jefftrindade.:
javablue:
drsmachado:
Não me refiro a analistas de negócios, estes, definitivamente, não precisam saber programar nada. Me refiro a analistas de sistemas, encarregados de, entre outras coisas, “mensurar” o tempo de desenvolvimento de um projeto e o custo do mesmo. Ou, pior, analisar a qualidade deste software.
Como alguém que não sabe para que serve um printStackTrace() irá saber se a performance dele, no catch é melhor que a de um throws? Ou que um for que contém 10 try/catchs será mais lento que um while que faz 100 cálculos complexos?
É a isto que me refiro, mesmo por que, um programador dificilmente conseguiria definir qual a necessidade de um padeiro, por exemplo, para criar um software…
Era exatamente essa a minha dúvida. Não sobre os analista de negócios e sim a diferença entre Analista Programador Java e Programador Java. Não seria mais fácil trocar apra Analista Programador Java e Digitador Java? 
Essa é apenas uma alternativa para desvalorizar (pagar menos) a um profissional Java.
Cara, como analista de sistemas, irei discordar.
Só pelo fato de ter estudado a fundo metodologias de análise estruturada e UML, além de algumas outras doideiras, posso dizer que uma pessoa que faz um curso técnico em java não tem o direito de ganhar o mesmo que uma pessoa que fez uma graduação de 4 anos para ser analista.
Claro, quando comparamos o conhecimento individual, aí a coisa muda de figura, mas, em linhas gerais, eu não me sentiria confortável ao ver um programador que estudou 6 meses ganhar o mesmo que eu, depois de ter enfrentado 4 anos de aulas.
Repito, isso nada tem a ver com o conhecimento individual, apenas regras de empresas que insistem em desviar funções e pessoas.