Prezados, preciso desenvolver um projeto desktop, porém conheço um pouco de swing e de JavaFX.
Em qual biblioteca investir para o meu primeiro projeto desktop?
Prezados, preciso desenvolver um projeto desktop, porém conheço um pouco de swing e de JavaFX.
Em qual biblioteca investir para o meu primeiro projeto desktop?
Prezados, preciso desenvolver um projeto desktop, porém conheço um pouco de swing e de JavaFX.C tu queres aprender, faze o que você tens mais dificuldade.Em qual biblioteca investir para o meu primeiro projeto desktop?
Recomendo Swing, que já é maduro, disseminado e dispõe de bastante conteúdo na Web. JavaFX vai eventualmente tomar o lugar o Swing, mas eu esperaria um pouco mais antes de investir pesado nele.
Swing.
Depende do que você objetiva, entendo superficialmente de JavaFX, entendo um pouco mais de Swing, mas vou te responder como desenvolvedor Flex, certo? hehe
Rápido e objetivo: JavaFX, Flex, Silverlight, etc, são tecnologias voltadas para RIA(Aplicações ricas para a internet), e é justamente isso que nos deixa confuso porque queremos a todo custo usar essas tecnologias pra todo tipo de projeto (porque é tudo muito lindo e tal…). Mas por experiência própria, escolher uma tecnologia dessas para um projeto que não seja voltado para impressionar o usuário através da interface pode custar caro e te dar muita dor de cabeça, não porque seja difícil (até porque a meu ver Swing e JavaFX possuem o mesmo nível de dificuldade e até que é fácil mexer), o problema é que quanto mais lindo melhor e você termina que não se satisfaz apenas com uma corzinha aqui, um efeito acolá, você termina perdendo bastante tempo pra deixar tudo show de bola, tudo no melhor e mais impressionável que você conseguir fazer, muito diferente do swingão que você clica num botão e abre uma telôna feia e sem nenhuma efeito ou bolinhas piscantes e tal.
Então o conselho que eu te dou é, se for um projeto como um software pra uma farmácia por exemplo, onde você vai ter que se preocupar mais com o seu modelo do que com a interface (como a maioria dos projetos que nós programadores desenvolvemos) vá de Swing, agora se for um projeto onde a interface precisa ser bastante trabalhada, tipo um catálogo e tal, vá de JavaFX…
Você pode querer o melhor e ir ter um programa que você vai se preocupar mais com o modelo utilizando JavaFx, (já vi uns programas de frente de loja assim) e fica muito muito show de bola mas saiba que vai lhe custar muito mais tempo (repito, não pela complexidade mas sim porque vc vai ficar testando quais efeitos encaixam melhor, fora que quando vc faz uma coisa muito legal você fica repetindo umas 300 mil vezes vendo o efeito que fez kkkkkk)
Há muitas coisas legais feitas em Swing também, vê os skins do Jdownloader por exemplo, todos show de bola! Valeu, espero ter ajudado!
Prezados, preciso desenvolver um projeto desktop, porém conheço um pouco de swing e de JavaFX.Em qual biblioteca investir para o meu primeiro projeto desktop?
Eu pensaria em usar ou o Eclipse RCP ou o NetBeans Platform. Me inclino mais ao Eclipse RCP. (Lembrando que a versão 4 deste é independente do toolkit gráfico, ou seja, você pode usar Swing no Eclipse RCP em vez do SWT.)
Prezados, preciso desenvolver um projeto desktop, porém conheço um pouco de swing e de JavaFX.Em qual biblioteca investir para o meu primeiro projeto desktop?
Para o seu primeiro desktop ? qualquer um. Porque vc vai jogar fora.
Agora, se vc pensa fazer do desktop um skill então JavaFx. Mesmo que um dia o FX morra, os conceitos que ele traz são o que realmente interessa em desktop. Se vc programar em swing vc vai acabar criando libs para simular/prover o que o fx traz. o fx não trás apenas melhor tecnologia de renderização, ele traz um novo modelo onde binding é comum. Em swing binding é complexo e precisa ser aplicado em cima do swing.
A Oracle está investindo pesado no JavaFX.
Veja este novo Update:
Oracle anuncia Java SE 7 update 6, JavaFX 2.2 e JavaFX Scene Builder 1.0 http://www.infoq.com/br/news/2012/08/java-atualizado
Eu apostaria em JavaFX.
Para o seu primeiro desktop ? qualquer um. Porque vc vai jogar fora.
Agora, se vc pensa fazer do desktop um skill então JavaFx. Mesmo que um dia o FX morra, os conceitos que ele traz são o que realmente interessa em desktop. Se vc programar em swing vc vai acabar criando libs para simular/prover o que o fx traz. o fx não trás apenas melhor tecnologia de renderização, ele traz um novo modelo onde binding é comum. Em swing binding é complexo e precisa ser aplicado em cima do swing.
Concordo. Embora o JavaFX ainda não esteja maduro, acredito que veio pra ficar e mais cedo ou mais tarde substituirá completamente o Swing. Melhor qualidade no design de interfaces, customização por CSS, melhor gerenciamento de memória, melhor desempenho, novo modelo de binding, ferramenta dedicada para design (Scene Builder), etc, etc.
Então se vc vai começar aprender agora, sugiro que comece com a tecnologia atual para não ficar desatualizado posteriormente.
Particularmente não acredito na morte do JavaFX, caso contrário não se justificaria a retomada de investimento da Oracle nesta tecnologia.
Sobre tudo que foi dito aqui sobre JavaFX concordo em gênero, número e grau. Na verdade, aprenda os dois moral e aprofunde-se no FX. =D
Grato pelas respostas. Vou aprender primeiro swing e JavaFX.
Se você está iniciando vai de Swing, pois pelo que percebi, tem muito mais material de pesquisa na internet do que JavaFX…
já li alguns tutoriais de swing, mas sobre javaFx, posso dizer que nada, e pelo que entendi, não sei se estou certo, mas essas duas tecnologias São como Windows form e WPF?
estou em to projeto pessoal que comecei com um intuito de ser um launcher, mas agora ele faz tanta coisa que nem sei mais se ele é um launcher, o que eu aprender eu implemento nele para assim ir aprendendo, mas em fim, ele é feito em wpf, por não ter tanto conhecimento com photoshop demorei dias para criar apenas a interface, mas sem dúvida nenhuma me arrependo de ter perdido (investido) tanto tempo nele, acabei aprendendo até um pouco de photoshop, sem contar que como o amigo disse vc olha o programa umas 500x e se orgulha, vale a pena