Estou criando um sisteminha não complexo em JSF2 e PRIMEFACES com JPA e Hibernate. quero aprender Spring framework, qual dos modulos do Spring eu poderia está utilizando no meu projeto?
Spring qual modulo usar no meu projeto
5 Respostas
voce pode usar :
- Spring Security
- Spring Data
- Spring Social
pode usar o Spring para fornecer injeção de dependências :
http://www.simpledev.com.br/jsf2-spring.html
{ },s.
como eu tinha citado o Spring MVC no topico anterior a um tempo atras, fui informado que fica um negocio meio confuso usar ele com JSF2 e PRIMEFACES.
a minha pergunta é, não é pre-requisito SPRING-MVC?
Desculpe não entendi a sua pergunta.
Opa! vamos lá, o Spring existe vários modulos ex: Spring MVC, Spring Data e outros…
Só que comecei utilizar JSF com Primefaces e neste tempo queria aplicar Spring no meu projeto, optei para utilizar Spring MVC, mais antes de começar, fui no forum perguntar. Alguns pessoas disse que não é muito recomendado porque o JSF já era MVC.
*Referente ao Spring qual primeiro modulo desse extenso framework a ser aprendida? existe algum caminho referente aos modulos a ser traçado?
O Spring foi criado para ser uma alternativa ao Java EE, que era bem mais burocrático e menos produtivo na época. O prinicipal módulo dele é o de injeçao de dependencias. Todos os outros mais específicos, dependem dele.
O JSF, que faz parte do Java EE, é o equivalente ao Spring MVC. Fazem basicamente a mesma coisa, apesar de terem filosofias diferentes.
No Java EE você também tem o CDI, que é equivalente ao módulo de injeçao de dependências do Spring.
Por isso nao é tao comum se usar Spring junto com Java EE (JSF por exemplo), pois cada um geralmente fornece uma soluçao para cada tipo de problema. Mas como apontado no link postado pelo @Daniel_Dias, é possível e pode valer a pena em alguns casos.