Aliás, para que essa { depois de declarar a variável? Não faz sentido abrir um novo bloco aí.
E os contadores podem ser incrementandos no mesmo loop:
intnoHorario=0,atrasados=0;for(inthorario:horariosDeChegada){// <-- o array é de int, então use int na variável "horario" tambémif(horario>=0){noHorario++;}else{atrasados++;}}
Se bem que você não está usando a variável noHorario para nada, mas enfim…
E repare que os contadores podem ser int, você só precisa converter para double na hora de fazer o cálculo:
Mas se não for usar a variável noHorario, pode removê-la. A quantidade de alunos também me parece redundante (a não ser para deixar o código mais claro, mas dependendo do que for fazer, talvez não precise dela também). E na verdade nem o percentual precisaria (a menos que você vá usar esse valor depois, mas se for só para usar no if e em nenhum outro lugar, poderia remover também).
Obviamente que código menor não é necessariamente melhor. Ao eliminar a variável percentual, pode ser que não fique tão claro o que o cálculo quer dizer, e aí valeria a pena ter esta variável (e ainda mudar o nome para percentualAtrasados, por exemplo, para deixar mais claro o que ela significa).
N
Neal
Obrigado pela sugestão!!!
Tentei rodar aqui mas está dando um erro de sintax na variável atrasados, eu tentei acrescentar uma chave porém ao rodar não imprime nada.
Neal
H
Solucao aceita
hugokotsubo1 like
Aqui não deu erro nenhum, então vou dar outra dica: toda vez que vc menciona que algo não funcionou ou “deu erro”, tem que colocar o código completo e a mensagem de erro, senão a gente não tem como adivinhar o que está acontecendo.
Eu sugiro que crie uma classe nova, do zero, que tem somente este código - algo assim ← veja que aqui funciona.
Enfim, se deu erro, provavelmente está em alguma outra parte do código, ou tem algum outro detalhe que vc fez aí, e que eu não tenho como adivinhar.
N
Neal
perfeito amigão, tudo certo! foi falha minha na hora de rodar aqui.