Sistema PDA Força de Vendas: Qual tecnologia escolher?

15 respostas
J

Precisamos desenvolver um sistema de Automação de Força de Vendas, para os vendedores externos, e nos deparamos com um problema: qual tecnologia escolher?
O sistema deve fazer pedidos, basicamente. Deve transmitir isso em tempo real ou não (em alguns lugares não existe sinal de celular, então deverá existir um sistema de contingência, onde seja possível descarregar os dados depois).

Não temos conhecimento nessa área mobile, nesse tipo de sistema.

Estamos analisando algumas opções: Palm OS, Palm com Windows CE, Palm webOS, J2ME, smartphones, etc

Palm OS:
será que ainda vale a pena desenvolver para Palm OS? Percebemos que os preços de alguns Palms são baixos, em especial o Palm Zire 71/72. Porém não temos o domínio dessa tecnologia, linguagem, conduits, sincronia, etc

Palm com Windows CE?

Palm webOS: (me corrijam se eu estiver errado):
foi lançado recentemente pela Palm, seu novo sistema operacional, que possibilita desenvolver aplicativos baseados em linguagens da web (javascript, css, etc). Isso é motivador, pq temos know how nessa área para desenvolver praticamente qualquer coisa.
Dúvida: esse novo OS da Palm já está disponível em smartphones aqui no Brasil? Não encontrei nenhum com isso. E os preços dos novos aparelhos?

Java Micro Edition: Parece a tecnologia mais tentadora no momento, mas não encontrei nada nesse sentido na web. Alguém tem um celular adequado - e barato - para essa finalidade? É o caminho mais sensato a seguir?

Smartphones: Aparelhos da nokia com symbian, sony, etc.
Estávamos discutindo a viabilidade de criar um sistema web para o iPhone (para rodar dentro do safari), mas o cliente achou caro o preço dos aparelhos.

Agradeço qualquer sugestão.

15 Respostas

T

Se vocês quiserem algo que independe de plataforma, JME é o mais aconselhável mesmo. A vantagem de JME é que grande parte dos aparelhos hoje no mercado roda Java, desde alguns celulares mais simples até os mais avançados, e vários SOs para dispositivos móveis tem suporte. Olhe esse link http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Category:Java_ME contém muita informação sobre programação para JME, inclusive alguns artigos e tutoriais em português.

Sobre o WebOS da Palm, no momento só o Palm Pre tem esse sistema, e um novo aparelho está sendo preparado para lançamento com este sistema.

Quanto ao PalmOS, é um sistema que a cada dia que passa está sendo menos utilizado.

Outro caminho que vocês poderia escolher são os aparelhos com Android, mas é voltado para dispositivos mais caros, assim como o WinCE e Symbian.

Eu optaria por JME, mesmo não tendo muita experiência com essa tecnologia, por sua flexibilidade.

O

uma alternativa eh o super waba

http://www.superwaba.com.br/

R

Ja fiz um aplicativo desse para a plataforma Palm, na época (faz alguns anos ja! rs) utilizei HB++ pois achei mais pratico do que o pocket studio.

J

tiago_stos: obrigado pelos conselhos, me ajudou muito. Muito bom também esse link que vc me mandou, tem muitos exemplos.

orlandocn: eu já tinha passado pelo site dessa ferramenta (superwaba), achei interessante a proposta dela de portabilidade. Porém o que me desmotivou foi a proposta de licença por dispositivo. Tenho receio de apostar numa solução dessas, nessas condições. Vi também que o superwaba foi suspenso e mudou para TotalCross. Mesmo assim, obrigado pela dica.

rlazoti: baixei o HB++, inclusive encontrei um sistema open source (HBSales em www.softpalm.com.br) e coloquei o projeto nele. Abriu e funcionou tudo direitinho, me surpreendi com a facilidade no uso do HB++. O que me fez recuar foi a sintaxe, começar outra linguagem, outra ferramenta, conduits, etc.

Também olhei o pocket studio, pq temos programadores delphi aqui na empresa.

Pelo que pude perceber, pocket studio e HB++ são as melhores ferramentas nesse sentido pra quem quer desenvolver para PalmOS.

Iniciei os estudos em J2ME, depois de avaliar as soluções, a opinião de vcs, etc. Estou me surpreendendo com os resultados (já tenho experiência com J2SE, então tem ajudado muito).

Ainda tem um ponto que me deixa inseguro: não vi nada nesse sentido em produção com J2ME. Talvez seja pelo fato de estar entrando agora nesse universo móbile e não ter compreendido exatamente como as coisas funcionam.

Nesse momento, queria saber de um celular/pda adequado pra esse sistema:
1 - que seja simples, barato e rode java;
2 - que tenha caneta? sim ou não? isso dá mais agilidade ao vendedor?
3 - andei vendo sobre a JSR179 Location API - não é uma necessidade hoje, mas talvez no futuro seja interessante ter um cel com suporte a isso também.

T

O celular mais simples e barato que encontrei que roda java: http://www.americanas.com.br/AcomProd/591/2826261
Sobre celulares que tenham telas sensíveis ao toque, para usar a caneta, tem o LG KP570 Cookie, o Samsung S5230 Star e o Motorola A1200, que estão entre os mais baratos, mas não sei se há necessidade de utilizar canetas…

Um celular que pode ajudar a entrada de dados são LG GT360 Messenger ou o Samsung Scrapy que tem teclado QWERT o que pode facilitar a entrada de dados.

P

Bem eu usuaria aparelhos com windows mobile, devido a facilidade de desenvolver sistemas com ele utilizando o Visual Studio. Acho bem facil desenvolver aplicativos móveis com ele.

J

tiago_stos: era exatamente o que eu estava procurando: LG KP570 Cookie, o Samsung S5230 Star e Motorola A1200.
Parecem, nesse momento, os melhores aparelhos pra esse sistema de Automação de Força de Vendas (relação custo benefício e funcionalidades).

Pode parecer estranho, mas ainda acho que a caneta (stylus pen) vai dar mais produtividade para o vendedor, nesse caso especificamente, pq na maioria dos casos ele vai escolher itens (cliente, produtos, quantidade, forma de pgto, etc).
Se fosse alguma situação em que ele precisasse dar entrada de dados - muitos dados - como digitar um texto, ai sim acredito que os modelos LG GT360 Messenger ou Samsung Scrapy (com teclado QWERT) seriam a melhor escolha.

O que vc acha?

M

"

T

Se o sistema não terá muitas entradas de dados, e sim escolhas de opções pode ser que celulares touch screen sejam as melhores opções sim. Sem falar que por esses celulares terem telas maiores facilitem o desenvolvimento por terem mais espaço para organizar os componentes na tela.

F

Aconselho escolher bem o celular, o LG Cookie não tem 3G, comprei um pra minha esposa e vacilei neste quesito, pra ela que nao usa web constantemente nele blz, mas pra vc que vai querer fazer os pedidos on-line, utilizando web-service ou outra coisa, acho que seria interessante um aparelho 3G.

T

Não creio que há necessidade de um celular com 3G. Para o uso que o joellazzari deve fazer, o EDGE está de bom tamanho. Aliás, a maior parte do Brasil ainda não etá coberto pelo 3G.
Mas até que temos um ponto importante aqui, acesso via rede celular. Deve-se escolher bem a operadora, pois em alguns casos o acesso pelo celular é pior que conexão discada, mesmo em alguns lugares que as operadoras dizem ter cobertura 3G.

F

tiago_stos:
Não creio que há necessidade de um celular com 3G. Para o uso que o joellazzari deve fazer, o EDGE está de bom tamanho. Aliás, a maior parte do Brasil ainda não etá coberto pelo 3G.
Mas até que temos um ponto importante aqui, acesso via rede celular. Deve-se escolher bem a operadora, pois em alguns casos o acesso pelo celular é pior que conexão discada, mesmo em alguns lugares que as operadoras dizem ter cobertura 3G.

Esta certo, o maior problema esta no interior, as capitais estão todas cobertas.

Eu particularmente estou surpreso com a 3G da VIVO, pelos menos aqui na minha cidade, estou usando meu N95 pra navegar no notebook, simplesmente estou de cara com a velocidade, nao esperava que seria usável assim.

J

Quanto a plataforma, já chegamos num entendimento: J2ME

Sobre o Palm, me corrijam se eu estiver errado:

hardware: Pelo que puder ver até agora, os mais comuns para esse tipo de trabalho são o Palm Zire (71 e 72), o Palm Tungsten e o HP iPaq (várias opções).

Em algum desses modelos citados, vou ter que converter o jar/jad para um .prc?
Vi que vou ter que instalar a VM, na maioria dos casos (encontrei uma da SUN e outra da IBM - WebSphere)
Isso é só uma dúvida, mas não queria perder o foco no objetivo principal do post: tecnologia a ser utilizada e (a partir de agora) hardware.

Com relação a valor, estamos procurando um hardware que atenda nossa necessidade e que não ultrapasse - ou que passe pouco - de R$ 500,00.

Quanto ao 3G, ainda não temos cobertura aqui na minha região. Estamos no interior mesmo. Pelas nossas estimativas, os
vendedores irão ter sinal de celular em 70% do tempo, tenho que pensar numa maneira de trabalhar “offline” e depois sincronizar esses dados.

Alguém tem alguma sugestão de hardware para esse sistema de pedidos?
Palm (Zire, Tungsten, etc) ou Celulares (LG KP570 Cookie, o Samsung S5230 Star, etc)?

tiago_stos, marcosalex, fredferrao e todos os outros: obrigado por contribuir com o post, está sendo decisivo para algumas escolhas.

T

Cara, acho que o PDA (Palm) não é exatamente o que você quer. No caso do Zire a única forma de conexão sem-fio é o infravermelho, o Tungsten tem Bluetooth e o Palm TX tem Wi-Fi e o que você quer mesmo é conexão à internet na maior parte do tempo possível, então a sua saída são os celulares. Sobre sua dúvida quanto a transformar os jar/jad em .prc, se não me engano é isso mesmo, mas existem ferramentas que fazem isso fácil.

Bom, como vocês terão que utilizar internet nos celulares, verifiquem junto a operadora que vocês escolherem por descontos nos aparelhos por conta dos planos de dados. Acredito que dessa forma consigam aparelhos com valores até os R$ 500 (ou até mais baixos, dependendo da operadora).

Quanto a 3G, não se preocupe com isso. Para o propósito da sua aplicação uma conexão EDGE é o suficiente, sem deixar o sistema lento.

J

blz tiago_stos, também estou pensando dessa forma.

estavamos discutindo aqui, se pagar R$ 200,00 a mais no celular, por exemplo, ainda assim compensa, pelo trabalho que eu não vou ter. Basicamente é comprar o celular e desenvolver o sistema. O restante são detalhes.

no Palm, teria que me dedicar a instalar VM, ver como fazer essa transferência dos dados (bluetooth, infravermelho, etc) - entre outras coisas.

Criado 18 de setembro de 2009
Ultima resposta 22 de set. de 2009
Respostas 15
Participantes 7