As views do RoR sao, sim, templates ERB (que, no fim das contas, eh Ruby dentro do HTML do mesmo jeito que JSP tem Java dentro do HTML). A diferenca eh que Ruby eh uma linguagem que presta, e o resultado do codigo eh bem mais legivel ate do que JSP com taglibs (eu te dou 3 chances de me convencer que logic:iterate e html:link, ou de que a JSTL inteira foram boas ideias, ou sao mais faceis de ler e manter quando comparadas ao ERB)
Sobre o PRADO, bacaninha, mas o problema fundamental do PRADO eh nao ter uma linguagem boa como Ruby por tras. Ruby eh 100% OO, dinamica, e blaaaaaaaaah blah blah (insiram paginas de discurso aqui).
E, claro, a sua afirmacao demonstra claramente que voce nao testou o Rails. Nao estou sendo convencido quando digo isso, mas eu estou convencido de que o Rails espanca, cospe e xinga a mae de qualquer outro framework web feito em Java que existe hoje em dia. Mas, claro, nem todo mundo eh xarope de abandonar Java assim de uma hora pra outra, e temos muitos frameworks bons, apesar da linguagem nao colaborar muito: WebWork 2, Tapestry e Echo2 sendo exemplos bacaninhas.
Peco aos caros amigos do GUJ pra montar uma lista de topicos com mais ou menos 10 itens onde isso ja foi discutido aqui, mas caso voce queira minhas definicoes basicas sobre o que esta errado com o Struts, ai vao:
- Otimizacao prematura (actions singleton)
- Actions presas ao container (unit isolation test? hein? huh?)
- Configuracao e codigo demais pra pouca coisa (forms? formbeans? mappers?)