nossa q viaje na maionese!!!
Bem para quem ta torcendo pro fim do java, só lamento, mas GPL ou não GPL Java continuará para sempre…
Tão se preocupando muito por pouco… ainda mais com uma coisa que nem é veredito final.
Se o .Net que é o .Net da Micro$oft, com a licença fechada, tem uma framework a altura, alternativa, e o java já tem varias… qual o stress? A Sun nunca na vida que vai colocar uma licença que facilite o sucesso de outro SDK Java, o Java hoje em dia envolve milhões e milhões, a Sun quer abrir, mas quer também que o principal SDK seja o dela, e o mais usado.
Empresas gigantes, com sistemas bases desenvolvidos em Java, como o SAP por exemplo, a Sun nunca que iria prejudicar o desenvolvimento destas empresas… todos precisam viver em paz para todos poderem ganhar o seu pedaço de pizza, e mesmo uma pequena empresa de desenvolvimento tem que ter a possibilidade de usar java e cobrar pelo programa desenvolvido em java, isto é básico, todos precisam ganhar com o seu suor, e a Sun sabe muito bem disto.
Se a Sun escolheu GPL é por que sabe o q esta fazendo, e vai ser uma boa escolha, e tenho certeza que a definição correta é esta:
marcelomartins:
Se a plataforma java virar GPL:
:arrow: Se eu quizer fazer alterações na JVM e distribuir ela, sou obrigado a fornecer meu codigo fonte junto
:arrow: Se eu quizer desenvolver uma aplicação na linguagem Java para rodar na JVM GPL da Sun, minha aplicação pode ter a licensa que quizer e não sou obrigado a mandar os fontes.
O Linux é uma boa prova de que GPL é bom e funciona e não tem por que haver stress… e há liberdade pra todos…
E é claro que a Sun tem q proteger o SDK, imagina o que era a IBM pegar no SDK, fazer uma alteração dos diabos, meter suporte nativo no SDK ao C#, VB, Delphi, fazer uma salada de fruta, o SDK Canivete Suiço, enche os olhos dos gestores de projetos, e clientes finais, e cobra uma micharia pelo SDK, e isto acaba fazendo sucesso… e ai como ficamos?
Assim como muitos são forçados a trabalhar com .Net, por q o cliente tá cego, pode muito bem acontecer de sugir um SDK que aconteça o mesmo, e ai ficamos com um SDK fechado, com outra empresa a liderar o padrão do SDK, que quem define o futuro de SDKs concorrentes é o que faz mais sucesso entre eles… e os outros vão atrás… a Sun como criadora do SDK não quer nunca ir atrás de ninguém… por isso quem quiser mexer, fazer carnaval no SDK vai ter q manter isto aberto e distribuir o código, para que como acontece com o Kernel do Linux, possa haver varias versões, varios tipos de SDK, mas o que define o padrão de todos, é o produto do fundador, no caso o Kernel Oficial, e no Java o SDK Oficial da Sun… a escolha do GPL deve-se apenas neste sentido…
Quanto ao desenvolvimento no mercado de comercial continuará tudo exatamente como é hoje… podem ficar tranquilos que não vamos ter nenhuma mudança radical neste sentido…