Sistema recuperar senhas

5 respostas Resolvido
webjava
B

Olá pessoal!

Preciso desenvolver uma funcionalidade de “Esqueci minha senha”. O processo consiste em, ao clicar nesta opção um e-mail será disparado para o usuário cadastrado, o conteúdo do e-mail terá uma URL temporária para que a senha seja redefinida e é aí que está minha dúvida, qual seria a melhor forma de criar essas URLs e como funcionaria o processo de validação.

Obrigado!!!

5 Respostas

D

Eu tenho essa Action que envia a senha para o email usando javaMail-api

LembrarSenhaAction .

Agora para gerar da maneira que você quer, não vou saber lhe informar.

{ }…;

B

Obrigado pela contribuição Daniel_Dias mas eu já tenho uma API de e-mails queria entender como criar as URLs dinamicamente e com período para expirar.

Abraço.

P

Vc pode criar um token composto de letras aleatorias que expira em x tempos. Esse token esta associado a um usuario.

Vc pode salvar no banco essas infos (gera um conjunto de bytes aleatorio e converte pra base64). Chegou o request vc verifica se faz sentido.

Vc pode customizar a url com mod_rewrite e ao inves de
/servidoSenha?token=xxx&login=foo

Vc pode gerar uma url menor sem esses parametros evidentes

B

Esta é exatamente minha ideia, hoje consegui evoluir, cheguei ao ponto de criar o token criptografado e fazer a passagem por parâmetro. Tem algum exemplo de customização para encurtar a url?

Obrigado pela dica.

P
Solucao aceita

honestamente? pra que vc quer encurtar a url?

minha experiencia diz que isso é um ponto fraco dependendo do design ( tipo via mod_rewrite a logica fica no webserver e não na aplicação, vc precisa fazer um teste integrado muito bom e ainda precisa garantir que a configuração do mod_rewrite sempre acompanhara o projeto, ta vendo?). no fim o usuario recebe um link e tem que clicar ou dar ctrl+c / ctrl+v. se vc quer criar uma url customizada e isso não segue nenhum padrão util ( como um padrão restful onde o token pode ser entendido como um tipo de identificador ) isso parece ser perda de tempo

vc precisaria encurtar se fosse mandar, por exemplo, por SMS. e nesses casos vc pode usar ferramentas bem especificar para minificar bem como a API do bit.ly

meus dois centavos

Criado 1 de novembro de 2016
Ultima resposta 2 de nov. de 2016
Respostas 5
Participantes 3