E primeiro lugar, quer status? Vai ser médico ou advogado. Esses sim são chamados de "doutor’ sem ter doutorado.
Eu tenho 30 anos. Já abri empresa, já quebrei empresa, já atuei como analista, arquiteto, coordenador… Mas se quer me respeitar, se quer meu respeito, me chame de programador. Não importa que eu seja o presidente da república, continuo sendo programador. É isto que está no meu sangue, é isto que amo fazer.
Se você faz cara de nojo pra mim por isso, sinto te dizer, tá gastando energia à toa. Enquanto você despreza minha profissão, eu estou construindo minha felicidade e meu patrimônio. E, em alguns anos, talvez eu esteja mais rico que você. Talvez menos. Mas isso não interessa, porque mais ou menos rico, não importa. Não estarei dando a mínima para sua opinião e, com toda certeza, continuarei mais feliz que você.
Sou programador e sou respeitado por isso. Sabe porque? Porque, em primeiro lugar, eu me respeito! Se você se deixa afetar pela carinha de nojinho dos outros, me desculpa, o problema não está neles, está em você! Eles não te conhecem, não sabem o que você faz, não botam comida em sua mesa, sequer entendem o que você faz! Para eles, você é como se fosse um sacerdote do obscuro mundo da maginformática. A maioria deles parece te desprezar, mas acredite, eles têm é medo. (Acha que tô brincando? Pede pra mexer no computador dele e depois me conta… rs) A questão é:Porque a opinião deles importa? Porquê é tão importante que você diga sua profissão e essas pessoas te tratem bem?
E sobre gerentes, bem… O mesmo nojo que alguns gerentes têm de programadores, nós também temos destes gerentes.Claro que existem profissionais competentes na gerência. Eu conheço vários. E esses são justamente os caras que respeitam os programadores e que entendem que nós somos tão importantes para o time do que eles. Normalmente esses são os que escolheram essa carreira e a amam tanto quanto nós amamos programar.