Tabela no JasperReports - IReports

4 respostas
M

Não tenho certeza se esse seria o fórum correto para esse post… mas de qualquer forma, vamos lá:
Preciso saber como desenhar uma tabela simples dentro do meu relatório, usando o iReport.
Alguém poderia me ajudar?

obrigada!
Mari

4 Respostas

M

Mari, se essa tabela será gerada uma linha para cada registro, vc so precisa desenha uma linha na aba details. Vc faz um quadrado faz os traços das colunas, e poe os fields em cada uma respectiva. Para vc fazer o cabeçalho vc desenha ele no page header, q ai ele nao se repete por registro, ai vc junta as abas e pronto. Vc vai ter um cabeçalho por pagina, e uma linha por registro.

M

ah! entendi! obrigada :wink:

Um dos campos dessa tabela trata-se de um campo de texto extenso… tem com fazer “quebra de linha” para ele fique com uma largura fixa e uma altura variável de acordo com a qtde de caracteres?

A

Sim, isso é possível.

Minha sugestão pra tabelas (sme usar as collumns do ireport) são textfields com bordas.

Para a textfield crescer/quebrar linhas e acompanhar o tamanho do texto dentro dela, você deve setar algumas propriedades.

Marque a checkbox “Stretch with overflow” e coloque o position type para “float”.

Lembre-se que, todos os objetos na banda detail, abaixo desse textfield de tamanho mutável (dependente do tamanho do texto) também devem ter o position type setado para float para que eles “escorreguem” pra baixo conforme o crescimento do objeto acima.

Brinque com essas propriedades, faça alguns testes e… em pouco tempo, tu vais pegar as manhas.

M

Isso mesmo!
Obrigada Adriano!
Deu bem certinho, meu relatório ficou bem do jeito que eu queria :wink:

\o/
grande abraço,
Mari

Criado 24 de janeiro de 2008
Ultima resposta 24 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 3