Sistema em JSP, vale a pena?

8 respostas
E

Olá galera, acho que aqui não é o lugar mais indicado para perguntar isso mas foi o que achei melhor. Qualquer coisa movam o tópico por favor.

Minha duvida é a seguinte, preciso montar um sistema, ja montei ele em Java comum (aplicação para desktop) e preciso refazer, pois na verdade montei um prototipo que foi utilizado como versão estavel, mais como eu fiz o programa sem modelagem está impossivel manter e corrigir mesmo pequenos bugs que aparecem. Esse sistema acessa um banco de dados (mysql).

Existe a possibilidade de eu montar uma nova versão desktop do sistema e colocar o banco de dados na internet, mais eu queria mesmo era montar alguma coisa com o programa na internet (php, jsp menos asp e semelhantes), dei uma pesquisada no forum e li alguns comentarios que JSP não é bom para montar as regras de negocios e semelhantes e deve ser utilizado apenas para exibir os dados na tela.

Essa informação procede?
O que posso utilizar que seja pratico como java, para montar esse sistema? Ja mechi um pouquinho com JSP (bem pouco, apenas alguns requests, sessions e cookies), é facil de aprender? é eficiente?

Enfim, estou meio perdido como deve ter dado pra perceber. Se puderem me indicar alguns tutoriais e/ou dicas agradeço.

8 Respostas

A

Bom… vamos por partes.

Quanto às regras de negócio na JSP, a informação procede: é PÉSSIMA prática. (dê uma olhadinha nos conceitos de MVC para entender o porquê).

Quanto à eficiência… tudo depende. Qual a necessidade de aparência? Reusabilidade? Número de acessos? Todas as variáveis do sistema devem ser levadas em consideração para que se possa tomar uma decisão (aliás, isso vale para qualquer linguagem, não só Java).

[]´s

F

Olá extreme, se for um sistema simples e pequeno, eu sugiro que você faça em php mesmo. Eu indico o cakePHP. É um framework mvc para se trabalhar com aplicações web em php. =)

Java para web somente com JSP’s é totalmente inviável. Até mais.

A

fabiozoroastro:
Olá extreme, se for um sistema simples e pequeno, eu sugiro que você faça em php mesmo. Eu indico o cakePHP. É um framework mvc para se trabalhar com aplicações web em php. =)

Não considero totalmente inviável, já que ele já tem algumas regras de negócio desenvolvidas em Java mesmo. Seria uma boa reaproveitar algumas partes do sistema.

[]´s

F

asaudate:
fabiozoroastro:

Não considero totalmente inviável, já que ele já tem algumas regras de negócio desenvolvidas em Java mesmo. Seria uma boa reaproveitar algumas partes do sistema.

[]´s

Olá asaudate, um dos motivos de eu achar inviável, é que há muitas “facilidades”(frameworks, exemplos de app, etc) na net em php por exemplo e que não existe em apenas JSP.

A

asaudate:
fabiozoroastro:

[]´s

Como o sr. vai trabalhar com Servlets, req, resp, conection factory (uma vez que há um BD MySQL )? Realmente impossível amigo. Compre o livro Use a Cabeça Design Patterns e o Use a Cabeça Servlets e JSP. Leia os dois inteiros, faça os exercícios que o sr.consegue fazer até café sair pelo monitor (que frase bossal…). Abraços!

J

Uma coisa que tem que se levar em conta é o CUSTO para fazer determinado projeto.
Caso seja algo pessoal, ai realmente vale a pena você pegar a plataforma que você goste e montar algo real. Porém em um mundo corporativo, o $$$ fala mais alto.

É importante analisar os requisitos do seu sistema, principalmente os requisitos não-funcionais, para verificar se realmente vale a pena investir em Java (JEE - por favor, não tente fazer tudo em JSP).

Além do PHP, que é super simples de aprender e começar a fazer algo funcional, aconselho você dar um olhada em Ruby e consequentemente Ruby on Rails.

Espero ter ajudado

H

Essa realidade é desmotivadora para quem gosta de programar em java! Concordo que fica mais fácil construir programas peguenos em PHP, nessas horas é muito importante tomar as escolhas certas trocando a emoção pela razão, caso contrário rua…
Vc pode levar em consideração a proporção que seu sistema deve tomar nos proximos 5 anos.

vlw.

S

dizer que fazer um sistema web usando jsp não diz muito. todos os sistemas web em java devem usar jsp ( a menos que usem jsf) não muito como fugir disso. aliás, ha . coisas como FTL e Velocity, mas isso é legado hoje em dia.

JSP é o padrão de fato para sistemas web modelo 2( o mais moderno antes do jsf)
Mas o modelo dois implica em usar Servelts tb.

Aplicações web em java são mais “complexas” em em php ou outro modelo (exceto asp.net)
Isto porque vc precisa implementar jsp , servelts, filtros e tag libraries para ter um sistema bem modelado.
Isto é complexo, demorado e requer experiencia.

Hoje em dia existem frameworks (chamados de frameworks web mvc) que simplificam isto com servlets , filtros e tags já prontos. Vc só precisa criar o jsp (que é nada mais que html com tags especiais ) e alguma que outra classe onde vc coloca os “comandos” que o site faz.

Para aplicações que irão durar de 1 a 3 anos vc pode pegar um desses frameworks diretamente. Para plicações com vida maior, vc precisa criar uma plataforma de aplicação corretamente suportada por essas tecnologias, ou seja, vc precisa escrever suas tags, e seu controle de fluxo de acordo com as necessidades da aplicação.

Criado 28 de dezembro de 2009
Ultima resposta 29 de dez. de 2009
Respostas 8
Participantes 7