Estou a iniciar um projeto que precisará ser desktop. Gostaria de opiniões de quem já utilizou as duas tecnologias, se é mais viável utilizar Swing ou Java FX?
Já utilizei Swing e vi algumas coisas sobre Java FX.
Estou a iniciar um projeto que precisará ser desktop. Gostaria de opiniões de quem já utilizou as duas tecnologias, se é mais viável utilizar Swing ou Java FX?
Já utilizei Swing e vi algumas coisas sobre Java FX.
Oi!
Acredito que não faça mais sentido usar Swing. O Java FX veio exatamente para substituir o Swing, que não está mais sendo “atualizado”.
Já utilizou em projetos o Java FX? Estou buscando material bom para estudo.
Tem um Livro na Casa do Código chamado JAVAFX do Bruno Oliveira recomendo!
Ok. Irei verificar. Se possui mais matérias por favor informe. Agradeço desde já.
Tem um blog também joga no google aprendendo java fx o primeiro link
Boa tarde, eu acho muito mais viável o JavaFX, já fiz um projeto com ele e com certeza não pretendo desenvolver mais nada em Swing a não ser por algum tipo de necessidade, JavaFX com certeza é bem fácil, tem algumas coisas chatinhas mas com o tempo pega o jeito…
Caso queira ver um projeto que eu fiz em JavaFX irei deixar o link ai em baixo, valeu!!!
Quando você se refere a coisas chatinhas, esta relacionada a que?
Ela é mais leve que a Swing?
Quais ganhos você considera com ela em relação ao Swing?
Agradeço a atenção e parabéns pelo seu projeto. Bem legal!
Uma das coisas chatas é você por exemplo ter uma TableView (que é um componente do javafx) e pra você ter que colocar por exemplo uma lista de determinado objeto que esta no banco de dados na tabela, você precisa disso:
ordersPanel.getColumns().get(POSICAOCELULA).setCellValueFactory(new PropertyValueFactory<>(“CAMPO DO OBJETO QUE DESEJA PEGAR UM VALOR”));
Claro você precisa primeiro fazer umas outras coisas como buscar no banco, mas para você setar um valor na célula, você precisa disso, lembrando que você faz isso a cima quando tem uma lista de objetos… Isso é uma coisa chata, quando me referi as coisas chatinhas estava me referindo a isso, não consegui achar uma maneira fácil de mexer com tableView, agora o resto amigo é muito simples e fácil de entender…
Não sei se é mais leve com Swing, eu acredito que talvez seja pois é um método mais novo de “programação”, mas nada confirmado é isso o que eu acho, mas em relação a desempenho, sem duvidas não mudou nada pra mim pelo menos, das coisas que eu fazia ficou tudo normal, se melhorou ou piorou o desempenho eu não tive nenhuma percepção entende?
Cara ganhos são todos auhshusahu cara é muito mais fácil e mais simples, você consegue fazer as coisas com mais rapidez e tudo segue uma lógica, é muito fácil a implementação, eu quando conheci o javafx e até hoje penso igual, não volto pro swing mais não huahuahusu a não ser por necessidade…
Agradeço seu retorno e irei verificar então. Fazer alguns testes.
Sobre a parte de responsividade entre diferentes resoluções, como funciona com ele?
Os componentes são redimensionáveis e renderizados dinamicamente, mas tudo vai depender do “Layout Manager” como no android, mas tem bibliotecas de terceiros que fazem isso também, veja essa : http://www.guigarage.com/2014/11/responsive-design-javafx/
Vou dar uma olhada.
Você pode começar aprendendo JavaFX pelo blog que escrevo também. Essa página tem quase todos os tópicos do blog:
Excelente! Vou olhar sim. Já vi que tem bastante material. Parabéns pelo Blog.