Preciso desenvolver uma funcionalidade de “Esqueci minha senha”. O processo consiste em, ao clicar nesta opção um e-mail será disparado para o usuário cadastrado, o conteúdo do e-mail terá uma URL temporária para que a senha seja redefinida e é aí que está minha dúvida, qual seria a melhor forma de criar essas URLs e como funcionaria o processo de validação.
Agora para gerar da maneira que você quer, não vou saber lhe informar.
{ }…;
B
Bastos
Obrigado pela contribuição Daniel_Dias mas eu já tenho uma API de e-mails queria entender como criar as URLs dinamicamente e com período para expirar.
Abraço.
P
peczenyj
Vc pode criar um token composto de letras aleatorias que expira em x tempos. Esse token esta associado a um usuario.
Vc pode salvar no banco essas infos (gera um conjunto de bytes aleatorio e converte pra base64). Chegou o request vc verifica se faz sentido.
Vc pode customizar a url com mod_rewrite e ao inves de
/servidoSenha?token=xxx&login=foo
Vc pode gerar uma url menor sem esses parametros evidentes
B
Bastos
Esta é exatamente minha ideia, hoje consegui evoluir, cheguei ao ponto de criar o token criptografado e fazer a passagem por parâmetro. Tem algum exemplo de customização para encurtar a url?
Obrigado pela dica.
P
Solucao aceita
peczenyj
honestamente? pra que vc quer encurtar a url?
minha experiencia diz que isso é um ponto fraco dependendo do design ( tipo via mod_rewrite a logica fica no webserver e não na aplicação, vc precisa fazer um teste integrado muito bom e ainda precisa garantir que a configuração do mod_rewrite sempre acompanhara o projeto, ta vendo?). no fim o usuario recebe um link e tem que clicar ou dar ctrl+c / ctrl+v. se vc quer criar uma url customizada e isso não segue nenhum padrão util ( como um padrão restful onde o token pode ser entendido como um tipo de identificador ) isso parece ser perda de tempo
vc precisaria encurtar se fosse mandar, por exemplo, por SMS. e nesses casos vc pode usar ferramentas bem especificar para minificar bem como a API do bit.ly