecadam em contribuição, eles gastam com festinhas e showzinhos com a Sabrina Sato, mostrados em um panfleto entregue uns meses atrás…ridículo!!!

M

Tiburcio_Mancha:

Aliás, com a grana que eles arrecadam em contribuição, eles gastam com festinhas e showzinhos com a Sabrina Sato, mostrados em um panfleto entregue uns meses atrás…ridículo!!!

Se a Sabrina Santo viesse junto no pacote, eu me filiaria na hora!

D

alias:
Bom dia aos colegas,

“nós sabemos que empresas menores tem menos condições de dar reajustes, plr, etc…mas a convenção coletiva prevê que as empresas procurem o sindicato para negociar individualmente os reajustes. E nenhuma empresa nos procurou. Então, essas empresas menores vao ter que pagar tudo tambem” :lol: . Em ultima instancia é isso, as empresas menores se encostam no poder de negociação das maiores, e as gigantescas usam as pequenas para dizer que “o setor não tem condições de reajuste”, como disse o presidente do Seprosp. É falta de ética e de respeito. Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve.

Não tinha olhado por este ponto de vista. Realmente, concordo com colega. Se isso ja é previsto, então a empresa deveria correr a traz para não perder depois.

EDIT: só por curiosidade, a empresa em que trabalho não tem como principal destinação a área de TI, porem nos desenvolvemos softwares e eu sou programador, alguém sabe se os benefícios como redução de carga horária, PLR, vale-alimentação também se aplicam a mim?

A

Ao que me consta, não, pois as diretrizes/convenções/etc do sindicato (no caso SINDPD) se aplicam aos trabalhadores das empresas categorizadas como Informatica, Proc. de Dados, TI, e etc. Portanto o sindicato representaria os trabalhadores das empresas do ramo de TI, não os profissionais de TI em empresas de outras atividades.

Infelizmente sou programador e não advogado, portanto posso eventualmente estar dizendo besteiras no afã de ajudar o colega :lol: , se for o caso peço desculpas antecipadas.

Ainda sobre a eventualidade de greve, foi publicado hoje na Folha de SP a comunicação do estado de greve

http://www.sindpd.org.br/images/conteudo/noticias/aviso_greve.pdf

Agora, por lei, a categoria deve aguardar 72 horas para iniciar as paralisações (o que seria na sexta feira)

Espero que saia um acordo até lá, mas se não…tudo pronto pra greve.

D

Então por isso que estava em duvida, sou programador, registrado como tal, tenho que pagar a contribuição anual pois estou registrado como tal.
Agora porque tenho que pagar tal contribuição para um sindicato que em teoria não me representaria? Inclusive tenho que entregar todo ano a carta de não filiação, caso o contrario tenho que pagar uma taxa mensal de R$10-R$15? Eu acho isso muito estranho. Se alguém souber de algo poderia responder por favor?

A

Danfael:
Então por isso que estava em duvida, sou programador, registrado como tal, tenho que pagar a contribuição anual pois estou registrado como tal.
Agora porque tenho que pagar tal contribuição para um sindicato que em teoria não me representaria? Inclusive tenho que entregar todo ano a carta de não filiação, caso o contrario tenho que pagar uma taxa mensal de R$10-R$15? Eu acho isso muito estranho. Se alguém souber de algo poderia responder por favor?

Nesse caso, aparentemente, a minha resposta está absolutamente errada. :oops:

D

bom existe sempre o outro lada da moeda…

http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/Comunicado_convencao_2011.pdf

direito de greve abusivo? nao sou a favor da greve, mas isso eh um direito e pelo que vi o SINDPD esta fazendo tudo conforme a lei…
eh cada uma viu

A

Danfael:
bom existe sempre o outro lada da moeda…

http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/Comunicado_convencao_2011.pdf

direito de greve abusivo? nao sou a favor da greve, mas isso eh um direito e pelo que vi o SINDPD esta fazendo tudo conforme a lei…
eh cada uma viu

Realmente não ficou legal esse comunicado do sindicato patronal…é com essas empresas ai que estamos lidando amigos.

Ele diz sobre as 40 horas semanais como benefício concedido em 2011, mas isso foi aprovado no ano passado pra ser implantado a partir do segundo semestre (de 2010)… ou seja, a esta altura, as empresas já deveriam ter rebolado e estarem de acordo com a convenção aprovada…

Ele fala do vale refeição, “como é do conhecimento de todos, já é adotado pela grande maioria das empresas, sendo, na prática,
totalmente inútil a sua inserção na Convenção Coletiva de Trabalho.”. Ele não diz “a totalidade” das empresas, o que nos permite imaginar que há as que não pagam e descumprem a lei…e se já pagam, ora, é um benefício adquirido e deve constar sim na convenção.

O outro ponto da PLR (que nao acho que vá vingar): “a PLR tal como proposta pelo SINDPD não foi aceita, pois a mesma entrava em conflito com o que dispõe a Lei
10101/2000, podendo gerar passivo trabalhista/previdenciário;”. Essa lei (que regulamenta a PLR) diz que a mesma deve ser paga após negociacao entre empresa e FUNCIONARIOS. O sindicato representa a categoria, claro, mas é subjetivo interpretar que o mesmo atende esse ponto da lei, fazendo o papel dos “funcionários”. De qualquer forma, acho muito dificil o sindicato conseguir isso, mas tambem não acho certo o SEPROSP não expor os motivos, na negociacao, de se opor ao pagamento…

Sobre a greve “ilegal”, até agora o sindicato cumpriu todas as obrigações da Lei de Greve pra ser considerada válida. É uma esperança frouxa dos patroes.

D

Ola pessoal

Parece que vamos ter mais uma rodada de negociações:
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=824

Logico que é em carater mediador, mas já é um começo.
O que não entende é se a maioria das empresas ja dão o vale alimentação, qual o problema de aceitar esta reinvidicação, pra quem ja cumpre isso não é nada de mais…
vamos ver qndo é que esse “vucovuco” vai terminar…

D

Bem, a greve foi adiada para dia segunda-feira (21)

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=831

Aqui é um resumo de como se comportar para quem for aderir a greve, orientações e explicações sobre seus direitos e deveres.

Atenciosamente

D

Em quanto será que fecha, vamos começar a especular por aqui? rs

Eu acho que fecha entre 7 e 8%

L

Mas assim, os caras estão justamente tentando melhorar os benefícios para a categoria, e vocês dizem que eles não fazem nada… mas o que eles deveriam fazer então? Se vocês vêem isso como “nada”, será que haveria outra maneira de eles conseguirem tais benefícios?! “Conversando” com empresas?

A

Daniel_MV:
Em quanto será que fecha, vamos começar a especular por aqui? rs

Eu acho que fecha entre 7 e 8%

Também vou no máximo 8%.

E quem acha q o sindicado briga pela categoria, foi ele mesmo que aceitou o CLT Mutreta tão praticado aqui em São Paulo.

D

Bom, ja falei e repito, todo mundo pode participar do sindicato, basta se envolver, agora ficar falando mal sem ao menos tentar se envolver é complicado.

Noticia do SINDPD
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=832

Parece que a reunião conciliadora foi boa pro lado dos empregados!!!
se tudo caminhar nesse ruma provavelmente vamos ter um bom dissidio.

Outra coisa que não entendo. Nego reclama que o sindicato consegue apenas 8% 7%, se não fosse o sindicato nem isso iriamos ter -.-

Como eu ja disse, não sou a favor de muita coisa que o sindicato faz, mas como não tenho tempo pra me envolver apoio dentro do que acho coerente.
EDIT:
o outro lado da moeda…
o que foi postado no site do SEPROSP sobre a reunião conciliadora
http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/documento0001.pdf

D

Bem senhores, ta ai a ata da reunião desta terça (22).
Peguei do SEPROSP pq nao tinha nada ainda no sindpd

http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/documento0002.pdf

A

MPT propõe aumento de 8,6%, VR de R$ 12 e PLR obrigatória

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=840

D

É amigos, não houve evolução, o sindicato decretou greve para amanha já, segunda-feira.

O Seprosp está de brincadeira realmente, tem que botar pra fuder.

M

Vai ficar mesmo só na ameaça, pois se acontecer de fato, muitos irão “rodar” e terão que voltar ao mercado a procura de um novo emprego.

A

Já estão fazendo piquete em algumas empresas :slight_smile:

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=855

M

São poucos os que estão fazendo piquete, pois a grande maioria não quer correr o risco de perder o emprego, e por isso não deve aderir.

M

É proibido demitir pessoa por causa de greve, se uma empresa fizer, terá de pagar uma indenização caríssima e o profissional demitido nunca mais vai precisar trabalhar. :lol:

F

Se ganharem, vale só para São Paulo, correto?

Eu não sou de SP, mas apoio a greve sim, não acho que estão pedindo nada fora do razoável. Tem concurso para ensino médio, 6h diárias que pagam mais ou menos o valor do piso de 1800 para analista que estão pedindo. Então qual o problema?

Agora, como a maioria trabalha como PJ, creio que as empresas possam demitir (rescindir contrato) devido a greve, ou não?

F

fausto:

Eu não sou de SP, mas apoio a greve sim, não acho que estão pedindo nada fora do razoável. Tem concurso para ensino médio, 6h diárias que pagam mais ou menos o valor do piso de 1800 para analista que estão pedindo. Então qual o problema?

Agora, como a maioria trabalha como PJ, creio que as empresas possam demitir (rescindir contrato) devido a greve, ou não?

Eu gostaria de comentar uma coisa, mas sem fazer uma consulta mais aprofundada, apenas de cabeça…

O que está sendo pleiteado pela categoria, não inclui os PJs, acho que por um simples motivo: PJ não é empregado com vínculo empregatício formalizado (pelo menos não na questão legal), ou seja, o regime de CLT não abarca quem presta serviço nessa modalidade.

Me corrijam se estiver equivocado.

F

felipeguerra:
fausto:

Eu gostaria de comentar uma coisa, mas sem fazer uma consulta mais aprofundada, apenas de cabeça…

O que está sendo pleiteado pela categoria, não inclui os PJs, acho que por um simples motivo: PJ não é empregado com vínculo empregatício formalizado (pelo menos não na questão legal), ou seja, o regime de CLT não abarca quem presta serviço nessa modalidade.

Me corrijam se estiver equivocado.

Certo, concordo com você. Imagino que seja isso mesmo. Mas ainda assim creio que uma coisa influencie a outra de forma considerável. Tem empresas que contratam tanto pjs quanto clts, normalmente dando a oportunidade do cara “converter” o clt dele se quiser um salario maior, mas na forma de pj.

E ali no site do sindicato diz que pessoas de empresas como a Stefanini aderiram a greve, e como é uma empresa que tipicamente contrata por PJ (me corrijam se eu estiver desatualizado) creio que existam PJs aderindo a greve.

Bom quem é de SP pode falar melhor do que está realmente ocorrendo.

K

Essas empresas de 3 letras (consultorias) trabalham mto com o modelo Flex, essa greve deve ter mto impacto para os profissionais que trabalham nesse regime visto que é calcado no regime CLT.

D

Esse modelo flex é a maior putaria que existe.

Eu não sei como o ministério do trabalho permite tal atrocidade.

M

Daniel_MV:
Esse modelo flex é a maior putaria que existe.

Eu não sei como o ministério do trabalho permite tal atrocidade.

Porque flex é menos pior que PJ, esse sim totalmente ilegal. No flex pelo menos você contribui um pouco para o INSS e tem os direitos trabalhistas assegurados. Mas não deixa de ser sacanagem mesmo, da mesma forma que as cooperativas e os estágios que disfarçam vínculo empregatício.

D

Opa, parece que isso tudo esta caminhando para um desfecho
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=858

hj vai ser julgado as reinvidicacoes do sindicato.
A Audiencia vai ser transmitida pelo sindpd via twitter.

Tomara que isso tenha uma resolucao boa para nos.

D

Vai para julgamento e pelo visto só em meados de abril.

O retroativo vem a partir de fevereiro correto?

Criado 22 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 30 de mar. de 2011
Respostas 114
Participantes 50