Gostaria de tirar algumas duvidas sobre SOA.
Seguindo a definição do Wikipédia.
Fiquei com algumas duvidas. Estão em negritos as duvidas quanto aos termos, segue abaixo:
Serviço:
É uma função independente, sem estado (stateless) que aceita uma ou mais requisições e retorna uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação. Serviços não devem depender do estado de outras funções ou processos. A tecnologia utilizada para prover o serviço, tal como uma linguagem de programação, não pode fazer parte da definição do serviço.
Segue o termo com duvida e ao lado coloco o que eu acho o que é:
- Funções: Serviços ?
- Processos: Parte de um serviço ?
- A tecnologia utilizada para prover o serviço, tal como uma linguagem de programação, não pode fazer parte da definição do serviço: O meio de comunicação deve ser transparente e independente da linguagem de programacao, ou seja , no meu caso Java. A transparência pode ser definida usando XML ?
- Descoberta: Repositório de Serviços ?
Vou continuar meu estudo sobre o SOA, tenho ainda 3 apostilas para ler.
Mas até agora eu não vi(li) nada além de sistemas se comunicando através de Web Services.
Tem como eu simular o uso do SOA aqui em casa?
Por exemplo. Um serviços que envia 2 números aleatórios e outro que recebe e soma esses números ?