Sugestão - Biometria

28 respostas
M

Olá a todos.

Bom, preciso da sugestão de vcs para um projeto.

Tenho aqui na empresa u msistema de Controle de Ponto, feito todo em ASP com sqlServer2000. O sistema é simples. O usuário vai, clica no botão confirmar, e o sistema registra o GetDate do usuário no banco de dados. No fim do mês é gerado um relatório de cada usuário e talz.

BOm, preciso implantar um leitor biométrico em cima desse sistema. Apenas um módulo de captura da digital, onde fosse gravado o getDate do usuário correspondente.

O problema é o seguinte: eu não tenho NENHUMA experiência em desktop, e até onde sei, não tem como uma aplicação web acessar o hardware da máquina. E já que vou ter que desenvolver em desktop, vou fazer em java. Mas um outro problema também é que o pouco que conheço de java é tudo web (swing principalmente).

Então, gostaria se possível, de alguma orientação de alguém que ja trabalhou com biometria em java. Lembrando que só preciso desenvolver a captura da digital (o mais complexo :lol: ). Algo por onde eu possa começar a entender, sugestões ou dicas. Sei la. Tipo, como capturar as imagens e grava-las no banco, definição de padrão de reconhecimento, se a imagem é convertida para números (como no leitor de código de barras), etc

Agradeço qualquer ajuda!

28 Respostas

T

Veja se o fornecedor de seu leitor biométrico não tem alguma coisa pronta para isso, já que isso parece ser algo que é bastante freqüente. Consulte a Griaule, isso parece ser uma simples aplicação de algum ActiveX ou plugin do Firefox que eles possam ter disponível.

J

Vc pretender desenvolver um algoritmo para reconhecer a digital ou usar um leitor biométrico pronto?

M

Eu tenho um leitor digital da Microsoft já. Na verdade eu preciso implantar a captura digital aqui. E do modo mais fácil de preferência. Seria para apenas uma máquina. MAs o que sugere Julio?

Eu ja pesquisei sobre o griaule, mas ele é pago. E isso está fora de cogitação. Um amigo meu me falou sobre o nitgen. Alguém Ja mexeu com essa API?

Grato!

J

Normalmente o leitor biométrico tem saída para dispositivos wiegand. Vc provavelmente vai ter que conectar um no seu pc. O que eu trabalho aqui, o wiegand comunica-se com a serial do pc, e vc lê o valor que ele te envia pela porta. Agora, esse da microsoft não sei como é. É alguma placa pci, ou paralela!?

W

Bom dia senhores,
eu estava olhando os comentarios de vc’s e achei muito intereçante, bom serei sincero, não sei como funciona esse leitor biometrico mais, como eu estou concluindo minha graduação este ano, axei um tema intereçante a ser abordado. MarujoRafao se vc conseguir algo sobre a implementação para reconhecimento digital do seu leitor biometrico, gostaria q vc compatilhace conosco. Mesmo q eu não consiga reproduzir gostaria d ao menos intender… desde ja agradesso a atenção

M

Então, o leitor é da DigitalPersona, fabricado pela microsoft. Ele é usb. Ontem eu instalei ele no pc e instalei o drive dele. Ele permite vc se logar no windows através da identificação digital naquela tela de login do windows. O que eu queria era que esse leitor fosse buscar o cadastro dos usuarios em um banco de dados próprio e fizesse e através desses dados preenchesse outra tabela. Por isso pedi a orientação de vocês. Não me parece muito complicado logicamente falando, mas é que eu não possuo nenhuma experiencia desktop e por isso gostaria de uma orientação.

Obs: Irei registrando nesse tópico o “caminhar” desse projeto.

Obrigado! :stuck_out_tongue:

J

Então vai funcionar da mesma maneira desse aqui. Vc precisa escrever um software pa ler os dados escritos em uma porta, no caso a usb. Tem uma api RXTX, que faz isso ae.

T

Jah fiz um projeto assim numa cadeira da faculdade. Mas não sei oq vc quer na verdade. Tipo, lah a gente tinha uma pasta cheia de digitais dos próprios alunos. Daí, usávamos um algoritmo para transformar essas digitais todas em linhas com atributos numéricos num arquivo txt. Cada linha dessas representava as digitais de um aluno. Era no formato:

0.56 4.25 2.01 3.6 59 11 0.88… - Aluno1
0.6 0.25 2.61 5.7 7 10 0.45… - Aluno2

A partir desse algoritmo, separávamos o arquivo txt com a base de dados em teste e treinamento. Teste era pra comparação e Treinamento era a própria base de dados. Vc usa um classificador (knn na época) e tal…

É tudo isso q vc vai fazer? Qual parte vc vai pegar pronto?

[]s.

J

O dispositivo biométrico dele já tem o algoritmo no firmware. Ele só precisa ler a chave agora da usb.

M

Primeiramente obrigado a todos pela atenção.

Então, eu fucei um pouco mais nesse leitor e no software que vem com ele, e descobri o seguinte: esse leitor permiti que você cadastre uma digital para cada sistema web ou desktop que pede login. Quando você executa o software desse leitor, ele verifica se há um sistema rodando, e e se existe, ele te pergunta se deseja cadastrar uma digital para os usuarios daquele programa. Assim, toda vez que você rodar aquele programa, o icone do leitor biometrico vai aparecer e dizer que vc pode fazer a autenticação por la.

Não sei se ocnsegui ser claro, mas eu pensei no seguinte:

Eu já tenho um sistema de marcação de entrada e saída do funcionario rodando em asp. ELes se logam la com usuario e senha, e clicam no botão “Registrar Horário” por exemplo. Pensei em colocar esse software do leitor biometrico para rodar nessa página, cadastrar todos os usuarios, e quando eles fossem autenticados pelo leitor biometrico, dar submit da tela e já fazer a atualização baseada nos dados do funcionario. Sendo assim, eu só precisaria descobrir onde o programa guarda as digitais cadastradas, e o restante das informações.

Então juliocbq, eu acho que esse programinha é o tal algoritmo que lê a chave usb.

uma outra coisa também… o programa só reconhece página de “LOGON”. Eu tenho uma pagina estupida em asp aqui que é basica. Ela tem 2 cmapos inputs e o usuario e senha estão definidos no proprio codigo. Qndo eu tentei rodar esse programa do leitor nessa pagina, ele me diz que esta não é uma pagina de LOGON. Porem, se eu rodo na pagina do GMAIL por exemplo, ele consegue reconhecer normal. ALguem sabe como eu faço uma página inicial ser uma página de LOGON?

Puts, é complicado de explicar escrevendo. Não sei se alguém conseguiu entender. Fazendo isso, eu não precisaria programr nada. Mas sei la, tem alguma coisa errada nisso tudo… tá muito fácil…

Vlw pela ajuda aew!

M

Então, eu fucei um pouco mais nesse leitor e no software que vem com ele, e descobri o seguinte: esse leitor permiti que você cadastre uma digital para cada sistema web ou desktop que pede login. Quando você executa o software desse leitor, ele verifica se há um sistema rodando, e e se existe, ele te pergunta se deseja cadastrar uma digital para os usuarios daquele programa. Assim, toda vez que você rodar aquele programa, o icone do leitor biometrico vai aparecer e dizer que vc pode fazer a autenticação por la.

Eu já tenho um sistema de marcação de entrada e saída do funcionario rodando em asp. ELes se logam la com usuario e senha, e clicam no botão “Registrar Horário” por exemplo. Pensei em colocar esse software do leitor biometrico para rodar nessa página, cadastrar todos os usuarios, e quando eles fossem autenticados pelo leitor biometrico, dar submit da tela e já fazer a atualização baseada nos dados do funcionario. Sendo assim, eu só precisaria descobrir onde o programa guarda as digitais cadastradas, e o restante das informações.

Então juliocbq, eu acho que esse programinha é o tal algoritmo que lê a chave usb.

uma outra coisa também… o programa só reconhece página de “LOGON”. Eu tenho uma pagina estupida em asp aqui que é basica. Ela tem 2 cmapos inputs e o usuario e senha estão definidos no proprio codigo. Qndo eu tentei rodar esse programa do leitor nessa pagina, ele me diz que esta não é uma pagina de LOGON. Porem, se eu rodo na pagina do GMAIL por exemplo, ele consegue reconhecer normal. ALguem sabe como eu faço uma página inicial ser uma página de LOGON?

Puts, é complicado de explicar escrevendo. Não sei se alguém conseguiu entender. Fazendo isso, eu não precisaria programr nada. Mas sei la, tem alguma coisa errada nisso tudo… tá muito fácil…

Vlw pela ajuda aew!

M

Vlw pela ajuda aew!

J

Não tem nada errado não. O driver deve ler o html e encontrar alguma tag que o faz reconhecer como uma pagina de login. Agora não sei se isso é uma tag html, ou está codificado em alguma linguagem de programação mesmo. O melhor a se fazer é procurar informações do modelo desse leitor, e ver como ele reconhece uma pagina como log.

M

Então, esse software do leitor não irá se util para mim. O que ele faz é gravar as senhas e logins do usuario, e usa-la nos softwares. Tipo, vc nã opode cadastrar varias digitais. Vc pode cadastrar apenas UMA digital, e em cima dessa digital cadastrar os logins e senhas desejados. Resumindo, é apenas um software para se utilizar domesticamente o leitor biometrico.

Terei que desenvolver algo mesmo que leia a entrada de dados no usb e codifique essa informação para algo numerico que de pra gravar no banco. Imagino eu que tenha algum esquema de margem de erros e acertos também (FAR, FIR algo do tipo)

Eu dei uma olhada na API do griaule, mas não é free. Tenho que arranjar uma solução free. ME disseram sobre o nitgen, mas será que ele tem suporte (ou pelo menos de pra fazer uma gambi) ao leitor da DigitalPersona da Microsoft?

Bom, se alguem tiver alguma orientação ou estudo recomendado, eu agradeço!

P

MarujoRafao:

O problema é o seguinte: eu não tenho NENHUMA experiência em desktop, e até onde sei, não tem como uma aplicação web acessar o hardware da máquina.

Existem várias…

Javascript + WMI
Applets…

M

Mas alguma delas consegue ler os dados de entrada de um dispositivo usb??

J

Veio, dá uma meditada nisso aqui http://homepages.inf.ed.ac.uk/rbf/HIPR2/
Se você for implementar um software pra isso, vai ter que entender de processamento de imagens digitais. Esse link ae tá cheio de exemplos, e em java ainda.

M

Então galera, estive analisando, e o melhor a fazer é usar a api do graiule mesmo. Me disseram que tem tudo pronto, e eu preciso apenas desenvolver as chamadas do metodos e mais algumas perfumarias e validações.

Porém, gostaria de saber se alguém têm outro sdk pra me indicar que dê suporte ao leitor da digitalPersona, pois o griaule não é free.

Vlw!

T

Veja esse link

http://www.griaulebiometrics.com/page/pt-br/fingerprint_sdk

Tony

J

Larga mão de api amigo. Essas coisas vc tem que escrever na mão. Escrever esses algoritmos dá trabalho, mas você ganha conhecimento com isso. Ninguém vai dar (conhecimento científico custa caro) uma api desse tipo de graça. Desenvolva você mesmo e ganhe conhecimento. :wink:

Usa HIPR, tem tudo que vc precisa, e a RXTX para ler de portas.

T

juliocbq:
Larga mão de api amigo. Essas coisas vc tem que escrever na mão. Escrever esses algoritmos dá trabalho, mas você ganha conhecimento com isso. Ninguém vai dar (conhecimento científico custa caro) uma api desse tipo de graça. Desenvolva você mesmo e ganhe conhecimento. :wink:

Usa HIPR, tem tudo que vc precisa, e a RXTX para ler de portas.

sem dúvida que deve ser no mínimo muito interessante trabalhar no desenvolvimento de algoritmos como esses mas… para quem tem tempo e dinheiro pra investir nisso, além que seria por puro prazer uma vez que até os “concorrentes” da Griaule usam a api da griaule (não vou citar nomes) que é excelente.
conheci os donos da griaule, a empresa (quando ao menos ficava numa encubadora da unicamp, nao sei hoje como está) e vi de perto o trabalhao que eles tiveram para implementar tudo isso, salvo engano rolava até uma certificação do F.B.I. no sistema deles pelo algoritmo e tudo mais…
a API deles é de primeira qualidade e facil uso. recomendo.

J

Eu entendo… mas você vai ter que comprá-la. E certificação do F.B.I é para que ela possa ser utilizada em dispositivos que se encontram em aeroportos. A sua não vai precisar disso. Mas a escolha é sua.

T

Realmente, teria que compra-la e nao e la muito barato, mas tem o modulo web, sdk decente e vai sair muito mais barato do que custou o leitor biometrico da ms que nao serve la pra muita coisa.

R

vc já procurou no sourceforge?

certa vez, pesquisei para ver como fazem uso da biometria para autenticar usuario em sistema web e encontrei este https://sourceforge.net/projects/biowebauth/

deve haver outros lá, tudo FREE

J

boa pedida… Mas acho que ele precisa de solução em hardware tmb.

M

Entao, usando a pai do griaule ficará bem simples de por o negocio pra funcionar. Bastaria eu fazer um metodo pra chamar a verificação da digital e salvar no banco as informações referentes aquela digital.

Alguem ja fez algo parecido?? Eu tenho um banco sql server pronto. No exemplo do griaule ele salva as informações em um banco access. Tentei ver um jeito de ao inves dele apontar pra esse banco access, apontasse pro meu banco sql server, mas nao consegui

=(

se alguem ja implementou um metodo pra chamar as classes da api do griaule e puder me dar uma força, ficaria agradecido

vlwww!!

J

Griaule não tem documentação?

R

Olá amigo.

Vc consegue sim fazer isso usando a WEB. Participei do desenvolvimento de um sistema de controle de acesso que acessava tanto um leitor biométrico conectado na serial do micro, como acessava tb a web-cam conectada na usb p/ tirar fotos dos usuários…

Vc consegue acessar qq coisa da máquina local, apenas precisa desenvolver e assinar um applet.

Att

Criado 3 de dezembro de 2008
Ultima resposta 22 de dez. de 2008
Respostas 28
Participantes 10