Swing x Java FX

14 respostas Resolvido
java
J

Estou a iniciar um projeto que precisará ser desktop. Gostaria de opiniões de quem já utilizou as duas tecnologias, se é mais viável utilizar Swing ou Java FX?

Já utilizei Swing e vi algumas coisas sobre Java FX.

14 Respostas

R

Oi!

Acredito que não faça mais sentido usar Swing. O Java FX veio exatamente para substituir o Swing, que não está mais sendo “atualizado”.

J

Já utilizou em projetos o Java FX? Estou buscando material bom para estudo.

S

Tem um Livro na Casa do Código chamado JAVAFX do Bruno Oliveira recomendo!

J

Ok. Irei verificar. Se possui mais matérias por favor informe. Agradeço desde já.

S

Tem um blog também joga no google aprendendo java fx o primeiro link

V

Boa tarde, eu acho muito mais viável o JavaFX, já fiz um projeto com ele e com certeza não pretendo desenvolver mais nada em Swing a não ser por algum tipo de necessidade, JavaFX com certeza é bem fácil, tem algumas coisas chatinhas mas com o tempo pega o jeito…
Caso queira ver um projeto que eu fiz em JavaFX irei deixar o link ai em baixo, valeu!!!

J

Quando você se refere a coisas chatinhas, esta relacionada a que?

Ela é mais leve que a Swing?

Quais ganhos você considera com ela em relação ao Swing?

Agradeço a atenção e parabéns pelo seu projeto. Bem legal!

V
Solucao aceita

Uma das coisas chatas é você por exemplo ter uma TableView (que é um componente do javafx) e pra você ter que colocar por exemplo uma lista de determinado objeto que esta no banco de dados na tabela, você precisa disso:
ordersPanel.getColumns().get(POSICAOCELULA).setCellValueFactory(new PropertyValueFactory<>(“CAMPO DO OBJETO QUE DESEJA PEGAR UM VALOR”));

Claro você precisa primeiro fazer umas outras coisas como buscar no banco, mas para você setar um valor na célula, você precisa disso, lembrando que você faz isso a cima quando tem uma lista de objetos… Isso é uma coisa chata, quando me referi as coisas chatinhas estava me referindo a isso, não consegui achar uma maneira fácil de mexer com tableView, agora o resto amigo é muito simples e fácil de entender…

Não sei se é mais leve com Swing, eu acredito que talvez seja pois é um método mais novo de “programação”, mas nada confirmado é isso o que eu acho, mas em relação a desempenho, sem duvidas não mudou nada pra mim pelo menos, das coisas que eu fazia ficou tudo normal, se melhorou ou piorou o desempenho eu não tive nenhuma percepção entende?

Cara ganhos são todos auhshusahu cara é muito mais fácil e mais simples, você consegue fazer as coisas com mais rapidez e tudo segue uma lógica, é muito fácil a implementação, eu quando conheci o javafx e até hoje penso igual, não volto pro swing mais não huahuahusu a não ser por necessidade…

J

Agradeço seu retorno e irei verificar então. Fazer alguns testes.

J

Sobre a parte de responsividade entre diferentes resoluções, como funciona com ele?

A

Os componentes são redimensionáveis e renderizados dinamicamente, mas tudo vai depender do “Layout Manager” como no android, mas tem bibliotecas de terceiros que fazem isso também, veja essa : http://www.guigarage.com/2014/11/responsive-design-javafx/

J

Vou dar uma olhada.

J

Você pode começar aprendendo JavaFX pelo blog que escrevo também. Essa página tem quase todos os tópicos do blog:

J

Excelente! Vou olhar sim. Já vi que tem bastante material. Parabéns pelo Blog.

Criado 3 de março de 2016
Ultima resposta 8 de mar. de 2016
Respostas 14
Participantes 6