Sobre o Ant e o Maven

7 respostas Resolvido
N

Ola, bom dia,

Estive lendo alguns textos sobre os construtores Ant e Mavem, não sei se entendi bem, mas ambos fornecem uma interface “text” para automatizar os builds de nossos programas, criando diretórios padrões, baixando dependências e empacotando tudo em jars ou jar… é claro elas realizam mais que isso… porém por trás deles estão “scripts ou classes” que usam recursos do próprio JDK, por exemplo, em um build Ant eu usaria os comandos javac, java, ou qualquer outro da pasta bin, e seus parâmetros. O Mavem, por exemplo, pode ter vários exemplos com padrões diferentes de diretórios… Resumindo… com o shell linux ou o “DOS” ( hoje, powershell ) do windows eu poderia realizar o trabalho deles… Ai vem a pergunta: Compensa mais, aprender Ant ou Mavem ou a linguagens de scripts dos Sistemas Operacionais. Já que conhecer o SO onde seu programa vai ser rodado também é recomendável…

7 Respostas

I

Não tem essa de “compensa mais”, você não vai passar a vida inteira estudando eles, o maven faz as duas frentes né, build e gerenciar as dependências.

N

Concordo. Mas a questão principal é: Por que aprender Maven e/ou Gradle? não seria redundância?? Já que eu tenho que conhecer as linguagens “de comando” dos SOs e também digitar infos nas opções destes builds… dai para automatizar essas tarefas não seria tão complicado… Não é questão de reinventar a roda, é questão de porque colocar mais bagagem no meu finito cérebro sendo que eu já poderia resolver os problemas com os conhecimentos que tenho???

E
Solucao aceita

Por trás de toda biblioteca, existe um nível de abstração mais baixo que é o nível utilizado pela biblioteca. O valor de utilizar um nível de abstração mais alto é escrever e manter menos código do que se utilizasse um nível mais baixo de abstração.

A sua pergunta equivale a essa outra: “Por que eu tenho que aprender uma linguagem de alto nível se, no fim das contas, tudo vira binário?”. Existe um motivo para não mais escrevermos programas em código binário.

Dê uma chance ao seu cérebro. Ele pode te surpreender.

C

Olá,

Concordo com o esmiralha, veja o artigo: Ant vs Maven vs Gradle (https://technologyconversations.com/2014/06/18/build-tools/)

Começa o artigo: no começo a única ferramenta de construção disponível era o make…

P.S: você, NewScript, criou dois tópicos para tratar do mesmo assunto praticamente, evite isso.

I

Eu mesmo pra gerenciar dependências sempre usei o maven pelo eclipse, mas ai comecei a usar o android studio, aonde o gradle já vem configurado, portando comecei a usar o gradle nele.

N

Obrigado. A todos

N

Na verdade, são apenas semelhantes. Porém a falta de participação também colaborou para a criação deste outro post

Criado 27 de maio de 2016
Ultima resposta 28 de mai. de 2016
Respostas 7
Participantes 4